quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Como jogar Tibia - Os primeiros passos

No artigo passado começamos uma mini-série de três partes com o objetivo de explicar o básico do básico do básico do jogo. Vimos anteriormente como criar uma conta e personagens. Hoje explicaremos os primeiros passos dentro do jogo.

Hoje trataremos dos primeiros passos dentro do jogo. Veremos como mexer no jogo e executar as ações fundamentais (tipo se movimentar, subir escadas, comprar coisas, usar itens, recuperar vida e mana, conversar e lutar). Com esse conhecimento alguém deverá ser capaz de começar a explorar o mundo do Tibia.

1. Introdução

Esse artigo não tem a intenção de ser um guia passo-a-passo de todos os detalhes de como prosseguir no jogo (algo que normalmente as pessoas chamam de "detonado" ou "walkthough"), e nem teria como ser já que Tibia é um jogo que continua por um tempo indefinido e você quem determina os seus passos.

A intenção do artigo é explicar como o jogo funciona. Com isso, você deverá ser capaz de ir prosseguindo no Tibia.

2. A tela inicial

Depois que você baixou e instalou o programa do Tibia, e já fez um personagem, você está pronto para jogar! Ao abrir o programa do jogo, você vê a tela do título e um menu de opções:

Tela principal do Tibia


Enter Game: entrar no jogo, apertando esse botão você irá para a tela de digitar a o número da sua conta (account number) e a senha (password)
Acces Account: acessar a conta, te leva até a página de edição da sua conta no site do Tibia
Options: ajustar as opções do jogo, falaremos delas na próxima parte dessa mini-série, por enquanto você não precisa se preocupar com elas
Info: visualiza o aviso de copyright e a versão do cliente que está usando
Exit Game: sair do jogo, fecha o programa do Tibia


Depois que você digitar a sua conta e senha, aparecerá na tela a lista dos seus personagens (lembrando que esplicamos na parte anterior sobre como criar personagens). Dê um clique duplo no nome do personagem que deseja jogar, e você entrará no jogo com ele.
Nota: Isso pode parecer óbvio para alguns, mas como ninguém nasce sabendo e já houve alguns pesquisando por isso aqui no blog, eu vou dizer. Não há outro jeito de se jogar Tibia, que não seja pelo programa do jogo que você baixa e instala.
É bom saber que existe um número máximo de pessoas que podem estar conectadas ao mesmo tempo em um mundo de jogo (aproximadamente 1000 pessoas por mundo). Se o número de jogadores online em um mundo estiver chegando perto deste valor, apenas jogadores com Premium Account (a versão paga da conta do Tibia) poderão entrar no instante que escolhem o personagem. Nesse caso os jogadores de Free Account (conta gratuita) entrarão em uma lista de espera, e terão de esperar alguns minutos para entrar no jogo.


Normalmente só costuma haver lista de espera nos horários de pico, quando o pessoal joga mais (durante a tarde e no fim de semana). Se você entrar na lista de espera, haverá uma janela na tela informando a sua posição na lista, quanto menor ela for, mais perto você está de entrar) e o tempo até que o programa tente automaticamente se conectar ao jogo:

Waiting List (Lista de Espera)


No exemplo acima, você estaria na posição 211 da lista de espera e o programa tentaria se conectar ao jogo de novo em 2 minutos. Raramente uma lista de espera é tão alta assim, isso só costuma ocorrer se houver algum grande acontecimento no jogo, e você estiver tentanto entrar num horário de pico. Fora isso, a lista de espera costuma ser bem pequena ou nem ter lista de espera. Recordando, se você tiver a Premium Account não terá de passar pela lista de espera em nenhum caso.
Nota: Não há nenhuma forma de enganar a lista de espera já que a posição nela é controlada pelo servidor do jogo, e não pelo programa do Tibia no computador do jogador. Se você de alguma forma tentar se reconectar antes do tempo previsto na lista de espera, o servidor simplesmente irá ignorar a sua tentativa de conexão.

3. Aprendendo as ações básicas

3.1 Como se movimentar
Ao entrar no jogo com um novo personagem, você chega em Rookgaard de barco sem nenhuma coisa (por enquanto). A janela do jogo se parecerá com o seguinte:

Começando a jogar


Agora é hora de seguir em fente! Essa janelinha que abriu logo de cara explica como se movimentar (clique em "Close" na janela para fechar ela). Movimentar o personagem não poderia ser mais simples, há várias formas de andar:
  • usando as setas do teclado;
  • clicando com o botão esquerdo do mouse na tela do jogo onde quer ir;
  • ou clicando onde quer ir no mini-mapa que fica no canto superior direito.
Observe que as áreas no mini-mapa vão sendo reveladas a medida que você explora elas, e que se você clciar em um local para onde não há um caminho você não vi se movimentar. Siga para a esquerda onde está a ponte que te leva para a próxima área, uu você pode simplesmente clicar no marcador dela no mini-mapa, como mostra a imagem:

Ponte


Descrição do marcadorNo começo, o próprio jogo já insere para você alguns marcadores dos locais mais importantes onde você tem de ir. Marcar locais no mapa será importante para você encontar as coisas ou seu caminho em uma aventura, quando quiser pôr uma marca clique com o botão direito do mouse no local do mini-mapa desejado e escolha "Set mark". E para ver a descrição de um marcador, basta deixar o ponteiro do mouse sobre o marcador (como na figura ao lado).
3.2 Interagindo com objetos
Quando você chegar na ponte, vai notar que há uma placa nela:

Placa


'EscolhaHora de aprender a ler placas! Para interagir com alguma coisa na tela, basta clicar nela com o botão direito do mouse (isso funciona tanto para coisas na tela do jogo quanto as coisas que estão com você). Abrirá uma lista de ações disponíveis para aquele objeto, e você escolhe uma clicando nela com o botão esquerdo do mouse. Essa lista se chama "menu de contexto". Vamos treinar isso, clique com o botão direito na placa e esolha "Look" (que é "olhar" em Inglês). Aí aparecerá na tela o que a placa diz:

Lendo a placa


Outra coisa: no menu de contexto da placa você notou a palavra "Shift" entre parêntes depois de "Look"? Isso quer dizer que a tecla "Shift" é a tecla de atalho para dar "Look" nas coisas, ou seja, para olhar elas. Funciona assim: você segura a tecla "Shift" e clica com o botão direito do mouse na coisa que quer olhar, dessa forma é mais rápido porque você não precisa abrir o menu de contexto toda hora que quiser olhar algo, mas você pode fazer como achar melhor ;).


Logo depois da ponte, você vai encontrar uma escada. Para subir esse tipo de escada ou rampas, basta andar por ela:

Subindo escada
3.3 Falando com NPCs
Subindo a escada, você encontrará o seu primeiro NPC, o Santiago. NPCs são personagens controlados pelo computador, eles por exemplo podem dar informações, vender coisas, comprar, dar missões, etc.


Para iniciar uma conversa com um NPC, basta dizer a ele "hi" ou "hello" (que são "oi" ou "olá" em Inglês"). No Tibia é super simples falar alguma coisa, basta digitar e apertar a tecla"ENTER" (todos os jogadores que estiverem na sua tela de jogo te ouvirão se você escrever a mensagem no canal default). Comece uma conversa com o Santiago:

'Diga


Perceba que quando você começa uma conversa com um NPC, abre um novo canal (chamado NPCs) na chanela do Tibia. Você deve continuar a conversa com o NPC dentro dessa janela, e só ele poderá te "ouvir", os outros jogadores não te ouvirão. É possível duas ou mais pessoas falarem com o mesmo NPC ao mesmo tempo, mas cada uma terá a sua própria janela de conversa com ele. Para finalizar a conversa, diga "bye" ao NPC.


Lembre-se de que os NPCs não são pessoas de verdade, eles são controlados pelo computador, assim não espere poder conversar com eles do mesmo jeito com que uma pessoa real. Os NPCs respondem a certas palavras chaves. Em alguns casos essas palavras estão marcadas em um tom mais escuro de azul para você perceber, em outros casos você tem de deduzir o que dizer. Mas não se preocupe muito com isso agora, já que no começo as coisas são bem facilitadas para você :).
Nunca se esqueça: para iniciar uma conversa com um NPC diga "hi" ou "hello", você vai precisar muito disso durante a sua jornada! A conversa pode ser terminada dizendo bye.
3.4 A sua primeira tarefa!
Ao começar a sua conversa com Santiago, ele te dirá que é bom te ver passando por Rookgaard e te pergunta se você pode ajudá-lo. Responda "yes" (que é "sim" em Inglês). Ele vai te dizer que está tendo um problema com baratas (cockroaches, em Inglês) na casa, mas ele diz que parece que você precisa de algum equipamento antes e te pergunta se é isso mesmo. Responda "yes". Aí ele te diz para você ir até a casa dele, que fica aí do lado onde vocês estão, subir a escada, pegar um equipamento que está dentro de um baú e voltar para falar com ele. Então ele pergunta se está tudo bem, responda "yes".


Bem-vindo à sua primeira quest no jogo! Quests são missões que você pode realizar dentro do jogo, as quais podem te dar os mais variados prêmios. Algumas quests são registradas no "Quest Log", onde você pode ver as quests que você fez ou está fazendo. Para acessá-lo, clique no botão "Quests" no Tibia:

Quest Log


A janela do Quest Log, com a lista de quests:

Quest Log


Por enquanto, essa quest que começamos é a única da lista. Clique em uma quest para ver as etapas dela e as suas descrições:

Quest Line


Clique na etapa para ver a descrição dela. Por enquanto, há apenas essa primeira etapa da quest que é o problema com baratas do Santiago, mas a medida que você for completando mais tarefas aparecerão as outras etapas. O Quest Log é bem útil para saber quais quests você já completou com um certo personagem, saber em que ponto você parou ou se recordar do que tem de fazer caso tenha se esquecido.
Nota: Não são todas as quests que são registradas no Quest Log, são apenas aquelas que você tem de fazer mais de uma coisa para completar ela. Por exemplo, uma quest que tudo o que você tem de fazer é abrir um báu não é registrada (a quest atual é uma exceção, só para você poder ver o Quest Log funcionando)
Agora, faça o que o Santiago te disse: vá até a casa dele, suba a escada e pegue o que há no baú. Para abrir um baú, ou qualquer outro local de armazenar itens, é necessário clicar com o botão direito do mouse nele e escolher "Open" (que é "abrir" em Inglês):

Abrindo um baú


Lembra-se que anteriormente falamos que a palavra entre parênteses no menu de contexto são as tecla de atalho? Nesse caso a tecla de atalho para abrir algo é "Ctrl", o que significa que você também pode abrir algo segurando a tecla "Ctrl" e clicando no objeto com o botão direita do mouse.


Você ganhou uma bag (sacola) com uma roupa dentro, a qual servirá como a sua primeira armadura! Para equipar um item, o processo é exatamente igual ao famoso "arrastar e soltar" coisas no seu computador: clique e segure o botão esquerdo do mouse no item, mova o mouse até o espaço do seu invertário onde ele deve ser equipado e então solte o botão do mouse. Conforme mostrado a seguir:

Equipando a roupa
Nota: Não se esqueça desse fácil processo de "arrastar e soltar", pois é com ele que você move os objetos dentro do jogo.
3.5 Batalhando
Depois volte até o Santiago e fale com ele (lembre-se, para começar uma conversa com um NPC diga "hi"). Ele te perguntará se você vestiu o casaco que encontrou, responda "yes" e então ele te dirá que agora é hora da parte divertida! Ele te pergunta se você está pronto para um pouco de ação, responda "yes". Então ele te explica que possui uma infestação de baratas no porão dele, e que precisã de alguém para ajudá-lo. Santiago te pergunta se você é esta pessoa corajosa, diga "yes". Ele diz que sabia que podi contar com você, então te dá uma arma para ajudar você.


Volte até a casa do Santiago, e dessa vez desca até o porão. Lá embaixo você não encontra nenhuma barata por enquanto, e está meio escuro. Talvez você encontre nesse baú do porão algo para ajudar a iluminar:

Abra o baú


Abra o baú para pegar uma tocha (em Inglês "torch"), que serve para iluminar o caminho. Use a tocha para acendê-la. Para usar algum item, clique nele com o botão direito do mouse e escolha "Use":

Acendendo a tocha


Também é possível usar algum item segurando a tecla "Ctrl" e clicando nele com o botão direito do mouse. A luz da tocha só funciona se ela estiver equipada ou nas mãos ou no espaço da flecha. Para apagar ela depois, apenas a use de novo.


Um pouco mais adiante no porão você pode encontrar uma tampa de bueiro, para descer por ela use-a:

Use a tampa para descer por ela


Descendo, você encontrará as baratas. Perceba que existe uma "Battle List" (lista de batalha) que mostra todas as criaturas perto de você, essa lista pode ser aberta clicando no botão "Batle" no Tibia. Você pode começar a atacar alguma coisa clicando com o botão direito nela na lista:



Barata Atacando a barata

Botão "Chase Opponent"Você também pode iniciar uma batalha segurando a tecla "Ctrl" e clicando no alvo com o botão direito do mouse. Por enquanto, a única coisa de que você dispõe para atacar é a sua arma. Para ela funcionar você deve estar encostado no oponente, você pode andar na direção dele ou fazer com que ele seja perseguido automaticamente. Para fazer isso, clique no botão "chase opponent" (o com uma pessoa correndo nele, que é mostrado na figura ao lado). Assim você persseguirá automaticamente todos os inimigos que enfrentar, para parar desligar isso simplesmente clique no botão logo acima (que é o com uma pessoa parada desenhada). Os botões da esquerda são a estratégia de combate corpo-a-corpo: o das duas espadas são o modo ofensivo (que aumenta o ataque mas diminui a defesa), o do esudo e espada é o modo balanceado (ataque e defesa intermediários entre os outros dois modos), e o escudo é o mode defensivo (aumenta a defesa, mas diminui o ataque).

Quando você derrota um oponente, normalmente você pode abrir o corpo dele e pegar o que há dentro. Você abre um corpo da mesma forma que abre qualquer outra coisa que pode ser aberta, da mesma forma com que já fez antes com os baús clique com o botão direito e escolha "Open", então arraste o que tem no corpo para dentro de sua bag:



Abrindo o corpo Pegando o loot

O conteúdo no interior de um corpo chama-se "loot", acostume-se com essa palavra pois vai ouvi-la muito em sua brilhante carreira no Tibia ;)

Dica: Caso a sua bag esteja fechada, para abri-la é preciso clicar nela com o botão direito do mouse e escolher "open".

Ao todo, você precisa coletar três pernas de barata (o nome em Inglês é "cockroach leg"), o qual é um item que vêm no loot delas, e então voltar para o Santiago (ela sempre vem no loot, então não é difícil). Recordando: para pegar o item cockroach leg abra o corpo da barata, e então arraste o cockroach leg de dentro da janela "Dead Cockroach" para dentro da janela da sua bag. (o procedimento para coletar os loots dos monstros é sempre nesse sentido).

No caminho de volta para o Santiago, você tem de escalar uma escada. Para subir esse tipo de escada clique nela com o botão direito do mouse e escolha "Use".
Importante: Observe que cada item tem o seu peso, e que há um peso máximo que você pode carregar (ganhando level esse peso máximo aumenta). Você deve ter notado no seu inventário o o Cap, que é o número do peso que você ainda consegue carregar.
3.6 Recuperando vida
Comece outra conversa com o Santiago, ele te parabeniza e te dá 100 pontos de experiência. Isso é o bastante para você avançar até o level 2. Você pode conseguir pontos de experiência matando monstos, e quando atingir um certo valor avança para o próximo level (baratas não dão experiência, por isso você não tinha ganhado nenhuma enquanto caçava elas). Ganhando level você fica um pouco mais forte, o seu HP (pontos de vida) e o seu mana (pontos de magia) aumentam um pouco, você anda um pouco mais rápido, pode carregar um pouco mais de peso e usar equipamentos mais fortes.

Depois ele te perguntará se as baratas te machucaram, responda "no". Ele te dirá que você parece saldável, e perguntará se pode mostrar algo, fale "yes". Assim ele tirará um pouco do seu HP para poder te explicar uma das formas de se recuperar vida, diga "yes" para ele te explicar. Ele te dará comida (um peixe), e te dirá que para recuperar vida tem de comer algo. Para fazer isso, simplesmente use o alimento (você se lembra que pode usar um item clicando nele com o botão direito e escolhendo "use").

Comer recupera a vida e o mana aos poucos durante alguns segundos. Mais para frente você terá acesso a poções que recuperam eles instantaneamente. Existem vários tipos de comida, e cada um recupera vida por um tempo diferente. Alimentos podem ser conseguidos caçando monstros ou comprando.

Então ele te perguntará se você entendeu, responda "yes". Ela falará que você pode conseguir comida caçando as criaturas da região, e te perguntará se você já falou com a Zirella. Diga "no", e ele te falará que ela está procurando por alguém para ajudá-la e que ela fica a leste do local.
3.7 Movendo objetos
Siga para a direita até encontrar com a Zirella. Alguns NPCs dão quests se você dizer a eles a palavra "quest", e a Zirella é um deles. Comece uma conversa com ela e diga essa palavra. Ela te explicará que precisa que você colete 2 pedaços de madeira e os traga até o carrinho dela (que fica do lado dela):

Carrinho da Zirella


Ela irá te explicando como fazer e te perguntando se você entendeu, simplesmente vá respondendo "yes" (são umas 5 vezes).

Para você fazer o que ela pediu, primeiro procure por uma árvore morta na floresta que fica a sul de onde vocês estão. Então "use" a árvore para arrancar um pedaço de madeira, que aparecerá de baixo de você. Como ele é pesado demais para carregar, você terá de ir arrastando ele pelo chão até chegar perto do carrinho. Para mover algum objeto é só usar o "arrastar e soltar" com o seu mouse, simplesmente solte o objeto para onde quer mover ele.

Quando chegar perto do carrinho, é necessário usar a madeira no carrinho. Alguns itens podem ser usados em outro, nesse caso clique na madeira com o botão direito e escolha "Use with". O cursor se transformará em uma cruz, então clique com o botão esquerdo do mouse no carrinho:



Escolha "Use with" Clique no carrinho com o cursor

Você precisa fazer o mesmo com mais um pedaço de madeira para terminar a missão. Quando acabar, volte a falar com a Zirella. Ela te agradecerá, e te perguntará se você quer a recompensa, diga "yes". Então ela te falará que você pode entrar na casa dela, que fica aí perto dela, e pegar o que há no baú.
3.8 Usando pá e corda
Para abrir uma porta, basta "usar" ela. Note que a porta da Zirella possui uma fechadura vermelha, esse tipo de porta só pode ser aberto após cvocê atingir algum requerimento (nesse caso o requerimento era completar a quest da Zirella). No baú dentro da casa dela há uma pá (qie em Inglês é "shovel"). A pá serve para abrir buraco em algumas pilhas de pedras, para isso basta usar a pá na pilha:

Usando a pá


Seguindo para a direita de onde está a Zirella, você poderá encontrar uma pilha de pedras. Use a pá nela para abrir um buraco, e caia nele. No Tibia existem muitas cavernas que podem ser abertas e acessadas desse jeito, então sempre procure carregar uma pá com você!


Na pequena caverna onde você caiu, há um baú com uma corda, abra ele para pegá-la. Para sair da caverna, use a corda no local do buraco (é possível ver uma sombra circular no chão onde há um buraco para subir):

Usando a corda para subir
Muito importante: Sempre, eu disse SEMPRE, mas sempre mesmo carregue pá e corda com você; eles são dois dos itens mais necessários durante o jogo, e vão fazer bastante falta na hora de suas viagens se você não trazê-los (você não vai querer ficar preso em uma caverna por não poder subir ou sem poder entrar em uma...). Já mencionei que você deve SEMPRE carregar eles?
3.9 Mudando a sua aparência
Continuando a seguir para a direita, você encontrará o NPC Carlos Comece a conversar com ele, e ele te dirá que você precisa fazer algo em relação a sua outfit (outfit é a aparência do seu personagem, ou seja, a roupa e cores dele). Diga "outfit" a ele, e abrirá a janela para você personalizar a sua aparência:

Mudando a outfit


Você pode ir clicando nas setinhas para trocar a roupa, e ao lado você pode escolher o tipo de roupa, e ao lado escolher cores para quatro áreas do seu corpo: "Head" é a cor do cabelo, "Primary" e "Secundary" as cores do corpo, e "Detail" a cor das botas. Quando terminar, clique em OK. Você pode mudar a sua outfit a qualquer momento clicando em você com o botão esquerdo, e escolhendo "Set Outfit":

Mudar a outfit
3.10 Comprando e vendendo de NPCs
Depois, fale novamente com o carlos. Ele te perguntará se você pode ajudar ele, responda "yes". Ele te explicará que está com fome, e te perguntará se você pode trazer carne para ele, diga "yes". Você pode conseguir carne caçando os animais que ficam na floresta aí ao lado, basta pegar carne do loot deles (serve tanto "meat" ou "ham", que são dois tipos de carnes).

Quando tiver pelo menos uma meat ou ham, volte ao Carlos. Você precisa vender a carne para ele. Para vender ou comprar coisas de NPCs, diga "trade" para eles. Então se abrirá uma janela de compra e venda:

Comprando e vendendo itens


A opção "Buy" é para ver a lista de coisas que alguém compra e opção "Sell" é para ver a lista de coisas que alguém vende. A janela também mostra a quantidade do item (Amount), o preço total (Price) e o dinheiro que você está carregando (Money). Clique na lista no nome da carne que quer vernder, e use a barrinha para escolher o quanto quer vender. Para vender, clique em OK (a venda só vai funcionar se você não estiver vendendo mais do que possui.
3.11 Conversando em particular com outro jogador
Eu ía tocar nesse assunto apenas na próxima parte da mini-série, mas como ele é fundamental e vários novatos não sabem como fazer isso, vou adiantar algumas coisas dele agora.

Para abrir uma nova janela de conversa particular com outro jogador, aperte Ctrl+O (segure Crtl e aperte a letra O), então digite o nome de quem você quer conversar a tecle ENTER. Daí você e o outro jogador poderão conversar particularmente dentro dessa janela não importa onde estejam, e ninguém mais vai ouvir vocês. Você também pode iniciar uma conversa com outro jogador clicando com o botão direito do mouse sobre a pessoa ou em uma mensagem dela e escolhendo "Message to...".

4. Para a vila de Rookgaard!

Com isso você completou o treinamento em aprender os comandos básicos do jogo, e está pronto para começar a sua grande aventura no Tibia! Agora cruze a ponte ao norte, que te levará para a vila de Rookgaard!

E a aventura começa!


Agora é hora de explorar o restante da ilha de Rookgaard! O jogo já marcou automaticamente no seu mini-mapa os locais das coisas na vila, como por exemplo as lojas para comprar equipamentos. O seu próximo grande objetivo será atingir o level 8, quando poderá escolher uma vocação e partir para o continente principal. Com o que aprendeu até aqui, você deverá se capaz de explorar a ilha. Procure áreas de caça, ganhe experiência e dinheiro, suba de level, compra equipamentos, divirta-se!

5. Vídeos do tutorial

Para ajudar a entender os primeiros passos no jogo, fizemos alguns vídeos do que foi explicado nesse artigo.

Fizemos três vídeos. Nesse primeiro, explicamos como completar as quests (missões) que o Santiago te dá:







No segundo vídeo, explicamos como completar a quest da Zirella:






No terceiro vídeo, explicamos como completar a quest do Carlos:




6. Palavras finais

Na próxima parte dessa mini-série sobre como jogar Tibia, daremos mais dicas sobre o início de sua jornadda, como escolhar uma vocação e ir para o continente, bem como usufruir das incríveis coisas novas que vai encontrar por lá! Fique ligado :)

Continua... (ir para a próxima parte)


Artigos relacionados:
Como jogar Tibia - Criando a conta
Como jogar Tibia - Iniciando a jornada
Esclarecendo dúvidas sobre como jogar Tibia

287 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 287 de 287   Recentes›   Mais recentes»
Tiago Paolini disse...

O jogo pode ser jogado gratuitamente por quanto tempo você quiser.

Mas existe uma opção de conta paga (Premium Account) que dá direito a visitar mais áreas, ter mais magias etc. 30 dias sai algo em torno de R$ 20,00.

Em todo o caso, o conteúdo gratuito não é pequeno. Ele é bem maior do que vários outros jogos.

Abraços,
Tiago

Juninho disse...

valew cara se não fosse pela dica eu não teria passado a 3° parte!!!!!!!!!
mais vc mão sabe um saite que explica até o level 8????????????

Anônimo disse...

esse jogo é gratis

Tiago Paolini disse...

> valew cara se não fosse pela dica eu não teria passado a 3° parte!!!!!!!!!
mais vc mão sabe um saite que explica até o level 8????????????


De nada :)

Existe este tutorial:
http://www.tibiabr.com/tutorial_rookgaard

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

como posso usar flechas e lanças

Tiago Paolini disse...

Para usar lanças, coloque elas em qualquer uma das mãos e escolha normalmente para atacar o monstro.

Para usar flechas, equipe o arco ("bow" ou "crossbow") em uma das mãos e equipe as flechas na cintura (o espaço onde tem uma flecha desenhada). Então escolha normalmente para atacar o monstro. Como os arcos precisam de duas mãos para usar, a sua outra mão tem de estar vazia para equipar um arco. E arrows (flechas) só funcionam em bow e bolts só funcionam em crossbow.

Abraços,
Tiago

Guilherme disse...

Olá , eu tenho um neetbook , ai eu baixei o tibia , mais não tá rodando D: , a tela da um erro tipo fica tudo enbaraçado , nao da pra explicar.

sei q nao tem nada a ver com o topico .
mais se alguem souber me fale !

Tiago Paolini disse...

Olá! Eu falo sobre problemas técnicos desse tipo no artigo Resolvendo problemas técnicos (II) :)

O seu problema talvez possa ser resolvido mudando o modo gráfico (graphics engine), o que também pode ser feito no Tibia em Options > Graphics Advanced. Só os modos gráficos que a sua placa consegue rodar podem ser escolhidos (também é possível que outros modos fiquem disponíveis ao instalar o driver).

Se isso não ajudar, tente instalar o DirectX e o driver da sua placa de vídeo. O DirectX pode ser baixado aqui e o driver da sua placa de vídeo no site do fabricante dela (o capítulo 1.4 do artigo que eu falei mostra como descobrir o nome e modelo dela, se precisar de ajuda para achar o driver poste aqui a sua placa e a versão do Windows que você usa).

Qualquer coisa, pode escrever de novo!

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

o meu tibia ta dando upadating toda hora e agora o q faço

Tiago Paolini disse...

O jogo saiu do ar por algumas horas para o update. Espere que daqui a pouco ele deve estar de volta ;)

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

oi
onde eu posso depositar meus golds na 1 cidade?
vlw

Tiago Paolini disse...

Você deve estar falando de Rookgaard.

O banco fica no subsolo da academia, com o NPC Paulie. No artigo "Como jogar Tibia - Iniciando a jornada" há um mapa da cidade, nesse mapa a academia fica no número 2.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Sou um jogador de tibia e queria saber como deixar o jogo sem lag .
Obrigado

Tiago Paolini disse...

Olá!

Recomendo ler essas dicas de como resolver o lag:
http://portaltibia.com.br/?p=4938

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

NO MUNDO OPEN PVP TEM WAR ?

Tiago Paolini disse...

Sim, tem war sim.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

como que vende a carne para o carlos?

Anônimo disse...

ESSE JOGO NAO É TAO LEGAL COMO PARECE MAIS OBRIGADO MESMO ASSIM

Tiago Paolini disse...

> como que vende a carne para o carlos?

Diga "trade" para ele. Na janela de compra/venda que se abriu, clique em "sell" para vender. Nessa janela escolha a carne e a quantidade, e clique em "OK". Para poder vender para ele você tem de ter completado as partes anteriores do tutorial.


> ESSE JOGO NAO É TAO LEGAL COMO PARECE MAIS OBRIGADO MESMO ASSIM

Não é possível algo agradar a todos ;)
De nada, e boa sorte!

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

valel

Master_Cezar disse...

kra seu site e otimo me ajudou muito vlw ae
xD

Tiago Paolini disse...

Muito obrigado! Espero que volte sempre :)

Anônimo disse...

cara eu garei numa fase aq como que eu reinicio ela dinovo;

Tiago Paolini disse...

Em que parte você está com problema?

Anônimo disse...

ou eu morri ai tem um lugar que eu não consigo sair o que eu faço

Tiago Paolini disse...

Quando você morre, você volta para o templo. Você não está conseguindo sair do templo ou da cidade?

A saída do templo é logo em frente, é só andar um pouco para cima.
Para sair da cidade, tem de ter pelo menos level 2. Você perde experiência quando morre e pode ter perdido 1 level, então cace no subsolo até voltar para o level 2, o que não deve demorar.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

kra eu nao entendo sigo as dica
mas eu nao comnsigo pega a pa..isso nao abre a bau so dis qe e mioto pesado para carregar

Tiago Paolini disse...

Olá!

Neste caso, jogue no chão itens desnecessários para você se livrar do peso, aí você deve conseguir pegar a pá. Há um limite de peso que o seu personagem pode carregar (esse limite aumenta com o level), você pode ver quanto peso você consegue carregar em "Cap" no seu inventário.

A título de informação, quando você for para o continente terá acesso a depots, onde você poderá armazenar os seus itens. Por enquanto, você deve carregar somente o necessário e vender nas lojas ou jogar fora o que não precisa.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

eu tenho só uma duvida quando a gente morre a gente vai para um teplo como sai de lá agredeço desde ja a consideraçao

Anônimo disse...

quando a gente morre vai pra um teplo como sai de lá agradeço desde já a consideraçao

Tiago Paolini disse...

> quando a gente morre vai pra um teplo como sai de lá agradeço desde já a consideraçao

Antes de mais nada, eu gostaria de tirar uma dúvida com você. Nos últimos meses comecei a receber questões de como sair do templo depois de morrer. Antes isso não acontecia e sinceramente não entendo porque isso está acontecendo. Qual a grande dificuldade que agora o pessoal está encontrando para sair?

Por favor não me entenda mal, não estou diminuindo você. Isso é uma dúvida sincera da minha parte, pois honestamente não vejo dificuldade alguma em sair do templo, já que a saída fica só há 3 passos de onde você aparece e dá para ver na tela. Mas as outras pessoas podem estar vendo algum problema que eu não estou percebendo, e eu gostaria que se possível você me desse uma luz nesse assunto.

No momento não vejo outra ajuda para te dar, senão te dizer "ande alguns passos para cima para sair do templo".

Cordialmente,
Tiago

Anônimo disse...

desculpa incomodar de novo mais nao está dando já tentei de tudo me ajude por favor

Anônimo disse...

detalhe o meu tibia é o 910

Tiago Paolini disse...

> desculpa incomodar de novo mais nao está dando já tentei de tudo me ajude por favor

Conforme eu disse no meu comentário anterior, eu não consegui entender o que exatamente está te impedindo de sair do templo e você ainda não me explicou. Sem essa informação não tenho como dar alguma ajuda mais específica.

Não será que é da cidade que você não está conseguindo sair? Para passar pela ponte para sair de Rookgaard é preciso ter no mínimo level 2. Quando você morre perde experiência, e pode ser que você tenha voltado para o level 1. Se for esse o seu caso, cace no subsolo da cidade até voltar ao level 2, o que deve ser rápido.

Se eu entendi errado qual é o problema, por favor me explique o que exatamente está acontecendo com você para não conseguir sair. Eu quero muito entender o que é essa história de "não conseguir sair do templo" que o pessoal vem me perguntando há alguns meses...

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

é assim eu morri eu fui pro templo dai eu nao consigo sair de lá nao tem nenhuma saida eu vejo tudo mundo que vai lá fica um tempo parado e aparece um negócio azul e some é isso

Tiago Paolini disse...

Por favor, me envie uma imagem do local onde você está.

Caso você não saiba como fazer isso, vou explicar: para copiar a imagem da tela do computador aperte a tecla "Print Screen" do teclado, então cole (Ctrl+V) a imagem no Paint e salve. O programa Paint fica no Menu Iniciar > Programas > Acessórios > Paint.

Faça o upload da imagem no ImageShack (http://imageshack.us/) ou em qualquer outro site de imagens que você queira. Então poste aqui o link para a imagem, e eu poderei ver direito qual é o problema. Caso prefira, também pode me mandar a imagem em anexo para o e-mail do blog: contato@tudosobretibia.com

Se preciso, você pode mandar mais de uma imagem.

Até mais,
Tiago

Anônimo disse...

eu consegui valeu sem essas dica eu não conseguiria mas na parte da caverna n consigo abrir o bau aparece uma mensagem assim:

you have found a rope.wheighing 18.00 oz it is too heavy.

pq aparece isso vc sabe?

aoc disse...

ae sou eu de novo consegui passa da parte da caverna mas to quenem aquele cara morri e to num templo num tem lugar por onde sair estou preso

Tiago Paolini disse...

> eu consegui valeu sem essas dica eu não conseguiria mas na parte da caverna n consigo abrir o bau aparece uma mensagem assim:

you have found a rope.wheighing 18.00 oz it is too heavy.

pq aparece isso vc sabe?


Há um limite de peso que você pode carregar e você está ultrapassando ele. Jogue alguma coisa desnecessária no chão e tente pegar de novo a corda.

O limite de peso que falta pode ser visto em "Cap" no seu inventário. O limite máximo aumenta com o seu level e quando chegar no continente você vai ter acesso ao depot, que é onde você pode guardar os seus itens extras.
_______________________________________________

> ae sou eu de novo consegui passa da parte da caverna mas to quenem aquele cara morri e to num templo num tem lugar por onde sair estou preso

Algumas pessoas me perguntaram isso nos últimos meses, e acho que finalmente estou conseguindo entender qual é o prolema. Acho que está acontecendo um bug (defeito do jogo) no qual as pessoas estão sendo transportadas para o local errado.

Por favor, me confirme se o local que você está é este aqui no mapa:
http://map.tibiaml.com/?p=32097,32219,5:10

Caso seja esse local, por favor me diga o nome do seu personagem para que eu possa avisar à CipSoft do bug.

O correto seria a pessoa ser mandada para o andar térreo do templo (onde tem saída), mas me parece que algumas pessoas estão sendo mandadas por erro para para o andar superior (sem saída).

Mas caso não seja esse o local, por favor use o mapa que eu te mandei para marcar o local certo e me mande o link. Em qualquer caso, por favor diga o nome do seu personagem.

Até mais,
Tiago

P.S.: Caso mais alguém esteja com o mesmo problema, por favor me diga o nome do personagem com problema.

Anônimo disse...

Esse Blog é muito bom, parabéns ao dono. :)

Anônimo disse...

Olha eu preciso que me ajude,eu acabei de criar um novo char e estava indo para Rookgaard,porem quando tava passando da entrada eu acho que acabei caindo em algum buraco e vim parar num tipo de caverna que fica aparecendo e desaparecendo Trolls magicos,agora tem uma mensagem que diz bem assim Nesta missão, é realmente sua tarefa de morrer - não há outra saída. Caminhe à direita e morrer para completar a missão. Eu terei que caminhar para a direita ou tem outro modo de sair?

Tiago Paolini disse...

Não há como escapar, você tem de morrer para o Kraknaknork's demon para completar a quest. Essa quest é para ensinar o que acontece quando você morre.

Mas não se preocupe, dessa vez você recebe de volta o que perder :)

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Alguém sabe me dizer o que acontece se eu alugar uma casa que tem alguém dormindo?
Pq a casa não tá alugada... e tem uma pessoa na cama... só que eu vi que ela não loga há uns 2 meses...
Se eu alugar, ela pode ficar lá dentro quando logar? .-.

Anônimo disse...

Esse negócio aí de morrer e não conseguir sair não é bug não... Quando morre pela primeira vez, vc vai pro andar de cima, onde tem um baú... Ali vc pega suas coisas de volta, que tinha antes de morrer pro Krakansaknsak xD
Depois disso, vc é teletransportado pra baixo.

Tiago Paolini disse...

> Alguém sabe me dizer o que acontece se eu alugar uma casa que tem alguém dormindo?
Pq a casa não tá alugada... e tem uma pessoa na cama... só que eu vi que ela não loga há uns 2 meses...
Se eu alugar, ela pode ficar lá dentro quando logar? .-.


Você pode tirar a pessoa da cama clicando nela com o botão direito do mouse e escolher "Use". Se a pessoa entrar no jogo sem ser dona da casa, ela vai aparecer na porta da casa do lado de fora.
_______________________________________________

> Esse negócio aí de morrer e não conseguir sair não é bug não... Quando morre pela primeira vez, vc vai pro andar de cima, onde tem um baú... Ali vc pega suas coisas de volta, que tinha antes de morrer pro Krakansaknsak xD
Depois disso, vc é teletransportado pra baixo.


FINALMENTE!!! Muito obrigado, eu estava esperando a um bom tempo por uma explicação. Essa quest de Rookgaard existe há não muito tempo e eu ainda não fiz, por isso não sabia. Qualquer hora dessas eu crio um personagem novo só para ver a quest. Obrigado de novo!

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Eu postei a pergunta ali no lugar errado hauhauahua Desculpa..

E não cria novo personagem não.. Muito chato xP

Aqui todo mundo se ajuda ;)

Beijo ;*

Tiago Paolini disse...

Ainda assim, julgo importante eu criar um personagem para fazer a quest para que eu possa gravar um tutorial dela e escrever a respeito, pois tem uma lacuna entre o meu artigo da ilha tutorial e o que ensina a sair de Rook.

Até mais,
Tiago

Anônimo disse...

coloquei monha sacola no chão e não consigo pegar de volta oque faço?

Tiago Paolini disse...

Você tem de arrastar ela com o mouse até o espaço dela no seu invertário. Se isso não está dando certo, é porque ela está acima no limite de peso que você pode carregar, então jogue fora alguns itens desnecessários. O limite de peso (Cap) aumenta com o seu level.

No continente você terá o depot, onde pode guardar em segurança os seus itens que estão sobrando, mas por enquanto deve controlar o que carrega.

Abraços,
Tiago

naruto disse...

sempre que vou subir na escada do santiago nunca da pra subir como faço ja estou desistindo me ajudem

Tiago Paolini disse...

Conforme está explicado no artigo e mostrado no vídeo, antes de poder subir você tem de pegar 3 pernas de baratas no local.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Gente,eu preciso de ajuda.Eu fui até Rookgard e tal,mas quando eu cheguei me mudaram de lugar,me levaram até uma caverna escura e esquisita,sendo que eu nem queria ir pra lá.Me digam,que caverna é essa e o que faço nela?

Anônimo disse...

como eu faço pra vender itens pelo negocio novo do dp?

Tiago Paolini disse...

> Gente,eu preciso de ajuda.Eu fui até Rookgard e tal,mas quando eu cheguei me mudaram de lugar,me levaram até uma caverna escura e esquisita,sendo que eu nem queria ir pra lá.Me digam,que caverna é essa e o que faço nela?

Sem você ser mais claro de onde você está não tenho como ajudar de uma forma mais específica... Mas se você está na caverna que eu penso que está, então você deve morrer para o monstro no final dela e abrir o baú na sala para onde será transportado.

> como eu faço pra vender itens pelo negocio novo do dp?

Abra a caixa chamada "Market" no seu depot. Na janela que abriu procure pelo item ou digite o nome dele em "Search", então clique no botão "Sell" para vender ele ou no botão "Buy" para comprar de alguém.

Para vender você tem de ser premium, mas pode comprar algo sendo free.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Se não fosse você eu não saberia nem se quer fazer a primeira quest.

Tiago Paolini disse...

Fico contente por você!

Anônimo disse...

fechei minha bag e nao estou mais conseguindo abrila, alguem pode moe ajudar?

Tiago Paolini disse...

Clica nela com o botão direito de mouse e escolhe "Open".

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

eu nao sei trocar de personagem oq faço

Tiago Paolini disse...

Olá! Desculpe demorar te responder.

Para trocar de personagem enquanto joga, aperte Ctrl+G.

Você pode criar mais personagens na página da sua conta no tibia.com clicando no botão "Create Character".

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

ola, eu ja estou no level 8 , é verdade que apartir de agora posso ir para o 2° mundo?
e como vou parar la?

Tiago Paolini disse...

Sim. Veja o próximo artigo, que explica como ;)

Anônimo disse...

me ajude baixar tibia

Lucas disse...

Parabéns pelas dicas, ajudaram de mais!!
Só uma curiosidade, em que level + ou - um tibiano ganha mais respeito? Já é considerado uma jogador experiênte?

Tiago Paolini disse...

Desculpem a demora em responder...
____

> me ajude baixar tibia

Ele pode ser baixado aqui: http://static.tibia.com/download/tibia954.exe :)
____

> Parabéns pelas dicas, ajudaram de mais!!
Só uma curiosidade, em que level + ou - um tibiano ganha mais respeito? Já é considerado uma jogador experiênte?


Obrigado pelo elogio! Antes costumava ser no level 100 que você era considerado "o cara", mas como atualmente é mais fácil de se consegui-lo do que há alguns anos atrás, eu diria que no level 200 você pode ser considerado um veterano do jogo. Mesmo assim, o level 100 já trás consigo um certo respeito :)

Até mais,
Tiago

Anônimo disse...

ae sou lvl 12 ja :) me add la meu nome é : william maximus

Tiago Paolini disse...

Parabéns pelo level!

Anônimo disse...

valeu eu baixaei o jogo hoje sem isso eu nao saberia jogar

pedro queiroz disse...

nao consegui vender a carne de primeiro agora nao consigo mais.

Lokky disse...

Ei cara, logo que chego em Rookgaard e sou teletranportado par uma caverna com um monstro que me mata rapidinho.
E depois paraeço no telhado de um predio, como eu saio de la?

Anônimo disse...

e gratis ne infeliz ^^

Anônimo disse...

ai um de vcs pode me da um site que eu posso baixar tibia eu sou o maior viciado mais eu formatei meu pc para widowos 7 aii ta foda

ASS:Lorran

tobias disse...

tem jeito passar tibia para portugues

Anônimo disse...

Eu queria saber como muda a senha do char?

Tiago Paolini disse...

Para mudar a senha, faça login no site tibia.com e vá na opção "Change Password".

Abraços,
Tiago

Washington disse...

ae cara entrando em rookaard cai eu um aarmadilha e morrri ;( o que eu faço agora w?

Tiago Paolini disse...

Isso é parte da primeira Quest. É só abrir o baú e continuar :)

Anônimo disse...

consegui obg!!!!!

Otavio Gianini disse...

eu , entro na casa , ai fala que o baú ta vazio , o que eu faço ?

Tiago Paolini disse...

Otávio, ou você já pegou (olha dentro da sua bag) ou você ainda não fez tudo o que precisa antes disso (por exemplo, não falou com o Santiago).

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

nao consigo jogar =( faço o patch certin mas aew manda eu reiniciar o jogo e da erro

Anônimo disse...

eu perdi a minha pa e agora o que eu faço?

Anônimo disse...

Qual tipo de boneco vc me recomenda fazer? Sorcerer, drud, paladino...?

Anônimo disse...

na 2 missao, aquela da zirella, qndo abri o bau veio uma msm dizendo ''You have found a shovel, but you have no room to take it.'' que significa ''
Você encontrou uma pá, mas você não tem espaço para levá-la'' o que devo faze? sou nova :)

Filipe disse...

refaz esse post com a ultima versao do jogo...

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 287 de 287   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário

Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

Observe que:
- se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
- se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
- caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
- comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

Escreva seu comentário: