domingo, 9 de março de 2008

Áreas de caça - Parte 5: Tiquanda

Links para as outras partes lançadas até o momento: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 6, Parte 7, Parte 8, Parte 9

Na parte anterior começamos a tratar de locais da região Premium Account. Nós iniciamos com Edron, e vimos que apesar desta ilha ser relativamente pequena ela possui os mais variados locais de caça para todos os levels. Hoje veremos um local bem maior: a selva de Tiquanda (onde fica a cidade de Port Hope), que pode ser um local difícil para jogadores novatos, mas possui ótimos locais de caça se você souber onde ir.
Nota: Para mostrar onde ficam as coisas das quais eu vou falar, usarei o sistema de mapas do TibiaML (http://map.tibiaml.com), que permite visualizar com precisão os locais do jogo. O link para os locais abrem em uma nova janela, assim você não precisa sair desse artigo para ver onde determinada coisa fica. Observe que é possível mover o mapa; bem como que no canto superior esquerdo do mapa do TibiaML há ícones para afastar ou e aproximar o mapa, e também é possível mudar o andar (canto superior direito).

NOVIDADE: Os links para os mapas foram concertados em 26/10/2011, ou seja, eles estão funcionando novamente! Caso algum não funcione, por favor avise nos comentários ;)
1. Introdução

Tiquanda é uma grande porção de terra na parte oeste do continente de Darama, ela pode ser acessada tanto por barco quanto por uma passagem pelas montanhas a oeste de Ankrahmun. Ao contrário da maioria dos locais que tratamos anteriormente, a maior parte das áreas de caça em Tiquanda se encontra na superfície e ao ar livre, em vez de no subterrâneo ou em alguma construção. É em Tiquanda onde fica a cidade de Port Hope.

Nesta selva é possível encontrar, dentre vários outras criaturas, raças de monstros que não existem em nenhum outro local: os Dworcs, os Lizards (lagartos) e os Apes (símios).

Selva de Tiquanda

2. Acessando Tiquanda

Se o seu interesse for ir na cidade de Port Hope, o método mais recomendável para se ir até Tiquanda é através de barco, pois se você ir a pé pode encontrar vários monstros não tão fracos assim, como Elephants, Tarantulas e Terror Birds.

Para acessar Tiquanda a pé, passando por essa passagem que fica próxima à cidade de Ankrahmun. Nessa passagem você não vai encontrar nada de muito forte, nela há Hyaenas, Nomads e Bandits. No final da passagem, você vai sair aqui. Cuidado, pois às vezes pode ter uma Hydra próxima a esta saída.

3. Caçando próximo à Port Hope

Na região próxima a esta cidade há vários monstros que são uma boa fonte de experiência para personagens razoavelmente fortes. É possível encontrar um bom número de Tarantulas (120 de experiência), Terror Birds (150 de experiência), Slimes (160 de experiência), e outras coisas mais fracas. É importante saber onde ir, para não ficar andando a toa sem achar nada ou então se deparar com algo bem poderoso.

A norte de Port Hope, nesta região, há muitos Slimes e alguns Terror Birds. Slimes são relativamente fáceis de se matar, e dão 160 pontos de experiência cada, assim dá para fazer experiência rápido. Deve-se tomar cuidado com o fato de que um Slime pode se multiplicar, cada Slime pode criar até quatro cópias de si mesmo mas só o Slime original dá experiência. Quando você derrota ele, as suas cópias desaparecem (dica: apenas o original se multiplica, e ele brilha quando faz isso, então se você vir um brilhar já sabe que é o verdadeiro). Se ficar cercado por muitos slimes, use alguma runa ou magia que pega uma área grande (como a runa Avalanche ou a magia Groundshaker).

Se você estiver tentanto conseguir uma crocodile boots, que é um item que vem bem raramente em Crocodiles (e só neles), há Crocodiles espalhados por toda Tiquanda. Contudo, a região com o maior número deles (e que também tem a vantagem de não haver coisas muito fortes próximas) é aqui, próximo aos Slimes que mencionamos anteriormente.

Nessa região a sul de Port Hope, há muitas Tarantulas e Terror Birds; se você consegue derrotar Cyclops sem maiores problemas, então conseguirá lutar contra estes monstros, apenas tome cuidado para não ficar cercado de monstros (ande aos poucos e derrote o que aparecer, para evitar ter um monte de monstros ao mesmo tempo na tela).

Também nessa parte sul, você pode encontrar no chão diversos buracos feitos pelos Dworcs, não é difícil acabar caindo em alguns deles pois normalmente estão escondidos. Alguns destes buracos te permitem acessar a caverna dos Dworcs, que são esse, esse, esse e esse. Ao descer por tais buracos, você cai em uma gaiola de madeira, mas você pode quebrar ela usando alguma arma nas grades (clique com o botão direito do mouse na arma, escolha "use with" e depois clique com o botão esquerdo na grade); então você poderá acessar a caverna. Ela é um bom local de caça para knights de level baixo, mas com bons skills (recomendo skills 50 ou 60), pois os Dworcs dão pouco dano e são fáceis de se matar. Na caverna é possível encontrar todos os tipos de Dworcs: Dworcs Fleshhunters, Dworcs Venomsipers e Dworcs Voodoomasters; mas cuidado que a partir do terceiro subsolo começam a aparecer Tarantulas e Crypt Shamblers, que são bem mais fortes (especialmente estes últimos).

Também há Dworcs na superfície, em Trapwood (aqui). Tome cuidado para não chegar perto do local onde há um Crypt Shambler, que fica um pouco a norte de Trapwood (aqui).

Quando estiver caçando em Tiquanda, evite ir na parte mais densa da selva. (e neste momento um dos interessados leitores levanta a mão e pergunta o que é uma "parte densa") Se você olhar o mapa de Tiquanda que eu coloquei um pouco mais acima, vai notar uma certa região com um verde mais claro e uma outra região com um verde mais escuro, a cor está mais escura porque há um número bem maior de árvores e outras plantas no mesmo espaço, ou seja, há uma maior densidade de vegetação.

É interessante evitar esta parte da selva porque: (1) há um grande número de monstros bem fracos e isso, junto com a grande quantidade de vegetação, evita bastante andar pela área; (2) fora esses monstros fracos, eventualmente você pode encontrar uma Carniphila que é bem mais forte e ainda por cima pode te paralisar (já dá para ver que vai ser uma luta complicada, ainda mais se considerarmos o terreno..., mas em todo o caso lembre-se que qualquer item ou magia de cura remove paralisia); (3) acaba não dando para fazer uma boa experiência no local. Veja um pouco do drama do local.

4. Chor

Este é o nome na vila onde vivem os Lizards (lagartos). Você pode chegar até o local deles passando por esse tronco.

Após passar pelo tronco, você vai entrar em uma porção de terra entre o rio e uma montanha. Nesta parte, os únicos tipos de Lizards que você encontrará serão o Lizard Templar (ataca de perto) e o Lizard Sentinel (ataca de longe com lanças). Você também encontrará alguns monstros mais fracos como Crocodiles e Spiders, e na parte norte do local também pode encontrar algumas Larvas e Scarabs (estes últimos são um pouco mais fortes, mais ou menos igual aos Lizards do local). Para caçar nessa parte é recomendável ter ao menos level 30, e skills 60 no caso de knights e paladinos.

Contudo, isto está longe de ser tudo o que há para ver na área de Chor. Subindo essa escada, e depois de seguir pela passagem, você vai sair aqui do outro lado do rio onde pode encontrar mais Lizards. Seguindo para o sul, você pode encontrar (além dos outros dois tipos de Lizards que falamos) Lizards Snakecharmers, que são os mais poderosos de sua raça e atacam a distância com magias. Há um número bem maior de Lizards nessa parte do que na que falamos anteriormente, então é recomendável que você seja bem mais forte para vir aqui. Seguindo mais a sul, você também vai achar a vila dos Lizards propriamente dita (aqui). Outro ponto de interesse são os Wyverns, que ficam próximo à vila (aqui), que dão 515 pontos de experiência e são bons para personagens fortes.

5. Banuta

Banuta é a vila dos Apes (símios). Ela fica aqui, a nordeste de Port Hope.

Devido ao grande número de Apes, pode ser bem difícil para personagens não tão fortes de caçarem no local. Recomendo para caçar em Banuta pelo menos level 35 para magos e paladinos, enquanto que recomendo level 50; e sugiro no mínimo skills 65 para knights e paladinos. Em especial no caso de knights com pelo menos level 70 e skills 80, Banuta é um excelente local de caça para eles pois podem derrotar com certa facilidade os Apes, e assim fazerem uma ótima experiência sem gastarem muitos itens de cura.

Os tipos de Apes encontrados são: Sibangs (atacam a distância com pedras), Kongras (atacam de perto) e Merlkins (atacam a distância com magias). Cuidado ao perseguir os que te atacam de longe, pois podem te levar até vários outros apes. Uma boa estratégia é encurralá-los no canto de uma casa, pois aí não poderão correr. Se você tiver boots of haste, é bom usá-las aí você vai poder correr mais rápido atrás deles e derrotá-los mais facilmente. É bem mais simples para paladinos lutar contra eles, pois podem atacar a distância também e assim não precisam correr atrás destes oponentes.

Se precisar descansar enquanto caça no local, pode ir nesse templo (onde fica o NPC Hairycicles). No andar do templo onde ele fica não há monstros que possam te atacar.

6. Hydras

Próximo à passagem que leva para Ankrahmun, há a Hydra Hill (Colina da Hydra). Existem no local duas escadas (essa e essa) que te levam a locais diferentes, onde é possível achar várias Hydras.

Hydras são extremamente fortes, e não é recomendável caçá-las sozinho, normalmente costuma-se caçá-las com equipes: alguém com uma boa defesa e muito HP absorve o dano delas, enquanto que outros personagens ao redor lançam ataques. Mas se você quiser caçá-las sozinho, é preciso ser bem forte mesmo, recomendo no mínimo level 110 e skills 85 ou 90.

7. Palavras finais

Acabamos de ver a selva de Tiquanda (que fica na parte oeste do continente de Darama), que apesar de não ser um bom local para novatos, é uma área que possui ótimas opções de caça para jogadores mais experientes. Na próxima parte veremos a outra metade do continente, a parte leste, que é o deserto onde é possível encontrar as cidades de Darashia e de Ankrahmun.

Continua...
    Links para as outras partes lançadas até o momento: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 6, Parte 7, Parte 8, Parte 9

    21 comentários:

    Anônimo disse...

    adoro seu site kra mto bom seus tuto

    Leonardo disse...

    Muda a sua descriçao da Banuta...

    Ela deixou de ser pz ali no lugar demarcado ¬¬

    Morri uma vez lá... lá nao eh mais pz..

    Falooow.

    OBS: excelente tópico ^^

    Tiago Paolini disse...

    Olá Leandro, e obrigado pelo seu comentário!

    Hmmm... Eu estava me referindo ao andar do templo que fica o Haircycles, nesse lugar só tem ele e nenhum monstro, mas talvez em PvP dê para algum outro jogador atacar o outro.

    Agora você me pegou, não sei se você foi morto por um outro jogador ou se por um monstro, e exatamente em qual andar isso aconteceu. Vou mudar a parte do artigo que fala sobre o assunto para só falar que não há monstros nesse andar. Depois eu vou conferir o local e ver se é uma PZ mesmo.

    Até mais,
    Tiago

    leonardo disse...

    Então... eu fikei no andar do Hairyvles e fui morto por 2 pk.
    Tava caçando, ai veio pk e me lembrei do seu topico, eu fiquei lá e mesmo assim eles conseguiram me matar =/

    Mas tudo bem, o seu tópico ficou exceleNte!

    Anônimo disse...

    Mas La fica no templo ai ninguém te ataca mas cuidado ele te puxa

    Anônimo disse...

    Mas tem bastante pk toma cuidado usa Utani Hur pra ir mais rapido mas ele te cercam blz?

    Anônimo disse...

    Seu artigo Esta Ótimo vlw ae thiago

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado pelo elogio e pelas dicas :)

    Anônimo disse...

    Mano queria dizer para indereitar os links dos mapas em todas as partes do tutorial os links dos locais ta invalido

    Tiago Paolini disse...

    Conforme eu explico no meu aviso no topo da página, esses links não estão funcionando mais porque o site de mapas que eu usava não está mais funcionando.

    Está nos meus planos fazer uma versão reformulada dos artigos de caça, só peço paciência...

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    kara parabens otimo topico , pena que nao esta funcionando os lincks ainda =(

    vlws e abraços ai

    Desculpas erros ortograficos..

    Tiago Paolini disse...

    De nada!

    Enquanto os links não funcionam, você pode usar este site para explorar os mapas: http://map.tibiaml.com/

    Acho que vou usar esse site no artigo depois.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    ae bacana tu só se enganou ali na parte de banuta,Recomendo para caçar em Banuta pelo menos level 35 para magos e paladinos, enquanto que recomendo level 50; e sugiro no mínimo skills 65 para knights e paladinos. (paladino 2 vezes e dois leveis diferentes)

    Anônimo disse...

    Not Found

    The requested URL /mapa/32987/32680/6/14 was not found on this server.

    Apache/2.2.9 (Debian) PHP/5.2.6-1+lenny9 with Suhosin-Patch Server at tibiamap.net Port 80

    Tiago Paolini disse...

    Conforme eu digo no aviso no topo do artigo, o site do Tibia Earth está fora do ar os links para ele não funcionam.

    Assim que eu encontrar tempo, irei modificar os links para os mapas do TibiaML e remover o aviso.

    Abraços,
    Tiago

    Tiago Paolini disse...

    Os links dos mapas foram concertados, e agora os mapas estão funcionando novamente!

    Desculpem pela demora.

    Cordialmente,
    Tiago

    Anônimo disse...

    meu pc n abre po guia respaw d jeito nengum jah baxei o java e ainda da erro

    Tiago Paolini disse...

    Olá!

    O respawn dos monstros só aparece se o mapa estiver aproximado no máximo ou quase no máximo, e só aparecem os monstros do andar que você está vendo. Porém não são todos os locais em que o respawn aparece...

    Caso você não tenha conseguido instalar o Java, ele pode ser baixado aqui:
    http://www.java.com/pt_BR/download/windows_xpi.jsp?locale=pt_BR

    Para instalar ele você precisa estar usando no Windows uma conta com privilégios administrativos. Depois que instalou ele, tem de fechar e abrir de novo o navegador para que o Java funcione.

    Abraços,
    Tiago

    Shinok Irama disse...

    Muito bom. me ajudou muuuito. (:

    Postar um comentário

    Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

    Observe que:
    - se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
    - se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
    - caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
    - comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

    Escreva seu comentário: