sábado, 9 de agosto de 2008

Áreas de caça - Parte 8: The Shattered Isles (II)

Links para as outras partes lançadas até o momento: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6, Parte 7, Parte 9

Na parte anterior, começamos a explorar a região de Shattered Isles (onde ficam os piratas e a cidade de Liberty Bay. Vimos as ilhas de Vandura, Meriana e Laguna Islands; e também nos envolvemos na trama dos Raymond Striker e seus piratas.

Hoje conheceremos as ilhas restantes restantes do arquipélago, que são: Nargor (lar de um grupo rival de piratas), Treasure Island (onde alguns acreditam haver um tesouro) e as cinco Forbiden Islands (o local mais perigoso do arquipélago, onde se encontra selado Ferumbras, o mais poderoso dos magos).

Nota: Para mostrar onde ficam as coisas das quais eu vou falar, usarei o sistema de mapas do TibiaML (http://map.tibiaml.com), que permite visualizar com precisão os locais do jogo. O link para os locais abrem em uma nova janela, assim você não precisa sair desse artigo para ver onde determinada coisa fica. Observe que é possível mover o mapa; bem como que no canto superior esquerdo do mapa do TibiaML há ícones para afastar ou e aproximar o mapa, e também é possível mudar o andar (canto superior direito).

NOVIDADE: Os links para os mapas foram concertados em 28/10/2011, ou seja, eles estão funcionando novamente! Caso algum não funcione, por favor avise nos comentários ;)

1. Nargor

Nargor é uma das doze ilhas do arquipélago de Shattered Isles, ela é o esconderijo de vários piratas malvados, e um ótimo local de caça. Contudo você não tem como ir nela sem antes ganhar a confiança de alguém destemido o bastante para te levar lá. Mas não se preocupe, vimos como fazer isso no artigo anterior "Quest dos piratas" ;).

Nargor possui dois locais distintos de caça, os quais podem ser acessados por meio da caverna a esquerda do barco onde você chega na ilha. Nessa caverna você encontra slimes e tarantulas, e há dois caminhos: seguindo para a esquerda você encontrará um buraco (aqui) para subir à superfície da ilha onde pode encontrar os mais diversos tipos de piratas, ou se você seguir para o sul (↓) você encontrará um buraco (aqui) que levará ao subterrâneo onde pode encontrar monstros mortos-vivos.
1.1 Mortos-vivos
Nessa parte dos mortos-vivos, você encontrará ghouls, pirate skeletons e pirate ghosts. Todos estes são fáceis o bastante para alguém no level 30 caçar. No entanto, pirates ghosts são imunes a ataques físicos, o que significa que as armas normais dos knights ou projéteis normais dos paladins não possuem efeito algum sobre eles, e também magias do elemento earth (terra) ou death (morte) não possuem efeito. Apenas magias ou armas encantadas com algum elemento mágico podem funcionar contra eles.

Por causa dos pirate ghosts, esse não é um bom local para knights caçarem. No entanto, paladins podem usar a magia "Divine Missile" para atacá-los, pois ela é do elemento "holy" (e monstros mortos-vivos" são fracos contra ela). Sorcerers e druids podem derrotar com facilidade os monstros do local, e esse é um bom local de caça para eles porque podem derrotar com facilidade os monstros do local e ainda por cima eles dão uma boa experiência.
1.2 Piratas
Na superfície na ilha, temos vários andares e a dificuldade vai aumentando a media com que se sobe mais. No andar térreo há apenas dois slimes, e os piratas começam a aparecer a partir do primeiro andar. No total, a ilha tem seis andares.

Nesse andar você vai encontrar principalmente pirate marauders e smuglers. Eles não são, e para derrotá-los eu recomendo pelo menos level 35, e skills 60 para knights e paladinos. Também há alguns pirate cutthroats, eles são mais fortes mas não são muitos nesse andar.

No segundo e terceiro andares, além desses piratas, também aparecem pirate buccaners. Há um bom número de pirate cutthroats e pirate buccaners, e esse andar já é mais difícil. Recomendo level 50 e skills 70 para caçar no local. Não é difícil acabar ficando cercado de piratas nesse andar, o que é bastante perigoso. Então evite avançar bastante de uma vez para evitar encontrar vários piratas, é melhor ir andando aos poucos e derrotando os piratas que vierem atrás de você. Há um único pirate corsair nesse andar (aqui), esse é o mais forte dos piratas e é bom evitar ele porque vem acompanhado de outros piratas; mas ainda assim não deve ser difícil derrotá-lo se você matar os outros piratas antes.

Há um local bem importante no segundo andar: uma royal mailbox (aqui). Ela é uma caixa de correio que, caso você tenha completado a quest "The Postman Missions", te permite enviar itens até a cidade. Ela é especialmente útil para enviar os itens que você encontrou nos piratas quando você não conseguir carregar mais nada, assim não é preciso voltar à cidade cada vez que a sua capacidade estiver acabando (assim você não precisará deixar nada para trás e vender depois tudo o que encontrar). Então, caso você tenha completado a quest necessária, é bom trazer alguns parcels para enviar as coisas pelo correio.

A partir do quarto andar é onde as coisas ficam bem complicadas mesmo (só para recordar, a ilha possui seis andares). Há todos os tipos de piratas, especialmente os pirate corsairs. Caçar aqui sem ter prejuízo é bastante difícil se você não for bem forte, recomendo ter level 70 e skills 80 (e saber lutar bem, é claro). Para poder ir no local O principal interesse em ir nesses andares é para completar a missão final da quest dos piratas, mas se você for um level bem alto também pode caçar aqui.

2. Treasure Island (Ilha do Tesouro)

Há rumores de que é nessa ilha que os piratas escondiam suas riquezas. Acredita-se haver um grande tesouro nessa ilha, muito embora ninguém ainda tenha voltado com um. Outros acreditam que essa ilha é apenas uma grande enganação feita para tirar dinheiro das pessoas... Mas em todo o caso, se você for despreparado para essa ilha, é possível ficar preso nela sem ter dinheiro para voltar.

O Captain Waverider (que fica aqui, em Liberty Bay) pode te levar para a Treasure Island por 200 GP. A passagem de volta para Liberty Bay costumava custar 500 GP, o que fazia muitos ficarem presos na ilha por um tempo até conseguirem o dinheiro para voltar Mas felizmente o preço da passagem baixou para 50 GP, e assim é bem mais difícil acabar preso na ilha, mas em todo o caso tenha certeza que trará com você o dinheiro necessário para voltar ;).

Para procurar por alguma coisa na ilha, é necessário o item "Treasure Map" (mapa do tesouro). Nessa ilha, o Barney vende um treasure map por 1000 GP, mas não compre dele porque o mapa é falso! Você pode conseguir um treasure map verdadeiro caçando piratas em Nargor, esse é um item razoavelmente raro de se achar mas depois de caçar piratas por algum tempo você deve acabar encontrando um mapa.

Com o mapa verdadeiro em mãos, use ele na superfície Treasure Island e aparecerá escrito na tela quantos passos e para que direção seguir. Eventualmente o mapa te levará até o local onde deve cavar com uma pá (shovel), então use a pá na pilha de pedras e será aberto um buraco para a caverna (a pá não funcionará em nenhum local a não ser que você esteja com o mapa verdadeiro).

A caverna dessa ilha é praticamente idêntica em dificuldade ao subterrâneo da ilha de Nargor, onde encontramos monstros-mortos vivos. A diferença é que aqui há também ghosts e blood crabs, que não são difíceis. Vale recordar que os ghosts e os pirates ghosts são imunes a ataques físicos, o que significa que as armas normais dos knights ou projéteis normais dos paladins não possuem efeito algum sobre eles. Apenas magias ou armas encantadas com algum elemento mágico podem funcionar contra eles. Será que realmente há algum tesouro escondido nessa caverna? Até agora ninguém voltou com coisa alguma...

3. Forbiden Islands

As Forbiden Islands (Ilhas Proibidas, em Inglês) não receberam o nome de "proibidas" por acaso, elas são um conjunto de cinco ilhas extremamente perigosas, possivelmente o local mais perigoso de todo o Tibia. É necessário ter um level bem alto mesmo para caçar nelas, e não é recomendável ir caçar sozinho. Esse é um local tão perigoso e desolado, que foi nessas ilhas onde foi selado Ferumbras, o mais poderoso dos magos, que tentou destruir Tibia há vários anos atrás.

Inicialmente você não possui acesso a essas ilhas. No entanto, há 40% de chances de você ser pego numa tempestade tropical caso viaje de barco de Liberty Bay para Thais com o Jack Fate (aqui). Se for pego na tempestade, o barco vai naufragar na ilha de Goroma (uma das Forbiden Islands).

Não há nada de perigoso no local onde o barco naufragou, apenas alguns island trolls que são bem fraco. No entando, eles carregam pedaços de madeira (os quais são necessários para concertar o barco naufragado). Diga "ship" ao capitão do barco, e ele te dirá que precisa de 30 peças de madeira para concertar o barco. Derrote island trolls até ter todas elas, então volte para o capitão e diga "wood", ele te perguntará se você trouxe a madeira, entõ responda "yes". Com o barco concertado, Jack Fate pode te levar de volta a Liberty Bay. Além disso, a partir de agora ele também pode te transportar de Liberty Bay até Goroma.

Com isso você já pode acessar parte de uma das Forbiden Islands, e assim começar a quest para acessar todas as cinco. Se eu fosse explicar detalhadamente como completar a quest para acessar todas as ilhas, eu me estenderia demais e fugiria do assunto do artigo que é áreas de caça. No entanto, para saber como completar a quest recomendo ler a seguinte página: http://tibia.portaltibia.com.br/The_Shattered_Isles_Quest_Spoiler.

As cinco ilhas são:
  • Goroma: nas profundezas dela você encontra todos os tipos de cultists, mortos-vivos, dragons, dragon lords e efreets
  • Ramoa: na superfície você encontra principalmente giant spiders, bone beasts, water elementals e mortos-vivos; enquanto que no subterrâneo encontra lichs, necromancers, preietess, vampires e outros mortos-vivos mais fracos
  • Talahu: você encontra principalmente hydras, bog raiders e water elementals
  • Malada: é possível encontrar na superfície giant spiders, tarantulas e vários quaras scouts; no subterrâneo há um grande número de todos os tipos de quaras, e também alguns bog raiders
  • Kharos: é a mais perigosa das cinco ilhas, e um dos locais mais perigosos do jogo; nela há a torre do Ferumbras onde de vez em quando ele tenta escapar para destruir o mundo, você encontra um grande número de lichs, dragon lords, behemoths, warlocks e demons; é praticamente impossível voltar vivo de Kharos se for sozinho, (e mesmo em grupo está longe de ser fácil), e possivelmente a única razão para ir em Kharos é se o Ferumbras escapar

4. Palavras finais

Com isso concluímos com o arquipélago de Shattered Isles. Na próxima parte, veremos as Ice Islands, a região mais gelada do Tibia, mas antes veremos como completar a quest necessária para ter acesso a todas Ice Islands.

Nessa região os bárbaros locais, os colonizadores de Carlin e os piratas brigam pelo poder. Eles mal sabem que as Ice Islands guardam um grande segredo, um grande poder oculto há tempos e que pode destruir todo o mundo do Tibia. Os cultists estão tentando libertá-lo. Prepare-se para uma batalha épica que decidirá o futuro do mundo!

Continua...
    Links para as outras partes lançadas até o momento: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6, Parte 7, Parte 9

    22 comentários:

    Mic Tritur disse...

    e svan?

    n vai posta lugares de hunt lá?

    Tiago Paolini disse...

    Svargrond (ou Svan, para encurtar) fica na maior das Ice Islands, e vou falar na parte 9 das áreas de caça da cidade.

    Fabiano Grando disse...

    Tiago
    Percebi que vc pode me ajudar. Visitando alguns sitei observei que vc orientou um blogueiro a incluir seu blog no Google.
    Como faço isso, segui suas orientações e não consegui. É possível vc me informar mais detalhadamente?
    Fabiano - Passo Fundo - RS
    fabianogrando@hotmail.com

    Tiago Paolini disse...

    Fabiano, já te enviei um e-mail.

    Mic Tritur disse...

    qndo vai postar a areas de caça 9 :P

    Tiago Paolini disse...

    Estou planejando postar a próxima parte das áreas de caça no final dessa semana.

    Mas antes disso vou postar a próxima de como jogar tibia, pois esse é um assunto que o pessoal está querendo mais (ao menos é o que as estatísticas do blog dizem).

    Tiago Paolini disse...

    Tinha esquecido de dizer algo: mas acontece que a maior parte das Ice Islands está inacessível, a não ser que você complete umas quests e eu vou escrever um artigo sobre como poder acessar eles.

    É bem provável que esse artigo venha antes da parte 9, se isso acontecer ela vai demorar mais alguns poucos dias do que eu disse no comentário anterior. Mas é por uma boa causa, já que para caçar no local você tem de antes poder acessar ele ;)

    Thor Lumartha disse...

    Já comentei aqui há uns tempos atrás, e continuo achando excelente esse site. Muito completo e detalhado, merece maior divulgação na comunidade Tibiana. Tenho conversado com amigos e poucos conheciam, assim, tenho divulgado ele, e todos gostaram.

    Tiago Paolini disse...

    Muito obrigado pela ajuda na divulgação!

    Como eu não tenho grandes recursos para investir em publicidade, a única divulgação que esse blog tem são os resultados em buscadores (principalmente o Google) e o boca-a-boca dos visitantes (o termo técnico para isso é "marketing viral".

    Se você olhar direito para o próprio jogo do Tibia, ele também divulga a si próprio dessa mesma forma e ainda assim consegue crescer e atrair cada vez mais jogadores.

    Estou contente com o fato de que cada vez mais as visitas do blog vêm aumentando, para você ter uma idéia ele recebeu quase 11.000 visitas nos últimos 30 dias, e a média de visitas vem crescendo com o passar dos meses.

    Muito obrigado pelas visitas e pela a apreciação do trabalho feito aqui ;)

    Sethh disse...

    Olá. Gostei muito desse blog.
    Quando irás atualizar de novo?

    Bom trabalho, muito bom mesmo.

    ;)

    See Ya~

    Tiago Paolini disse...

    Muito obrigado pelo elogio!

    Ultimamente ando atualizando o blog a cada duas semanas. Motivo: ando ocupado com a faculdade (faço pós-graduação em Química). Mas não se preocupe, o blog continuará sendo atualizado :).

    No que diz respeito à série "Áreas de caça", eu notei que faz algum tempo que eu não escrevo nada sobre ela, a razão disso foi que antes apareceu o assunto de "Como jogar Tibia", e ele demorou mais do que eu imaginava. Quando eu inicialmente planejei escrever ele, pensei que um artigo seria o bastante, mas depois enquanto escrevia o assunto foi se desenrolando mais e mais... Daí pensei que dois artigos seriam o bastante, mas de novo o assunto foi se estendendo mais e mais, e aí eu acabei indo para um terceiro artigo... Por muito pouco não houve um quarto, mas eu decidi escrever todo o resto que eu tinha para escrever no terceiro artigo mesmo, e deixei alguns assuntos que faltaram falar (como casas e Premium Accounts) para os artigos que eu já havia escrito.

    Mas agora o caminho está livre para continuar a série "áreas de caça". Antes da parte 9 propriamente dita, vou explicar a quest das Ice Islands porque ela é necessária para abrir o acesso a todas elas (e a parte 9 falará sobre caçar nesse local). Eu fiz a mesma coisa explicando a quest dos piratas antes de falar das restantes das Shattered Isles. Dessa forma, esses dois artigos sobre quests podem ser entendidos como spin offs da série "áreas de caça".

    Eu escreverei o próximo artigo no decorrer dessa semana.

    Ah, mais uma coisa! O aniversário de 1 ano do blog passou (no último dia 31/09) e eu não escrevi nenhum post sobre o assunto... Se tudo sair como eu espero, pretendo escrever um também no decorrer dessa semana. Mas como isso vai ser uma coisa que não tomará muito tempo, ela não atrasará o próximo artigo. Ou seja: não vou demorar duas semanas para escrever o próximo artigo por causa do post que comemorará o aniversário.

    Até mais,
    Tiago

    Caprucho| Sim, eu tenho uma porra de um nick gigante, e nao vou te ensinar a fazer!!! disse...

    Veeelho, MUITO bom teu site...
    parabens, muito bem explicadas as areas de todas as citys, detalhando todos os respawns, o level sugerido, skills e tudo...
    muito bom cara, parabeeens!

    Seria legal tambem, se voce fizesse uma area soh com spoil de quests...
    ordenado por level sei la...
    mas valeu cara, parabens!

    Tiago Paolini disse...

    Muito obrigado pelo elogio!

    Já estou planejando escrever sobre quests mais para frente, possivelmente depois de eu terminar de falar sobre áreas de caça.

    Só para dar água na boca vou adiantar uma coisa, estou planejando um artigo que pretendo chamar de "A verdadeira Desert Quest". Quase todos os jogadores sabem a solução dessa quest, mas quase ninguém sabe qual o procedimento para se chegar nessa solução. E nesse artigo, que teve colaboração do nosso parceiro Langobardis, iremos revelar qual é ele! O artigo pretende valorizar o aspecto RPG do Tibia, em vez de simplesmente resolver uma quest mecanicamente sem saber o que está fazendo e porque está fazendo.

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    mew velho muito rox suas explicações
    e vou passar a ler o blog todo o dia
    (ou toda semana) meus parabéns
    e se um dia vc se interessar por falar propriamente de Thais ou Venore, etc, seria muito legal
    parabéns e até mais

    Tiago Paolini disse...

    Valeu!

    É, realmente. Surgiram novas áreas de caça perto de Thais e de Venore depois que eu escrevi sobre essas regiões, e também acho que posso falar em mais detalhes dessas áreas. A sua sugestão está anotada!

    Em todo o caso, por enquanto dá para ler sobre elas nas quatro primeiras partes da série áreas de caça.

    Até mais,
    Tiago

    Tiago Paolini disse...

    Estou escrevendo isto para prestar um esclarecimento a respeito de algo que eu falei mais acima.

    Eu disse em um comentário anterior que o artigo sobre a quest das Ice Islands possivelmente sairia semana passada, mas como é possível notar ele ainda não foi publicado.

    A razão disso são alguns compromissos importantes que surgiram, os quais eu ainda estou tratando. Por causa disso é provável que o artigo seja publicado entre o final da semana atual e o começo da próxima.

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Tiago,

    onde posso caçar frost dragon em Svargrond ??

    Jonny... ( ; Douglas ; ) disse...

    Ola :D

    Só em Okolnir,

    Para entrar em okolnir você deve chegar ate certo ponto da " Ice Islands Quest ".
    A quest começa Neste artigo .

    OBG & Saudações Tibianas...

    Tiago Paolini disse...

    Os links dos mapas foram concertados, e agora os mapas estão funcionando novamente!

    Desculpem pela demora.

    Cordialmente,
    Tiago

    P.S.: Esse foi o último artigo que faltava corrigir os links. Ufa! Finalmente acabei, e bem a tempo para o 4º aniversário do blog :D

    Davi Santos disse...

    tiago gostaria de entrar em contato com vc para varias duvidas minhas serem esclareçidas atençiozamente davi

    davijobimsantos@hotmail.com
    meu email espero sua resposta

    Tiago Paolini disse...

    Olá!

    Na barra lateral do blog você pode encontrar o e-mail de contato do blog, que é contato@tudosobretibia.com.

    Estou entrando em contato com você.

    Abraços,
    Tiago

    Postar um comentário

    Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

    Observe que:
    - se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
    - se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
    - caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
    - comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

    Escreva seu comentário: