quinta-feira, 1 de novembro de 2007

O que faz um Tutor no Tibia?

Tutores são uma peça fundamental no suporte ao jogador no Tibia. Várias questões e problemas podem ser resolvidas pelos tutores, sem que se tenha de apelar a um gamemaster ou à alguém da CipSoft. Mas ainda assim, muitos jogadores ou não sabem dos tutores, ou não conhecem direito o que são eles.

No presente artigo entraremos em detalhes a respeito do que exatamente é um tutor, as suas responsabilidades e habilidades, como contatá-los e como poder se tornar um.

1. O que é um Tutor

Tutores são jogadores que possuem um grande conhecimento a respeito do jogo, e que foram confiados a tarefa de auxiliar os jogadores, e aconcelhá-los. Tutores respondem a questões técnicas a respeito do jogo (como uso do cliente, do jogo, do site oficial), dúvidas básicas a respeito de como se jogar (por exemplo, como fazer ou usar alguma determinada coisa no jogo, como banco, magias, etc.), e sobre as regras. Porém não é tarefa dos tutores responder a questões mais avançadas a respeito do jogo, por exemplo como completar uma certa quest ou como conseguir um certo item.

Os tutores também ajudam no cumprimento das regras e na detecção de bugs (defeitos) do jogo. Eles tem a possibilidade d reportar diretamente a CipSoft frases que violem as regras ditas nos forums oficiais e nos canais públicos, nomes que violem as regras, e bugs do Tibia. Deve-se ressaltar que tutores não são representantes oficiais da CipSoft, e não possuem qualquer autoridade acima da de um jogador comum.

2. Obtendo ajuda de um tutor

Tutores podem ser encontrados no canal "Help" dentro do jogo. Ele pode ser acessado pela lista de canais ou pelo atalho Ctrl+T . A tarefa mais importante dos tutores é responder a questões a respeito do jogo, o cabeçalho do canal Help diz (em Inglês):
"Bem vindo ao Help Channel! Sinta-se a vontade para perguntar questões a respeito dos controles do cliente, jogabilidade geral, uso de contas e a página oficial. Questões aprofundadas sobre o conteúdo do jogo não serão respondidas. Jogadores experientes ficarão delizes em te ajudaram com o melhor do conhecimento deles. Tenha em mente que este não é um canal para conversas gerais. Então por favor limite as suas sentenças a questões e respostas relevantes."
O "Help" é um bom local para receber ajuda imediata a respeito de alguma dívida geral relacionada ao Tibia, mas note que o "Help" não é local para pedir ajuda física (como ser resgatado, ajudar a derrotar um inimigo, etc.), nem o local para alguma questão mais avançada, do tipo como completar uma quest, como derrotar um oponente, como conseguir certo item, etc. Uma parte importante do jogo é o jogador trabalhar nele para conseguir fazer certas coisas, os tutores apenas auxiliam no básico de como se jogar, não teria graça se um tutor ou outra pessoa fizesse tudo para você ;-).

Esteja ciente que o Inglês é idioma que oficial do "Help" e que, portanto, DEVE ser utilizado nele. Mas você pode obter ajuda, na língua que quiser, em particular: basta solicitar no Help um tutor brasileiro, por exemplo. Há várias formas de se pedir, por exemplo: você pode dizer, como no linguajar do jogo, "Tutor br?"; mas se você quiser ser mais formal, pode dizer algo como "Can a brazilian tutor help me?". Então você e o tutor podem conversar em Português por meio de mensagens particulares.

2. Reportando problemas aos tutores
Aviso
Muito mudou na forma de reportar desde que o presente capítulo foi originalmente escrito, no entanto ele será mantido no blog por uma questão de presenvar um pouco da história do Tibia. Para ver como reportar alguém atualmente, leia o artigo "Como reportar alguém usando o novo sistema".

Os tutores também podem ajudar no que toca à violações das regras cometidas nos canais públicos do jogo, nomes ilegais, e bugs do Tibia. Qualquer outra coisa cai na jurisdição dos gamemasters, mas falaremos disso em outro artigo ;-). Também pode-se contatar um tutor no "Help" para essas questões.

Todos os tutores podem reportar nomes ilegais, e se você viu um nome assim, o conte a um tutor. Note que um tutor não possui a palavra final a respeito de se um nome é punido ou não, isso fica a cargo da CipSoft. Se um tutor submete intencionalmente um nome não ilegal, o tutor pode ser punido.

Os tutores também podem reportar bugs (defeitos) do jogo diretamente ao departamento técnico do Tibia. Um bug pode ser uma coisa que não funciona como deveria, um gráfico errado no mapa ou em algum item, erros de ortografia nas coisas do jogo, etc. Se o bug for relacionado a um certo local do jogo, por exemplo um gráfico fora do lugar, o tutor deve estar o mais próximo possível do lugar. Isso não é necessário se o bug não estiver relacionado a um local específico ou na fala de algum NPC (nesse último caso, o nome do NPC é mais importante que o local). Ao você reportar um bug a um tutor, dê o máximo de informações a respeito do problema, e como reproduzir ele. Lembre-se que abusar de um bug para conseguir vantagens é uma violação séria das regras do jogo, e no muitas contas já foram deletadas por esse motivo.

Tutores que se tornaram Senior Tutor também possuem a habilidade de reportar frases ilegais ditas nos canais públicos do jogo e nos fóruns oficiais. Se você viu alguma violação em um desses locais, fale com um tutor. Nos canais públicos, ao se reportar uma frase é enviado junto os três minutos anteriores e um minuto depois da conversa; nos fóruns o jogador que teve a sua postagem reportada fica mudo nos fóruns até o report ser processado. Novamente aqui os tutores não possuem a palavra final a respeito de se alguém será punido ou não (a CipSoft decide isso), e eles podem ser punidos se usarem mal a habilidade de reportar.

3. Como se tornar um tutor

Em princípio, qualquer jogador que atingir a certos requerimentos mínimos, e passarem em uma prova, poder virar tutor. Os requerimentos são:
  • ter jogado por pelo menos três meses
  • ter, no mínimo, um personagem com pelo menos level 20
  • a conta ter de ser registrada
  • é necessário ter tido Premium Account pelo menos uma vez, embora não seja necessário ter uma no momento de se tornar tutor
  • o "criminal record" do jogador tem de estar limpo, o que significa que ele não pode ter punições (o "criminal record" é apagado depois de seis meses sem violações)
  • não ter sido desonhosamente demitido da posição de tutor (razões para isso são: submeter vários reports errados, ser banido enquanto tutor, se alguém da CipSoft decidir fazer isso)
  • ter um vasto conhecimento sobre o jogo e a sua documentação oficial
  • não ter sido reprovado no teste de tutor nos últimos dois meses
Uma coisa extremamente importante: tutores devem saber ler e escrever em Inglês fluentemente. Em outro caso, nem adianta tentar virar tutor, pois não teria como fazer o teste, nem entender e responder as questões dos jogadores.

Atingido os requerimentos, pode-se fazer o teste de tutor na página da conta no site oficial do Tibia, para começá-lo tem de clicar no botão "become a tutor". O teste de tutor é o grande gargalo no processo de se tornar tutor, muitos jogadores experientes falham na primeira (ou primeiras tentativas), para passar é preciso conhecer bem o jogo e ler com muita atenção as questões.

O teste consiste em 20 questões de múltipla escolha, com até 5 alternativas cada, a serem respondidas em até 45 minutos. Deve-se selecionar a alternativa, ou as alternativas, corretas em cada pergunta. Uma vez que o exame começou, não é possível interrompê-lo. Para passar, é necessário acertar tudo, nenhum erro é permitido. Caso a pessoa seja reprovada, é possível fazer o exame de novo depois de dois meses.

Tutores que estiveram ativos no cargo por pelo menos três meses, sem nenhum bad report (mal report) nos últimos dois meses, são promovidos a Senior Tutor.

Os tutores devem ser ativos na posição, o que significa principalmente ficar no canal "Help" respondendo a questões. Reportar nomes, frases ou bugs também contam para a atividade, mas um tutor não precisa reportar nada para ser considerado ativo (basta responder coisas no "Help"). Os tutores podem fazer uma pausa quando quiserem, desde que ela não seja maior do que oito semanas. Tutores inativos perdem o cargo, mas isso não é uma demissão desonrosa, ou seja, podem se tornarem tutores novamente.

Se espera que os tutores sejam modelos de conduta, o que significa que caso algum seja punido, ele perde o cargo.

Mais informações sobre como se tornar um tutor, bem como demais informações sobre um, pode ser encontrada no documento Tutor Guide do site oficial do Tibia. É interessante ressaltar que esse documento não se encontra traduzido, pois um Tutor tem de saber Inglês.

3. Algumas considerações a respeito de se tornar um Tutor

Infelizmente há quem não tenha o menor interesse e competência para ser um tutor, mas de alguma forma entra no cargo (trapaceando, certamente). Eu digo que não há o menor sentido para isso já que os tutores não possuem nenhum poder especial, eles são jogadores normais que aceitaram a tarefa voluntária de ajudar a outros jogadores. A CipSoft é bastante grata pela ajuda dos tutores, bem como os jogadores beneficiados, e um mal tutor pode simplesmente atrapalhar o suporte aos jogadores. Quem quer se tornar um Tutor, deve ter o interesse de ajudar aos outros.

Um mal tutor logo acabará sendo demitido normalmente por um desses motivos:
  • dizer besteiras no "Help"
  • fazer maus reports
  • ficar inativo (possivelmente para evitar fazer besteira...)
4. Conclusão

Tutores desempenham um importante papel na assistência a outros jogadores, eles são capazes de esclarecer dúvidas e ajudar em certos casos de violações das regras. Da próxima vez que precisar de ajuda no Tibia, considere em falar com um Tutor, e não se esqueça de ser educado(a) com ele já que eles estão lá para ajudar :-)

16 comentários:

Jake disse...

Eu recentemente fiz o teste de Tuttor, e consegui passar, realmente a sensação é otima.

A maioria das questões foram do meu conhecimento de inglês,
o resto foi do>>
http://marcelitocs.com/

q eu tirei as questões.
Boa Sorte a todos.
;D

Tiago Paolini disse...

Meus parabéns!

Eu era tutor até há pouco tempo atrás, mas como estou jogando pouco ultimamente eu não sou mais. Mas nas minhas próximas férias, quando eu voltar a jogar de novo com mais freqüência, vou fazer o teste de novo :)

guilherme disse...

Eu sou Tutor e eu queria saber
se alguem me ajuda,eu queria ke alguem
mandasse tudo ke um tutor fala
exp:/n demon legs 1 so que de outras coisas
o basico eu ja sei Obrigado a todos pega atenção =D até +

Tiago Paolini disse...

Hmmm, tem certeza que você está falando do Tibia oficial, e não de um OT? "/n demon legs 1" não se parece com nenhuma coisa que um tutor do Tibia oficial diria. No Tibia oficial tutores não tem poder para criar itens ou qualquer outro poder, tutores são jogadores experientes que respondem questões no Help channel dentro do jogo e nos fóruns oficiais, e que possuem algumas habilidades especiais de reportar violações (mas não de punir alguém). Mas você pode estar confundindo Tibia com OT...

O que eu vou escrever aqui só se aplica ao Tibia oficial, que é o assunto do artigo e do blog.

O fórum interno dos tutores, no site oficial do Tibia, tem vários tópicos para auxiliar os tutores, sugiro dar uma olhada nele. O fórum fica na seção "support boards" nos fóruns do tibia.com, e só é possível visualizá-lo se você estiver logado no site com a sua conta (o nome do fórum é "Private - Tutor Main Board".

Recomendo ler os cinco textos de referência que ficam como anúncios no topo da página do Tutor Main Board (eles explicam como reportar e como se comportar no fórum). Além desses textos, há outros tópicos bem úteis do fórum que eu recomendo:
* Tutor Questions Thread
* Tutor Enrichment Thread
* Illustrated Guide-Unusual Stuff

Só recordando, para ver qualquer tópico no fórum dos tutores é necessário estar logado no site com uma conta de tutor (do caso contrário aparece erro de página não encontrada). Além disso, não se esqueça o idioma oficial do fórum é Inglês. Mas você conseguiu passar no difícil exame de tutor, que é em Inglês, então você não deverá ter grandes problemas com esse idioma ;)

Outra coisa, eu fui tutor por dois anos e recentemente voltei a ser! Se tiver alguma dúvida quanto à tarefa de tutor, você pode perguntar no Tutor channel dentro do jogo, no tópico específico para isso no fórum interno, ou para mim (use o e-mail de contato que você encontra na barra lateral do blog).

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

eu sou tutor em ot mas alguem mim diz magias de tutor

Tiago Paolini disse...

Tibia e OT são coisas distintas, é como falar de maçãs e laranjas. Esse blog é sobre Tibia, não OT, e eu não tenho o conhecimento necessário para falar de OT.

No entanto, eu posso te direcionar para um endereço que diz as magias que você quer saber:
http://forums.otserv.com.br/showthread.php?t=37916

Abraços,
Tiago

Lightt Wolf disse...

sobre ot eu sei, tenho 1 q so jogo quando aki ta sem internet.


Presisa falar pl?

Tiago Paolini disse...

A única língua que um tutor tem de saber falar é Inglês.

Anônimo disse...

Sou Senior Tutor Quero dizer que a tarefa de ser um S.T é muito ardua. Se voce quer mesmo entrar neste ramo será nescessário muita pasciencia, dominio completo da lingua inglesa pois a CIP Cobra muito, todos sao trasparentes, tive que trabalhar muito bem para "tornar minhas letras laranjas" nao posso revelar minha identidade fui instruido para isso.
boa sorte a todos!

Abraços

Arthur disse...

UM TUTOR PODE FICA JOGANDO O OT COMO C FOSSE UM PLAYER PARTICIPA DE UMA GUILD I AINDA FICA MATANDO PLAYERS DO OT?????

Tiago Paolini disse...

Primeiramente, o artigo não trata sobre OT e sim sobre o Tibia (o único oficial). No Tibia um tutor é um jogador normal em todos os aspectos, não há habilidades especiais de jogo pára ele. Em OT eu não sei, talvez dependa de servidor para servidor.

Anônimo disse...

to rindo horrorres com os comentarios de ot
os caras realmente acham que isso realmente é global!
HAHAHA

Anônimo disse...

gostaria de saber se o tutor pode matar um player com Unjust, resumindo ~um tutor pode abrir skull e matar um player?

Tiago Paolini disse...

O tutor é igual a qualquer outro jogador em todos os aspectos,a única diferença é que o tutor tem a tarefa de responder questões.

Abrações
Tiago

Anônimo disse...

axo paia errei só umaquestao do test de tutor pq fikei com preguiça de ir procurar nos FAQ o resto eu sabia td de cabeça =/

Tiago Paolini disse...

Que pena... Eu posso dizer algo parecido, já que também falhei no teste de tutor semana passada :P

Uma informação: o teste só mostra 1 questão errada, então você pode ter errado mais. Para ser mais exato, o teste mostra a primeira questão (de cima para baixo) que você errou, dessa forma, você pode ter certeza que acertou as questões que vieram antes.

Abraços,
Tiago

Postar um comentário

Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

Observe que:
- se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
- se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
- caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
- comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

Escreva seu comentário: