terça-feira, 8 de julho de 2008

Esclarecendo dúvidas do update 8.2

O update 8.2 do Tibia, lançado há poucos dias atrás, trouxe diversas novas funcionalidades voltadas principalmente a novos jogadores. Para se trabalhar nelas a CipSoft, que faz o jogo, teve de abrir mão de lançar uma grande área nova (como vinha fazendo nos últimos anos nos updates do meio do ano).

Por que essas novas funções são tão importantes ao ponto de adiar a criação de uma área nova? Como elas beneficiam os jogadores? Será que elas estão tornando o Tibia fácil demais? No artigo de hoje trataremos de responder às principais dúvidas que surgiram com esse update.

1. A necessidade

Me lembro bem quando criei o meu primeiro personagem no jogo (há três anos e meio atrás): eu estava explorando o subterrâneo de Rookgaard quando resolvi subir para ir conhecer outros locais, mas houve um pequenino problema... Como cargas d'água fazer para subir a porcaria da escada? Estou falando da escada de escalar, e não da escada de degraus (para usar essa última basta andar em cima dela). Andar de encontro à escada de escalar seria o mais lógico para subi-la, mas isso não funcionou; clicar nela com o botão esquerdo do mouse e escolhendo "use" também não funcionava. O resultado foi que eu não pude avançar por não saber subir uma simples escada, e eu acabei apagando esse personagem e só voltei ao Tibia uns 2 ou 3 meses mais tarde...

Para subir a escada, basta clicar nela com o botão direito do mouse e escolher "Use"Eu não fui o único novato a ter problemas com escadas, e nem o primeiro ou o último. Freqüentemente se houve pessoas como subir escadas no Tibia (a propósito, para subir uma escada você tinha de clicar com o botão esquerdo do mouse no chão em frente a ela, e escolher a opção "use", bem simples depois que se aprende...). Agora clicando com o botão esquerdo na escada, e escolhendo use, também funciona. Mas o pior é que a escada não é o único problema que novos jogadores podem encontrar.

O modo de se movimentar no jogo é bem simples (só usar as setas do teclado, ou clicar no local onde quer ir), também é simples mover ou pegar itens (é apenas arrastar e soltar eles com o mouse), falar com NPCs (a conversa começa com um "hi", e segue-se usando centas palavras chavez como "buy" ou "sell") e recuperar os pontos de vida (comer algum alimento ou usar alguma poção mágica). Todas essas coisas são bem simples mesmo, mas não são óbvias para o novo jogador, e até o momento não havia nada que explicasse de um jeito curto e direto tais coisas.

Além do mais, um novo personagem começava com praticamente nada de equipamentos, e conseguir aqueles essenciais (como corda, pá e uma arma razoável) poderia ser bem trabalhoso. E pior ainda para aqueles que ainda não conhecem direito o jogo.

A frustração de não conseguir realizar as coisas mais simples do jogo pode levar vários jogadores a desistirem quase no começo (como quase me levou, aí você certamente nem estariam lendo os artigos deste humilde blog ;) ). Para um jogo sobreviver, é necessário que ele possua uma base sólida de jogadores, contudo o Tibia deve ter perdido muitos bons jogadores em potencial porque eles deixaram o jogo logo no começo.

Não adiantaria nada ter cada vez mais áreas no jogo se não houvesse mais ninguém para fazer uso delas, por isso é bom se preocupar com os jogadores desde o início.

2. O tutorial

Agora os novos personagens começam em Santiago, uma pequena ilha ao sul de Rookgaard, onde passam por um breve e esclarecedor tutorial e conseguem os equipamentos básicos. Os habitantes dessa ilha dão tarefas bem simples ao jogador para que ele aprenda sobre o jogo. Através de dicas curtas e diretas que aparecem na tela, os novatos aprendem o básico do básico do Tibia sem qualquer dificuldade, e ainda por cima no decorrer dessas tarefas o jogador recebe um equipamento básico (arma, corda, pá, sacola e comida) e o seu primeiro novo level.

Tudo isso torna bem mais agradável ao novato começar no jogo e saber como ele funciona, sem passar pelas possíveis frustrações de antes. O jogador mais experiente pode pular o tutorial caso queira, mas aí ele não vai ganhar os itens e o level que receberia no tutorial (é claro que é perfeitamente possível obter essas primeiras coisas "à moda antiga" caçando em Rookgaard, mas pode ser mais simples já começar com o básico).

Depois do tutorial, o personagem passa para Rookgaard. O jogo marca automaticamente no mapa os locais da cidade (lojas, templo e academia), e além do mais os NPCs da cidade podem dar dicas aos jogadores. Além disso, os guardas da cidade (Zerbus e Dallheim) dão dicas do que caçar no início, e até marcam alguns locais de caça no mapa!

O objetivo de Rookgaard continua sendo alcançar o level 8 para poder ter uma vocação e ir para o continente principal (mainland, ou simplesmente main). O que muda é anteriormente o jogador tinha de escolher uma cidade natal e uma vocação logo que falava com o Oracle, em Rookgaard; mas agora ao falar com o Oracle o jogador é transportado para a Island of Destiny.

Ela é uma ilha ao norte de Rookgaard. Na Island of Destiny os jogadores podem aprender sobre os pontos fortes e fracos de cada vocação, sobre cada uma das cidades e escolher uma vocação. Então o jogador receberá um equipamento básico, de acordo com a vocação escolhida, para começar com ela. Se quiser, o jogador pode testar a sua nova vocação e equipamentos em uma caverna da ilha feita especialmente para a vocação que escolheu. É permitido ficar caçando nessa ilha até o level 9. Ao sair da ilha para o continente principal, o jogador escolhe uma cidade natal (que pode ser mudada mais tarde).

O treinamento na Island of Destiny e os equipamentos dela ajudam bastante os iniciantes a começarem sua jornada no continente principal. Anteriormente a pessoa ía direto de Rookgaard para o continente, e sem qualquer equipamento específico para ajudar a começar na vocação.

Para maiores informações sobre o tutorial, leia:

3. Novo sistema de NPCs

Algumas palavras-chave básicas que podem ser ditas aos NPCs estão em uma cor diferente na fala deles, assim é mais simples o novato saber o que tem de dizer. São apenas algumas palavras bem comuns que aparecem destacadas, isso não estragará a diversão de desvendar alguma quest ou descobrir certas informações interessantes do NPC. Nesses casos ainda é necessário usar dedução e bom senso.

Anteriormente para comprar algum item de um NPC você tinha de falar "buy nome do item" e para vender tinha de dizer para ele "sell nome do item". Além disso, para saber o que um NPC vende era necessário dizer "offer", e depois ir dizendo a categoria do item até chegar onde você quer. Por exemplo: dizendo "weapon" o NPC falava os tipos de armas que ele tinha, e dizendo "sword" em seguida ele dizia o nome das espadas que ele vendia. Além disso, não tinha como saber os atributos do item e só uma pessoa podia falar por vez com um NPC. Os criadores do jogo chegaram à conclusão de que de que esse sistema era complicado demais para os jogadores. Então o sistema de interação com os NPCs foi revisto.

Janela de compra e venda com NPCAgora cada vez que alguém inicia uma conversa com um NPC é aberto um canal particular de conversa entre o NPC e o jogador, e a conversa deve continuar nela. Dessa forma é possível que várias pessoas conversem ao mesmo tempo, ou seja, é o fim das longas filas para falar com NPCs :).

Além disso, comprar e vender também ficou mais simples: basta dizer "trade" ao NPC, nela aparece os itens que você pode comprar dele ("Buy") e os que pode vender a ele "Sell". Também aparece a imagem do item, se você clicar nela com o botão direito do mouse para ver os atributos do item. Na janela você pode escolher o quanto quer comprar ou vender, quanto dinheiro que vai ser e o dinheiro que você tem no momento. Para maiores informações sobre esse sistema, recomendo ler esta notícia do nosso parceiro Mundo Tibia Br: CM Craban responde sobre novo sistema de trade, demons legs e outros assuntos.

4. Tibia ficando mais fácil?

Várias mudanças que ocorreram nos últimos anos, em especial o balanceamento das vocações, fez esta questão surgir especialmente entre os jogadores mais antigos. Uma reclamação é que o jogo estaria ficando fácil demais.

De certo ponto de vista, Tibia está sim ficando mais fácil. Mas isso está relacionado com algo que os desenvolvedores acreditam ser importante para um jogo de sucesso: ser fácil de aprender mas difícil de dominar. Lembre-se de jogos clássicos, como Tetris e Super Mario Bros, é bem simples aprender a jogar eles porém são bem desafiadores para ir longe neles e fazer uma grande pontuação.

O Tibia costumava ser muito difícil bem no começo. Isso é algo que impede mesmo muitos jogadores promissores de continuar cedo demais. Sim, o jogo ficou bem mais fácil nos levels mais baixos e essa foi a intensão da CipSoft. Contudo ele ficou mais difícil nos levels mais altos, não apenas por causa dos novos monstros, mas também por causa das mudanças na curva de poder. A intenção da CipSoft é manter o jogo razoavelmente fácil para novos jogadores enquanto introduz novos e mais difíceis desafios para os jogadores mais experientes.

5. Palavras finais

Espero ter ajudado a entender melhor os motivos do update ;). Esse blog também possui artigos sobre updates anteriores, para que você possa compreendê-los melhor:

14 comentários:

Felipe disse...

Pequena atualização.

Alguns dias depois do Update para a versão 8.20 lançou um pequeno patch para corrigir alguns problemas, então o Tibia está na versão 8.21.

Informar é a nossa prioridade.
Sua Equipe Mundo Tibia Br

Felipe disse...

Outra atualização.

O Tibia mudou de versão novamente, agora é 8.22.

Sua Equipe Mundo Tibia Br

manow disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Paolini disse...

Não tem problema. Quando se lembrar, pode escrever de novo ;)

Anônimo disse...

keru dese as escada di degrão como é ?

Tiago Paolini disse...

Para descer uma escada de degrau basta andar por ela.

Anônimo disse...

no começo acho que minha maior dificuldade foi mesmo as escadas de escalar até meus amigos mais experientes e familiarizados no jogo me explicarem isso.

A proposito seu site esta muito bom e é muito legal de você dedicar-se a mante-lo mesmo sem lucrar com isso.

Tiago Paolini disse...

Fico bastante contente com seu elogio!

Hehe, o grande problema da maior parte das pessoas que começam a jogar são as escadas :p. Espero que com esse update 8.2 as coisas tenham se facilitado ;)

Gabriel Souza Matias disse...

como ke c kria conta e char em ot sem cite

Tiago Paolini disse...

O modo de criar conta em um OT depende de OT para OT. É bem mais simples jogar um OT que no qual dê para criar conta no site dele.

Para dicas de OTs, recomendo ler esse comentário e os dois seguintes.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

como que saio da ilha do treinamneto que pohaaa o que tenho que falarr?

Anônimo disse...

eu gostaria de ajuda eu ñ consigo entrar gostaria ke me ajudasse com a senha de cima e de baxo para jogar

Tiago Paolini disse...

Caso o seu problema seja que não sabe como começar a jogar, sugiro ler o artigo "Como jogar Tibia - Criando a conta".

Mas se o seu problema for que esqueceu a conta e a senha, recomendo ler o artigo "Recuperando a conta do Tibia".

Abraços,
Tiago

Postar um comentário

Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

Observe que:
- se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
- se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
- caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
- comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

Escreva seu comentário: