domingo, 4 de maio de 2008

Desvendando o mistério de dois itens raros

Seguindo a brilhante sugestão que o Admin do blog Mundo Tibia Br me deu, vou escrever sobre itens raros. Este é um assunto que voltou a tona com força total quando o CM Craban disse que é possível que fiquem disponíveis novamente alguns itens que não podem mais ser obtidos, e atualmente só existem nos mundos mais antigos do jogo.

Se isso vai ou não acontecer, eu não sei. Mas como eles entraram no jogo afinal? No artigo de hoje vou contar a interessante história por de trás de dois desses itens: a da poderosa Magic Longsword (ataque 55 e defesa 40), e talvez até descubramos algo sobre a espada "Excalibug" com essa história; e a do Helmet of the Stars (arm 12), também conhecido como Golden Helmet. Prepare-se para conhecer alguns dos segredos do Tibia!

1. Magic Longsword (Atk: 55, Def: 40)

Em algum momento dos primeiros tempos do Tibia, após um update, o jogador Taghor estava explorando umas áreas próximas a Carlin, quando ele encontrou um buraco e desceu. Lá estava o GOD Guido (membro da CipSoft, a empresa que faz o jogo), que pediu para o Taghor sair e ele saiu. Mais tarde, Taghor voltou no local onde estava o buraco, e não encontrou nada. Então ele começou a tentar usar várias coisas para ver se o buraco aparecia, e quando ele tentou a usar uma pick (picareta), o buraco abriu. Nesse momento, então, foi descoberto que a pick é capaz de revelar buracos ocultos.

Com este novo conhecimento, em um outro momento quando Taghor, Arieswar e outra pessoa poderosa da época estavam explorando Plains of Havoc a procura de buracos ocultos, eles descobriram um que leva uma sala onde hoje é onde fica o Ornamented Shield. Eles perceberam um corpo debaixo de um fire field, e dentro do corpo encontraram vários itens e um deles chamou a atenção: um item chamado Magic Longsword, que possuía os gráficos de uma sword comum, e tinha ataque 80 e defesa 60.

Na realidade, este item nem deveria fazer parte do jogo. Naquela época, Tibia era um jogo amador e alguns jogadores contribuíam desenhando áreas para o jogo. Uma dessas pessoas havia escondido a espada para ela pegar mais tarde. Então depois de um tempo, quando a CIP (que nem era uma empresa na época) ficou sabendo da espada, ela apagou o item.

Vários rumores começaram a circular entre os jogadores sobre a espada, os quais chamaram ela de "Excalibug", que é uma mistura das palavras "Excalibur" (a espada do Rei Arthur) e "bug" (um defeito de um software). Graças a estas histórias, a CipSoft adicionou no jogo algumas referências a suposta espada Excalibug, mas na realidade ela não existe.

Futuramente a Magic Longsword foi achada pelo menos mais duas vezes. Foi em um cyclops, e quem encontrou foi em uma vez Taghor e noutra foi Ghaleon. Porém elas foram apagadas, porque não deveriam estar de novo (possivelmente foi uma das pessoas que fez o mapa que pôs a espada para sim próprio).

Posteriormente, a Magic Longsword foi presenteada pela CIP em uma convenção de Tibia na Alemanha ao jogador Hagberd. Desta vez a espada estava com os atributos reduzidos (ataque 55 e defesa 40). Algum tempo depois Hagberd leiloou a espada, e o comprador foi Alex por 5,5 milhões de gold.

Depois de certo tempo, Alex decidiu vender a espada. O comprador seria Recca, o qual enviou o dinheiro. Alex era conhecido como um negociante confiável, Alex pegou o dinheiro e não deu a espada a Recca. Graças a isto Alex se ficou "hunted" (caçado) por vários anos, até que bem recentemente (no final de 2007) ele se redimiu e deu a espada a Recca.

No momento, essa é a única Magic Longsword que existe em todo o Tibia.

Fontes:
http://tibia.wikia.com/wiki/Magic_Longsword/History
http://tibia.wikia.com/wiki/Excalibug

2. Helmet of the Stars (Arm: 12)

Nos primeiros anos do Tibia os jogadores não eram tão fortes quanto hoje, e nem os monstros. Os itens mais fortes da época eram a Magic Plate Armor, a Fire Sword e o Helmet of the Stars (HotS ou Golden Helmet), e todos esses vinham em dragons normais (sim, esses mesmos que até jogadores medianos matam aos montes com muita facilidade hoje em dia). Como os personagens aos poucos iam ficando mais fortes, esses itens ficaram bem comuns e praticamente qualquer level 5 tinha eles.

Então para tornar o Tibia mais interessante, veio um update no ano de 1999 que reviu o sistema de itens. Todos estes itens no jogo foram substituídos por coisas bem mais fracas: quem tinha Magic Plate Armor, Fire Sword ou Helmet of the Stars teve eles trocados por Plate Armor, Sword ou Steel Helmet (respectivamente).

Vários jogadores ficaram frustrados ao verem seu poderoso "full set" se tornando um monte de itens toscos, mas no meio dessa confusão toda uma jogadora saiu na frente e decidiu ir caçar demon para ver se ele possuía algum tesouro novo. Ela era Galadriel, uma dos sorcerers mais poderosos da época, e na época o único local onde se podia encontrar um demon era na cidade escondida de Mintwalin (nas profundezas da região de Thais).

Ao derrotar o demon, o que ocorreu cerca de 15 minutos depois de o update ter sido lançado, Galadriel encontrou no monstro uma Magic Plate Armor e um Helmet of the Stars. Inicialmente ela ficou chateada, pois até há alguns poucos momentos atrás esses eram itens extremamente fáceis de se obter. Entretanto, mal sabia ela que (naquela época) estes itens só poderiam ser conseguidos uma vez em todo o jogo, e ela foi a felizarda de matar o único demon que carregava eles.

Este foi o primeiro Helmet of the Stars do Tibia, e ele ainda existe. Mais para frente outros deles puderam ser obtidos, mas por um bom tempo Galadiel foi a única que o possuía. Atualmente, a Magic Plate Armor pode ser obtida em alguns montros bem fortes (Demon, Orshabaal e Bones), mas o Helmet of the Stars não pode mais ser obtido.

Fonte:
http://www.tibiahistory.com/index_86.html

3. Palavras finais

Isto conclui o artigo de hoje. Existem ainda mais alguns de outros itens que só existem nos mundos mais antigos, e talvez eles possam se tornar disponíveis novamente. Em todo o caso conhecer a história de alguns destes itens é uma das coisas que são interessantes para dar uma dimensão nova ao jogo, em vez de apenas se limitar a caçar e ganhar level.

14 comentários:

TibiaPlayer disse...

Gostei muito do seu blog/site. Excelente matéria sobre Rares, e destaque para a Matéria sobre DDOS. Esteja certo que sempre estarei de visita por aqui :)

Tiago Paolini disse...

Valeu, é muito legal mesmo receber um retorno dos leitores! Pode ter certeza que vou estar sempre me empenhando para escrever bons artigos :)

Luks disse...

Ei cara beleza?!?! estou com um blog de "tibia" também quer fazer parceria?? é porque ele não é só de tibia sabe?? eu ensino as pessoas a mexerem com photoshop também no meu blog com tutoriais e tals.. abraços espero uma resposta sua velho...

meu blog é :

http://artibia.blogspot.com

Tiago Paolini disse...

Olá Luks!

É bem criativa a idéia de juntar design e Tibia, especialmente porque o trabalho com imagens pode até ser útil com o jogo (tipo fazer algumas fanarts ou gráficos para OTs, por exemplo), sem mencionar a ajuda para trabalhar com imagens em geral.

Mas o que eu não achei legal no seu blog é que você disponibilizou para baixar o Tibia MC e escreveu sobre o Tibia Bot NG.

É possivel notar na barra lateral do Tudo sobre Tibia um pequeno banner escrito "Cheats nem morto". Com isso eu digo que o blog é contra o uso de programas para trapacear no jogo.

Tais programas, que são contra as regras do Tibia, estão entre as principais razões de alguém ser hackeado (normalmente eles instalam um backdoor, o qual registra a sua conta e senha quando você digita elas e as envia para o hacker). Além do mais, esses programas desequilibram o jogo porque dão aos trapaceiros uma vantagem bem injusta sobre os demais, aí depois querem reclamar quando a Cip balanceia o jogo... Não faz diferença se muita gente usa eles ou pouca gente usa eles, programas ilegais são um problema para o jogo de qualquer forma.

Se você tiver o interesse de escrever o seu blog de forma a não incentivar a violação das regras do jogo, eu tenho o interesse em firmar uma parceira com você. Nesse caso, entre em contato comigo por e-mail: webmaster@tudosobretibia.com.

Abraços,
Tiago

Paulo H disse...

rpz... essa materia sobre areas de caça foi a 8ª maravilha pra mim, era o q eu precisava. Vlw aewwwwwwww!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tiago Paolini disse...

Disponha!
Que bom que gostou :)

Bruno disse...

legal essa matéria avise-nos quando você fizer mais artigos

Tiago Paolini disse...

Obrigado!

Se você quiser ser informado quando forem lançados novos artigos, recomendo assinar a nossa lista de e-mail. Aí você receberá por e-mail os novos artigos.

Só uma informação: também é possível assinar a lista de e-mails do blog preenchendo o formulário da barra lateral, ou também clicando no link "Receba os novos artigos" no rodapé da página.

Light Wolf disse...

AEaeaeaew, blog ta super bom nota 12,00!
eu gostei da Magic Longsword adddddoooooooooreiiiiiiiiiiiiii + um 12,00 pra vc ta O-TE-MO, o blog vlw, continue assim, e nesses novos tempos pode se obter esses itens em monstros muintos mais fortes ^^ vlw.

Gabriel disse...

Ae cara...creio que pra fazer uma topico tao bom desse vc seja um jogador de tibia bastante experiente...parabens mano ficou mto massa eu gostaria q fizesse algo sobre o mms

Valew

Tiago Paolini disse...

Obrigado por suas palavras!

Que eu saiba o mastermind shield é loot de Demon e alguns bosses, não é tão raro assim. Mas talvez algum dia eu escreva a respeito :)

Anônimo disse...

Tem que falar sobre o Blessed shield pq ele e 1 dos items mais raros tbm

Tiago Paolini disse...

Obrigado pela sugestão!

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog! Muito legais essas historias..

Postar um comentário

Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

Observe que:
- se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
- se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
- caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
- comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

Escreva seu comentário: