segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Quem é a CipSoft?

Eu não pensei em forma melhor de escrever o primeiro artigo do blog, do que em falar a respeito de quem criou o jogo, a equipe da empresa CipSoft (ou Cip, como é normalmente chamada), pois sem o trabalho deles o Tibia sequer existiria.

Vários jogadores ouvem a respeito da Cip sem saber direito quem é ela, ou só se lembram dela para reclamar ou elogiar quando alguma coisa no jogo dá certo ou dá errado; contudo é interessante conhecer melhor as pessoas por de trás do jogo. Para isso, vamos começar pelas origens da empresa.

1. O começo


Os alemães Stephan Vogler, Stephan Börzsönyi, Guido Lübke e Ulrich Schlott, os quatro fundadores da companhia (foto), se conheciam desde que estudavam juntos na Universidade de Regensburg. Eles eram fãs de jogos de computadores, e iniciaram o projeto de Tibia em 1995 como um passa-tempo e um experimento de programação para ajudar nos estudos na universidade. O primeiro servidor público do jogo foi lançado em 1997 e rodado nos próprios computadores na Universidade.

Com o passar do tempo, mais e mais jogadores foram se juntando ao Tibia, porém os estudos na Universidade dos quatro criadores estava chegando ao fim. Eles mantinham o jogo em seus tempos livres, mas com os fins dos estudos já estava na hora de começar a procurar empregos, e então não haveria mais tempo o bastante para se dedicar ao Tibia, o que não queriam que acontecesse. No começo de 2001, eles postaram uma notícia no site oficial do jogo falando dessa preocupação, e disseram que estavam pensando em começar a rodar o jogo comercialmente, e pediram sugestões aos jogadores a fim de encontrarem uma solução que fosse melhor a todos (eles e os jogadores). Então acabaram decidindo por rodar o jogo comercialmente.

Então em junho de 2001 eles fundaram a empresa CipSoft GmBH para desenvolver o jogo, e um pouco mais adiante. Ainda em 2001, para poder conseguir o dinheiro necessário para manter o Tibia e a empresa, eles criaram o sistema de Premium Accounts, no qual, por uma certa taxa, os jogadores que quisessem poderiam obter certos benefícios no jogo.

Por cerca de dois anos, os quatro mantiveram a empresa sozinhos. Contudo com o crescimento do jogo, se fez necessário ir contratando mais funcionários, e atualmente a Cip possui mais de trinta. Mas exatamente o que fazem as pessoas que trabalham lá? É disso que vamos tratar agora :-)

2. A equipe da CipSoft



Os funcionários da CipSoft se encontram divididos em seis diferentes departamentos:
  • programação: eles desenvolvem o programa do jogo e dos servidores, trabalham no site, e também criam ferramentas para auxiliar no desenvolvimento e manutenção do jogo e do site
  • conteúdo: desenvolvem os elementos de dentro do jogo em si, como criar gráficos, itens, monstros desenhar novas áreas, elaborar quests, etc.
  • administração de sistemas: cuidam dos servidores e de sua manutenção
  • suporte: cuidam do atendimento e suporte ao cliente, seja por e-mail, nos fóruns oficiais ou dentro do jogo
  • marketing: identificam os desejos dos jogadores por novas funcionalidades ou elementos, e também cuidam das relações públicas da empresa, anúncios e distribuição
  • organização: fazem o trabalho administrativo, e checam se o trabalho diário transcorre normalmente
Mas e a empresa como um todo, em que coisas ela trabalha?

3. Produtos


Tibia foi o primeiro produto em que ela trabalhou (e trabalha), mas não é o único. A Cip descreve, em seu site oficial, as suas atividades dessa forma (tradução): "A nossa visão é desenvolver e publicar produtos inovadores baseados em novas tecnologias. Como desenvolvedores, almejamos realizar as nossas próprias idéias e desenvolver produtos verdadeiramente inovadores, em vez de imitar conceitos existentes. Não é necessário dizer, o objetivo primordial é a exploração comercial de nossas idéias. Trabalhamos independentemente ou com parceiros para fazer todos os passos necessários, incluindo o 'marketing' de nossos produtos."

Na época em que foi lançado, Tibia foi um dos primeiros RPGs online de multi-jogadores (MMORPG) com gráficos (antigamente a maior parte dos RPGs era apenas em texto), o que foi uma inovação. Em maio de 2005 a Cip lançou o primeiro MMORPG para celulares, o TibiaME, que hoje se encontra na versão 1.45 e pode ser jogado em aparelhos que possuem suporte a Java.

Em uma entrevista ao site TibiaNews, os quatro gerentes da empresa revelaram que a Cip está trabalhando no desenvolvimento de um novo jogo, o qual não tem nada a ver com Tibia, e para isso, foi contratado um artista 3D. Eles disseram que, se tudo correr como planejado, em breve serão lançadas mais notícias a respeito.


Acabamos de ver no que a CipSoft trabalha, mas como ela vem se saindo em seu trabalho?

4. Números da empresa


A tabela a seguir mostra o desenvolvimento da empresa, desde que foi fundada até o final de 2006:



Ano
Ganhos (Euros)
Ganhos (R$)
Número de funcionários (final do ano)
2001
27.595
71.041
4
2002
151.049
388.866
4
2003
815.908
2.100.445
7
2004
2.763.784
7.114.950
16
2005
4.047.663
10.420.106
22
2006
4.778.761
12.303.244
27



Os valores oficiais de receita são os em Euros, os em reais foram calculados com base na taxa de câmbio em 1 de outubro de 2007. Podemos notar, com essa tabela, o crescimento da empresa com o passar dos anos.

5. Fontes

As imagens usadas nesse artigo são todas do site oficial da CipSoft. As informações apresentadas foram consultadas no site oficial do Tibia, site da empresa, TibiaNews e do Kit de Imprensa da CipSoft.

E espero que com isso eu tenha sido esclarecido mais a respeito de quem faz o jogo :-) , obrigado por ler e obrigado a Cip por fazer esse belo jogo!

24 comentários:

Andrey disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Tiago Paolini disse...

Olá!

Eu sei que a sua intenção em postar esse comentário foi boa, mas infelizmente isso não é o bastante para garantir que está tudo bem. Eu tive de apagar o seu comentário porque ele é inapropriado para esse blog.

Jogar Tibia pode ser legal, mas qualquer coisa levada ao exagero já passa a fazer mal. Eu não sou o tipo da pessoa que fica fazendo longos discursos moralistas sobre o que é certo ou errado, em vez disso eu prefiro mostrar com as minhas atitudes o que é correto. Por isso eu não vou comentar aqui o que você fez por causa do Tibia, só peço que faça um exame de consciência sincero sobre suas ações e pensamentos. Isso é perfeitamente possível, uma vez que todas as pessoas já nascem com noção do que é certo ou não (embora isso não garanta que as pessoas darão ouvido a ela).

Isto pode parecer extremamente inusitado de se dizer em um site sobre Tibia, mas é a coisa mais sensata a se falar: caso o jogo esteja de alguma forma te prejudicando, o melhor a fazer é cortar o problema pela raiz e esquecer do Tibia por enquanto ou mesmo definitivamente.

Sinceramente,
Tiago

igor disse...

Poh!queria falar que vcssao phoda meo vcs sao os caras do tbia e do Mundo vcs nun sabem o qnt e boum chegar em casa e lembrar q vc tem 'Tibia' no seu computador...muitas falam q Tibia vicia mas o jogo relaxa qualquer pessoal por exemplo;meu Tiu tem 37 anos e e viciado no Tibia meu nen sei oque falar para vcs ^^ so agredeço a vcs todoas da Cipsoft q vc sao o melhores e continuem assim...e gostei de vc sterem feito um video do lugar de vcs pq e legal conhecr como e organizado o trbalho de vcs,espero q todo ano vcs fazem um video pra mostrar para nos Tibianos ver como esta evoluindo cade vezes mais e mais o Tibia
Bye Bye thx 'Tibia' por tudo mesmo ^^
pl mande uma mensagem para mim Mensager:iguin_sp@hotmail.com

renan disse...

Muito Rox esse Topico

Queria um Dia conhecer a empresa de perto ;]

Entre em contato se meu sonho poder se realizar xD

xmen842@hotmail.com

Tiago Paolini disse...

Olá Renan! Muito obrigado pelo elogio!

Hmmm... Infelizmente eu não tenho como fazer nada a respeito de você conhecer pessoalmente a empresa porque não tenho qualquer ligação com ela.

Mas isso não quer dizer que eu vou ter deixar de mãos vazias. Pelo menos eu posso te passar o link com várias fotos de dentro da empresa, que foram tiradas da visita do TibiaBR à Alemanha:
TibiaBR indo para Alemanha (Cipsoft) - Diário :)

Espero que goste!

Atenciosamente,
Tiago

Joao Victor disse...

Aí ...
eu sei que nao tem muito aver com esse topico mais foi o melhor q eu acei pravfalar issu...
Gostaria de saber se tem geito e se tiver geito saber como eu mando uma reclamaçao atravez do site do tibia ( nao é CTRL + r )
Porque depois desse updaet [8.42] ja morri uma vez e quese morri otra porque depis desse updaet ja deu 3 bugs nu tibia...
(a conexao ja caiu 3x no meio da upada)
[a sorte é que 2x nao tinha bixu mais outra 1x eu morri]

Tiago Paolini disse...

Bugs devem ser reportado para tutores, não pelo Ctrl+R.

Mas isso é deve ser problema da sua conexão com o jogo. Os seguintes artigos são úteis nesse aspecto:
Resolvendo problemas técnicos
Resolvendo problemas técnicos (II)

Mas se for algum problema nos servidores, a Cip já deve estar ciente porque eles monitoram constantemente os servidores. Nesse caso, é só esperar que o problema seja resolvido.

Qualquer coisa mais, pode escrever!

Abraços,
Tiago

Tiago Paolini disse...

Olá, Victoria!

Na Alemanha CIP é a sigla de Computer Investitions Projekt (Programa de Investimentos em Computadores), que é um projeto o qual consiste em salas de informática em informática para alunos.

O jogo Tibia começou como um projeto de alguns estudantes universitários em uma dessas salas, então eles batizaram o grupo deles de CIP Productions.

Quando o jogo se tornou um empreendimento comercial, eles fundaram a empresa CipSoft e basearam o nome dela no nome original do grupo.

Espero ter respondido :)

Abraços,
Tiago

edileison preito gama disse...

poxa vc forão muitos criativos e todo mundo s q joga tibia o q ja jogarão sabe disso mas eu queria saber se vcs podia mim ajuda por q eu tenho uma coiza pra fala com vcs eu so jogado de tibia ja faz ums 2 anos e queria fala com vcs pofavos mim manda msn é ujent

( eddyvlok@hotmail.com.br

Tiago Paolini disse...

Hmmm... Eu não entendi bem se por "vocês" você estava se referindo à CipSoft ou a quem escreve esse blog.

Eu duvido muito que dê para entrar em contato com a Cip por MSN, e além disso esse blog não possui qualquer ligação com eles. O email de contato deles é support@tibia.com (o contato tem de ser em Inglês).

Se for algo que eu possa traduzir para você, por favor me envie um email para contato@tudosobretibia.com

Se o que quer é falar por MSN comigo, use o link de contato na barra lateral do blog ou adicione o meu MSN: tiago_quimica@yahoo.com.br

Abraços,
Tiago

P.S.: Email do hotmail NÃO TEM "ponto br".

Anônimo disse...

aew :P tibia e o melho jogo do mundo

Anônimo disse...

ei entao agora conheso quem fez o tibia eu acho que tibia e omelhor jogo a gente vicia tanto que nem ve pelo grafico obrigado pessoal da cip por ter eventado um jogo tao daoraa!!!!!^^

Anônimo disse...

TIBIA FOI UM DOS MELHORES JOGOS JA ENVENTADO0, EU JOGO 24HRS TIBIA é so mais um passatempo TIBIA é so mais um passatempo TIBIA é so mais um passatempo TIBIA é so mais um passatempo TIBIA é so mais um passatempo TIBIA é so mais um passatempo TIBIA é so mais um passatempo TIBIA é so mais um passatempo TIBIA é so mais um passatempo TIBIA é so mais um passatempo TIBIA é so mais um passatempo TIBIA é so mais um passatempo TIBIA é so mais um passatempo TIBIA é so mais um passatempo TIBIA é so mais um passatempo TIBIA é so mais um passatempo

Anônimo disse...

Hiho Cpisoft! Antes Demais quero agradecer a todos voçes que conseguiram fazer de tibia um dos melhores jogos do mundo atualmente. CONTINUEM seu OPTIMO trabalho. Estou grato a todos voçes.

TIBIA 4 EVER

Tiago Paolini disse...

A Cip deve ficar bastante contente com elogios, mas esse blog não é feito por ela e nem tem ligação com ela ;)

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Acho que o tibia é um jogo muito ruim...nao por causa do grafico e sim porque ele vicia muito rapido ...fas mal as pessoas ...voce dexa de sair ,briga com sua familha e tudo por causa disso...e quando vc é hacket voce fica doido de raiva esse jogo so traz coisa ruim para as pessoas ( sao poucas coisas boas ) ....lembrese POUCAS

Anônimo disse...

Maano , eu gostaria muuito de conhecer esses caras 'inteligentes' , pow , é o meu sonho :D
só queria conhecer a CipSoft por dentro , sei lá , eu tiraria photos de tuudo por dentro e me exibir pra os meus amigos, rsrs.
Caso alguém pudesse realizar meu sonho.. contato : erickluiz_guri@hotmail.com , Deus me ajude ;O

Tiago Paolini disse...

Olá!

Infelizmente eles não fazem tours pelo escritório (imagine só o tanto de gente que viria se eles resolvessem fazer, nem daria para trabalhar :P).

Mas como consolação, você pode ver as fotos da visita que o TibiaBR fez ao local:
http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=202249

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

cip soft nao manda minha senha nem a r kdo tibia que comprei em fevereiro quase 200 reais meu email é isa.dantonio@yahoo.com.br ou isabethebrito@yahoo.com.br ja denunciei ao pague seguro ao gamerchants e quero meu dinheiro de volta da cip soft

Tiago Paolini disse...

Acho que você infelismente você foi enganado... A CipSoft não cobra pela senha, nem usa o PagSeguro e nem tem nada a ver com o Gamerchants.

Não compre nada para o Tibia que não seja pelo site oficial do jogo ou por algum revendedor autorizado, do caso contrário você pode estar sendo enganado.

O PagSeguro permite você cancelar a compra na página deles dentro de 2 semanas, se não me engano. Mas mesmo se já passou esse tempo, tente entrar em contato com o PagSeguro para obter o dinheiro de volta. Lembre-se que o PagSeguro é um intermediário, eles só controlam o recebimento e o envio do dinheiro, não são eles quem vendem; então ao falar com eles não os culpe pelo o que aconteceu na sua compra.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Cara nós temos so que agradeçer o que eles fiseram pq se nao teriamos Tibia como melhor passa-tempo do mundo ...!

Anônimo disse...

Tíbia é o melhor jogo que vcs poderiam ter inventados.

Postar um comentário

Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

Observe que:
- se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
- se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
- caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
- comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

Escreva seu comentário: