segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Como reportar alguém

Não é nenhum segredo que alguns jogadores trapaceiam ou desrespeitam aos outros. Para combater esse comportamento destrutivo o Tibia possui suas regras e pessoas que cuidam para que elas sejam cumpridas: os Gamemasters (GM) e os Community Managers (CM). Se você vê alguém violando alguma regra, o melhor a fazer é reportar essa pessoa.

Contudo, muitos não conhecem direito os recursos existentes para reportar alguém ou não sabem usá-los da melhor forma. Apesar de, por enquanto, o número de Gamemasters ser aquém do necessário, um report bem formulado aumenta bastante as suas chances de ter ele resolvido. Além disso, existem vários casos nos quais você pode reportar alguém sem precisar recorrer a um report para um GM, o que agiliza bastante o processo (pois diminui a carga sobre os GMs). Então, no artigo de hoje trataremos a respeito de como reportar alguém de uma forma eficiente.

Aviso
Muito mudou na forma de reportar desde que o presente artigo foi originalmente escrito, no entanto ele será mantido no blog por uma questão de presenvar um pouco da história do Tibia. Para ver como reportar alguém atualmente, leia o artigo "Como reportar alguém usando o novo sistema".

1. Violações nos chats públicos

Talvez esse seja o tipo mais comum de infração que você encontre, devido à grande facilidade e agilidade que o sistema de chat (bate-papo) no Tibia apresenta. Às vezes tem aquele engraçadinho que fica repetindo a mesma coisa sem parar, ou que fica xingando os outros, ou que tenta vender a conta, admitido ter violado alguma regra, etc.

Os Senior Tutors possuem uma habilidade que os permitem reportar sentenças ilegais dos canais públicos diretamente aos Community Managers (empregados da CipSoft), os quais tomarão as medidas necessárias. Quando uma sentença é reportada, ela e os três minutos antes e um antes são gravados e enviados junto com o report, para que assim se tenha a frase em seu contexto para evitar mal entendidos.

Os canais públicos são: Help, Game-Chat, RL-Chat, Trade e Trade-Rookgaard (o canal Default não é considerado público). Se você vir alguma violação em algum canal de chat público, o melhor que você pode fazer é entrar em contato com um Senior Tutor e pedir para que ele reporte a sentença. Eles podem ser contactados através do canal Help (para abrir o Help, aperte Ctrl+T dentro do jogo).

Importante: se está reportando alguém através do Help, evite pôr lá a sentença ilegal, pois é possível que você seja reportado caso a frase seja extremamente ofensiva ou contenha um link para um hack site. O nome do personagem que disse a sentença, o problema dela e o canal são o bastante (mas se você tiver a hora que ela foi dita, é melhor ainda). Mas se você estiver falando por meio de mensagens particulares com um Senior Tutor, não há problemas em colar para ele a sentença.

2. Violações nos fóruns oficiais

As regras do Tibia também se aplicam nos fóruns do site oficial do jogo, por isso se você vir alguém quebrando elas nessa local, também pode reportar. Da mesma forma com que podem reportar sentenças dos chats públicos, os Senior Tutors também possuem a habilidade de reportar tópicos e mensagens ilegais dos fóruns oficiais.

Conforme já mencionado anteriormente, os Senior Tutors poder ser contactados através do canal Help (aperte Ctrl+T dentro do jogo para abrir ele). O que você precisa fornecer é o link da página do tópico ou mensagem ilegal, quem escreveu e qual o problema. Você, alternativamente, também pode reportar no fórum dos Gamemasters (o qual também é lido por Senior Tutors), você pode criar um novo tópico para isso, mas é recomendável usar o tópico específico sobre reports no fórum. Vale recordar que nos fóruns oficiais é necessário usar Inglês.

Os reports dos Senior Tutors são encaminhados diretamente aos Community Managers, os quais tomam as devidas providências. Quando uma mensagem do fórum é reportada, ela é substituída pelo texto cinza "Post is under investigation" ("A mensagem está sob investigação"), e o autor dela fica mudo nos fóruns até que ela seja analizada. Se um tópico do fórum é reportado, o tópico fica inacessível até que seja analizado, e o seu título é substituído pelo texto cinza "Thread is under investigation" ("O tópico está sob investigação"); nesse caso, o autor do tópico não fica mudo nos fóruns a não ser que alguma de suas mensagens também tenha sido reportada.

3. Violações em nomes de personagens

Se você vir um nome de um personagem viola as regras, você pode reportar o nome a um Tutor. Tutores possuem a habilidade de reportar nomes ilegais diretamente aos Community Managers, os quais tomarão as ações cabíveis. Tutores podem ser contactados no canal Help, que pode ser aberto apertando Ctrl+T dentro do jogo. É bom informar também porque você julga que o nome é ilegal. Os Tutores só podem reportar nomes de personagens que pertençam a mundos nos quais eles também tenham personagens, então se precisar reportar um nome no Help, é preferível que seja um nome do mundo onde você está no momento.

Além do canal Help, também é possível reportar nomes ilegais através do fórum dos Gamemasters (que também é lido por Tutores). Você pode criar um tópico para reportar o nome, mas é melhor usar o tópico específico para isso.

Quando um personagem possui o nome reportado, nada acontece de imediato com ele. O nome será analisado, e se for considerado ilegal o personagem receberá um namelock. Isso impede o respectivo personagem de entrar no jogo até que mude o nome para algum que não seja ilegal.

4. Violações em nomes e outros elementos de guilds, e em perfis

Também estão sujeitos às regras do Tibia as páginas de perfil de personagens (a descrição do personagem e os seus dados da vida real); bem como nomes, títulos, logotipos, descrições e nome de posições de guilds. Alguma violação em relação a essas coisas podem ser reportadas aos gamemasters (da forma que será abordada mais adiante), contudo há uma forma mais prática.

Apesar de os Tutores não possuírem uma habilidade para reportar essas coisas, eles possuem em seu fórum interno um tópico para reportá-las direto aos Community Managers, que tomarão conta do caso. Então, nesses casos de violação você também pode contactar um Tutor (seja pelo Help ou fórum dos Gamemasters) e pedir que ele reporte. É necessário informar, no caso de guilds, o que e porque viola as regras, o nome da guild, o mundo ao qual ela pertence, e (se for o caso) o nome personagem com o título ilegal. No caso de perfis de personagens, é necessário informar o nome do personagem, a violação e a seção da página do perfil onde ela está (por exemplo, nome real ou descrição)

5. Demais violações

Quaisquer outras violações caem na jurisdição dos gamemasters. Para escrever um report para um gamemaster, aperte dentro do jogo Ctrl+R. O report deve ser feito em uma sentença em Inglês clara.

É de extrema importância que o report seja de fato sobre uma violação, pois o tempo dos gamemasters é bem limitado (sem mencionar que infelizmente ainda não há gamemasters em número o bastante...). Reports mal escritos, com muitos erros de ortografia, ou pedindo coisas são ignorados. É igualmente importante que o report deixe claro qual é a violação e quem a está cometendo. Reports obscuros do tipo "Help plz! Me need GM" são quase que certamente ignorados.

Em hipótese alguma envie uma mensagem particular a um GM sobre uma violação, use sempre o Ctrl+R. Os Gamemasters normalmente ignoram mensagens particulares, para evitar spam. Além disso, os jogadores são solicitados a não enviarem mensagens particulares aos GMs, a não ser que estes últimos perguntem alguma coisa so jogador.

O report permanece ativo enquanto a janela dele estiver aberta, se você sair do jogo ou fechar esta janela, o report não estará mais visível aos Gamemasters. Também é bom ter em mente que pode demorar um bom tempo até que o report seja respondido, pois os GMs são bastante ocupados e não há um enorme número deles. Eu recomendo que se você precisar sair do jogo, não fique esperando a resposta do GM (pois pode levar horas, e o trapaceiro não merece que você perca tempo precioso da sua vida por causa dele). Se precisa sair, peça a um amigo para fazer o mesmo report ou poste o report no fórum dos Gamemasters, criando um novo tópico nele. Você também pode usar esse fórum se estiver cansado de esperar uma resposta de um GM em seu report do Ctrl+R.

Além de tudo isso, busque saber se o que você quer reportar é mesmo uma violação. Se não for, obviamente o report não será atendido. Por isso é que é bom conhecer bem as regras do Tibia (tradução das regras aqui).

5.1 Sobre botters

Botters são jogadores que usam programas para jogar automaticamente, o que é uma violação das regras do jogo.

Atualmente o Tibia possui em seus servidores uma ferramenta automática de detecção de botters, e por esse motivo a CipSoft pede que não mais se reporte botters. Além disso, os próprios gamemasters estão proibidos de banir botters para que isso não interfira na ferramenta automática de detecção.

6. Coisas que (normalmente) não são violações

Existe uma série de situações que comumente as pessoas pensam que são violações das regras, mas na realidade não são, e acabam reportando. É importante conhecê-las para acabar não reportando algo à toa e perder o seu tempo e o dos GMs.

6.1 "Roubar" os monstros que você estava caçando

Os monstros do jogo, bem como os locais de caça, não pertencem a nenhum jogador em particular; essas coisas são de todos. Por isso, se alguém chega para caçar no "seu" local, nenhuma regra está sendo quebrada.

Claro que isso não quer dizer que seja sempre educado fazer isso. Se há algum problema com outros caçando no mesmo local, o melhor a se fazer é tentar combinar um horário para cada um, ou tentar combinar um pedaço para cada um, ou buscar uma outra área de caça.

6.2 Bloquear o respawn dos monstros


Quando um monstro é morto, depois de alguns minutos aparece um outro exatamente igual no local dele (isso é chamado de "respawn" do monstro). Contudo, o respawn não acontece enquanto há algum jogador próximo do local do monstro. Assim é possível que um determinado respawn seja bloqueado pela simples presença de alguém na área, às vezes até mesmo sem a intenção de fazer isso.

Bloquear o respawn não contra as regras. Aliás, isso é uma tática completamente válida para ajudar a completar certas quests (missões). Contudo, em mundos non-PvP e em Rookgaard é possível que o bloqueio de respawn seja usado para importunar outras pessoas querendo caçar no local (pois nesses mundos não é possível atacar outros jogadores), então nesses casos é possível que a pessoa seja punida por "destructive behaviour" (comportamento destrutivo). Mas que fique bem claro: não é o bloqueio de respawn que é punido, e sim a intenção de estragar a diversão dos outros.

Para que a pessoa possa ser punida, é importante que fique bem claro que a intenção é a de prejudicar os outros. Simplesmente estar bloqueando o respawn por estar caçando ou descansando no local (por exemplo) não é razão para punição, qualquer que seja o caso é bom antes tentar falar com a pessoa e pedir para ela ficar parada em outro local.

Em mundos PvP e PvP enforced não há punições em qualquer que seja o caso de bloqueio de respawn, pois é possível atacar quem está causando problemas.

6.3 Luring e blocking

Luring (ou lurar) é levar um monstro para um local diferente do seu respawn, e blocking é bloquear a passagem de algum jogador para que esse monstro ou algum outro o mate. Ambas as coisas não são contra as regras em mundos PvP e PvP-enforced, pois nesses locais é completamente permitido atacar e matar outros jogadores.

Contudo, em mundos non-PvP (onde não é permitido atacar e matar outros jogadores) a história é diferente. Tentar matar outros jogadores é totalmente proibido nesses mundos, qualquer que seja o método empregado. É bom ressaltar que lurar um monstro por acidente (por exemplo, enquanto você foge dele) não é ilegal, é preciso haver a intenção de matar outros jogadores.

6.4 Roubo

Se alguém te enganou em uma troca, ou pegou os itens que você pôs no chão ou em cima de algo, isso não é contra as regras porque você é o responsável por suas coisas no jogo. Mas é bem simples evitar essa situação: sempre use a função "Trade" (também conhecida por "Safe Trade") para compar algo de alguém e olhe sempre a oferta do outro jogador antes de aceitá-la; além disso nunca (eu disse NUNCA) ponha alguma das suas coisas fora da seu inventário, depot ou casa, pois elas estarão vulneráveis para alguém pegar.

Jogadores mal intencionados podem inventar todas as desculpas para você pôr no chão alguma coisa ou para você clicar rápido no botão de aceitar a troca (assim sem dar tempo de olhar direito), não caia nessa! Se quiser mostrar as suas coisas, há dois jeitos seguros: exibi-las dentro da sua casa ou usar o Trade e cancelar a troca em seguida.

7. Sugestão de leitura

Para se aprofundar e entender melhor o que é ou não contra as regras, é bom ler as regras do Tibia. Para conhecer como funciona o sistema de punições do Tibia, recomendo ler o artigo "Sobre banimentos no Tibia"; e para compreender especificamente a questão de nomes ilegais e namelock, recomendo ler o artigo "Como não escolher um nome".

36 comentários:

Anônimo disse...

ótimo , otimo mesmo ajudou bastante

mas eu tenho uma duvida

como se denuncia uma pessoa que bloqueo a passagem do outro e o outro morreu mas nao tem provas de que aquilo aconteceu?

Tiago Paolini disse...

A resposta infelizmente é meio dura, mas eu não vou mentir e nem ficar dando voltas... Não há o que fazer nesse caso... O GM tem de pegar a pessoa no flagrante.

Por esse motivo a Cip constantemente revisa áreas existentes para dificultar ao máximo que se bloqueie os outros, e cria novas tendo essa preocupação em mente. Mas ainda assim eu espero que eles encontrem logo soluções para falhas que existem no sistema de GMs.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

como eu faço para reportar alguem que esta usando bot? Mas eu naum tenho provas

Tiago Paolini disse...

Se você está vendo alguém usar bot, você pode reportar o personagem. Recomendo escrever algo assim no report: "XXX is using bot" (substitua o XXX pelo nome do personagem que está usando bot).

O GM flagrar a pessoa enquanto ela viola as regras é prova o bastante. Se o GM pegar a pessoa usando bot, ela é banida na hora.

Qualquer coisa mais, pode perguntar ;)

Atenciosamente,
Tiago

Anônimo disse...

um cara fica no cemitério de carlin pedindo pra mostrar itens, i elle poe fogo em cima i rouba as pessoas, isso da banimento ou nao?

Tiago Paolini disse...

Não, não é. A razão disso é que a Cip ou os GMs não têm como diferenciar um item dado de presente de um que foi tomado sem permissão.

99,9999% das vezes que alguém pede para você mostrar algum item pondo ele no chão é com o objetivo de roubar ele, não importa o que digam. Se você for mostrar algo a alguém, use a função "trade" e depois cancele a troca.

Os únicos locais que os seus itens estão seguros são:
* com você
* dentro do seu depot
* dentro da sua casa, somente se você não tiver dado permissão de entrar para algum personagem de outra pessoa

Se você colocar o seu item em algum local que não seja os indicados acima, você assume o risco de ser roubado...

Espero ter esclarecido. Qualquer coisa mais, pode escrever ;)

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Eu fiz hoje o teste pra tutor e não sei ainda como posso reportar uma botter que está offline mas que eu tenho total certeza que eh botter espero ele logar e reporto ? e se na hora ele não estiver usando bot e uso ctrl + R ?

Tiago Paolini disse...

Você leu o tutor guide para se preparar para o teste de tutor, não leu? Ele é fundamental para passar no teste. No tutor guide é explicado em detalhes o que um tutor pode ou não fazer.

Mas a sua pergunta mostra que não leu ele. Se não conhece o tutor guide, então como conseguiu passar no teste de tutor afinal de contas? Trapacear para passar no teste de tutor gera tutores que realizam mal suas funções, e também não é nada bem visto entre a comunidade de tutores...

Lá você deveria ter lido que a obrigação principal de um tutor é responder questões no help channel, e que adicionalmente ele possui algumas habilidades especiais de reportar nomes, posts dos fóruns e frases dentro do jogo (embora ele não tenha obrigação de fazer algum report).

Fora nesses dois casos de violação das regras que foram mencionados, um tutor não possui habilidades diferentes de outros jogadores na hora de reportar uma violação. Dessa forma, um tutor deveria reportar um botter da mesma forma que qualquer outro jogador.

Eu disse "DEVERIA reportar um botter" porque a Cip pede que não mais se reporte botters, e que deixe a ferramenta automática deles detectar e banir botters. Na verdade, os próprios GMs estão proibidos de banir botters a fim de não interferir nessa ferramenta automática.

O artigo acima estava desatualizado em relação a essa informação quando você leu, mas agora eu adicionei ela.

Sem mais,
Tiago

Anônimo disse...

ah ok muito obrigado
eu li o tutor guide mas traduzido pelo google então foi mais ou menos ;s
ontem mesmo eu li dinovo mais 3 vezes e entendi alguma coisa reportei uns nomes e ajudei no help agora me explike o tutor chanel detalhadamente por favor ? eu n entendi com detalhes pra q ele serve se n for encomodo detalhar rsrs

Tiago Paolini disse...

O problema com o idioma eu entendo. Aqui tem uma versão traduzida: http://tibia.portaltibia.com.br/Tutor_Guide. O seguinte artigo também deve ser de ajuda: "O que faz um Tutor no Tibia?"

Em todo o caso, suponho que o meu comentário anterior respondeu à sua questão ;). Qualquer dúvida, pode perguntar!

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Tipo, estou treinando com slime, ae vem um "doido" e mata minha slime, posso reportar esse doido?
Pois isso da uma raiva danada...
abraços

Tiago Paolini disse...

Isso não é uma violação e não pode ser reportado.

Anônimo disse...

c a pessoa me mata e eu tenho ss da pra banir ela??

Tiago Paolini disse...

Matar o seu personagem não é uma violação das regras do jogo, exceto se isso for feito em non-PvP. Em qualquer caso, infelizmente SS não é aceita como prova porque ela pode ser facilmente editada.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

como assim não posso reportar botters?!! isso é um absurdo, vou treinar na cave de trolls e um player usando bot mata meus monstros o tempo todo e eu não posso denunciar??? e quanto a essa ferramenta de detecção, não to vendo eficacia nenhuma nela!!! a cipsoft me decepcionou...

Tiago Paolini disse...

A ferramenta automática costuma banir em torno de 4000 a 5000 contas por mês. De vez em quando sempre tem um news ticker no site oficial do Tibia dizendo quantos foram banidos. Ano passado mais de 50000 contas foram banidas por causa dela.

Gamemasters não estão mais autorizados a banir alguém pelo uso de botters porque isso atrapalharia na detecção automática. Em todo o caso, 5000 por mês já é muito mais do que os GMs conseguiriam banir, então não acho que seja um prejuízo tirar essa responsabilidade dos GMs. Na realidade, até sobra mais tempo para eles agirem em outras violações de regra.

Se você viu alguém usando bot, logo ele será banido. A ferramenta não bane instantaneamente, ela precisa ter certeza de que alguém está trapaceando então ela fica coletando dados por algum tempo.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

eai, como eu faço pra reportar alguem que fez um comnmetario ofencivo contra os brasileiros, nos cingando, eu tenho a conversa salva aqui no pc.

desde já agradeço

Tiago Paolini disse...

Conforme o capítulo 1 do artigo explica, você deve falar com um Senior Tutor. Eles podem ser contactados através do canal Help (para abrir o Help, aperte Ctrl+T dentro do jogo).

Lucas Kibho disse...

TIAGO ME AJUDA POR FAVPRFRRRRRRRRRR!!!!

Olha so,preste bem atençao...
Um belo dia eu estava jogando no meu kina...
fui matar o dl soq veio outro tomei um combo e morri...
qdo eu voltei no templo,tudo estava muito lento e so aki em casa...EH MUITO LENTO MESMO....eu ja liguei pa viacabo(provedor banda larga)eles disseram que nao ta com problema nehum...
entao nao pude mais logar no global....
dai fui jogar OTserver eu tava jogando o Radbr dai derrepente acontece o mesmo,dessa ve seu nem tinha morrido...mais aocnteceu

PAREI DE JOGAR RADBR começei semana passada a jogar Wodbo (dragon ball online)eh no formato de tibia mesmo...DAI XEGOU ANTIPNTEM ACONTECEU O MESMO...NAO AGUENTO MAIS TIAGOOO...POR FAVOR ME AJUDE POR FAVOR

OBS:OUTROS SERVIDORES ENFORCED E TALS ACONTECEU ISSU TMB....

Tiago Paolini disse...

Não vejo qual relação pode haver entre problemas de conexão e ser morto, imagino que isso tenha sido só coincidência.

Seja o que for, posso dar algumas recomendações de como tentar resolver:

Travamento pode ser um problema de conexão ou problema gráfico.

Tente no Tibia ir em Options > Graphics > Advanced, e diminuir o framerate para algo em torno de 20 ou 30. Isso é o número de quadros por segundo do jogo, e às vezes um número alto demais pode forçar demais o PC e causar travamentos.

Se isso não ajudar, reinstalar os drivers da placa de vídeo costuma ajudar se o problema for a placa de vídeo. O capítulo 1.4 do artigo "Resolvendo problemas técnicos (II)" explica como descobrir o nome da placa, aí basta pesquisar no Google pelo nome dela para encontrar os drivers. Caso precise de ajuda para encontrar os drivers, pode postar aqui o nome da sua placa de vídeo e da versão do Windows que você usa.

Outra coisa que pode ajudar no caso de problemas gráficos é reinstalar o DirectX. Ele pode ser baixado nessa página do site da MicroSoft.

Caso seja algum problema de conexão, há algumas coisas que você pode tentar para resolver antes de entrar em contato com o seu provedor de acesso à Internet:

Tente clicar com o botão direito do mouse no ícone de conexão (que fica ao lado do relógio na parte de baixo da tela) e escolha "Reparar". Veja se isso ajuda.

Se não ajudar, podemos zerar todas as configurações de acesso a Internet para o padrão. Para fazer isso, abra a prompt de comando (para abrir ela vá no menu iniciar, então em "executar", digite cmd e aperte ENTER). Vai então abrir uma janelinha preta, que é a prompt de comando.

Então nela digite o seguinte:
netsh winsock reset
E então tecle ENTER.

Talbém é possível que algum vírus ou spyware esteja causando problemas de conexão. Então eu recomendo escanear o PC com algum anti-vírus e algum anti-spyware e ver se isso ajuda.

Outra coisa que pode tentar. Existe um programinha muito bom chamado ComboFix, que serve para eliminar problemas no computador que fazer com que ele não funcione direito. Recomendo usá-lo, ele pode ser baixado em: http://download.bleepingcomputer.com/sUBs/ComboFix.exe.

Uma última coisa. Eu gostaria te te recomendar o site www.pingtest.net. Nele você pode testar a qualidade da sua conexão, o que pode ajudar a determinar se o problema está ou não nela.

Por outro lado, é possível que o problema esteja nos servidores de OT, pois vários deles são bem instáveis. Recomendo jogar o Tibia "global" nesse caso.

Se nada disso te ajudar, não vejo outra saída senão formatar o PC e reinstalar o Windows.

Qualquer coisa, pode escrever de novo!

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

eu matei u mslime em mundo no pvp o cara faolo que iria ser banido e verdade

Tiago Paolini disse...

Não, não é verdade. Ninguém é banido por matar os monstros que estão sendo caçados por outra pessoa. Ainda assim, caso seja esse o seu caso, continua sendo um pouco de falta de educação.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Fikei preso mais não sei como sair pode ter sido punição do GN?
Alguem me ajuda""
respostas""
Betinho-melocz@hotmail.com

Tiago Paolini disse...

Onde você ficou preso? Foi dentro de uma casa ou guildhall?

Para sair de casas ou guildhalls você tem de dizer essa magia:
alana sio "nome do seu personagem"

Por exemplo, o meu personagem é o Magnus Hotblood e para sair eu teria que dizer:
alana sio "Magnus Hotblood"

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

vc é muiito legal nas resposta seja oq perguntarem vc responde na boa , muiito legal isso !

Anônimo disse...

eu quero saber como eu faço para reporta uma pessoa que fica me chamando de '' gay '' , falando coisas absurdas ! isso me incomoda muito .

Tiago Paolini disse...

Muito obrigado pelo elogio!

Para reportar alguém que te ofendeu clique com o botão direito do mouse no texto no chat que a pessoa te falou e escolha "Report Offence". O capítulo 3.1 do artigo "Como reportar alguém usando o novo sistema" explica em maiores detalhes como usar a tela de reportar :)

Mas como você está me perguntando isso, imagino que agora seja um pouco tarde para reportar o que a pessoa disse já que você já deve ter fechado o chat... Mas agora você já sabe o que fazer quando acontecer de novo ;)

Qualquer coisa, pode escrever de novo!

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

ultimamente existe um uso abusivo de bots nas caves então ainda tenho minhas duvidas se os banimentos estão de fato acontecendo xD jogo em mundo optional pvp e costumo prender os individuos apesar de nem todos ficarem presos. ainda acho que o numero de vezes que se pode reportar é baixo para a quantidade de bots que se encontra no caminho. gostaria de saber quais os meios para se reconhecer um bot? e o que reportar quando encontrar um? (acho que nem todos sabem o que escrever em inglês de forma que de fato justifique o report) achei sua materia mto interessante joguei tibia a muito tempo e voltei agora e me deparo com uma situação quase impraticavel com varios automatos ocupando as caves xD
parabens pelo otimo trabalho

Tiago Paolini disse...

Obrigado pelo elogio!

Recentemente mudaram o limite de reports para bots, agora os reports de bots não contam para o limite e você pode reportar quantos quiser. Eu me esqueci de atualizar o artigo quanto a isso, vou fazer agora :)

A CipSoft não explica como eles lidam com os reports (caso contrário isso ajudaria os bots), então não dá para eu dizer a melhor forma de escrever um...

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

olá,

eu estava jogando um dia desses e uma garota ficou me empurrando para lugares perigosos, entao perdi a paciencia e a xinguei, ela disse q iria me reportar, eu seria culpada nessa situaçao?

Tiago Paolini disse...

Depende do xingamento. Mas quando alguém te reporta, vai no report alguns minutos antes e depois da frase. Então dá para verem em que contexto você disse algo.

Na minha opinião, uma notation é o máximo que você deve receber.

Abraços,
Tiago

Albanez disse...

Olá, parabens pelo site eu gosto muito e ajuda bastante tb :) O problema é o seguinte. Acima de venore tem um grande respawn de slimes e eu tava treinando por la com meu knight, aí a slime mãe morreu e eu fikei esperando o respawn numa casinha de uma npc acima do respawn de slimes. Até aí d boa mas eu considerei o lugar seguro e fikei AFK lá. Depois de uns minutos eu vi q um *** chamado Arci Arci (q ja tento me mata milhares de vezes) me empurro pra um lugar q tem witches e eu n fazia ideia disso. Só lembro q eu tava vendo uns videos no Youtube, afk e qdo fui olhar no tibia minha vida tava red, com 40 de hp, sendo atacado por uma witch e o *** do Arci Arci lá só olhando. É claro q eu tomei um susto mas rapidamente apertei minhas salvadoras hotkeys de poções e me recuperei ai eu xinguei ele de idiota e começamos a discuti... Mas, isso é contra as regras, tentar matar players em mundo non-pvp. Aí eu falei: OPA VO REPORTA ELE mas n tem como. Q eu vi só tem o statement report (q eh pra reporta alguma mensagem), o Report player Name (q e pra reporta o NOME do player) e o Bot/Macro Report (q eh pra reporta bot). Mas como q eu faço pra reporta alguma atitude q o player teve, q no caso foi tenta me mata???? Por favor espero respostas.

GB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel Albanez disse...

Malz ae colokei errado, era pra ser nesse e-mail a msg do Albanez. manda pro e-mail blz?

Tiago Paolini disse...

Olá!

Isso não é motivo para reportar, o que eu acho uma pena mas não sou eu quem faz as regras... O melhor que você tem a fazer é apenas ficar AFK em protection zones, pois não é possível arrastar para fora delas. Se tiver de ficar longe do computador por um tempo prolongado, melhor fazer logout.

Quanto ao e-mail, eu não posso controlar para qual endereço são enviadas as respostas, isso é do lado de quem comenta. Mas você pode mudar o e-mail sem postar um comentário, na barra do Blogger (bem no topo da página) tem a opção de fazer login, faça o login e então vai aparecer abaixo do formulário de comentários a opção de receber os comentários via e-mail (mesmo que você não tenha comentado).

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

OIe, tudo bem? Eu tenho uma dúvida, eu recebi uma cartinha pelo correio do DP no tibia, dizendo que fui reportada/denunciada e me mandaram 1 link, bans-tibia, eu abri o link e digitei meus dados de conta e senha, apareceram as regras do tibia. Pelo que eu entendi a pessoa que me reportou estava me acusando de ser BOT, eu nunca fui bot, acho isso super desonesto. Mas agora meu tibia não está mais funcionando, nem fazer login eu consigo, eu coloco os dados, aparece aquela janela com o nome do meu personagem, eu clico nele e dou enter, ai aparece uma janelinha dizendo q a senha ta incorreta, mas se apareceu a janela com o nome do personagem é obvio que a senha ta certa..Minha dúvida é: Como faço para me comunicar com o cic server do tibia? para recorrer essa denuncia e fazer a pessoa que me denunciou erradamente ser punida?

Postar um comentário

Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

Observe que:
- se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
- se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
- caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
- comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

Escreva seu comentário: