quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Áreas de caça - Parte 1: Carlin e Ab'Dendriel

Links para as outras partes lançadas até o momento: Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6, Parte 7, Parte 8, Parte 9

Caçar é uma das atividades mais comuns no Tibia, porque derrotar monstros é a principal forma de ganhar experiência e subir de level. O jogo oferece um grande número de locais para caçar, variando bastante no grau de dificuldade, e ter algum conhecimento sobre eles ajuda bastante na hora de buscar um local novo ou simplesmente ir para algum melhor (por exemplo, se tiver gente demais no lugar onde você está).

O artigo de hoje inicia uma série de artigos que darão valiosas informações a respeito de vários locais de caça ao redor de todo o mundo tibiano (tanto em áreas Free Account quando em áreas Premium Account), bem como o que esperar encontrar lá e o grau de dificuldade. Esse primeiro artigo série dará algumas dicas gerais para encontrar uma boa área de caça, e falará dos locais perto das cidades de Carlin e de Ab'Dendriel.

Nota: Para mostrar onde ficam as coisas das quais eu vou falar, usarei o sistema de mapas do TibiaML (http://map.tibiaml.com), que permite visualizar com precisão os locais do jogo. O link para os locais abrem em uma nova janela, assim você não precisa sair desse artigo para ver onde determinada coisa fica. Observe que é possível mover o mapa; bem como que no canto superior esquerdo do mapa do TibiaML há ícones para afastar ou e aproximar o mapa, e também é possível mudar o andar (canto superior direito).

NOVIDADE: Os links para os mapas foram concertados em 24/10/2011, ou seja, eles estão funcionando novamente! Caso algum não funcione, por favor avise nos comentários ;)
1. Dicas gerais

Não são poucos jogadores que conhecem apenas um número bem restrito de locais de caça, ou pior: se limitam a caçar a apenas um ou dois lugares bem óbvios e bastante conhecidos. Tudo isso pode trazer alguns problemas, como o local estar lotado ou ficar forte demais para ele.

Quando a área (ou as áreas) estiver lotada a pessoa possivelmente vai ficar frustrada por não conhecer nenhum outro local, e a situação é ainda pior se for em locais de todo mundo conhece e gosta de ir (é impressionante a forma com que muitos só sabem caçar nos mesmos locais, como se não houvessem outros...); às vezes a melhor saída é um local não tão conhecido mas que tenha mais coisas para matar (não adianta ir num lugar com monstros super bons de caçar, se há 20 pessoas tentando matar cada monstro...).

Se uma pessoa caça sempre nos mesmos locais, eventualmente ela vai ficar forte demais para esse local; isso faz com que o jogador acabe desperdiçando tempo se continuar caçar ali pois poderia estar ganhando mais experiência mais rapidamente em outro local.

Algumas pessoas quando escolhem um local de caça o fazem baseado exclusivamente na experiência que os monstros de lá dão. Isso não seria um grande problema, se outras tantas pessoas não pudessem ter também a brilhante idéia de caçar exatamente no local maravilhoso que você escolheu. É preciso também levar em conta o quão "povoado" está a o local de caça. Por exemplo, não adianta nada continuar caçando em um local com monstros que dão 700 pontos de experiência, mas que você mate um a cada cinco minutos porque há vários outros também caçando aí; é melhor ir para um local onde você, digamos, consiga matar três ou mais monstros que dão 250 pontos em um minuto (nesse caso, mesmo que os monstros dessem menos experiência, você conseguiu ganhar mais em menos tempo).

Para escolher direito uma boa área para caçar, é necessário antes de mais nada conhecer elas. Eu não tenho a intenção de dar nessa série de artigos um guia exaustivo de todas as áreas e estratégias possíveis e imagináveis, mesmo porque boa parte da diversão do jogo está em explorá-lo, e porque vários locais mereceriam até um artigo próprio e os textos ficariam grande demais (o que não quer dizer que mais para frente eu não escreva artigos sobre locais específicos do Tibia). O que eu pretendo fazer nessa série de artigos é dar uma boa idéia de onde há locais de caça, do que tem neles, e do grau de dificuldade para que se saiba melhor como se preparar ou quando ir.

É bom ressaltar que levels e skills não são o bastante para caçar bem, e que é preciso também de prática e boas estratégias, bem como suprimentos o bastante (para se curar, recuperar mana, etc.), e também um bom senso (baseado em sua vivência no jogo) do que você é ou não capaz de conseguir fazer. Nesse artigo não me concentrarei nesses aspectos, os quais ficarão para um artigo futuro (depois dessa série sobre áreas de caça, para ser mais exato).

2. Dicas de como escolher melhor uma área mais vazia

Até aqui eu bati várias vezes na tecla de que é melhor caçar em locais com menos gente, mas não tinha dito como encontrar uma. Não há um método 100% garantido para isso, pois é não dá para prever com certeza o que várias outras pessoas vão fazer e também porque também depende de qual mundo de jogo você está. Mas há algumas coisas que podem te ajudar se você levá-las em consideração:
  • O quanto mais perto um local estiver de uma cidade, mais provável é que ela esteja lotada devido à facilidade de se chegar nele.
  • Por outro lado, locais longe de cidades (especialmente os de difícil acesso) costumam estar mais vazios, e melhor ainda se você precisar completar alguma quest não muito fácil para poder ir nesse local.
  • É possível que áreas mais novas estejam, em média, mais vazias do que áreas mais antigas, pois vários ainda não as conhecem ou simplesmente estão acostumados a caçar nos locais que já conhecem. Para a sua informação, as cidades mais recentes no jogo são (das mais novas às mais antigas): Svargrond > Liberty Bay > Port Hope > Edron (as demas cidades são tão mais antigas se comparadas essas, que nem faz alguma diferença compará-las no que diz respeito à idade).
  • Durante a noite ou madrugada há menos pessoas jogando, assim a maior parte dos locais costumam estar mais vazios.
  • Normalmente o número de pessoas diminui a medida que aumenta o grau de dificuldade de uma área, pois vai diminuindo o número de pessoas fortes o bastante para ela. Por isso, quando você estiver em levels mais baixos talvez seja difícil achar um local de caça vazio o bastante, mas com paciência você fica mais forte e pode ir com locais com bem menos gente.
  • Durante a semana há menos pessoas jogando no que nos fins de semana.
  • As áreas acessíveis apenas a jogadores com Premium Account costumam estar bem mais vazias do que as áreas onde todos podem ir; as áreas Free Account são acessíveis a qualquer jogador, e assim algumas costumam estar bem lotadas, especialmente as para jogadores de level baixo. Por isso, é necessário ter alguma paciência para ganhar levels nelas quando você está começando um novo personagem. Mas não se preocupe, a media que você fica mais forte, pode ir caçar em áreas Free Account mais vazias (ou menos cheias, em alguns casos).
  • Se há mais alguém caçando onde você está, pode tentar combinar um horário para cada um, ou um espaço para cada um.
Em todo o caso é bom lembrar que Tibia é um jogo multiplayer, e que necessariamente você vai encontrar outras pessoas durante o game. Então não há sentido em ficar bravo só porque há outros no mesmo local de caça que você (se quiser nunca encontrar outros, a melhor alternativa é um jogo convencional de um único jogador, e não um MMORPG). É justamente a interação entre as pessoas que é o maior charme de um jogo multiplayer.

Mas se você não conseguir caçar em algum lugar que ache vazio o bastante, é uma boa hora de lembrar que há mais que você pode fazer no jogo do que caçar. Pode ir resolver quests, se divertir com amigos, explorar locais novos ou explorar melhor os antigos para ver se descobre algo que não conhecia, treinar os seus skills (nota mental para mim: escrever uma hora algum artigo sobre skills, hehe), etc. Ou então pode fazer alguma coisa na vida real, porque há mais na vida do que jogar, como caminhar no parque, ler um livro, etc.

3. Ab'Dendriel
(Free Account)

3.1 Áreas para levels baixos

Dentro dessa cidade há alguns locais interessantes para personagens de level baixo. A Shadow Caves, habitadas exclusivamente por Trolls, é uma grande caverna no subterrâneo da cidade, é um ótimo local para se caçar logo depois de ter chegado ao continente principal (mainland); a entrada dela fica no subsolo 2 da cidade (local da entrada), é é preciso de uma chave para entrar (a qual pode ser comprada da NPC Shirith, que fica perto da entrada, por 50 GP, o que não é muito considerando que você pode ganhar bem mais do que isso caçando nesse local).

Ainda dentro da cidade, há uma caverna de slimes (fica a norte da loja de frutas, a entrada fica atrás dessa árvore, e é necessário machete para cortar a grama e assim chegar até a entrada). Nela eles são as coisas mais fortes que você vai encontrar, e há outras coisas como ghouls, rotworms e spiders, essa caverna é boa para se ganhar experiência porque ela é bem escondida e normalmente o respawn dela está completo. Magos podem caçar aí desde os levels mais baixos, mas não devem usar wands, rods ou magias do elemento terra (que antes do update 8.1 era elemento veneno) porque a maior parte dos monstros nessa caverna são imunes a ele, é melhor que druids esperem até o level 13 pois é nele que eles podem conseguir uma rod que não seja do elemento terra. Já os knights, que precisam atacar de perto, é melhor que esperem ter um level um pouco maior que o dos magos, e skills consideráveis para dar um dano maior e se defender melhor dos ataques, eu sugeriria pelo menos level 20 com skill de ataque 50 e skill de defesa 50. Não é um bom local para paladinos porque é meio difícil manter distância de monstros nesse lugar, devido ao fato de a caverna ser bem estreita e ter monstros em todas as direções.

Outro bom local dentro da cidade é uma caverna de elfs (na parte noroeste da cidade, aqui, é necessário machete para cortar a grama e assim chegar até ele). Há todos os tipos de elfs nessa caverna, incluindo um elf archanist. É recomendável ter um level razoável, eu diria algo em torno de 20 ou 25, para caçar aí.

3.2 Áreas para levels mais altos

Em uma ilha perto da cidade, há um castelo chamado Elvenbane (o acesso a ele se dá por uma passagem subterrânea, que fica aqui). Há vários orcs (normal, Spearman, Warrior e Berzeker), trolls, minotaurs (normal, Archer, Guard e Mage), elfs (normais e 1 Archanist), dwarfs (normais), Hunters e 1 Dragon. Você pode caçar aí mesmo no level 8 se ficar longe dos monstros mais fortes, como Minotaur Guards, Orc Berserkers e Hunters; isso não é difícil porque o castelo é dividido em várias salas em cada uma das torres, e basta não ir nas salas que você vir que há algo que não pode vencer. Se você não for forte o bastante, fique longe da torre central (aqui) porque é nela onde estão os monstros mais fortes (Minotaur Mage, Demon Skeletons, Elf Archanist e Dragon). Obviamente, é necessário ter um level razoável para caçar as coisas mais fortes desse lugar, e ele depende muito do que você quer caçar, então não tem como eu dar um valor único, mas eu diria que dar para começar a pensar em pelo menos level 20, e skills 50 para kinights e paladinos.

A leste de Ab'Dendriel, há a Uldreck's Rock (aqui), também conhecida como Orc Fortress (Fortaleza dos Orcs). Aqui você encontra todos os tipos de orcs, inclusives os Orcs Warlods (os mais poderosos dessa raça). No andar térreo, os orcs mais fortes que você encontra são os Orc Leaders, mas cuidado ao subir ou descer para outros andares pois o número de orcs aumenta e você pode encontrar também Warlords. Esse definitivamente não é um local para levels baixos, eu recomendaria pelo menos level 50, e no caso de paladinos e knights também ao menos skills 60 ou 65 (se você for paladino e conseguir manter uma boa distância dos orcs para atacar, é possível que consiga caçar em um level mais baixo, como o 40). Se você possui um level considerável mas não tem Premium Account, esse é um local que te permite ganhar experiência em uma boa velocidade.

No subterrâneo de Ab'Dendriel há a prisão de Hellgate. A entrada para ela fica aqui, mas é necessária uma chave que pode ser comprada aqui por 5.000 GP. Helgate é um labirinto e você não pode voltar por onde veio, para sair é necessário escalar esse local, portanto deve se ter pelo menos 6 parcels para empilhar e escalar ou a magia Levitate, depois de subir essa parte é só seguir à esquerda e daí o caminho é bem fácil (é só ir seguindo e subindo os buracos quando encontrar um, e eventualmente você estará na superfície). É bom não ir em Hellgate se for fraco, porque é possível encontrar monstros fortes como Giant Spiders, Demon Skeletons ou Elder Beholders. Também há monstros mais fracos, como Rotworms, Carrion Worms, Beholders, Skeletons e Ghouls.

4. Carlin
(Free Account)

4.1 Áreas para levels baixos


Não é a toa que muitos jogadores escolher começar suas jornadas em Carlin, nessa região há muitos bons locais para levels baixos. Mas por outro lado, isso costuma fazer com que não raramente esses locais estejam lotados, porém é sempre bom conhecer várias áreas de caça.

Os esgotos da cidade são um bom local para se começar logo que se sai da ilha introdutória de Rookgaard. Há inúmeras entradas para o esgoto nas ruas da cidade, não vai ser difícil alguma, por exemplo tem uma perto do depot (aqui).Há um bom número de monstros fracos nele, os quais ajudarão alguém a conseguir os seus primeiros levels. É possível encontrar Rats, Cave Rats, Spiders, Bugs e (no segundo subsolo) rotworms.

Outro bom local para se começar são Femor Hills, que são as colinas a leste de Carlin (aqui). Nesse local se encontra na superfície quase que apenas Goblins, os quais podem ser caçados desde o level 8. Há um único hunter nesse local (aqui) e um Demon Skeleton nesse buraco, mas basta ficar longe deles se for fraco, e também é possível encontrar alguns cyclops nesse ponto, é necessário ser um pouco mais forte para enfrentar eles, mas não tão forte assim (level 20 e skills 60). Nas cavernas de Femor Hills é possível encontrar Goblins ou Rotworms.

Mais um local fácil pero de Carlin é a ilha de Folda, você pode comprar uma passagem para ela por 20 GP do NPC Nielson, que fica na jangada à noroeste de Carlin (aqui). Na superfície da ilha não há nada de muito forte, apenas alguns animais fracos (que são boa fonte de comida) e de vez em quando algum Frost Troll. Subindo uma escada mais ou menos no centro da ilha (aqui) é possível encontrar 2 wyverns, que são uma boa fonte experiência para quem tem level alto ou consegue matá-los. No primeiro subsolo da caverna da ilha (entrada aqui), é possível encontrar Frost Trolls, Rotworms, Minotaurs, Minotaur Archer (só 1 nesse andar), e outros monstros bem fracos. No segundo subsolo, além desses monstros você também pode encontrar Slimes e Orcs (normais, Spearmans e Warriors). Não é recomendável ir no terceiro subsolo, pois nele há Water Elementals (que são bem fortes, e certamente vai acabar matando os mais desavisados...) e mais nada além deles.

4.2 Áreas para levels mais altos

Até agora eu falei de locais para levels baixos perto de Carlin, agora vamos aumentando o grau de dificuldade. A sudoeste de Carlin, há as Ghostlands (o buraco que leva à passagem para entrar nelas fica aqui). Elas são um bom local de caça para magos, porque eles podem caçar nelas desde os levels mais baixos, se conseguirem manter distância dos monstros ao atacarem com magias ou wands e rods; já para knights e magos é recomendável ao menos level 20 com skills 50. Há três cavernas nas Ghostlands, cada uma com monstros mortos-vivos. Na primeira caverna (que fica aqui), há Cave Rats, Skeletons, Ghouls e Demon Skeletons. Na segunda caverna (que fica aqui), há, além dos monstros da primeira, Slimes, Fire Devil e Stalkers; tenha cuidado especial com os Stalkers, pois apesar de não serem muito fortes eles podem ficar invisíveis, criaturas invisíveis podem continuar machucando você mas são imunes a ataque melee (corpo-a-corpo), para atacá-los enquanto estão invisíveis use alguma runa ou magia que pegue uma área grande (assim é fácil acertar eles), os Stalkers voltam a ficarem visíveis quando atingidos. Na terceira caverna (que fica aqui), é possível encontrar Ghouls, Stalkers e Demon Skeletons.Na quarta caverna (que fica aqui), há, além dos monstros das outras duas cavernas, Beholders, 1 Vampire, e 1 Giant Spider (se não quiser encontrar a Giant Spider, não desça essa escada que leva até o quinto subsolo).

A Oeste de Carlin se encontra a Isle of the Kings, que possui uma caverna onde há vários monstros mortos-vivos. Você pode ser transportado para essa ilha pelo NPC Dalbrect (que fica aqui) por 20 GP, mas antes você tem de encontrar e devolver a ele o Family Brooch dele (dica: o item se encontra dentro de um caixão que fica em uma das cavernas de Ghostlands). Para poder acessar a caverna da ilha (aqui), você tem de primeiro dizer "Fugio" ao NPC Costello, que fica perto da caverna (Fugio é o norme do irmão perdido dele, dizendo isso ele pede para você investigar mais a respeito dele e para isso te dá permissão de entrar na caverna. A caverna começa fácil nos primeiros andares (só skeletons e ghouls), mas vai dificultando à medida que você avança (vão aparecendo também demon skeletons, monks, banshees), tenha certeza de não ir além daquilo que você é capaz de enfrentar.

No subterrâneo dos "Fields of Glory" há o Maze of the Lost Souls. A caverna que leva até o labirinto fica aqui, e a entrada do labirinto fica aqui. Ele é um enorme labirinto e precisa ter pelo menos level 30 para poder entrar nele. Devido ao seu grande tamanho, é bem difícil dizer exatamente o que você vai encontrar exatamente em que parte. Há uma grande variedade de monstros que podem ser encontrados neles, desde os bem fracos (como Orcs, Trolls e Minotaurs) até os bem fortes (como Dragon Lords e Giant Spiders). Evite explorar esse local a não ser que você esteja bem preparado, pois não é difícil se perder e dar de cara com algo bem forte (se precisar de mapas do labirinto, olhe aqui).

Se achou que o labirinto era difícil, ainda nem sabe o que tem no final dele: a cidade escondida de Demona, onde há Warlocks (as criaturas mais poderosas que se pode derrotar na área Free Account). Como se isso não fosse o bastante, os Warlocks estão acompanhados de Dragons, Elf Aechanists, Dwarf Guards, Minotaurs Guards e Stone Golems. É necessário ter level 60 para conseguir entrar em Demona, mas nem pense em ir aí antes de ter um level bem alto (digamos 100 ou 130, e também skills 90 no caso de knights e paladinos), e é bem recomendável não ir sozinho. Uma vez que você entrou em Demona, é bem difícil voltar por onde veio pois o caminho de volta é longo, é mais curto voltar passando por um teletransportador que fica em nessa parte da cidade (depois de passar por várias coisas bem fortes).

5. Palavras finais

Isso conclui a Parte 1 da série de artigos sobre áreas de caça, fiquem ligados nas próximas partes onde falaremos de ainda mais locais de caça! Sei que demorei um pouco mais do que o normal para publicar esse artigo (devido à compromissos da vida real), mas garanto que as próximas partes virão bem mais rapidamente :-)

Continua...
    Links para as outras partes lançadas até o momento: Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6, Parte 7, Parte 8, Parte 9

    162 comentários:

    maria disse...

    Poxa irmaozinho muito bom seus tópicos, realmente ajuda bastante, pq ficar jogando e lendo só o q tem nas comunidades do orkut e tibiabr não da muito nao, ajuda asism é sempre bem vinda, gostei do seu blog, e vou manda rum monte de jente q joga dar um alida tbm, muito bom , parabéns!!!

    Tiago Paolini disse...

    Valeu pelo exlogio, é sempre legal saber que o blog é útil :)

    Eu jogo Tibia há cerca de três anos e meio, e isso é tempo o bastante para ver um monte de coisas interessantes no jogo.

    Me baseio para escrever os textos tanto nas dificuldade que eu mesmo tive quanto as dificuldades que notei nos outros. Sabendo os problemas que se costuma encontrar no jogo, ajuda em saber o que escrever para ajudar o pessoal a resolvê-los.

    Eu também não sei cada coisa sobre o jogo, e também vou aprendendo coisas novas com o passar do tempo. E compartilho nesse blog o que aprendi tanto por mim mesmo tanto com os outros ;)

    Anônimo disse...

    Kara.. D++ Shown de bola mesmu N sabia.. como faser para colokar videos de tibia no youtube vlw mesmu :D

    Elyn "Rullez Danera"

    Anônimo disse...

    Muito bom cara adorei, me ajudo muito!!!
    Parabens pelo blog se nao fosse isso, eu nao jogaria tibia! :)

    Anônimo disse...

    poderia postar algo sobre esse tal hellgate fiquei sabendo q esse lugar tem lendas e misterios :D

    Tiago Paolini disse...

    Boa idéia, a sugestão está anotada!

    Para quando acabar a série áreas de caça, eu já estava planejando uma série sobre conhecer melhor os locais do jogo. Pode ter certeza que dentre eles eu incluirei de Hellgate ;)

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Estou me sentindo um verdadeiro noob do lvl 50, alguns desses lugares e seus detalhes sao grandes novidades para mim. Estou ansioso para ler as outras partes,
    Parabéns!!!
    Walmir

    Tiago Paolini disse...

    Muito obrigado pelo interesse! Mas eu não te classificaria como "noob".

    Noob é uma pessoa grosseira que acha que sabe tudo do jogo, mas que na verdade não sabe quase nada e ainda por cima não tem interesse de aprender.

    Há uma boa diferença entre não saber algo e ser noob, qualquer um pode aprender algo novo mas o noob acha que ele não precisa aprender mais nada.

    Você não é grosseiro e demonstrou grande interesse em aprender ;).

    Atenciosamente,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Muito bom seu tutorial,mas ainda nao sei como chego a Ab'Dendriel =/

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado!

    Para ver onde a cidade fica, você pode dar uma olhada no mapa do Tibia: http://www.tibia.com/library/?subtopic=maps.

    Ab'Dendriel fica a leste de Carlin e a norte de Venore.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Socorroo...fui caçar em ab dendriel e fui levado pela "curiosidade" ¬¬ http://img88.imageshack.us/my.php?image=socorooome7.png alguem me ajuda a sair deste lugar ...

    Tiago Paolini disse...

    Oi!

    Há um buraco para descer bem pertinho de onde você subiu, eu circulei ele nessa imagem: http://i207.photobucket.com/albums/bb274/tpaolini/Blog/saida-ab.png.

    Agora, mais uma coisa. Por favor, não me entenda errado, eu não estou sendo grosseiro nem nada, só vou fazer algumas críticas construtivas para ajudar você.

    Na hora que for fazer uma questão ou pedir ajuda para algum problema, é fundamental formular direito o que você quer. É preciso partir da premissa que as outras pessoas em princípio não sabem o que você quer, pois na realidade normalmente não sabem. No seu caso específico, faltou dizer o personagem e o mundo dele. Como alguém poderia te ajudar sem saber quem você é ou onde está? Tem uma imagem com o nome do seu char, mas levaria algum tempo para alguém perceber isso e fazer uma busca para saber em que mundo ele fica; isso sem mencionar que o nome está praticamente ilegível... Seria melhor ter dito no comentário mesmo, além de postar a imagem.

    Além disso, é bom evitar ficar desesperado pois isso pode impedir de encontrar uma solução. No seu caso, bastava uma olhada mais atenta para ver o buraco de por onde descer. Uns 10 ou 15 segundos de exploração seriam bem mais rápido do que esperar horas para alguém responder e chegar, não está errado postar pedindo ajuda mas seria mais fácil explorar um pouco e se não conseguir pedir ajuda para alguém próximo no jogo. Além disso, bastava só você se lembrar por onde veio, pois ele é esse buraco por onde desce.

    Espero que não me entenda mal, pois não estou sendo ofensivo. Só estou escrevendo essas coisas para ajudar você no jogo ;)

    Atenciosamente,
    Tiago

    Anônimo disse...

    legal esse seu blog isso serviu bastante pra mim agora sei onde devo caçar ou nao valeu cara

    Tiago Paolini disse...

    Muito obrigado! É bom saber que o Tudo sobre Tibia vem cumprindo seus objetivos ;)

    Anônimo disse...

    como faso a conta do tibia

    Leonardo disse...

    Bom, seu tópico está excelente.

    Você poderia ( lógico se der ) coloca as áreas de hunt em yalahar, a nova ilha do tibia ^^

    Agradeceria muito.

    Obrigado

    Tiago Paolini disse...

    Sim, eu posso, mas antes eu gostaria de deixar passar um tempo para que o local seja explorado ao máximo e que assim haja dados o bastante para pôr.

    Leonardo disse...

    Obrigado...

    Eu agradeço, vc me ajudaria muito ;)

    Tiago Paolini disse...

    Não tem de quê, Leonardo :)

    Matheus Piassa disse...

    Gostei muito do tutorial cara... Vai me ajudar bastante... estou com level baixo e a maioria das areas de hunts está cheia, será muito util mesmo... valeu ae... gostei do seu blog cara... esta ótimo...

    Anônimo disse...

    " baaah " arrebento tiago,NICE...

    to me sentindo muito melhor a o fato de upar no tibia , vlw ai !


    abraços,anonimo

    Tiago Paolini disse...

    Muito obrigado! Eu sempre fico contente em saber que o blog vem sendo útil ;)

    Matheus Piassa disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Matheus Piassa disse...

    Muito obrigado , adorei essa área de hunt . . .

    Tiago Paolini disse...

    De nada, Matheus!

    Quanto à localização da NPC Sirith: Sabe aquela porta trancada no subterrâneo que leva à Hellgate? Dessa porta, segue para a direita e sobe a escada que você vai encontrar. A NPC está na sala subindo essa escada.

    Anônimo disse...

    OU SO UMA COISA
    EU QRIA SABE OND ACHU SKELETON
    EM ROCKGARD
    PQ OS ITENS Q ELE DROPA SAO MUITO BONS!!!
    TERIA COMO VC POSTAR UM COMENTARIO COM UMA FOTO DO LUGAR SE DER
    PQ EU JA PROCUREI MTO MESMO!!!
    DESDE JA AGRADEÇO

    Tiago Paolini disse...

    Olá!

    O local é bem fácil de achar, acho que não precisa de imagem. Logo que você desce a escada saindo da cidade de Rookhaard, siga reto para norte até chegar na outra ponta da ilha. Você vai dar de cara com uma escada de descer, na caverna que ela leva há skeletons.

    Essa página explica (usando imagens) como chegar no local da caverna onde há skeletons: http://tibia.portaltibia.com.br/Captain_Iglues_Treasure_Quest_Spoiler (é que essa quest é no local dos skeletons, dessa forma o texto explica como chegar no lugar)

    Eu me lembro que há poison fields (veneno) na passagem da caverna que leva aos skeletons, ou seja, você vai ter de passar pelos poison fields para ir aos skeletons. Você só precisa pisar neles uma vez na ida e outra na volta, mas eu recomendo trazer antidotes.

    Qualquer coisa mais, pode perguntar :)

    Atenciosamente,
    Tiago

    Anônimo disse...

    vlw
    acho q isso vai me ajudar muito
    porque os itens qe ele dropa sao muito bons de vende

    xD

    Anônimo disse...

    MuitO legal o TIPICO ..

    Mas se puder sera q dava pra fala alguns locais em Thais e em Venore .. ObrigadO

    Tiago Paolini disse...

    Hmmm, se você reparar bem o artigo está dividido em várias partes. A parte 2 justamente se chama:
    "Áreas de caça - Parte 2: Thais e Venore".

    Abraços,
    Tiago

    Patrick disse...

    Valeu Mesmo você sabe mesmo como explicar tudo passo a passo mais não tem como você botar foto assim diretamente? ajudaria muinto valeu!:)

    Tiago Paolini disse...

    Não tem de quê :)

    Quanto às fotos. Pode ser, mas não é tão simples assim tirar as fotos de TODOS os lugares, mas vou ver o que posso fazer.

    Patrick disse...

    Não presisa ser de TODOS os lugares

    Tiago Paolini disse...

    Sim, Patrick. Vou ver se consigo imagens.

    Abraços,
    Tiago

    brandon disse...

    ou manow voces me ajudo muito graças a voces eu consegui pegar meu maior objetivo 0 mu lvl 100vlw a todos

    Tiago Paolini disse...

    Nossa, level 100! Meus parabéns :)

    Estamos contentes por ter ajudado!

    Anônimo disse...

    Tiago Paolini o seu forum e muito bom sobre dicas, onde deve caçar ou onde nao deve caçar, lista de intens, magias objetos e tudo mais mais Numa vila de Carlin ( Folda ) no Portal do Tibia dis que no 2º subsolo existe Minotauros , Pois eu fui la conferir e nao tinha porque nao tem Tiago ?

    Fico agradeçido se puder me ajudar !

    Tiago Paolini disse...

    Olá!

    Há sim minotauros onde você disse, eles ficam em na caverna que há nessa ilha (existem outros monstros lá também).

    O artigo onde eu falo da ilha de Folda é o "Áreas de caça - Parte 9: Ice Islands (I)", recomendo dar uma lida :). Ele fala sobre os minotauros e várias outras coisas do local!

    Qualquer coisa mais, pode perguntar!

    Atenciosamente,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Hum... Brigado Pela ajuda Tiago Paolini !

    Mais uma vez venho aqui pra pedir a sua ajuda, eu jogo tibia faiz uma semana e ja to no level 23 indu pro 24, e queria saber como eu fasso runa ou Como runo, não sei fazer issu =$ e tbm queria saber um local adequado para eu caçar a partir do level 20~25. E eu posso invocar algum bixo no level 25 ? qual é o nome da magia que summona essas criaturas ?, Não é a palavra não e sim o nome dela !

    Fico agradeçido pela a sua ajuda !

    Tiago Paolini disse...

    Oi!

    O capítulo 5.8 do artigo "Como jogar Tibia - Iniciando a jornada" explica em detalhes sobre runas ;)

    A magia que summona mostros se chama "summon creature". Se você tiver a magia e mana o bastante, você pode sumonar um mostro. Na página a seguir há uma lista de quanto mana custa para cada um:
    http://tibia.wikia.com/wiki/List_of_Creatures_by_Summon_Cost

    Eu não gosto muito de dar um número exato de que level dá para caçar o que, porque não dá. Depende muito dos seus equipamentos, seus skills e sua prática no jogo. O que posso recomendar é que aos poucos vá tentando algo um pouco mais forte e vendo se consegue :)

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Mano como eu crakeio o tibiabot Ng 4.8.9 o novo ???

    Tiago Paolini disse...

    Como esse blog é terminantemente contra o uso de programas que violem as regras do jogo, nós não ajudaremos no que diz respeito a tais programas.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    uma pergunta depois de concluir a quest do familiar brooch, o que eu falo para o npc do navio para ele me levar a ilha???

    vlww...

    Tiago Paolini disse...

    Se não me engano, você diz "passage" e então "yes".

    Anônimo disse...

    tiago entrei naquele buraco que leva um labirinto q leva a cidade de demona, alias eu naum encontrei o laberinto qeria upa lah, mais soh achei duas caves com bichos muito fracos tipo trolls rotworms, tem como vc instruir a chegar no laberinto??? vlww...

    Tiago Paolini disse...

    Você está no caminho certo para o labirinto! Da caverna onde você está, desce mais um andar (o que te leva ao subsolo 2). Nesse andar, há uma parte com vários energy fields (aqui), onde há um buraco que leva ao labirinto.

    Qualquer dúvida, pode perguntar!

    Abraços,
    Tiago

    Gabriel disse...

    Olá thiago...Ja tinha comentado sobre uma opnião que eu dei no blog ( se eu não me engano foi num tutorial da Desert Quest ),mas em fim...
    Fui sempre amarrado numa pessoa que se esforca para ajudar o publico...Você faz isso ajudando metade do que um tibiano precisa saber (caçar, reportar,comprar house,etc)... :D
    Gosto de encher de elogio esse site porque eu realmete sou fan de vc,e teus tutos xd...
    Pelo visto todos os posts agradeceu CADA tutorial que vc fez...
    Por isso criei uma fan bar ( uma do site ) e uma "Thiago Fan bar".Se você se interesar em ver,poderia me add no msn gabriel.freitas77@hotmail.com
    não precisa pagar nada,dar nada, só agradecer, pq se merece ;D...

    Abraco.
    Gabriel <|:-D

    Tiago Paolini disse...

    Muito obrigado! Estou te adicionando agora no MSN :)

    Anônimo disse...

    oi colega adorei seu blog, vc esta de parabens.
    estou em rock ainda, queria saber oque eu faço com patas de ursos, honeycombo, minotaurus leather fora vendelas para o ton hehe!!!, fico no aguardo de uma dica obg...

    Tiago Paolini disse...

    Obrogado pelo elogio!

    Elas servem para fazer quests para ganhar addons (acessórios) para a outfit citizen. Essa quest é para quem tem Premium Account. Em Rookgaard quem dá essas quests são a Norma e a Amber.

    Você pode guardar esses itens caso pretenda fazer a quest em algum momento, ou pode vender para outros jogadores (que pagam mais do que na loja).

    Abraços,
    Tiago

    brunao disse...

    eu jogo tibia e muito legal de+++++++++++,to no level 2 cara quem joga tibia vale a pena baixar porq e iradooooo de+++++++ se ñ existice ñ sei o q seria de mim,porq eu sou viciadooooooo em tibia gosto muito de tibia amo tibia tem q virar eu quero virar tibia me ajudem ai galera por favor galera goosto de vcs ai porq eu sou da italia ñ e aqui no brasil eu so to aqui porq meu pai e minha mae ta aqui bjossssssssssssssssssssssssssssssssssssssxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxddddddddddddddddddddddddddd e d+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ gosto muito dissooooooo

    Anônimo disse...

    ola tudo bem?eu n sei se lembra de mim mas eu ja fiz umas perguntas mas a um poco de tempo,bom eu queria fazer uma perguntala vaiestou em thais como vou para carlin?e mais uma qual o melhor local de se caçar no level 10?bom eu amei as quests obrigada xau abraços^^.

    Tiago Paolini disse...

    Bem-vinda novamente :)

    Para ir até outra cidade do continente basta caminhar até ela. Basta seguir o mapa:
    http://i207.photobucket.com/albums/bb274/tpaolini/Blog/Rota-thais-carlin.jpg

    Perto de qualquer cidade tem locais onde dá para um level 10 caçar. Para citar alguns: trolls (no subterrâneo de Ab'Dendriel e a leste de Thais) ou Goblins (a leste de Carlin).

    Até mais,
    Tiago

    coioti disse...

    quando eu digo passage no barco eli me disss : I have only sailed to the Isle of the kings once or twice. I dare not anger the monks by bringing travellers there without their permission. q eu devo fazer pois ja disse "yes" mais nau sai disso :/

    Tiago Paolini disse...

    Olá Coioti!

    Antes de você poder ir na Isle of Kings é necessário encontrar e dar ao Dalbrect o Family Broch. A página a seguir diz como encontrar e entregar o referido item:
    http://tibia.portaltibia.com.br/The_White_Raven_Monastery_Quest/Spoiler

    Abraços,
    Tiago

    coioti disse...

    tiago ... posta ai algus lugares com ds en area free.

    obs: as hunt de ds la da carlin tão lotados.

    essa é a unica hunt q eu conheço :/ c puder ajuda agradeço dsde ja :)

    Tiago Paolini disse...

    Olá coioti!

    Os locais free account onde têm demon skeletons são: Triangle Tower, Hellgate, Draconia, Plains of Havoc, Thais Ancient Temple, Fibula Dungeon, Mintwallin, Mount Sternum, Shadowthorn, Elvenbane, Ghostlands, Femor Hills, White Flower Temple, Isle of the Kings, Dark Cathedral.

    Eu já devo ter a maior parte desses locais ao longo dos meus artigos de áreas de caça. Os que eventualmente ficaram faltando devo colocar quando eu revisar os artigos ;)

    Abraços,
    Tiago

    coioti disse...

    tiago vc saberia me dizer pq eu nao concigo asseçar o site do tibia.com ?? fas um bom tempo q eu num entro n sei pq ...

    Anônimo disse...

    para mim ter acesso a Isle of Kings preciso ser premium?

    Tiago Paolini disse...

    @coioti: O site do Tibia funciona em todos os navegadores. Isso tem de ser algum problema da sua Internet. Não será que algum firewall ou antivirus bloqueando o acesso ao site do Tibia? Tente desativá-los temporariamente e veja se dá certo acessar o site. Uma outra coisa que voce pode tentar fazer é acessar o site via proxy. O link a seguir ensida como navegar usando proxy: http://flaviomgomes.blogspot.com/2009/08/navegando-com-proxy.html. Ainda assim, antes de fazer isso tente ver se dá para acessar normalmente o site do Tibia com o firewall e antivirus desativados.

    @Anônimo: Free account também pode ir até a Isle of Kings usando o barco que leva até lá.

    Atenciosamente,
    Tiago

    Anônimo disse...

    ei eu posso invocar uma criatuera apartir de que level?

    Tiago Paolini disse...

    Não tem um level limite propriamente dito, o que precisa é ter mana o bastante para invocar a criatura que deseja (cada uma precisa de uma certa quantidade). Como você começa o personagem sem nenhum mana e vai ganhando mana a cada level, então para invocar as criaturas mais fortes é preciso esperar até um level maior para que assim você tenha o mana mínimo necessário.

    A partir do level 25 você já possui mana o bastante para invocar as criaturas mais fracas. A página a seguir mostra os levels mínimos para ter mana o suficiente para invocar cada criatura:
    http://tibia.portaltibia.com.br/Summoned_Monster#Requerimentos_para_sumonar_criaturas

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    muito obrigada

    Carlos disse...

    Aê Tiago......um abraço pra vc.

    Mano eu aprendi tudo aqui ...a 1 ano atras eu perguntei como se jogava.rsrs
    vlw pelas explicações.Fiz um chair em chimera.....ñ deu certo.
    Hoje tenho um EK 109 to curtindo muito.E agradeco vc por isso.
    Ñ sei se é aqui que posta isso, Esto meio afk....aqui na minha casa.Amanha eu volto.



    AAaa Uma pergunta, tem como trocar nome do chair????.Vlw.fui.

    Tiago Paolini disse...

    Não tem problema em escrever isso aqui. Estou muito contente com você :)

    Eu me lembro de você, já fez várias perguntas aqui no blog, até adicionei você no MSN apesar de fazer algum tempo que não te vejo por lá (se você for o Carlos que estou pensando). Caso você tenha me excluído por engano do MSN, pode me adicionar de novo, o meu MSN é tiago_quimica@yahoo.com.br

    Quanto à sua pergunta, não é possível mudar o nome do personagem se o nome não viola as regras. No caso de um nome ilegal, um tutor teria de reportar ele primeiro e se o report for aceito a pessoa tem de escolher um novo nome no criminal record (que aparece na página da sua conta no site do Tibia quando você quebra alguma regra).

    A gente se vê por aí ;)

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Cara eu so tenho que agradecer a você, continui assim, pois você ainda pode "evoluir" muito.

    Obrigado,
    Bruno

    Tiago Paolini disse...

    Muito obrigado por suas palavras! Pode deixar que eu continuarei me esforçando :)

    Renan disse...

    Nossa cara , meus parabéns pelo site , muito bem explicado e estou tirando muitas dúvidas através dele , muito bom mesmo , continue assim , tenho certeza q vc está ajudando muitas gente .

    Mas tem só um problemnha ,quando clico no "aqui" para saber a localizaçao dos monstros nunca abre.
    Eu gostaria de saber se esse problema é só comigo ou se a internet é lerda ouy algo assim , gostaria muito de ter essa resposta , brigadao e abrsss!!!

    Tiago Paolini disse...

    Muito obrigado por suas palavras :)

    Esses links de "aqui" levam ao sistema de mapas do site do TibiaPL. Comigo os mapas estão funcionando normalmente. Esses mapas usam o Flash Player, então é bom ter instalado a versão mais recente dele (http://www.adobe.com/br/products/flashplayer/).

    Com algumas pessoas por algum motivo ocorre que os mapas não funcionam no Firefox mas funcionam no Internet Explorer. Talvez você possa tentar isso também.

    Abraços,
    Tiago

    Renan disse...

    Nossa cara , o problema nem era o meu browser , mais sim minha internet , agora está abrindo normalment O TAL "aqui".

    Muito obrigado por ter me tirado essa dúvida , brigado mesmo , e como disse anteriormente , continue assim , vc realmente está ajudando MUITA gente , FLWZ E FELIZ ANO NOVO!!!

    Tiago Paolini disse...

    Disponha sempre e muito obrigado por suas palavras!

    Feliz ano novo para você também :)

    Luis Felipe disse...

    Pow cara,vlw mesmo aqui esta tudo que eu precisava,eu ficava em muitas areas conhecidas,mais nesse blog me falou tudo que eu tava procurando,flws mano

    Tiago Paolini disse...

    Que bom saber que o blog pôde ser útil! É legal ter várias opções de caça :)

    Anônimo disse...

    por favoor me ajuda sabe se quando vc morre vc tipo como se vc n estivesse casada a aliança fica branca
    por favor me ajuda

    Tiago Paolini disse...

    Não entendi com o que você quer ajuda... Eu não entendi o que seria a aliança "ficar branca".

    Se o que ocorreu foi que você morreu e então perdeu a aliança, ela está perdida definitivamente. A única forma de conseguir outra igual é comprando uma na loja e casando de novo com a mesma pessoa.

    Se não é esse o seu problema, você poderia por favor explicar melhor qual é?

    Abraços,
    Tiago

    Renan disse...

    cara , eu gostaria de faser um reclamaçao

    esse novo geito de ver as áreas de montros e tals ...
    antes tava bem melhor daqule geito...

    estava bem melhor ,acho q vo mudou o site de localizaçao no " aqui" , achei o de antes bem melhor , aparecia os lugares dos monstros e talz .

    É só uma sugestao , flw abrass

    Anônimo disse...

    ei na parte que vc fala do fermor hill em carlin eu estava vendo e rodei o mapa e cheguei em ab drendril la eu achei um labirinto e um pontinhu azul que pareceia ser um portal oq é aquilo um portal?

    Anônimo disse...

    vlw é esse o meu plobrema mas dai se eu perdi minha aliança eu tipo que estou divorciada?

    Anônimo disse...

    a e tbm o menino tem toda a razao né o mapa esta muito ruim pois n mostra muito bem o local eu acho que o de antes era bem melhor

    Tiago Paolini disse...

    > cara , eu gostaria de faser um reclamaçao

    esse novo geito de ver as áreas de montros e tals ...
    antes tava bem melhor daqule geito...

    estava bem melhor ,acho q vo mudou o site de localizaçao no " aqui" , achei o de antes bem melhor , aparecia os lugares dos monstros e talz .

    É só uma sugestao , flw abrass


    Obrigado pela reclamação, no entanto o sistema de mapas não faz parte do meu blog. Eu usei o sistema de mapas do TibiaPL, mas parece que o sistema mudou de nome (para TibiaMap.net) e foi redesenhado. Como o sistema de mapas pertence a terceiros, não possuo influência sobre ele.

    Eles removeram os monstros do mapa e infelizmente não há nada que eu possa fazer para os monstros aparecerem de novo. Também os meus links para os mapas agora fazem as áreas aparecerem pequenas demais, mas isso pode ser resolvido se você usar o zoom do mapa.

    Se você notar, em todos os meus artigos mais recentes eu não uso mais esse sistema de mapas. Isso foi por causa que eu tive a impressão de que o sistema estava abandonado e assim não seria uma boa idéia depender dele, no lugar disso eu desenhei os meus próprios mapas e inseri nos artigos.

    Mas em artigos mais antigos é natural que apareça os links para esse sistema de mapas. É possível que em algum momento eu substitua todos esses links por figuras, mas por enquanto isso não está no topo de minhas prioridades, desculpe. Todavia, nesse meio tempo a única coisa que você precisa fazer para usar esses links é lembrar de aumentar o zoom do mapa ;)
    ________________________________________________

    > ei na parte que vc fala do fermor hill em carlin eu estava vendo e rodei o mapa e cheguei em ab drendril la eu achei um labirinto e um pontinhu azul que pareceia ser um portal oq é aquilo um portal?

    Esse portal te leva de volta para a cidade (no templo, se não me engano). O portal serve para você poder sair do labirinto sem ter de andar por ele de volta.
    ________________________________________________

    > vlw é esse o meu plobrema mas dai se eu perdi minha aliança eu tipo que estou divorciada?

    Se perder a aliança, você não está divorciada. Mas caso queira outra aliança igual, terá de se separar e casar de novo com a mesma pessoa.
    ________________________________________________

    > a e tbm o menino tem toda a razao né o mapa esta muito ruim pois n mostra muito bem o local eu acho que o de antes era bem melhor

    Aqui vale a mesma resposta que eu dei a ele, recomendo ler ela ;). Só vou relembrar aqui que por enquanto o que você pode fazer nos mapas é aumentar o zoom dele, aí ficará mais fácil ver.
    _______________________________________________

    Abraços a todos,
    Tiago

    Anônimo disse...

    obrigado por tudo era só oq eu queria saber:D

    Tiago Paolini disse...

    Disponha sempre! Qualquer coisa, estamos aí ;)

    Renan disse...

    tiago , cara brigadao pela resposta , estava meio preucupado mesmo , desse negócio de ter mudado o tal "aqui" , de poder ver os mapas , ajudo bastante vc ter me falado de dar o zoom , melhoro bastante mesmo ,,

    Desculpe a demora para os agradicimntos de sua resposta continue assim sempre cara vlww

    Renan disse...

    Ahhh , e de qualquer modo , mil desculpas de ter te cobrado de uma coisa q naum é de sua obrigaçao , eu realmnte nao sabia ,

    FLW , abrss e mais uma ves , desculpa

    Tiago Paolini disse...

    Muito obrigado pelo elogio! Não há a necessidade de se desculpar, sugestões são bem vindas desde que feitas de forma respeitosa (como no seu caso) ;).

    Anônimo disse...

    Ola tiago jogo tibia a pouco tempo tipo uns 7 meses rsrs táh se for comparar com outras pessoas é pouco tempo mas agora quero jogar serio de verdade tenho um kina lvl 22 skill 50/50 mas to meio perdido sobre onde caçar ainda sou free mas vou colocar P.a já já gostaria que vc me desse algumas dicas sobre algum lugar pra poder pegar lvl rapidinho i se for possivel um lugar melhor onde treinar skill pq onde treino é danger rsrs muito obrigado des de já meu msn é beki_sky@hotmail.com caso vc queira add é parabens seu site é muito lindo para jogadores de todos os niveis do tibia
    abraços ASS:vinicios

    Tiago Paolini disse...

    Olá! Desculpe pela demora na resposta (eu também te respondi pelo e-mail que você deu).

    Skills o pessoal costuma treinar com rotworms ou slimes.

    Alguns locais onde você pode caçar:

    * Os dois primeiros andares das Dwarf Caves, há várias delas espalhadas perto de Kazordoon
    * O pântano ao sul de Venore, lá você encontra principalmente swamp trolls, rotworms e slimes
    * Amazon Camp, que fica a norte de Venore
    * Ancient Temple, que fica bem ao lado da saída norte de Thais. Recomendo caçar no segundo e terceiro subsolo dele (no primeiro não tem nada), onde você encontra principalmente orcs e rotworms.

    Qualquer coisa, pode me escrever de novo.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    beleza tiago muito obrigado parabens pelo site
    abraços

    Anônimo disse...

    Oi Tiago adorei o seu blog me ajudou bastante parabéns.

    Anônimo disse...

    Cara muito bom o Blog!!Muito bom mesmo.
    Eu queria saber onde upo um kina level 13 com e s/ premi.No momento estou upando em kazordon(dwarfs).
    lvl 13>

    lvl 23>

    lvl 33>

    VLWWWWW

    RoXXX

    Tiago Paolini disse...

    Olá e obrigado pelo cumprimento!

    Para o level 13, eu recomendo esses locais:
    * Dusalk's Troll Clan Cave - Kazordoon
    * Dwarf Mines - Kazordoon
    * Femor Hills - Carlin
    * Jakundaf Desert - Kazordoon
    * Femor Hills - Carlin
    * Swamp Troll Cave - Venore
    * Fibula Dungeon - Thais
    * Amazon Camp de Carlin - Carlin
    * Amazon Camp de Venore - Venore
    * Venore Orc Cave - Venore
    * Amazon Tower - Carlin
    * Fields of Glory - Carlin

    Para o level 23, recomendo os seguintes lugares:
    * Ab'Dendriel Elf Cave - Ab'Dendriel
    * Ab'Dendriel Slimes Cave - Ab'Dendriel
    * Alatar Lake - Thais
    * Cyclops Camp - Thais
    * Elvenbane - Ab'Dendriel
    * Ghostlands - Carlin
    * Isle of the Kings - Carlin
    * Magician Tower - Kazordoon
    * Mintwallin - Thais
    * Outlaw Camp - Kazordoon
    * Dark Cathedral - Kazordoon
    * Green Claw Swamp - Venore
    * Mount Sternum - Thais

    E para o level 33, recomendo as áreas a seguir:
    * Desert Dungeon - Kazordoon
    * Dwacatra - Kazordoon
    * Orc Peninsula - Thais
    * Shadowthorn - Venore
    * The Witches' Cliff - Kazordoon
    * White Flower Temple - Thais

    Também sugiro dar uma olhada nos outros artigos de áreas de caça.

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    e pro lvl 15 ate 23 e do lvl 23 ate o 36. me esqueci de pergunta mas vlw ai pelas dicas

    Tiago Paolini disse...

    Olá e de nada :)

    Essa contagem de levels não é uma coisa exata ou rígida, é um valor aproximado. Não é como você ter de mudar de lugar assim que avançou só 1 level...

    Os lugares que eu te passei antes são os que o pessoal costuma recomendar para level em torno de 10 a 20, level em torno de 20 a 30 e level em torno de 30 a 40; respectivamente. Eles servem para a faixa de level que você disse no comentário anterior ;)

    Até mais,
    Tiago

    Fabricio Silva disse...

    Kra, muito obrigado por esse e todos os tutos daki!! =D
    D+ o site!! É de muita ajuda!! Vlw mesmo kra!!!!

    Tiago Paolini disse...

    Disponha sempre! Estamos aqui para isso :)

    Anônimo disse...

    Vlw pelas areas de caça, muito bom o site

    Anônimo disse...

    eu tenho uma duvida sobre task ... eu tenho 35 pontos de task matando tarantula ,se caso eu pega lv 50 antes de completar 50 pontos a minha pontuação atual é zerada ????

    Tiago Paolini disse...

    Você nunca perde os pontos que já ganhou :), os pontos que você conseguiu vão se somando (não importa quais missões ou qual o level delas).

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    ola queria saber com eu faço pra ir a carlin no tibia
    vlw

    Tiago Paolini disse...

    Você pode ir para Carlin a pé de qualquer outra cidade do continente. Veja o mapa com a localização das cidades e a rota de Thais até Carlin:
    http://i207.photobucket.com/albums/bb274/tpaolini/Blog/Rota-thais-carlin.jpg

    Qualquer coisa, pode escrever de novo!

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Voce esta de PARABENS!!
    Eu amo jogar tibia sou mulhere n entendo de nadica de nada, mas sozinha ja descobri bastante, mas falta muito ainda eu ate pagaria pra alguem e ensinar, pois esse jogo e um pouco complicado pra mim...
    voce sabe se existe algum metado tipow pagando se alguem ensina ou algum site?

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado pelo elogio, mas você não precisa se diminuir dizendo que não entende nada ;), você mesmo disse que já aprendeu várias coisas.

    Quanto à sua pergunta, eu não entendi ela. O que você quis dizer com "metado"?

    Não é preciso pagar para aprender sobre o jogo (e nem há um serviço oficial nesse esquema), há muita informação de graça sobre ele na Internet. Caso queira gastar algo com o Tibia, sugiro uma premium account, que dentre outras coisas dá direito a acessar mais áreas.

    Além desse blog, há outros sites bons em Português para encontrar informações sobre o jogo. Por exemplo:
    * Portal Tibia
    * Tibia Wiki
    * TibiaBR

    Qualquer coisa, pode perguntar!

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    aff q topico legal =D ajudo pakas

    Anônimo disse...

    Gostei muito mesmo, estou upando de level mais rapido depois do tópico :D

    Tiago Paolini disse...

    Muito legal saber :D

    michel estrada disse...

    Heey thiago , o negocio é o seguinte velho , tu é 10 , na moral asuhasuhsaauh Vaai te paciencia pra ensina a galera e escreve tao esclarecidamente assim la na pqp asysassuhauh
    parabens =]

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado por suas palavras, elas são motivadoras :)

    Anônimo disse...

    Fera estão demais toda as partes dessa explicação toda... só tem um problema, não estou conseguindo ver as imagens. Vlww fera.

    Tiago Paolini disse...

    Conforme eu digo no aviso do começo do artigo, o site que eu usava para mostrar os mapas saiu do ar.

    Eu devo lançar em algum momento uma versão atualizada dos artigos mais antigos de áreas de caça, só peço paciência...

    Abraços,
    Tiago

    smack disse...

    vai no esgoto que tem uma poison spider e vai descendo e ve uma entrada desse e tem skeletons la e depois tem rotworms e vens as infecçoes so isso que eu vi nesse esgoto.

    smack disse...

    sabe onde compra magia em carlin

    smack disse...

    como posso envocar monstros en que lv pode

    Tiago Paolini disse...

    > sabe onde compra magia em carlin

    Isso depende da vocação. Clique no nome dela para ver um mapa mostrando:
    * Druid
    * Knight
    * Paladin
    * Sorcerer

    > como posso envocar monstros en que lv pode

    Recomendo ler esta página:
    http://tibiawiki.com.br/Summoned_Monster

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    ola

    suas dicas sao muito boa
    teria como vc faze umas dicas de como jogar com sorcerer

    agradeço desde jah

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado pelo elogio!

    Eu anotei a sua idéia :), mas caso você prefira, nas próximas vezes você pode enviar idéias de artigos através do nosso formulário de sugestão de artigo ;).

    Abraços,
    Tiago

    Renato disse...

    dae tiago, continue seu trabalho como está, por que ta d+.

    Gostaria de saber onde tem um respaw unico de DL, pra min testar, área free, ou premiun tanto faz.

    vlw's =)

    Tiago Paolini disse...

    Olá, e valeu pelo elogio!

    Em Yalahar, no Arena and Zoo Quarter, tem vários monstros fortes isolados sozinhos, incluindo Dragon Lord. Então fica fácil você testar não só com ele, mas com outros monstros também :)

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Quero saber onde tem minotaur

    Jonny... ( ; Douglas ; ) disse...

    Anônimo disse...

    Quero saber onde tem minotaur
    20 de novembro de 2010 13:32

    --------------------------------------------------

    Olha em areas free te aconcelho ir em Minos do Sul de Thais ou mintwallin, la você ira achar muitos minos.
    E area Pacc te aconcelho, Minos do Norte de Darashia.

    Se você pretende upar em minos, uma boa ideia é você fazer a task deles...

    Obrigado.

    Anônimo disse...

    cara otimo blog, mas tem como vc postar as imagens novamente ?
    vlw

    Anônimo disse...

    Cara estou com problema, faltou luz aqui em casa e morri na isle of the kings depois de ter matado os monks, estava tentando levantar uma grana para pagar a taxa para sair mas morri antes e agora, quando falo com o barqueiro ele me diz que c eu pargar a taxa ele me libera... MAS E AGORA COMO PAGO A TAXA ((((POR FAVOR ME AJUDE))))

    Tiago Paolini disse...

    Para pagar a taxa você tem de dizer crime ao NPC Abbot. Não sei se isso também funciona com o cara do barco, tente para ver.

    Se não funcionar, o único jeito é ir à pé para a Isle of the Kings (o que pouca gente sabe, mas é possível).

    A caverna de Ghostlands (aquela onde você faz a Banshee Quest) está conectada com a caverna da Isle of the Kings. No andar -7 dessa caverna de Ghostlands existe um buraco que você pode subir para e entrar no andar -6 da caverna da Isle of the Kings, esse buraco fica aqui.

    Você me deu uma idéia. Na versão atualizada desse artigo de caçar em Carlin, que eu estou escrevendo, vou falar a respeito.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Queira saber onde encontrar smuggler se eh que tem em Carlin.Se souber responde ae.

    Tiago Paolini disse...

    Eles ficam perto da cidade de Ab'Dendriel (à direita de Carlin). Mas não tem uma quantidade deles boa para caçar, eles estão no meio do caminho apenas para pegar de surpresa quem está viajando por lá :)

    Se quer caçar algo parecido perto de Carlin, recomendo o Amazon Camp de Carlin, que fica a norte da cidade.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    olá,

    voce poderia colocar os locais aqui http://map.tibiaml.com/ se der porque o tibia earth ta fora do ar,

    se nao der me avise

    abraços,

    Tiago Paolini disse...

    Eu devo uma hora ou outra atualizar os artigos de caça e até escrever outros novos. Mas sem promessas por enquanto porque estou bastante ocupado com a faculdade, escrevendo a minha dissertação de mestrado.

    Anônimo disse...

    olá,
    obrigado pela resposta!

    att,

    Anônimo disse...

    ola,

    ghouls de ab'dendriel é mt tenso la?

    Tiago Paolini disse...

    De nada!

    Para essa caverna eu recomendo level 20 com skills 50, ela não é difícil. Mas sempre é bom se garantir trazendo algumas poções de cura :)

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    pow achei muito legal o post vc é muito bom mas sabe o que ficaria melhor: se vc pudesse colocar um guia de melhores bicho de um level Exemplo:

    Rotworm : (Aqui as cidades que pode se achar ele)
    Lvl: 8 ao 20
    Exp: (ai coloca o exp q dá)

    tem essas informaçoes no tibia br

    Vlw mano

    Tiago Paolini disse...

    Olá! Obrigado pela sugestão.

    Já está nos meus planos escrever versões novas e melhoradas dos artigos de caça. Mas fazer uma lista de monstros é algo que sempre esteve fora dos planos desse blog, já que é algo que você pode encontrar em qualquer site de Tibia e assim o TsT não estaria contribuindo em quase nada para o Tibia.

    A minha idéia é escrever coisas diferentes, com informações que ou você não encontra em outro local ou é muito difícil de encontrar. Por exemplo, em vez de te dar uma lista passos para resolver uma quest, eu prefiro explicar a estória dela e o porquê de cada ação; ou em vez de dar uma lista de monstros, eu prefiro explicar como caçar eles e algumas dicas.

    Se o que você precisa é uma lista de monstros por level e cidade, essa página tem.

    Até mais,
    Tiago

    Tiago Paolini disse...

    Os links dos mapas foram concertados, e agora os mapas estão funcionando novamente!

    Desculpem pela demora.

    Cordialmente,
    Tiago

    carlos disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Anônimo disse...

    muito bom cara, meus parabéns :D

    Anônimo disse...

    pow excelente!!!

    Eduardo Salles disse...

    sinceramente paarabens pelo blog !

    duvida disse...

    olá Tiago primeiro quero dar os parabéns pelo blog que pra mim sempre foi de muita ajuda e mais uma vez vou querer essa ajuda finalmente cheguei no level 29 sou Knight meus skill são de defesa:50 ataque:55 mas meu mundo é pvp sempre tive dificuldade em pegar lvl e tb de treinar skill gostaria de saber de vc a melhor opção que seria para mim não me importo que seja um lugar premium dês de que eu consiga a tranquilidade de caçar ou treinar sucegado sossegado.
    muito obrigado um abraço.
    Ass:vinicios pereira

    Tiago Paolini disse...

    Olá e muito obrigado pelo elogio :)

    O pessoal costuma treinar com slimes, rotworms ou dwarfs; especialmente esses dois últimos que são mais fáceis de achar.

    Tem uma caverna de dwarfs na ilha Cormaya, que normalmente não é tão acessada quanto as outras de dwarfs (aqui). Na ilha de Liberty Bay há várias cavernas de rotworms, você também deve ser capaz de achar algum ponto nelas para treinar. Diretamente a sul da saída de Edron tem uma caverna de Rotworms (aqui), você deve conseguir treinar sossegado nos andares mais baixos da caverna.

    Anônimo disse...

    Cara parabéns pelo blog pois quando comecei a jogar nao sabia onde upar e vc me ajudou mesmo
    vlw

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado por suas palavras! É legal saber que pude ajudar :)

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado por suas palavras! É legal saber que pude ajudar :)

    duvida disse...

    Tiago parabéns o blog é demais muito bom

    Anônimo disse...

    Ae Tiago ,como eu fasso pra compar premium account aPORFAVOR Posta ae

    Tiago Paolini disse...

    Há 3 artigos no blog sobre comprar Premium Account, é só pesquisar por premium account na caixa de busca no topo da barra lateral para encontrá-los :)

    Para simplificar, o jeito mais fácil para você comprar é através de um revendedor oficial, como o tibiapratodos.com, porque o site é em português e há formas de pagamento mais fáceis para quem é do Brasil.

    Qualquer coisa, pode escrever de novo!

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    boa tiagoo!! ajudou a ver!

    Anônimo disse...

    cara, otimo artigo
    pena o site do mapa estar off
    mas parabens!

    ABZ Zush disse...

    mto bom, me ajudou bastante. Se puder arrume o mapa pq o site ta off! vlw!

    lissa disse...

    me ajudou muito :)

    Postar um comentário

    Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

    Observe que:
    - se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
    - se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
    - caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
    - comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

    Escreva seu comentário: