domingo, 28 de outubro de 2007

Segredos da magia

Magias possuem um papel vital no Tibia, mas antes do último update (versão 8.0) fazia muito tempo que não havia nenhuma mudança significativa com elas. Com o próximo update se aproximando cada vez mais, e com a continuação do balanço ente as vocações em pauta, é certo que mais grandes modificações virão para a magia. Imaginar o que o futuro reserva pode ser complicado, mas é interessante dar uma olhada no que o passado diz a respeito.

A cidade de Ankrahmun está no jogo há um pouco mais de três anos, e nelas há vários segredos. Lá encontra-se, dentre outras coisas, a Serpentine Tower, um centro dedicado ao estudo mágico. Nele há uma interessante biblioteca que contém material a respeito da pesquisa no aprimoramento e desenvolvimento de novas magias. Será isso um indício de para que caminhos as magias podem evoluir? Ou apenas elementos para enriquecer o universo do Tibia? Qualquer que seja o caso, vale a pena dar uma olhada nesses estudos.

A biblioteca da Serpentine Tower


1. Melhorando o que já há


Um dos documentos (Researchpaper 74-08 G) fala a respeito de ampliar as capacidades da magia "find person". Ela serve para saber em que direção uma pessoa está e o quão longe está, mais ou menos. Contudo, é mencionado que não se conseguiu ainda fazer avanços significativos com a magia. Está tentando se descobrir uma forma de obter outros dados a respeito da pessoa, como a sua experiência e poder.

Outro papel (Researchpaper 02-56 A) fala a respeito de uma magia para ver no escuro sem chamar a atenção, a "cat-eye". Já há magias para ver no escuro, mas elas criam luz, o que chama a atenção de quem estiver perto. O documento diz que o desenvolvimento da magia está indo bem, mas ainda há alguns problemas a serem solucionados, como tornar a magia estável (fazendo assim ela durar por um período de tempo previsível) e acabar com o flash de luz que surge quando a magia é usada.

2. Buscando novas magias

Há um documento (Researchpaper 77-04 D) sobre a pesquisa em uma magia chamada "move earth", ela serve para abrir um buraco como uma pá ou picareta. O papel diz que os resultados da pesquisa até agora estão sendo convincentes, e que ela está pronta para os testes de campo.

Um outro papel (Researchpaper 35-22 D) fala a respeito de uma tal magia "foeburner", mas não diz exatamente o que ela é. O que diz é que por enquanto parece impossível especificar o grupo de alvos da área de efeito da magia que não serão afetados, então por hora os estudos nessa magia foram suspensos para que possam ser desenvolvidas bases em cima das quais se possa trabalhar para futuras pesquisas na magia.

Outro estudo (Researchpaper 33-16 H) é sobre a magia "stoneskin", ela é para proteger a pessoa de danos físicos. Contudo é mencionado que ainda há problemas com ela: as cobaias reclamaram de problemas para se movimentar. O documento diz que isso não necessariamente é uma desvantagem, já que se transformar em estátua pode ser um bom último recurso de sobrevivência, se todo resto falhou. Outro problema com a magia é que não tem havido sucesso em armazenar a magia em runas, apesar de não ter havido problemas em armazená-la em amuletos (a propósito, há um item no jogo chamado "stoneskin amulet", o qual reduz os danos físicos em 90%).

3. Em busca das magias supremas

Além dessas magias "normais", também há estudo outras extremamente poderosas.

As magias de "summon" são bastante usadas pelos sorcerers e druidas para invocar monstros para ajudar em uma batalha, contudo essas magias são limitadas porque não permite chamar as criaturas mais poderosas do Tibia. Entretanto, há um documento (Researchpaper 33-16 H) pesquisa sobre sumonar demons. Porém é mencionado que já morreram vários magos na tentativa de realizar a magia, pois parece impossível controlá-la. Por outro lado, é dito que houveram muitos avanços na invocação de criaturas um pouco mais fracos com essas pesquisas, o que pode ser um bom efeito colateral mesmo que o objetivo principal não seja alcançado.

O documento mais intrigante (Resarchpaper 88-04 F) fala a respeito dos estudos de uma magia que até teve o seu nome apagado do papel (no lugar do nome, só está escrito XXXXXX). Ele diz que os estudos nessa magia foram abandonados a pedido do próprio faraó, apesar de terem havido consideráveis sucessos neles, e que todos os relatórios sobre as pesquisas foram destruídos. O faraó é o ser mais poderoso da cidade de Ankrahmun, se ele deu tais ordens é possível que ele tenha se sentido ameaçado pelo grande poder dessa misteriosa magia.

Não sei se isso tem ou não a ver com tal magia, mas há uma referência a uma magia possivelmente bem forte em um outro centro de estudos mágicos: a "Noodles Academy of Modern Magic", na cidade de Edron. No último andar da torre onde estão os professores de magia do local, há uma sala vazia com a seguinte placa:

Traduzindo: "A primeira e única magia Armageddon. Descuple, estamos no momento procurando por um novo professor". Quanto mais alto o andar, mais poderosas são as magias que se ensinam no local, e a "Armageddon" está no último andar, se diz ser algo único e sequer há alguém capaz de ensiná-la. Tudo isso indica que deve se tratar de algo bem forte, talvez essa seja a magia proibida em Ankrahmun pelo faraó.

4. Considerações finais

Uma coisa que até agora eu (intencionalmente) não mencionei é que, apesar de muitos jogadores do Tibia se preocuparem apenas com lutar e ficar mais forte, há muitos outros elementos interessantes do mundo do jogo, os quais podem serem descobertos com um pouco de exploração e investigação do universo do Tibia, e isso pode ser um tipo de diversão além da tradicional busca por poder (que eventualmente pode ficar chata e repetitiva).

Com esse artigo, eu apresentei algumas coisas legais sobre os elementos do mundo do jogo, as quais não estariam evidentes para quem não faz nada além de caçar (a minha "real" intenção com o artigo foi essa). Mesmo que essas novas magias não estejam tão cedo no jogo, ainda assim valeu pelo trabalho de investigação e diversão. Com um pouco de exploração você também pode encontrar várias coisas interessantes sobre o mundo de Tibia! :-)

6 comentários:

mauricio disse...

parabéns pelo post eu tembém acho que só pegar lvl não esta com nada mas tem que pegar lvl pra poder explorar melhor né isso é fato infelizmente não é qualquer um que pode explorar por todo o mundo de tibia
PS:espero que venhão logo éssas magias nóvas
PS PS:desculpe qualquer erro gramatical

Tiago Paolini disse...

Que bom que gostou, Mauricio :)

Explorar o mundo do jogo é uma coisa bem interessante! Se achou interessante esse artigo, recomendo ler também o "Desert Quest - A verdadeira solução".

Até mais,
Tiago

Anônimo disse...

Muito legal isso e tambem bem interessante...

Essa magia "Armageddon", ja foi vista em um test server, onde foi summonado um Apocalypse :P
No fansite Portaltibia, tem uma ScreenShot que mostra o apocalypse usando ela.

Creio eu que,logo logo, nesses andares onde mostra que estao procurando um professor de magia, ira existir um npc :D

Muito boa a materia, parabens.

Tiago Paolini disse...

Obrigado pelo elogio!

E olha que esse artigo foi escrito antes do test server! Mas eu não tenho tanta certeza de que o nome da magia que o Portal Tibia mostra é mesmo Armagedon. É que eu estou em dúvida se foram só os jogadores que viram a magia e acharam que é a Armagedon, ou se existe mesmo alguma fonte oficial que disse que aquela é a Armagedon.

Em todo o caso, vamos esperar pelo dia que a magia finalmente chegue no jogo :)

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

bacana o post realmente é o que eu procuro em tibia tudo e qualquer detalhe nao dexo passar fico hoas tentando falar com npc que nao tem nenhuma informação sobre eles tipo o prisioneiro de thais,
mais creio que as novas magias veio devido a ninguem descobrir elas ou seja gm desistiu de deixar elas para serem descobertas e decidiu lançar (isso é so um palpite) mais creio que deve ter muitas outras que se possa usar porem é sempre um misterio como adquirir-las
boa essa iniciativa sua boa sorte em sua pesquisa

Tiago Paolini disse...

Obrigado pelo elogio!

Quanto ao prisioneiro de Thais, se não me engano ele faz parte da quest dos Djinns. Se ele tem alguma outra função, eu não sei.

Abraços,
Tiago

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