domingo, 8 de junho de 2008

Áreas de caça - Parte 7: The Shattered Isles (I)

Links para as outras partes lançadas até o momento: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6, Parte 8, Parte 9

Hoje daremos continuidade à série de artigos "Áreas de caça". Nesta parte falaremos do arquipélago "The Shattered Isles", uma área na região Premium Account. Nessas ilhas paradisíacas podemos encontrar a cidade de Liberty Bay (na ilha de Vandura), uma cidade dominada e escravizada pelos colonizadores das cidades Thais e Venore.

No arquipélago também encontramos as Forbiden Islands (um ótimo local de caça para jogadores de level alto), a ilha de Meriana (base dos piratas lutadores da liberdade) as Laguna Islands (um excelente local de caça para knights de level médio e alto), a ilha de Nargor (lar de um outro grupo de piratas, os quais são rivais dos piratas de Meriana), e a misteriosa Treasure Island (Ilha do Tesouro).

Nota: Para mostrar onde ficam as coisas das quais eu vou falar, usarei o sistema de mapas do TibiaML (http://map.tibiaml.com), que permite visualizar com precisão os locais do jogo. O link para os locais abrem em uma nova janela, assim você não precisa sair desse artigo para ver onde determinada coisa fica. Observe que é possível mover o mapa; bem como que no canto superior esquerdo do mapa do TibiaML há ícones para afastar ou e aproximar o mapa, e também é possível mudar o andar (canto superior direito).

NOVIDADE: Os links para os mapas foram concertados em 28/10/2011, ou seja, eles estão funcionando novamente! Caso algum não funcione, por favor avise nos comentários ;)

1. Introdução

Shattered Isles contém 12 ilhas. Vandura é a maior delas e é uma ilha rica em recursos naturais, especialmente cana-de-açúcar. Tais recursos atraíram a atenção da cidade de Thais (capital do Tibia) e de Venore (o maior centro comercial do Tibia). Thais enviou seus exércitos para conquistar a ilha, e as operações foram financiadas pelos comerciantes de Venore. Os nativos não puderam contra o poder militar de Thais e o poder econômico de Venore, assim perderam a guerra e foram escravizados para trabalharem nas plantações. Assim foi fundada a cidade de Liberty Bay, em Vandura, pelos invasores. Tibianus, o rei de Thais, nomeou Percy Silverhand para governar da cidade.

Mapa de Shattered Isles

Contudo, alguns nativos se juntaram para lutar pela liberdade combatendo as forças de Carlin e Venore. Os lutadores da liberdade formaram uma base secreta em Meriana, uma ilha próxima a Liberty Bay, e se tornaram piratas que defendem o seu povo. O líder dos piratas é Raymond Stryker.

Existe ainda um outro grupo de piratas no arquipélago cuja base é na ilha de Nargor, mas as motivações deles são bem diferentes dos piratas de Meriana, esse outro grupo se preocupa apenas com roubar e enriquecer. Os piratas de Nargor fazem de tudo para tentar destruir Raymond Stryker e seus piratas, e assim serem os únicos piratas da região.

De Meriana também é possível acessar as Laguna Islands, que são 3 ilhas principalmente habitadas por alguns tipos de sapos, de tartarugas (tortoises) e de caranguejos (crabs); ela é um excelente local de caça para knights.

Em Shattered Isles também podemos encontrar a Treasure Island (Ilha do Tesouro), onde alguns acreditam haver um tesouro mas ninguém ainda encontrou algum. Se você for nessa ilha deserta desprevenido você pode ficar preso por um bom tempo nela (maiores detalhes serão dados na próxima parte da série "Áreas de caça").

Por fim, mas não menos importante, também podemos encontrar as Forbiden Islands (Ilhas Proibidas), que são um grupo de 5 ilhas extremamente perigosas, onde podemos encontrar alguns dos mais perigosos monstros do jogo. O local é tão desolado, que foi em uma dessas ilhas que Ferumbras, o mais poderoso dos magos de Tibia, foi selado após ter sido derrotado por bravos aventureiros há muitos anos atrás.

Uma coisa importante a se destacar a respeito do arquipélago de Shattered Isles é que apenas 2 das 12 ilhas estão acessíveis inicialmente (Vandura e Treadure Island). Para poder acessar as demais, é necessário ir completando missões (quests) e assim ir avançando na trama por de trás do arquipélago.

2. Vandura (cidade de Libety Bay)

O único jeito de se chegar em Vandura é pegando um barco para Libverty Bay. O barco pode ser pego nas cidades de Ankrahmun, Darashia, Edron, Port Hope, Thais ou Venore. Como é necessário barco, e apenas jogadores com Premium Account podem usá-lo, então é necessário ter Premium Account para acessar a Shattered Isles.

No subterrâneo das plantações de Vandura há uma grande caverna de Rotworms e Carrion Worms, que são uma boa fonte de experiência para personagens de level baixo. Existem várias entradas espalhadas pelas plantações da ilha, e não vai ser difícil encontrar uma se você ficar andando pelas plantações, mas em todo o caso uma das entradas fica aqui. Um cuidado a se tomar nessas cavernas é em evitar as tarantulas se você for bem fraco (elas podem aparecer a partir do segundo subsolo da caverna), as tarantulas não são muito fortes mas são bem perigosas para os jogadores que acabaram de sair da ilha introdutória de Rookgaard.

Em Vandura há também um outro lugar de caça, a Cult Cave (Caverna do Culto). Há um grupo de "cultists" nessa caverna que aparentemente estão envolvidos em um culto para invocar um grande poder. Essa caverna é recomendável para jogadores a partir do level 30 (e skills 60, no caso de knights e paladins), e sua entrada fica aqui. Inicialmente, estão acessíveis os andares -2, -1, térreo e +1. Neles você encontra Tarantulas, Witches, Novices of the Cult, Dark Monks e Beholders; nenhum deles é muito perigoso sozinho mas deve se tomar cuidado quando há um grande número deles juntos, nesse caso é bom evitar correr atrás deles (senão pode dar de cara com ainda mais) e usar alguma magia que pegue uma área grande para atacá-los. Também é bom não se esquecer que Witches e Novices of the Cult atacam a distância.

No segundo subsolo da Cult Cave, há um piano (aqui) que serve para dar acesso às áreas mais profundas da caverna. Mas para ganhar acesso é necessário tocar um hino, e os "cultists" carregam os versos desse hino (verse of the hymn, em Inglês). São quatro versos ao todo, o Novice of the Cult pode carregar o primeiro verso, o Acolyte of the Cult o segundo, o Adept of the Cult o terceiro, e o Enlighted of the Cult o quarto. Desses "cultists", apenas o Novice of the Cult pode ser encontrado nas áreas inicialmente acessíveis dessa caverna, os demais podem ser encontrados na ilha de Goroma (uma das Forbiden Islands, na parte 8 da série "Áreas de caça" trataremos de como chegar nela). É bom deixar claro que nem toda vez que você derrota um dos "cultists" você encontra uma folha de papel com um verso do hino, na realidade esse é um item razoavelmente raro de se encontrar (mas não quase impossível), há alguns jogadores que preferem comprar os versos de outros jogadores.

As áreas mais profundas da Cult Cave (as depois do piano onde você toca o hino) são bem mais difíceis, e são recomendadas para jogadores com mais de level 60 (e skills 70 para knights e paladins). Nelas, além dos monstros que você encontra anteriormente nessa caverna, há também os demais "cultists", Elder Beholders e Vampires. Esse está bem longe de ser um local fácil, e só deve ir nele quem tem nervos de aço e uma boa habilidade no jogo.
Segredo:
Você já teve vontade de ver um demon de perto mas tinha medo de ser aniquilado? Em Vandura é possível você ver um sem correr o risco de ser atacado por nada! Um pouco a norte da cidade de Liberty Bay, desça um buraco (aqui), e siga até o final do túnel. Chegando aí, é possível ver uma sala com um demon dentro (aqui). Não se preocupe, essa sala é completamente isolada do túnel, e não há como você ser atacado pelo demon (e nem existe qualquer outro monstro no túnel e nem no caminho até ele). Assim você já vai poder contar para todos os seus amigos que já viu um demon de verdade no Tibia :).

3. Meriana

Há muito mais para ser visto em Shattered Isles! Agora veremos como ganhar o direito de viajam até a ilha de Meriana, onde fica a base dos piratas lutadores da liberdade. É agora que você começa a se envolver na trama dos piratas (que alguns chamam de pirate quest)!
3.1 Ganhando acesso à Meriana
Não adiantaria nada falar de um local de caça se a pessoa nem souber como fazer para poder ir até ele, por isso vamos explicar como ganhar acesso à Meriana e a outras ilhas. Apesar de nesse lugar não haver locais de caça, é possível acessar excelentes áreas de caça a partir de Meriana.

No bar no centro de Liberty Bay há um aparente inocente cartaz de alguém que perdeu um anel e está procurando ele. O cartaz é de Eleonore, filha de Percy Silverhand (o governador de Liberty Bay). No cartas Eleonore pede ajuda para encontrar o anel, e diz que para maiores detalhes deve-se procurar por ela na mansão Silverhand. Parece interessante, vamos até a mansão falar com a Eleonore?

A mansão fica no extremo norte da cidade (aqui), Eleonore fica no segundo andar da mansão. Então você começa uma conversa com ela dizendo "hi", e pergunda sobre o anel dizendo "missing ring" (que significa "anel perdido" em Inglês). Ela te contará que um papagaio pegou o anel e saiu voando pela janela com ele, e que o papagaio foi até as montanhas perto da mansão. Ela imagina que a ave deve ter escondido o anel em uma árvore alta e que você deve precisar de um rastrilho (rake, em Inglês) para tirar o anel de lá. Então você já pode se despedir da Eleonore dizendo "bye". Assim começa a quest da Eleonore.

Caso você não tenha uma rake, você pode comprar uma em Venore por 20 GP na loja do Nelliem (aqui). Nós vamos escalar uma montanha, então é bastante recomendável que você possua a magia Levitate (ela serve para levitar um andar para cima ou para baixo). Se você não tem essa magia e não quer comprar ela, então traga com você nove parcels (empilhando três deles ao lado de uma parede plana você pode subir em cima e alcançar o próximo andar, e precisamos escalar três andares).

O seguinte mapa mostra como ir da mansão até onde está o anel:

Eleonore Quest
  1. Essa é a saída da mansão onde vive a Eleonore
  2. Siga até esta escada no pé da montanha, e suba ela
  3. Então continue até esta outra escada, e suba ela
  4. Agora será necessário escalar esta parede, para isso use a magia Levitate ou três parcels (vale recordar que só dá para escalar paredes lisas)
  5. Outra parede para escalar
  6. Prossiga até esta escada, então suba para o próximo andar
  7. Vá esta parede e a escale (cuidado com a tarantula que há depois de subir)
  8. O anel está na árvore com um papagaio
É possível ver o papagaio colorido em cima da árvore, então você saberá que é a árvore certa. Para pegar o anel, use a rake na árvore para pegar o valioso anel. Então basta voltar até a Eleonore seguindo o caminho inverso!

Vá até a Eleonore e inicie a conversa com "hi". Fale sobre o anel, diga "ring". Ela vai te perguntar se você encontrou o anel e está trazendo ele de volta, responda "yes", ela vai de agradecer e te recompensar com 150 GP. Logo em seguida ela vai te dizer que precisa da sua ajuda para uma tarefa mais urgente, e te perguntar se você está interessado, responda "yes" (caso você recuse essa tarefa nesse momento, é possível voltar mais tarde para aceitá-la, nesse caso diga a ela "errand" e então "yes").

Então a Eleonore te diz que precisa que você entregue um dinheiro para uma pessoa na cidade, e pergunta se você aceita, responda "yes". Logo em seguida ela te dá 200 GP, e diz que é para você entregá-los à Charlotta que vive na parte sudoeste da cidade, Eleonore completa dizendo que se você voltar dessa tarefa com sucesso ela te recompensará com 5 GP. Você já pode se despedir da Eleonore com "bye". Levar 200 GP por uma recompensa de apenas 5 GP..., só quem é MUITO confiável mesmo vai completar essa tarefa.

A Charlotta se encontra aqui. Diga "hi" à ela e então fale "errand" para contar a ela da tarefa que Eleonore te deu. Charlotta vai te perguntar se você trouxe o dinheiro da Eleonore, então responda "yes" para dar o dinheiro. A Charlotta vai ficar impressionada e dizer que a Eleonore realmente confia em você, então Charlotta te dará uma senha para contar a Eleonore para que ela saiba que você completou a tarefa com sucesso, a senha é "peg leg", e aí a Eleonore contará sobre o seu verdadeiro problema.

Na realidade toda esta história de "recuperar o anel perdido" e de "entregar um dinheiro por quase nada de recompensa" não passava de um teste de confiança para encontrar uma pessoa honesta o bastante para cumprir a grande missão principal, e essa pessoa foi você ^_^ (claro que se você não resolveu pegar o valioso anel para si e nem fugir com a grana para a Charlotta...). É agora que a aventura de verdade começa!

Voltando para a mansão da Eleonore, diga "hi" para ela e fale "errand" para pegar a sua "grande" recompensa de 5 GP. Então diga a senha que a Charlotta te passou, que é "peg leg". Agora Eleonore te contará do problema dela. Ela te diz que em circunstâncias que são muito difíceis de explicar no momento, ela conheceu Raymond Stryker (o lider dos piratas lutadores da liberdade) e se apaixonou por ele, e os dois continuaram se correspondendo por um bom tempo, e assim o amor entre os dois foi crescendo apesar de todas as diferenças. Mas quase chorando ela te diz que já faz um tempo que eles perderam contato, e que ela teme pelo pior. Contudo Eleonore tem esperança que deve haver uma explicação não fatal para ele não se corresponder mais, e ela te diz que já arranjou uma passagem para você, com o capitão Waverider, para o esconderijo do Raymond (que é a ilha de Meriana). Lá você deve tentar descobrir o que aconteceu com ele. Eleonore também te diz que basta dizer a senha "peg leg" ao capitão Waverider, que ele saberá que você é a pessoa que Eleonore enviou e te levará a Meriana. Depois você já pode terminar a conversa com a Eleonore dizendo "bye".

Quem diria que as suas inocentes aventuras em Liberty Bay te poriam bem no meio do romance entre Eleonore Silverhand, a filha do governador; e Raymond Stryker, o líder dos rebeldes que lutam contra a tirania do governador O_o. Vamos à Meriana então!
3.2 Em Meriana
O capitão Waverider fica aqui (perto do depot). Diga "hi" a ele e então a senha "peg leg". Ele perceberá que você é o enviado da Eleonore, e te perguntará se quer mesmo ir à ilha, responda "yes" (a passagem custa 50 GP).

Então você chegará na ilha onde se escondem os piratas lutadores da liberdade, lá eles estabeleceram uma colônia chamada Sabrehaven. Na ilha de Meriana não há monstros perigosos e nem locais de caça, mas a partir dela você poderá acessar outras ilhas do arquipélago (desde que tenha avançado o bastante em suas missões). Mas há a base secreta dos lutadores da liberdade, e nela felizmente você encontra Raymond Stryker vivo (aqui), porém...

Você descobre que Raymond Stryker não está mais apaixonado pela Eleonore (nossa, isso já está parecendo novela), e que agora ele ama uma sereia. O que aconteceu na verdade é que a sereia enfeitiçou ele para que ficasse apaixonado por ela. No Tibia, existe apenas uma forma de quebrar o encanto de uma sereia: fazer com que ela se apaixone por uma outra pessoa e esqueça a primeira. Assim temos de encontrar um novo amor para a sereia, mas quem?

Na parte nordeste de Meriana (aqui) vive um pacato djinn chamado Ocelus que está apaixonado pela sereia. Vá até ele, e fale sobre a sereia (diga "mermaid", que é sereia em Inglês). Ele então te dirá que que gosta da sereia, mas é tímido demais para convidar ela para um encontro, então ele diz que gostaria que houvesse alguém para pedir o encontro por ele. Se ofereça dizendo "date" (que nesse caso é "encontro" em Inglês), aí o Ocelus te perguntará se você vai mesmo, responda "yes" e aí ele te agradecerá.

A sereia fica aqui (em Meriana mesmo). Fale a ela sobre o encontro, diga "date". Ela então fica decepcionada e diz se isso é o melhor que você pode fazer, aí ela fala que um verdadeiro djinn faria algo bem mais poético. Volte para o Ocelus e fale sobre o ocorrido, diga "mermaid" a ele. Então ele te pedirá para que você consiga um poema de amor (love poem, em Inglês) para ele. Ocelus te diz que os elfos são ótimos poetas e que a cidade deles é um bom local para procurar por um poema.

Ab'Dendriel é a cidade dos elfos, vamos até ela! O caminho mais rápido é pegar um barco de Meriana até Liberty Bay, então daí para Venore, e depois daí para Ab'Dendriel. Nessa cidade, a loja que vende poemas fica aqui. Compre um "love poem", que custa 200 GP, e então volte para o Ocelus.

Diga a ele que você trouxe o poema, fale "love poem". Ele fica contente, e diz que agora a sereia aceitará o encontro, e te solicita para você ir pedir de novo um encontro a ela. Volte até a sereia, e diga "date" a ela. Dessa vez ela aceitará o encontro! A sereia ficará contente com você e te diz que te deixará andar nas tartarugas dela (as quais podem te levar para outras ilhas).

Ocelus e a sereia agora são namorados, e assim ela esquece do Raymond Stryker. Agora o feitiço sobre ele está quebrado, e os namorados Raymond e Eleonore podem voltar a se corresponder normalmente como antes! Contudo isso não significa que o romance entre eles está em segurança, uma grande ameaça espreita Raymond e seu grupo e apenas você poderá salvá-los. Mas isso já é um assunto para outro artigo, por hora vamos caçar em umas ilhas novas onde as tartarugas da sereia podem te levar ;)

4. Laguna Islands

Uma das tartarugas está aqui (em Meriana), basta subir nela para ser levado às Laguna Islands (é só subir de volta nessa tartaruga quando quiser regressar à Meriana).

Laguna Islands são um conjunto de três ilhas onde existem principalmente tortoises, thornback tortoises, toads e blood crabs. Existe um grande conjunto de cavernas no subterrâneo da ilha, as quais possuem um grande número desses monstros e assim é possível conseguir uma ótima experiência. Não são monstros difíceis, e recomendo level 30 (e skills 60 para knights e paladinos), ou talvez um pouco menos, para caçar em Laguna Islands.

Para caçar no local, recomendo tomar cuidado para não ficar cercado por muitos monstros. Uma boa dica para evitar isso é, na hora da luta, se enfiar em espaços pequenos nas paredes das cavernas onde só 1 ou 2 monstros conseguem te tocar. Também é bom ter runas ou magias que peguem uma grande área, para te ajudarem na hora que vierem muitos monstros.Laguna Islands são especialmente boas para knights, pois eles podem matar facilmente os monstros do local e não gastam nem munição (como os paladinos) e nem suprimentos para usar magias (como os sorcerers e os druids). A única magia de ataque que possivelmente um knight precisará no local, é a groundshaker que pega uma grande área (isso para o caso dele ficar cercado).

A seguir, um mapa para você se orientar em Laguna Islands:

Mapa de Laguna Islands

Os X representam a localização das entradas das cavernas (todas estas cavernas estão, de uma forma ou de outra, interligadas). As letras vermelhas representam as tartarugas: A é o local a tartaruga que te leva de volta à Meriana; cada tartaruga em B, C ou D leva até a outra tartarura em B, C ou D (respectivamente).

5. Palavras finais

Conhecemos até o momento 5 interessante ilhas das 12 arquipélago de Shattered Isles, no próximo artigo conheceremos as outras 7.

Nós combateremos os perversos piratas da ilha de Nargor. Também, como autênticos piratas, exploraremos a misteriosa Treasure Island (Ilha do Tesouro). Por fim, viajaremos até as inóspitas e extremamente perigosas Forbidden Islands, onde está selado Ferumbras, o mais poderoso dos magos de Tibia. Não percam!

Nota: para saber desde já como ganhar acesso a Nargor, leia o artigo: Quest dos piratas (Meriana quest).

Continua...
    Links para as outras partes lançadas até o momento: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6, Parte 8, Parte 9

    58 comentários:

    Anônimo disse...

    Se vc caçar apenas nas 3 ilhas sem descer para as cavernas quantu de exp/h da lah? Vlw

    Tiago Paolini disse...

    O total de experiência depende de seu level, vocação, armas que usa, magias que possui, a sua habilidade em caçar, quantos monstros você vai encontrar, quantas outras pessoas estão ou não caçando no mesmo local etc. Desculpe, mas infelizmente não tem como eu dar um valor total de experiência...

    Mas ainda assim eu sei que dá para fazer bastante experiência nessas ilhas, se você caçar em uma parte não muito lotada. Há muitos knights com mais de level 100 que caçam no local para ganhar experiência experiência, e ainda por cima é possível caçar no local desde bem antes.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    e muito legal esse site nao deixer de la a bosta dele lei a agora e de graça e em um bosta

    Anônimo disse...

    Eu ñ tenho nada só baixei o tibia como faço para criar uma conta(ñ quero criar um carinha quero criar um conta)

    Tiago Paolini disse...

    Não dá para jogar se não tem um carinha, e não dá para criar um carinha se não tem uma conta. Eu recomendo ler o artigo "Como jogar Tibia - Criando a conta".

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    ei tem alguma quest q de uma mace ou algum bicho em rook?

    Tiago Paolini disse...

    Mace é muito barata e em qualquer loja de armas você pode comprar uma. Mas se você prefere algum animal de Rook que dê ela, pode tentar Rotworms.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    po cara quero saber pra ke ser o promotion se vale apena comprar para kina.?

    Tiago Paolini disse...

    Com promotion você recupera mana e vida mais rápido quando come, perde menos experiência e skills quando morre, recupera soul bem mais rápido e tem acesso a uma magia exclusiva para personagens promovidos.

    No que diz respeito a kina, uma ótima utilidade da promotion é perder menos experiência e skills quando morre (perde 30% menos do que sem ela). A promotion também permite o kina comprar a magia challenge (exeta res), que serve para fazer com que os monstros mirem nele em vez de nas outras pessoas (isso é especialmente útil para caçadas em grupo, onde o kina tem de bloquear os monstros). A promotion também ajuda um pouco o kina na hora de recuperar vida quando ele come alguma coisa.

    Por essas razões, eu recomendo você comprar a promotion.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Seria bom destacar que em port hope existem wyrms, earth elementais e behemoths nas montanhas... acho que faltou uma explicaçao sobre esse lugar. No geral ficou muito bom a explicaçao!

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado pela crítica!

    O artigo sobre Port Hope foi escrito há algum tempo, e os monstros que você citou não existiam lá na época em que o artigo foi escrito.

    Pretendo em algum momento atualizar os artigos antigos de áreas de caça ou complementá-los com outros artigos, pois algumas coisas novas surgiram desde então. Mas não posso dar uma data de quando isso vai ser, pois ainda estou criando ânimo para continuar a série... Mas posso dizer que cedo ou tarde eu adicionarei as áreas de caça que surgiram ;)

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    errata: eu queria dizer liberty bay =x ao inves de port hope...

    Tiago Paolini disse...

    Tudo bem, não tem problema ;)

    Em todo o caso o que eu disse vale também para Liberty Bay.

    Completando o que eu disse antes, apesar de eu não prometer uma data exata da continuação da série áreas de caça, digo que pretendo continuá-la dentro dos próximos meses.

    Abraços,
    Tiago

    bruno ferreira disse...

    qual a loja ou nome do NPC em Ab'Dendriel que vende os love poem?!
    vlw

    Tiago Paolini disse...

    O NPC se chama Elvith e ele fica na loja de instrumentos musicais (não me lembro se ela tem algum nome).

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    alguem ai sabe se eh nessa ilha que tem uma cav de zombie, cript secreta que abre com um mapa?

    Tiago Paolini disse...

    Esse monstro na caverna surgiu depois que o presente artigo, então por isso ele não fala a respeito. Pretendo algum dia atualizar todos os artigos antigos de áreas de caça, mas não sei quando vai ser possível.

    Em todo o caso, os Zombies ficam no subsolo da Treasure Island. Para conseguir entrar nas cavernas de lá, você precisa de um treasure map (mapa do tesouro) verdadeiro. Ele vem no loot de piratas. Na treasure island até tem um cara que vende mapas do tesouro, mas esses são falsos, você precisa de um verdadeiro que vem em piratas.

    Uma vez que tenha o mapa verdadeiro, basta usar ele na treasure island que vai aparecer escrito quantos passos em que direção andar. Faça isso até que você chegue no local onde ele diz que você tem de cavar, aí é só cavar para entrar na caverna onde tem zombies :)

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    vlw tiago me ajudo bastante

    Anônimo disse...

    gostei muito :D tem alguma dica para evita as waste?

    Tiago Paolini disse...

    Sim, eu tenho. Às vezes é melhor caçar vários monstros mais fracos ao mesmo tempo do que 1 bem forte, pois assim você pode acabar ganhando a mesma quantidade de experiência perdendo menos HP.

    E obrigado pelo elogio!

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    ai doidera mto manero esse site gamei shauhsa !!

    Anônimo disse...

    pode me dizer prq quando eu clico na parada de ver a imagen num aoarece tipo..(pode ser visto ''aqui'' ai quando clico naum aparece a imagen so uns nomes doido . podem me ajudar ??

    Tiago Paolini disse...

    > pode me dizer prq quando eu clico na parada de ver a imagen num aoarece tipo..(pode ser visto ''aqui'' ai quando clico naum aparece a imagen so uns nomes doido . podem me ajudar ??

    Hmmm, aqui eu também não estou conseguindo agora... O site de mapas deve estar fora do ar agora, só podemos esperar para ver se isso é temporário ou permanente. Caso seja permanente, eu terei de encontrar uma outra forma de mostrar os locais...

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    ONDE FIKA O BURACO SECRETO PRA CAVAR NA AREIA NA TREASURE ISLAND Q TEM ZOMBIES EMBAXO ?

    Tiago Paolini disse...

    O único jeito de conseguir chegar no buraco e entrar é tendo com você um treasure map. Não um treasure map que você compra na ilha, pois esses são falsos, e sim um treasure map que veio do loot de um pirate.

    Então é só usar o treasure map quando estiver na ilha, que ele vai te dizer quantos passos em qual direção andar. Vá seguindo o que ele disser até ele mandar você cavar, aí você vai abrir um buraco e entrar na caverna.

    Sem um treasure map verdadeiro você não vai conseguir abrir o buraco, mesmo que esteja no local certo.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Gostei !!

    Gostaria de saber onde Ficam os Earth Elemntals em Port Hope.....

    Alguem sabe... ?? Se possivell um Mapa...

    Desde ja agradeço !!!

    Tiago Paolini disse...

    Que eu saiba, não existem mais Earth Elementals em Tiquanda. Eles ficavam a sudeste da cidade, mas foram removidos há alguns updates atrás.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    sabe a promotion compensa compra com um sorcerer lv 20???? ela vai me ajduar abstante na hora de runar??? e quanta mana e life a promotion recupera???? e qual a magia q magos liberam com promotion????

    se souber responda por favor. e adorei seus tutoriais ja li todos lançados ate agora.

    Tiago Paolini disse...

    Sim, ela vai te ajudar bastante na hora de runar:
    * Com promoção, você recupera 1 soul point a cada 15 segundos (em vez de 1 a cada 2 minutos)
    * você recupera 2 mana a cada 2 segundos (em vez de 2 mana a cada 3 segundos)

    Dessa forma dá para runar mais e mais rápido do que sem promoção.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Ai , eu tava lendo sobre Vandura , mas as fotos das entradas e do "piano" ( onde ta > (aqui) < ta dando erro e nao consigo ver as fotos.
    se puder consertar , vlw ai

    Tiago Paolini disse...

    Conforme eu explico no aviso logo no começo do artigo, o site que eu usava para os mapas saiu do ar e não vai voltar mais.

    Eu preciso refazer os artigos, mas isso vai levar algum tempo...

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    o thiago gostaria de uma informação
    q hunt me recomendaria para upar um knight
    lvl 34 com skill 60/55...
    premium acc
    pode ser de sua opniao msm..
    desde ja agradeço

    Tiago Paolini disse...

    Olá! Eu sugiro esses locais:
    * Shadow Tomb - Ankrahmun
    * Dark Cathedral - Kazordoon
    * Foreigner Quarter - Yalahar
    * Green Claw Swamp - Venore
    * Mount Sternum - Thais
    * Plains of Havoc - Venore
    * Tarpit Tomb - Ankrahmun
    * Tiquanda/Bandit Caves - Port Hope
    * Tiquanda/Reptile and Crustacean Caves - Port Hope
    * Tiquanda/Trapwood - Port Hope
    * Tyrsung - Svargrond
    * Cult Cave - Liberty Bay
    * Dwacatra - Kazordoon
    * Fenrock - Yalahar
    * Formorgar Glacier - Svargrond
    * Inukaya - Svargrond
    * Laguna Islands - Liberty Bay
    * Plague Spike - Darashia
    * Shadowthorn - Venore
    * The Witches' Cliff - Kazordoon
    * White Flower Temple - Thais

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    ola
    site muito bom mas n tem o poema pra comprar no npc so intrumentos como consigo o poema willian aki abracos

    Tiago Paolini disse...

    > site muito bom mas n tem o poema pra comprar no npc so intrumentos como consigo o poema willian aki abracos

    Obrigado!

    Você tem de dizer "love poem" e "yes" a ele para comprar.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    eu queria uma tartaruga eu ate falei com meu paii e ele deixouu so que e muito cara

    Tiago Paolini disse...

    Hmmm, que pena...

    Eu já gosto de gatos (que não são costumam ser caros), mas eu moro em apartamento e não tem lugar para ele... Além disso, não sei se eu teria tempo e dinheiro para cuidar de um.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    af eu quero um tutorial como ir de carlin para demon de edron plz me ajuda,meu msn::nicollassimoes@hotmail.com

    Tiago Paolini disse...

    Os Demons ficam na Hero Cave. Pegue o barco da cidade de Carlin até Edron e siga estas rotas:
    * Do barco até a Hero Cave
    * Da Hero Cave até os Demons

    Abraços,
    Tiago

    Mário Fernandes disse...

    Excelente post cara, só os links de localização do mapa que estão quebrados, mas deve ser do site lá...

    Show de bola, me ajudou muito ;D

    Abraço.

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado!

    O site de mapas que eu usei saiu do ar, então eu tenho de mudar eles.

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    gosteii, tava querendo saber como ir a meriana ja que tibia wiki nem tibiabr fornece esse spoil.
    Vou adicionar aos favoritos, pois to querendo o pirate outfit
    abraços.
    continue com o belo trabalho

    Tiago Paolini disse...

    Que legal que pude ajudar :)

    Anônimo disse...

    como posso fazer o warrior só a espada os ombros ja fiz mais para fazer a espada preciso entra numa cidade si chama ( Sabrehaven ) e fala com NPC : Morgan.. mais nao sei como chega nessa sit e fala com esse npc precisa de uma guest , e parece que tem que fazer ultifit do pirate nao sei isso que enetendir pode me dizer como é que faz ?

    Tiago Paolini disse...

    O capítulo 3.1 do artigo acima explica como, Sabrehaven é em Meriana.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    nao Gostei da sua responda nao um lixo desculpa ai
    Abraço
    Daniel

    Tiago Paolini disse...

    Eu te desculpo.

    Eu te direcionei para capítulo 3.1 do artigo porque ele já explica a quest... Para ir até Meriana (onde fica Sabrehaven) você tem de completar as missões que a Eleonore te dá e então ir até o NPC Captain Waverider e dizer "peg leg".

    Julgo que eu não me esqueci de explicar nada no artigo sobre como fazer a quest, mas se você tem dúvida em alguma parte, pode perguntar. Eu também posso te passar outra página que fala da quest, quem sabe alguém explicando de um jeito diferente é melhor para você: http://tibiawiki.com.br/Eleonore_Quest/Spoiler.

    Abraços,
    Tiago

    Tiago Paolini disse...

    Os links dos mapas foram concertados, e agora os mapas estão funcionando novamente!

    Desculpem pela demora.

    Cordialmente,
    Tiago

    Anônimo disse...

    eu ja tenho asseso á ilha como foço para ter asseso para ilha dos piratas. ?

    Tiago Paolini disse...

    O capítulo 3.1 do artigo acima conta como ganhar o acesso a ilha de Meriana. Nela você pode fazer a quest para ganhar acesso a Nargor, onde você luta contra os piratas.

    Para saber como fazer a quest, leia o artigo Quest dos piratas (Meriana quest) :)

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    ei tiago como vou a edron

    Tiago Paolini disse...

    A sua conta deve ser premium account, então você vai para o barco em qualquer uma das cidades e dizer para o capitão: "hi", "edron" e "yes".

    Abraços,
    Tiago

    Caio Cardoso disse...

    Tiago,

    Certa vez eu estava perto do dp e uma redskull lvl 60 me atacou, eu sou um kina lvl 23, com isso tentei entrar no dp e não consegui, sendo que, eu não a ataquei.Por que isso aconteceu?? E se acontecer dinovo como fazer para reveter??

    obs: meu battle ficou numa cor diferente.

    Abraços Caio

    Tiago Paolini disse...

    Você deve ter matado aquele personagem dele antes. Quando isso acontece, você recebe uma orange skull que só pode ser vista pelo outro jogador, e ele pode te atacar sem que você consiga entrar no depot.

    Foi esse o seu caso?

    Abraços,
    Tiago

    Caio Cardoso disse...

    Tiago,

    Eu acho ki não, porque eu tava treinando skill e fui no depot só para pegar uns foods (não matei ninguém nesse periodo hehehe xD) , ai ela me atacou, meu battle ficou numa cor diferente, e não consegui entrar, tentei procurar no site do tibiabr se tem alguma magia relacionado a isso e não encontrei.

    Abraços Caio

    Davi Santos disse...

    tiago meu nome e davi ja fiz um comentario em seu blog e passei meu email pois tenho varias duvidas que gostaria que vc me ajuda-se adorei o blog e espero o seu ocntato o mais rpaido possivel

    atençiosamente davi

    davijobimsantos@hotmail.com
    meu email para contato

    Tiago Paolini disse...

    Olá!

    Na barra lateral do blog você pode encontrar o e-mail de contato do blog, que é contato@tudosobretibia.com.

    Estou entrando em contato com você.

    Abraços,
    Tiago

    Postar um comentário

    Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

    Observe que:
    - se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
    - se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
    - caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
    - comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

    Escreva seu comentário: