quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Como jogar Tibia - Iniciando a jornada

Nos artigos anteriores começamos uma mini-série de três partes explicando o básico do básico do jogo. Primeiro vimos como criar a conta, e então os primeiros passos dentro do jogo. Nessa terceira e última parte, veremos o início da jornada no mundo do Tibia.

Veremos como escolher uma vocação quando o personagem chegar no level 8, as principais vantagens e desvantagens de cada uma, como viajar para outras cidades e lugares, bem como usar alguns serviços úteis de dentro jogo (o depot para armazenar itens, o banco para guardar e transferir dinheiro, e o correio para enviar cartas ou itens para outras cidades ou personagens) , como comprar e usar magias e uma visão geral sobre as outras coisas que podem ser encontradas no jogo.

1. Rookgaard

Na parte anterior aprendemos o básico para mexer no jogo, o que nos deixou prontos para começarmos a jornada. Vimos que todos os personagens iniciam suas jornadas na ilha introdutória de Rookgaard, onde ficam até alcançarem o level 8 quando podem escolher uma das quatro vocações e partir para o continente principal (também conhecido por mainland ou main).
Importante: é possível sair de Rookgaard depois do level 8, mas é extremamente recomendável que o faça no level 8. Caso contrário, o seu personagem será mais fraco do que um do mesmo level que saiu de Rookgaard no level 8 , e não há como recuperar essa força perdida depois.
Agora veremos um pouco mais sobre esse local onde você ficará no começo de sua brilhante carreira no Tibia.
1.1 Locais de interesse
Mapa de Rookgaard


Os locais indicados pelos números são:
  1. Templo: É onde fica o NPC Cipfried, ele dá dicas aos novatos e pode te curar se o seu HP (vida) estiver bem baixo ou se estiver envenenado. Para ser curado fale "heal". Quando o seu personagem é derrotado, ele reaparece no templo. O templo é uma "Protection Zone" (Zona de Proteção), e nela não é possível atacar ou ser atacado, e a comida também não funciona para recuperar HP e mana.
  2. Academia: No térreo dela fica o NPC Seymour, que dá dicas aos novatos, e uma biblioteca sobre o mundo do jogo (isso se nenhum jogador engraçadinho não pegou os livros).
    No subsolo há uma sala de treinamento no subsolo (Seymour vende a chave para ela), a misteriosa NPC Amber, que pode ter alguma missão (quest) para você, e o banco do NPC Paulie. Para depositar o dinheiro no banco diga "deposit valor" e para retirar fale "withdraw valor", por exemplo "deposit 100" ou "withdraw 100" (é possível acessar o dinheiro na conta bancária de qualquer banco do mundo do Tibia).
    Mas o maior interesse na academia é o Oracle, que se encontra no primeiro andar dela, pois é com o Oracle que você deve conversar no level 8 para sair de Rookgaard.
  3. Loja do Obi e da Dixi: no andar térreo a loja do Obi (que vende armas), e no primeiro andar a loja da Dixi (que vende armaduras, escudos e capacetes).
  4. Loja da Norma: ela vende comida.
  5. Tom: ele é açougueiro, e compra dos jogadores corpos frescos de alguns dos animais encontrados na ilha.
  6. Loja da Al Dee: ela vende equipamentos em geral, como corda, pá e outros instrumentos.
  7. Willie: é fazendeiro, ele compra e vende comida
  8. Loja da Lily: ela vende poções de cura e antídotos, e também compra de volta frascos (vials ou flasks) vazios e amoras (berries, você pode encontrar elas em alguns arbustos)
  9. É a ponte que te leva para a área Premium de Rookgaard. Apenas jogadores que possuem Premium Account podem atravessá-la.
  10. Willie: é fazendeiro, compra e vende comida.
  11. (dentro da cidade) Loja da Lee'Delle: vende armas, armaduras, capacetes, escudos e instrumentos.
    (fora da cidade) Hyacinth: um druid eremita que vende poções de cura, ele também compra frascos (vials ou flasks) vazios
  12. Saída da cidade
  13. Ponte que leva para a porção noroeste da ilha
Os X representam as entradas dos principais locais de caça da ilha.

Eu intencionalmente não dei grandes detalhes sobre os locais de caça, e nem falei muito das quests que você pode encontrar, já que a exploração também faz parte da diversão do jogo. No entanto vou fazer alguns comentários sobre as áreas de caça a seguir.
1.2 Caçando
Os seus equipamentos são fundamentais na hora de caçar. O tutorial que você completou quando iniciou o jogo já te deu uma jaqueta e uma arma. Você pode comprar armas e outros equipamentos melhores nas lojas descritas acima, e no começo pode conseguir dinheiro para eles caçando monstros (vender carne, que é fácil de encontrar, para o Billy também é uma boa idéia no começo).
Dica: Você pode verificar os atributos de um item na loja clicando com o botão esquerdo do mouse sobre ele, assim você pode saber a força de uma arma ou outro equipamento. Na parte anterior explicamos como comprar e vender.
Outra dica: Assim que você tiver um dinheiro sobrando, compre na loja da Al Dee uma backpack (mochila) por 10 GP. Ela tem bem mais espaços para guardar coisas do que a bag (sacola). É útil saber que é possível por uma backpack ou bag dentro de outra backpack ou bag, apenas não se esqueça que há um peso máximo (Cap) que você consegue carregar (mas ele aumenta quando você ganha level).
Para recuperar a sua vida enquanto caça, é fundamental ter comida. Você pode comprar ela, ou consegui-la caçando os bichos que ficam a sul da cidade na superfície (normalmente toda a cidade tem próxima a ela bichos que são fonte de comida).

Dentro da cidade de Rookgaard há entradas para algumas cavernas. A que fica perto do templo costuma ser o primeiro local de caça de quem chega em Rookgaard, a entrada dela é uma tampa de bueiro no chão, e ela também tem outras entradas (que ficam a sul da cidade). Nessa caverna tudo o que você vai encontrar são ratos, que são bem fáceis de se derrotar. Ainda dentro da cidade também há outras cavernas, nelas você já pode encontrar algo mais forte como spiders, poison spiders e bugs.

Fora da cidade é onde ficam a maior parte dos monstros. Tenha em mente que também existem alguns monstros na superfície, então é recomendável que ao sair da cidade você tenha pelo menos um escudo uma arma mais forte do que aquela com que você começa. Na superfície os monstros que você encontra costumam ser snakes (serpentes), spiders (aranhas) e wolfs (lobos).

A norte da cidade há o "Old Temple", local no qual você pode encontrar trolls, orcs e minotauros. Todos eles costumam ser demorados demais para matar sozinho para quem está começando em Rookgaard , por isso que não é boa idéia caçar eles se você não estiver em grupo ou já esteja razoavelmente forte. A leste do Old Temple há uma caverna com alguns monstros mortos-vivos, e uma península com uma caverna só de lobos.

Na porção noroeste da ilha você pode encontrar, dentre outras coisas, uma torre de orcs, uma área na superfície com vários bears (ursos), uma outra entrada para o Old Temple, e na ponta oeste da ilha uma caverna de spiders e poison spiders (a qual muitos jogadores consideram o melhor local da ilha para ganhar experiência).
1.3 Ficando mais forte
Quando você derrota um monstro, você normalmente ganha pontos de experiência (observe que os bichos que não te atacam não fornecem experiência, como por exemplo os coelhos que você pode caçar por comida, todas as demais criaturas dão experiência). Quando mais forte for o oponente derrotado, maior será a experiência.

Janela de skillsAo atingir uma certa quantidade de pontos de experiência, você ganha um level (consulte a Tabela de Experiência para os valores). Você pode checar o seu total de experiência e a porcentagem para o próximo level clicando no botão "Skills" no programa do Tibia, e será aberta uma a janela de skills (imagem ao lado). Quando você sobe de level, você fica um pouco mais forte, o seu HP (pontos de vida) e o seu mana (pontos de magia ou MP) aumentam um pouco, você anda um pouco mais rápido, pode carregar um pouco mais de peso e usar equipamentos mais fortes.

Note que na janela de skills também há outros valores além do level. Há skills (habilidades) de manuseio de diferentes tipos de arma e de escudo, para aumentá-las basta usar o respectivo tipo de arma ou escudo em combate. Note que em Rookgaard eles aumentam bem lentamente, então por isso não vale a pena se preocupar com eles antes de ir para o continente principal.

As skills de armas e escudos só são importantes para as vocações de knights e paladins, já que os druids e sorcerers avançam quase nada nelas e eles atacam principalmente com magias, para eles a skill mais importante é o Magic Level, que ajuda a determinar o poder das magias (falaremos delas mais para frente). Para aumentar o Magic Level basta usar magias.
1.4 Morte
Uma vez que você já começou a caçar, é bom falar do assunto desde já. Quando o HP (vida) do seu personagem chega a zero, ele morre. Quando isso acontece, ele é transportado de volta para o templo de sua cidade natal. Não há limite de quantas vezes um personagem pode morreu, o que significa que tecnicamente ele é imortal.

Porém isso não quer dizer que não haja qualquer problema em morrer... Quando um personagem morre, há as seguintes perdas:
  • Perda de 10% do total de experiência
  • Perda de 10% do total de cada skill
  • Perda de todos os contêineres (por exemplo, bags e backpacks) junto com tudo o que há dentro deles
  • Para cada outro item equipado há uma chance de 10% de perder
Apesar de existirem maneiras de reduzir essas perdas a morte no Tibia possui uma das maiores, senão a maior, de todo o mercado dos jogos online. Isso significa que se deve a todo o custo evitar morrer no jogo, e que você deve planejar muito bem suas ações para não se dar muito mal. No entanto, uma vez que no começo do jogo você tem bem pouca experiência, poucos skills e coisas bem baratas, morrer não é uma perda tão grande assim.

No continente principal existem 5 bênçãos ("blessings") que você pode comprar por 10.000 GP cada, e cada uma reduz 1% da perda de skills e experiência ao morrer (é preciso comprar de novo as bênçãos se morrer). No level 20 personagens com Premium Account podem comprar por 20.000 GP de algum rei, rainha ou imperador uma promoção para seu personagem; a promoção reduz em 3% as perdas de skills e experiência ao morrer (não é preciso comprar de novo a promoção se morrer, pois ela é permanente). No total, as perdas podem ser reduzidas de 10% para 2%.

Também existe um amuleto chamado Amulet of Loss (ou AoL, o para encurtar) que custa 50.000 GP. Quando equipado evita a perda de itens ao morrer.

2. Escolhendo uma vocação

Quando você alcançar o level 8 em Rookgaard, é finalmente a hora de escolher uma vocação (druid, knight, paladin ou sorcerer) e partir para o continente principal! Para sair de Rookgaard, você deve ir até o primeiro andar da academia e falar com o Oracle.


Converse com o Oracle quando você atingir o level 8

Island of Destiny, onde você escolherá a sua vocaçãoEle te perguntará se você está pronto para enfrentar o seu destino, responda "yes", e depois perguntará se você tem certeza disso já que não poderá voltar mais a Rookgaard, responda "yes". Então você será transportado para a "Island of Destiny" (Ilha do Destino), onde poderá escolher uma vocação e pegar o barco até o continente.

Na Island of Destiny há quatro casas, e em cada uma há o mestre de uma das vocações: Druid Yandur, Paladin Narai, e Sorcerer Estrella, Knight Hykrion. No centro da ilha está o Raffael, ele é um comerciante que vende uma grande variedade de itens úteis para a vocação que você escolher (tem de você escolher uma vocação antes de poder comprar na loja dele), ele também vende comida e compra os seus equipamentos de Rookgaard (como você em breve ganhará os equipamentos básicos para a sua vocação, os de Rookgaard não são mais necessários). Você também pode acessar a sua conta bancária do jogo com o Raffael, e assim retirar ou depositar o seu dinheiro com ele. No extremo norte da ilha se encontra o Captain Kurt com o seu barco, o qual te levará para o continente principal mais tarde.
Intense Healing Rune, ela serve para te curarImportante: A superfície da ilha é uma Protection Zone, o que significa que não é possível recuperar vida comendo alguma coisa. Se você precisar se curar, vá até a casa do Druid Yandur e use em você a runa de cura que tem lá (a imagem ao lado mostra como é a runa).
Os mestres de cada uma das vocações podem te dar detalhes sobre as vocações, dos quais eu vou falar a seguir:
2.1 Diferenças entre as vocações
Cada uma das vocações tem as suas vantagens e desvantagens, a idéia é que não haja uma vocação completa ou perfeita, e sim que elas se completem. As quatro vocações disponíveis são:
  • Druid: É um mago que se especializa em magias de cura, e magias do elemento ice (gelo) e do elemento earth (terra). É a única vocação capaz de curar as outras pessoas, o que os tornam peças importantes em caçadas em grupo. Suas magias não são tão poderosas quanto as dos sorcerers, mas ainda assim conseguem fazer um bom dano com elas. São bem fracos fisicamente, o que os torna péssimos em combate com armas e em manuseio de escudos e faz com que não consigam carregar um grande peso de itens. Possuem um grande mana (pontos de magia ou MP), mas um HP (pontos de vida) bem baixo. Como para atacarem eles confiam praticamente só em seu poder mágico, eles gastam bastante com poções de recuperar MP.
  • Knight: É um forte lutador corpo-a-corpo, e possui grande força e resistência física. Os knights são os que melhores manuseiam os mais variados tipos de armas de combate de curta distância, e com sua grande força são capazes de darem um bom dano com elas. A força dos knights também os faz a vocação capaz de carregar o maior peso de itens, o que significa (por exemplo) que eles podem caçar e coletar os itens ganhos por um tempo bem maior ou carregarem os suprimentos para uma caçada em grupo. Graças a sua resistência física, e a sua boa habilidade no uso de escudos, conseguem resistir bem a ataques físicos; além disso, os knights são a vocação que possui o maior HP. Dessa forma, os knights são a vocação mais difícil de morrer, e em batalhas perdidas eles costumam ser os últimos a caírem. No entanto, knights são horríveis no uso de magia, apesar de serem capazes de usar uma ou outra, e dessa forma possuem grande dificuldade de lutarem contra um grande número de oponentes de uma vez e também não conseguem se curar com facilidade. Para se curarem, é necessário gastar com poções de cura ou terem um druid companheiro de caçada. Além disso, como os knights têm te absorverem a maior parte do dano e como precisam de armas poderosas, eles são a vocação que mais dinheiro gastam em equipamentos.
  • Paladin: É um lutador de longa distância, normalmente caça usando algum tipo de arco-e-flecha ou algum tipo de projétil, como lança ou faca, que possa ser arremessado nos oponentes. Um paladin habilidoso é capaz de atacar seus oponentes sem ser tocado, e os paladins têm a sua disposição um grande número de munições para os mais variados casos. Eles não são usuários de magias tão bons quanto os sorcerers, no entanto são bem melhores com elas do que os knights; e ainda por cima os paladins são a única vocação capaz de usar magias do elemento holy (sagrado, as quais são fortes contra monstros mortos-vivos). No entanto, como o arco-e-flecha de arma exige o uso das duas mãos, eles não podem usar escudos junto com elas, o que os tornam vulneráveis a ataques físicos diretos, por isso é fundamental que um paladin saiba como manter distância de seus oponentes. Ainda por cima, paladins têm de freqüentemente gastar com munições, já que dependem muito delas, ainda mais que eles estão bem longe de serem tão bons no uso de armas de combate corpo-a-corpo quanto os knights (apesar de os paladins serem melhores do que os druids e sorcerers nesse aspecto). Os paladins não possuem nem os maiores e nem os menores HP e MP de todas as vocações, no entanto apresentam o maior equilíbrio entre esses dois valores.
  • Sorcerer: É um mago que se especializa em magias do elemento fire (fogo) , do elemento energy (energia) e podem criar a poderosa sudden death rune, ele se concentra principalmente em magias ofensivas. Aliás, as suas magias de ataque são as mais fortes do jogo. São bem fracos fisicamente, o que os dá um HP tão baixo quanto os dos druids, são péssimos no combate corpo-a-corpo e ruins do uso de escudos (por isso basicamente dependem de suas magias para lutarem), e não conseguem carregar muito peso de itens (carregam tão pouco quanto os druids). Possuem um grande MP, tão grande quanto o dos druids, e como dependem bastante de suas magias precisam gastar bastante com poções de MP.
A vocação que você escolher para o seu personagem não pode ser mudada mais tarde, no entanto você sempre pode criar novos personagens e escolher outras vocações para eles.
Importante: Como os paladins gastam bastante munição, e como os druids e os sorcerers precisam de MP para atacar, eles precisam constantemente ficarem gastando com suprimentos para poderem lutar. É mais do que possível ganhar em uma caçada mais do que o que foi gasto em suprimentos, no entanto pode haver um pouco de dificuldade para quem está começando no jogo em conseguir gerenciar os gastos e os ganhos, mas não é nada que não possa ser superado. Tenha isso em mente se for escolher uma dessas vocações. Por outro lado, os knights gastam bastante em armas e equipamentos (mais do que qualquer outra vocação) pois eles não se esgotam como a munição ou magia das outras vocações. A vocação com armas mais baratas é o paladin, as quais dependem de ter munição, enquanto que sorcerers e druids praticamente não usam armas (só magia).
É recomendável que a escolha da vocação se dê pelo seu estilo de jogo e gostos. Prefere fritar os seus oponentes com as magias mais poderosas? Os sorcerers, com o seu grande poder de fogo, são uma boa escolha. É do tipo que prefere ajudar os seus companheiros de batalha e ainda assim fazer bonito na luta? Os druids, com seus grandes poderes de curar e suas magias de ataque, são uma bela opção. Prefere um lutador decente que também é capaz de usar magias? Os paladins, com a sua excelente habilidade de ataque a distância e poder mágico razoável, são uma grande alternativa. Prefere estar na linha de frente e enfrentar seus oponentes cara-a-cara? Os knights, com a sua grande força e resistência física, são uma preferência bem legal.

Quando se decidir sobre qual vocação escolher, vá até o mestre da vocação e fale a ele o nome da vocação. Ele te perguntará se você tem certeza de que quer a vocação, responda "yes", e depois vai pedir para você confirmar se quer mesmo, responda "yes" mais uma vez e pronto! Você oficialmente deixou de ser um novato e tem uma vocação :)
2.2 A sua primeira caçada com uma vocação!
Depois que escolheu a vocação, desça para o subsolo da casa do mestre de sua vocação. Lá você encontrará baús com os equipamentos básicos de sua vocação. Você receberá equipamentos de proteção e armas apropriados para a vocação que escolheu.

Como no começo os druids e sorcerers ainda não podem suas melhores magias, eles recebem wands (sorcerers) ou rods (druids), que são cajados capazes de lançarem ataques mágicos à distância. Eles gastam MP, então é bom sempre ter comida para ir recuperando o MP. Existem outras wands e rods, que possuem outros elementos mágicos e para levels maiores, e elas podem ser compradas no continente principal. Wands ou rods não foram feitas para serem as armas principais dos druids e sorcerers, e sim para ajudá-los a caçar no começo já que ainda não são capazes de usarem magias boas. Com o passar dos levels, as wands e rods vão perdendo a sua utilidade e passa a ser necessário confiar mais em magias.

Os paladins recebem arco, flechas e lanças. Lembre-se que não é possível usar escudo se estiver caçando com arco-e-flecha, e saiba que lanças (bem como as outras armas de arremessar) possuem uma certa chance de quebrar quando usada (a chance é menor conforme o level e o skill de combate à distância aumentam). Os paladins têm de freqüentemente gastar com munição, e no começo é possível que eles gastem mais do que ganhem, mas não se preocupe que logo o skill de distância vai aumentar e eles vão fazer um belo dano com armas de distância. Em todo o caso, é recomendável sempre ter uma arma de ataque corpo-a-corpo de reserva, para o caso de acabar a munição ou simplesmente economizar munição ao enfrentar monstros bem fracos.

Os knights receberão uma arma de combate corpo-a-corpo, e você poderá continuar caçando como caçava em Rookgaard, com a diferença de que a partir de agora tanto o seu ataque e a sua defesa serão mais fortes! Os knights podem manusear bem três classes de armas: swords (espadas), clubs (clavas) e axes (machados). Existem skills para cada um desses tipos, no entanto é recomendável escolher um e ficar evoluindo nele (já que evoluir em todos pode tomar o tempo necessário para ficar bom em um único), mas se você tiver bastante paciência pode tentar evoluir nos três tipos.

Independentemente da vocação escolhida, todos ganham a magia "Light" que serve para iluminar  um pouco ao seu redor. Entraremos em maiores detalhes no uso de magias mais adiante, mas por enquanto basta você saber que para usar uma magia é necessário dizer suas palavras mágicas (para usar a "Light" fale "utevo lux"). Há um jeito mais fácil de usar magias do que sempre ficar digitando suas palavras mágicas, é possível configurar teclas (as chamadas "hotkeys") para usá-las: aperte Ctrl+K para configurar (entraremos em maiores detalhes sobre esse processo daqui a pouco, quando falarmos de hotkeys).

Descendo ainda mais de onde você pegou os equipamentos, há uma caverna feita especialmente para a sua vocação, lá você pode testar sua nova vocação em combate. Os oponentes vão ficando mais fortes à medida que avança na caverna, mas não são nada que não possa ser derrotado por um iniciante na vocação. Lembre-se de que o comerciante Raffael, no centro da ilha, pode vender comida e suprimentos úteis para a sua vocação, e que com ele você também pode depositar ou retirar dinheiro de sua conta bancária do jogo. Também não se esqueça que na casa do Druid Yandur há uma runa com a qual você pode se curar.

Se você foi knight, sorcerer ou druid, basta equipar a sua arma, wand ou rod (respectivamente) na mão e começar a atacar os monstros. Quanto aos paladins, para usar o seu bow equipe ele em uma de suas mão e deixe a outra mão vazia (pois usar arco-e-flecha exige as duas mãos), e então equipe a munição no espaço do seu personagem com o desenho de uma flecha; agora basta atacar os seus oponentes. Paladins também tem a opção de caçar com alguma arma de arremessar (por exemplo uma lança), para alguma arma desse tipo basta equipá-las em uma das mãos (nesse caso dar para equipar um esquido também, pois essas armas requerem apenas o uso de uma mão).

É permitido ficar caçando nessa caverna até o level 9, e eu recomendo que o faça. Quando atingir esse level, você terá 10 minutos para sair da caverna. Se não sair dentro desse tempo, o jogo gentilmente te teletransportará para fora dela. Não é possível voltar nessa caverna depois que alcançou o level 9.

Agora você finalmente está pronto para partir para o continente principal!

3. Para o continente!

Até ao momento você se limitou a Rookgaard e a Island of Destiny, mas finalmente chegou a hora de partir para o mundo e iniciar a sua verdadeira jornada! Há muitas batalhas a serem enfrentadas, muitos tesouros a serem encontrados, muitos mistérios a serem resolvidos, muitas pessoas interessantes a serem conhecidas e um mundo inteiro esperando para ser desbravado (clique no mapa para ampliar):

Mapa do Tibia (clique para ampliar)

O Captain Kurt, da Island of Destiny, é quem te leva para o continente. Antes de partir, você precisa escolher aquela que será a sua cidade natal e então ele te levará para ela (é possível mudar de cidade natal mais tarde). Agora vamos conhecer um pouco as cidades disponíveis.

Tibia possui dois grandes continentes, e uma série de ilhas. Observe que certas áreas do jogo são exclusivas para quem possui Premium Account. As cidades abaixo com o nome em vermelho são acessíveis apenas com a Premium, e as com o nome em verde são acessíveis a todos. Note também que o barco do capitão Kurt não pode viajar para algumas cidades, apesar de mais para frente você poder fazer delas a sua cidade natal; isso será mencionado na lista abaixo quando for o caso.

As cidades disponíveis para serem a sua cidade natal são:
  • Ab'dendriel: É a cidade dos elfos, localiza-se no meio de uma floresta e suas casas são nas árvores.
  • Ankrahmun: É a cidade das pirâmides, é governada por um faraó morto-vivo localiza-se no meio de um deserto com monstros extremamente perigosos do subterrâneo.
  • Carlin: É uma cidade governada exclusivamente por mulheres e rivaliza com Thais pelo controle do mundo tibiano, é governada pela rainha Eloise.
  • Darashia: É uma cidade no meio de um deserto, onde podemos encontrar vários perigos.
  • Edron: É uma cidade famosa por sua academia de magia, e possui áreas de caça para jogadores dos mais variados levels.
  • Kazordoon: É a cidade subterrânea dos dwarfs (anões), há várias minas próximas a ela. Como a cidade fica abaixo da terra, evidentemente o barco do capitão Kurt não pode viajar para ela.
  • Liberty Bay: É uma cidade no paradisíaco arquipélago de Shattered Isles, onde há muitos piratas na proximidade, ela é famosa por seu rum e sua cana de açúcar.
  • Port Hope: É uma cidade no coração da selva de Tiquanda, ela é toda construída em bambu e monstros fortes se localizam próximo.
  • Svargrond: É a cidade dos bárbaros, e fica nas geladas Ice Islands, a cidade é coberta por neve o tempo todo. Como os bárbaros têm suas próprias leis de quem pode ou não ficar na cidade, o barco no Captain Kurt não viaja para essa ela.
  • Thais: É a cidade mais antiga do Tibia e também a sua capital, é governada pelo rei Tibianus III.
  • Venore: É uma cidade famosa por seus muitos comerciantes, ela é construída no meio de um pântano. Se você resolver se aventurar nele, é bom ter um ótimo senso de direção ou vai se perder.
Além dessas cidades, há várias vilas espalhadas pelo mundo do Tibia, é só uma questão de explorar ;). Mas essas cidades que eu listei acima são as maiores e são aquelas as quais são possíveis de serem a sua cidade natal.

As cidades mais populares dentre os que estão começando suas aventuras são Carlin e Thais, uma vez que elas possuem bastante áreas de caça para jogadores de level baixo, o que por outro lado também pode fazer dessas cidades superlotadas. Venore e Kazordoon também têm áreas boas para level baixo, no entanto você precisa se acostumar a andar por elas para não se perder (dica: se estiver em Venore, compre na loja um "machete", o qual é um facão que serve para cortar a grama alta e assim abrir caminho pelo pântano). Se quiser a minha opinião, recomendo escolher Thais ou Carlin para começar se não for Premium Account. Caso contrário, a minha recomendação é Edron (que possui áreas de caça para levels baixos boas e não tão lotadas).

Quando estiver pronto para partir, converse com o capitão Kurt. Ele te fará várias perguntas para confirmar se você estar certo de que quer partir e se já pegou tudo o que precisa, responda todas com "yes". Depois ele te perguntará para qual cidade deseja ir, então diga o nome da cidade onde quer começar. Por fim ele te perguntará se quer mesmo ir para essa cidade, responda "yes". E finalmente você será transportado para o continente!
3.1 Vídeo
Se uma imagem vale mais do que mil palavras, então um vídeo vale mais do que mil imagens e assim ajuda a compreender melhor :)

O vídeo a seguir mostra o que explicamos acima sobre escolher uma vocação e ir para o continente:


4. A vida no continente

Quando você chegar no continente, logo perto do barco há um guia ("guide", em Inglês). Ele pode marcar no seu minimapa os locais das coisas na cidade, e também pode transportar personagens até o level 10 para o depot da cidade (onde você pode armazenar em segurança os seus itens). Para ele marcar locais no seu mapa, comece uma conversa com ele e diga "mark" e então "yes". Caso queira que ele te leve até o depot, você pode dizer "depot" então yes. Ou você pode simplesmente explorar a cidade. Cada grande cidade, menos Svargrond, tem o seu guia (o qual fica perto do barco); recomendo você pedir para o guia marcar locais no seu minimapa a cada vez que visitar uma cidade nova.

Caso queira mudar sua cidade natal, basta ir para a cidade que deseja e passar pelo portal da cidadania (citizenship portal) que fica nela. Normalmente esse portal se encontra no templo da cidade.

Agora é quando as possibilidades do jogo se abrem. Vai explorar o mundo? Vai procurar quests? Vai buscar áreas de caça para ficar mais forte? Vai caçar e se divertir com amigos? Vai participar de algum evento? Ou o que? É você quem determina o que vai fazer, e por isso não tem muito sentido em eu te dizer aonde ir e o que fazer.

No entanto, vou explicar alguns elementos comuns da vida tibiana para você conhecê-los e se acostumar com eles.
4.1 Depot
É onde você pode guardar em segurança os seus itens, cada grande cidade do Tibia tem um depot. Apenas você, e ninguém mais, tem acesso às coisas que você guardou. Guarde no depot as suas coisas para economizar espaço no seu inventário, já que há um limite do peso máximo que você pode carregar. Os itens armazenados no depot estão protegidos contra perda para o caso de você morrer

Em cada depot há vários baús para você guardar as suas coisas. Tanto faz o baú que você escolher, em todos você pode acessar as suas coisas guardadas. Cada depot tem o seu próprio armazenamento de itens, você só pode retirar os itens que pôs no depot de uma cidade nessa mesma cidade. O depot de cada cidade tem 1000 espaços para você guardar seus itens, mas se você for Premium Account o espaço é de 2000.
4.2 Banco (Bank)
Cada grande cidade tem um banco, onde você pode guardar o seu rico dinheirinho virtual do Tibia. Cada personagem possui uma conta bancária, a qual pode ser acessada de qualquer banco do mundo do jogo, e o dinheiro guardado no banco está seguro para o caso do personagem morrer.

Você deve fala para o NPC o que quer fazer no banco. Os comandos disponíveis para dizer são:
  • deposit VALOR: deposita um certo valor, por exemplo "deposit 500" (diga "deposit all" se quiser depositar todo o dinheiro que tem com você)
  • withdraw VALOR: retira do banco um certo valor, por exemplo "withdraw 300"
  • balance: checa o quanto você tem guardado na conta
  • transfer VALOR to NOME DO PERSONAGEM: transfere um certo valor da sua conta para a de outro personagem, por exemplo "transfer 1000 to fulano de tal" (só é possível fazer transferências para personagens do mesmo mundo de jogo e que possuam uma vocação)
  • change gold, e depois o número de moedas de platinum que quer receber: troca as suas moedas de gold (que valem 1 GP cada) por moedas de platinum (100 GP cada), evidentemente é necessário ter gold o bastante para fazer a troca
  • change platinum, depois diga se quer trocar moedas de gold ou de crystal, então quantas delas quer: troca suas moedas de platinum (100 GP) por moedas de gold (1 GP) ou de crystal (10.000 GP)
Para cada um dos comandos acima, menos o "balance", o NPC vai te perguntar se você tem certeza de que quer mesmo fazer o que pediu. Responda "yes" para confirmar.
4.3 Comunicação
Este botão permite abrir uma nova janela de conversação.Interagir com outros jogadores é uma parte fundamental de qualquer jogo online. O Tibia oferece várias formas de você conversar com outras pessoas. Para abrir uma nova janela de conversa, aperte Ctrl+O (a letra O) ou clique no botão com o desenho de uma pasta na janela de conversa (mostrado na imagem ao lado). Será aberta a lista de canais:

Aqui você pode escolher qual janela de conversa abrir.

Caso queira abrir uma janela particular de conversa com outro personagem, digite o nome dele e clique em "Open". Ou você pode escolher um dos canais da lista e clicar em "Open" para abri-lo. Mais detalhes sobre os canais de conversa:
  • conversa particular com outro jogador: só você e ele, e mais ninguém, pode ler a conversa (você só pode conversar em particular com um jogador que esteja online.)
  • Private Channel (apenas jogadores Premium Account podem criá-lo, mas qualquer um do mesmo mundo pode ser convidado para ele): abre um canal particular no qual você pode convidar quais e quantos personagens quiser (para convidar alguém para o seu canal digite #i Nome do Personagem e aperte ENTER, e para expulsar digite #x Nome do Personagem e aperte ENTER)
  • Game-Chat: canal público disponível para todos no mundo do jogo para conversarem sobre qualquer assunto que tenha a ver com Tibia (é obrigatório usar Inglês nesse canal)
  • Trade: canal público onde é possível anunciar a compra e venda de itens (é obrigatório usar Inglês nesse canal)
  • RL-Chat: canal público disponível a todos no mundo de jogo para conversarem sobre qualquer assunto em qualquer idioma
  • Help: canal público onde você pode tirar dúvidas com os tutores e outras jogadores experientes (é obrigatório usar Inglês nesse canal, no entanto você pode pedir por um tutor que fale Português ou outro idioma, aí você poderá conversar com ele em particular nesse idioma)
  • NPCs: abre a janela de conversa com NPCs, a qual você já deve estar acostumado a essas alturas
Você também pode abrir uma conversa particular com alguém clicando na pessoa ou em uma mensagem dela com o botão direito do mouse e escolhendo "Message to".

Há uma outra forme bem interessante de se comunicar com outros personagens que é através do correio de dentro do jogo. Vamos falar dele agora.
4.4 Correio (Post Office)
Toda grande cidade tem o seu correio, que na maioria dos casos fica dentro do depot. Nele você pode comprar "letters" (cartas, em Inglês) por 8 GP cada, "parcels" (que são pacotes que servem para enviar itens) por 15 GP e "labels" por 1 GP (que são etiquetas para você escrever o destinatário de um parcel).

Para escrever uma carta a alguém, clique nela com o botão esquerdo do mouse e escolha "Use". Abrirá uma janela para você digitar a carta. Na primeira linha escreva o nome do personagem que vai recebê-la (pode ser qualquer personagem do mesmo mundo de jogo), e na segunda linha escreva o nome da cidade (serve qualquer cidade que possua depot, na dúvida o correio possui uma placa com o nome nas cidades para as quais ele entrega). No restante da carta escreva a sua mensagem, quanto terminar clique em "OK" (cada carta comporta até 1999 caracteres).

É possível editar a carta quantas vezes quiser antes de enviá-la (observe que a carta registra o horário da edição mais recente e o nome do personagem que a escreveu). Para enviar a carta, arraste-a e solte-a em cima de uma das caixas de correio azuis. Se ela estiver preenchida corretamente ela desaparecerá e será enviada para dentro do depot do destinatário na cidade especificada, caso contrário ela ficará em cima da caixa de correio (nesse caso pegue ela e a preencha direito). Não é possível editar ou enviar novamente uma carta que já tenha sido enviada.

Para enviar um parcel é necessário comprar também uma label. A label serve para informar quem vai receber o parcel, para editá-la clique nela com o botão esquerdo e escolha "Use". Da mesma forma como em uma carta, escreva na primeira linha o nome do personagem que vai receber e na segunda o nome da cidade para onde será enviado, e aperte OK quando terminar. Ponha a label dentro do parcel, juntamente com todos os itens que quer enviar, e então arraste o parcel e o solte em qualquer uma das caixas de correio azuis. Se tudo estiver preenchido corretamente ele será enviado ao destinatário no depot da cidade especificada, caso contrário ele ficará no topo da caixa de correio (pegue-o rapidamente!). É possível você enviar parcels para você mesmo, esse é um jeito bem fácil de enviar itens de um depot para outro.
Dica: Se você precisar enviar um parcel que pese mais do que consegue carregar, o melhor jeito é encontrar um baú de depot que fique de frente para uma caixa de correio. Aí você pode arrastar o parcel de dentro do depot direto para a caixa de correio.
Informação: Caso você esteja enviando parcels ou cartas para um depot que excedeu o limite de itens permitido, o parcel e a carta serão entregues normalmente. Porém o depot não poderá receber mais itens até que se remova o bastante para ele ficar abaixo do limite.
4.5 Comprando e vendendo coisas para jogadores
Já vimos como comprar coisas em lojas, no entanto logo você vai perceber que os melhores equipamentos não estão disponíveis em lojas, é necessário comprá-los de outros jogadores (uma vez que a maior parte dos equipamentos só pode ser obtida matando certos monstros ou completando quests).

Para ou comprar algo de alguém, antes você e o outro jogador têm de entrar em acordo quanto a um preço (anunciar no canal Trade o que você quer comprar ou vender é uma boa idéia). Para realizar a troca de maneira segura, é necessário que ambos os personagens estejam na mesma tela.

É a janela de troca (Trade), confira bem as coisas para não acabar comprando (ou vendendo) gato por lebre.Então cada um clica com o botão direito do mouse no item ou dinheiro que quer trocar (se quiser trocar várias coisas de uma vez, ponha elas dentro de um contêiner com uma bag ou backpack), escolhe a opção "Trade with...", então o cursor do mouse se tornará uma cruz e daí é só clicar com ela (botão esquerdo) no personagem com quem quer trocar. Daí abrirá uma janelinha de troca mostrando todas as coisas que cada um está trocando (imagem ao lado); se uma pessoa estiver trocando algum item dentro do outro, as coisas no interior também serão exibidas. Se estiver contente com a troca, aperte o botão "Accept" (a troca apensa ocorrerá se ambos clicarem em "Accept"), do caso contrário clique em "Reject".
4.6 Lista de itens
A essas alturas você já deve estar curioso de quais equipamentos ou outros itens você pode comprar ou achar, e quais os atributos deles. Por isso é sempre bom consultar uma tabela de itens. Isso seria uma lista extensa demais para pôr aqui, mas quase todos os sites de Tibia tem uma. Eu recomendo a lista do Portal Tibia.

Perceba que alguns equipamentos ou outros itens só podem ser usados por quem tiver pelo menos um certo level e/ou vocação.
4.7 Protection Zone
Em Português significa "Zona de Proteção". Esse é um conceito extremamente importante, especialmente se você está num mundo de jogo com combate de jogador-contra-jogador (PvP) habilitado. Protection Zones (ou PZ, para encurtar) são locais nos quais você não pode atacar ou ser atacado, além disso a comida não funciona para recuperar HP ou MP (no entanto magias de cura e poções funcionam). Se você recentemente atacou outro jogador, não poderá entrar em uma PZ por 1 minuto (se não matou ele) ou por 15 minutos (se matou ele).

Os seguintes locais são sempre PZ:
  • Dentro do depot
  • Os barcos que transportam para outra cidade
  • O templo da cidade
  • A superfície externa das pirâmides da cidade de Ankrahmun
Existem alguns poucos locais ao longo do mundo do Tibia que não os listados acima os quais também são PZ. Esses locais normalmente são algumas das áreas nas quais você tem de resolver algum enigma de uma quest (você não ia querer ser atacado enquanto quebra a cabeça para solucionar algo difícil...).
4.8 Magias
Até agora já vimos como usar a magia "Light Healing", mas você já deve estar querendo usar outras ^_^. As cidades possuem professores que ensinam (por um certo preço em GPs) magias a personagens de uma certa vocação (cheque as marcas que o guia pôs no seu minimapa para saber onde eles ficam), note que nem toda a cidade possui professores de todas as vocações.

Para aprender uma magia é preciso ter ao menos o level mínimo preciso para usar a magia que se quer. Cada vocação possui um conjunto de magias que pode aprender, recomendo consultar a lista de magias do site oficial para saber quais são e o preço. Para comprar a magia, diga para o professor o nome dela e então "yes". Para saber quais são as palavras mágicas da magia, você pode ou olhar em um spellbook (item que você pode comprar) ou na lista de que eu acabei de falar.

Existem certas magias especiais que requerem runas em branco (blank runes) para serem usadas. Quando essas magias são usadas com uma runa em branco na mão, a magia é armazenada na runa para ser usada mais tarde. Você pode comprar runas em branco por 10 GP cada em qualquer loja de coisas mágicas. Note que essas lojas também vendem runas já com magias, que saem muito mais caro do que a runa em branco.

Como muitos se confundem com o que são runas e para que servem ,eu vou explicar essa história de runas em maiores detalhes com exemplos. Observe que em qualquer lista de magias do Tibia, lá diz se ela é uma magia de runa ou uma magia instantânea. Uma magia instantânea é usada no instante que você diz as palavras mágicas, por exemplo a magia Ultimate Healing: ao dizer "exura gran" você é curado na hora.

No entanto, quando você diz as palavras mágicas de uma magia de runa, a magia não é usada na hora. Em vez disso, a magia é armazenada em uma runa para ser usada mais tarde. Você tem de ter na sua mão uma blank rune equipada, e a magia será armazenada nela (note que a aparência da blank rune mudará, cada magia de runa dará uma aparência diferente).

A magia Ultimate Healing Rune é a versão de runa da magia Ultimate Healing. Quando você diz as palavras mágicas da Ultimate Healing Rune (adori gran) com uma blank rune equipada na sua mão, essa runa se transforma numa runa azul de cura (o pessoal costuma chamar essas runas de UH). Quando alguém usar em si próprio ou em alguém essa runa, a pessoa será curada.

Uma magia instantânea gasta mana na hora que você usa ela, mas uma magia de runa só gasta mana na hora de criar a runa. Ou seja, alguém que use uma runa UH para se curar não vai gastar mana. A grande vantagem do uso de runas é economizar o mana na hora de usar a magia.

Observe que algumas runas podem ser usadas mais de uma vez. O exemplo da UH que eu te dei é uma runa com apenas uma carga, mas existem runas com mais cargas. A runa da magia Great Fireball (criada com as palavras mágicas "adori mas flam"), ou GFB para encurtar, possui 4 cargas, o que significa que você pode usar cada runa GFB 4 vezes para atirar bolas de fogo nos seus oponentes.

Agora quanto às magias Premium. Eu contei um total de 87 magias no Tibia, das quais 41 podem ser aprendidas por jogadores free account. Mas as runas criadas com as magias Premium podem ser usadas por free também.

Manter o jogo e a empresa que faz ele custa dinheiro, por isso é os criadores do Tibia precisam da Premium Account para pagar os gastos, e é necessário dar atrativos para alguém comprar a Premium.

Mas ainda assim, observe que as lojas mágicas vendem runas prontas também, aí você pode usar essas magias mesmo se não for Premium para criar as runas delas.

É possível configurar teclas para usar automaticamente uma magia ou uma runa, veremos isso agora.
4.9 Hotkeys
Hotkeys são teclas que você configura para usar alguma magia, runa, outro item ou simplesmente dizer uma frase qualquer. Para configurar elas, vá nas opções (o botão "options") e escolha "Hotkeys", ou em vez de acessar o menu de opções basta apertar Ctrl+K. Abrirá a janela de configuração de Hotkeys:


Configuração das hotkeys

Escolha a tecla que deseja na lista. Para configurar uma magia, digite as palavras mágicas dela,;e se quiser que ela seja usada assim que você apertar a respectiva tecla, marque o quadradinho "Send Automatically" (caso não marque, apertar a tecla apenas fará aparecer o texto da magia, mas será preciso apertar ENTER para dizer ele).

Para configurar uma runa ou outro item, escolha a tecla e clique no botão "Select Item". O cursor do mouse se transformará em uma cruz, e clique com ela no item que quer pôr para ser usado com tecla. Note que há para você clicar três opções de como usar o item:
  • Use on yourself: usa ele em você mesmo (é especialmente útil para poções ou runas de cura)
  • Use on target: usa no alvo que você está atacando (é especialmente útil para runas de ataque)
  • Select with crosswairs: o cursor do mouse vira uma cruz para você escolher onde usar
O botão "clear object" serve para remover o item da Hotkey.

Quando acabar de editar as suas hotkeys, clique em OK.
Importante: As suas hotkeys são salvas na sua conta de usuário do PC que estiver usando, e não no servidor do jogo. Isso significa que você terá de configurar suas hotkeys de novo se for jogar num PC ou conta de usuário diferente.
4.10 Indo para outros locais
Jogadores com Premium Account podem usar barcos e tapetes voadores (por um certo preço em GPs) para irem de uma cidade para outra, é só ir para o capitão deles e dizer o nome da cidade e "yes", que você será transportado caso o transporte em questão possua rota para lá. Se não for Premium, o único jeito é ir a pé (recomendo consultar os mapas para isso).
4.11 Party mode
"Party" é uma equipe de jogadores. Estar numa party dá os seguintes benefícios
  • a possibilidade de compartilharem pontos de experiência ganhos, para isso o líder deve clicar em si próprio e escolher "Enable Shared Experience"; o que só funcionará se o menor level da equipe for pelo menos 2/3 do maior, se todos estiverem participando de alguma forma da caçada (mesmo se for só curando ou bloqueando os ataques do oponente), e se todos estiverem a pelo menos 30 passos do líder
  • todos da equipe podem abrir os corpos dos monstros mortos por ela
  • em mundos PvP, os membros da equipe podem se atacar sem qualquer penalidade
Para convidar alguém para uma equipe, clique nele com o botão direito do mouse e escolhe "Invite to party", e para aceitar o convite para equipe de alguém clique nele com o botão direito e escolha "Join party". Há outras opções de clicar com o botão direito na pessoa: "exclude" para expulsar da equipe (só funciona se você for líder) e "Leave Party" para você sair da equipe.
4.12 Combate jogador contra jogador (PvP)
PvP é a abreviação de player-versus-player. Se o PvP estiver habilitado no seu mundo, você pode atacar um jogador da mesma forma que um monstro (a diferença é que os danos no combate PvP são metade dos contra monstros).

Se você está num mundo optional-PvP ou em Rookgaard, não há como atacar ou ser atacado por outro jogador, exceto se a sua guild estiver em guerra com outra guild (caso você não queira lutar, é só não estar em guilds que estejam guerreando). Se você está num mundo hardcore-PvP, não há restrições quanto a atacar ou matar outros jogadores. Mas se você está num mundo de open-PvP, há certas restrições que você tem de ter em mente.

Para entendê-las, é preciso saber o que é uma "morte justa" e uma "morte injusta" para o jogo. A morte de outro jogador é considerada "justa" pelo jogo quando a pessoa mata um personagem marcado com uma caveira, e "injusta" quando mata alguém não marcado.

Há varias cores de caveira, um personagem é marcado com uma caveira ao lado do nome dele quando:
  • com caveira branca: quando ataca alguém não marcado com caveira, essa marca dura por 1 minuto (se não matou ninguém) ou 15 minutos (se matou alguém)
  • com caveira amarela: quando estiver atacando você em qualquer caso que seja (só você vê a caveira amarela)
  • com caveira verde: se é membro de sua equipe (party mode)
  • com caveira vermelha: se ultrapassou o limite de "mortes injustas" permitido, essa marca dura por 30 dias; e além do mais personagens com caveira vermelha SEMPRE perdem TODOS os itens consigo caso morram (mesmo se estiverem usando o Amulet of Loss)
Os limites de "mortes injustas" são:
  • no máximo 3 em 24 horas
  • no máximo 5 em 7 dias
  • no máximo 10 em 30 dias
Caso em algum momento um personagem atinja o dobro de qualquer um dos valores acima, ele será marcado com um "black skull" (caveira preta), o qual dura por 45 dias. Personagens com black skull recebem o dobro do dano normal em combates PvP, não podem atacar personagens não marcados, não podem usar magias ou runas de área, ao morrerem são revividos sem mana e com 40 de HP e também ao morrerem perdem todos os itens que estavam carregando.

Note que para poder atacar um personagem não marcados, é preciso clicar antes no botão do cliente do Tibia (isso só funciona se você não tiver black skull), caso esse botão não esteja apertado não é possível atacar personagens não marcados. Para voltar a não poder atacá-los, clique no botão .
4.13 Se protegendo
Alguns jogadores maliciosos podem te enganar para roubar os seus itens. Para evitar isso, nunca, em hipótese alguma, não importa o que te digam, jamais ponha os seus itens fora do seu depot, do seu inventário ou casa. Esses são os únicos locais onde seus itens estarão seguros.

Para maiores detalhes de como se proteger, recomendo ler este artigo de um dos parceiros do Tudo sobre Tibia: Não seja roubado.
4.14 Caçando
Quer saber onde caçar? Eu escrevi uma série de artigos só sobre áreas de caça.

5. Palavras finais

Isso conclui a série de artigos sobre o básico de como jogar Tibia . Espero ter ajudado a conhecer melhor o jogo, e lembre-se que nunca um ser humano sabe tudo de tudo, sempre há a possibilidade de se aprender coisas novas. Para aprender mais sobre o jogo, você pode por exemplo explorar ele, aprender com amigos que jogam, e consultar outros jogadores, visitar sites sobre Tibia, etc. Esse humilde blog que você está lendo é um bom local para ler sobre o jogo, mas também há vários outros. Por exemplo, cheque os links que eu pus na barra lateral do blog. Também pode ficar a vontade para usar os comentários desse ou de outro artigo para tirar dúvidas ;)

Tchau, por enquanto, e até os próximos artigos!

Artigos relacionados:
Como jogar Tibia - Criando a conta
Como jogar Tibia - Os primeiros passos
Esclarecendo dúvidas sobre como jogar Tibia

257 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 257   Recentes›   Mais recentes»
Felipe disse...

Erro de ortografia

Na parte: Os locais indicados pelos números são:

1. Templo: É onde fica o NPC Cipfried, ele dá dicas aos novados e pode te curar...

O certo seria novatos, não?

Tiago Paolini disse...

Obrigado, já corrigi :)

Anônimo disse...

tem muito erro de ortografia no artigo, mas nao faz problema. se nao fosse esse blog ae eu nao seria Defekius!!
cara o artigo ta ótimo e tu tem um talento nato para explicar as coisas tudo bem explicadinho.
vlw!!

Tiago Paolini disse...

Hehehe, muito obrigado em todo o caso!

Acontece que eu terminei de escrever o artigo meio tarde e publiquei sem revisar mesmo... E ainda não tive o tempo de dar uma olhada com calma. Mas vou fazer isso assim que eu puder ;)

Tiago Paolini disse...

Minha nossa! Eu mesmo não imaginava que eu tinha deixado passar tantos erros... É que nesse dia em especial já estava tarde, o artigo demorou mais do que eu imaginava para acabar, e por isso estava com pressa de acabar logo... Em todo o caso, isso serve para eu não ter tanta pressa assim.

Agora, com calma, corrigi todos os erros de gramática, ortografia e digitação que eu encontrei. Muito obrigado por ter chamado a minha atenção quanto a isso ;)

Anônimo disse...

ola parabéns pelo artigo ele está ótimo!
bom eu tenho umas perguntinhas:
a primeira na verdade nao é uma pegunta, é um pedido de conselho... bem, eu ainda estou em Rookgard e meu amigo de caçadas ja saiu. eu perguntei para ele em q cidae ele está (para nós caça junto) e ele me disse q está em venore (um detalhe ele está la a pouco tempo).
entao eu pensei, se Venore é um pouquinho longe da ilha do dstino, se é bem pra la do continente mainland, pensei q o grupo de jogadores q o meu amigo é primo do líder e tem um lugar la nesse grupo, está la. e esse meu amigo disse q eu tenho um lugar garantido na gang e q é pra eu ir pra Venore pra entrar na gang. mas eu to preocupado com uma coisa:
será q eu nao estarei me adiantando indo prara uma cidae q fica bem para leste do continente? ainda mais uma cidae q parece ser um pouco perigosa para eu q estou em lvl baixo. e será q eu nao vou perder umas quests?

a segunda pergunta: até q lvl vai o Tibia?
chegado no último lvl eu posso continuar jogando ou preciso parar?

e a outra: se só jogadoores premium podem andar de barco e tapete voador, e podem trocar de cidades desse jeito, como um jogador com free account vai para as ilhas q são muitas por todos os lados?

Tiago Paolini disse...

Antes de mais nada, muito obrigado. Nossa, quantas perguntas! Que legal :)

Lá vamos nós:

> será q eu nao estarei me adiantando indo prara uma cidae q fica bem para leste do continente?

Próximo a todas as cidades do jogo existem monstros fracos, por isso é possível começar em qualquer uma. Venore não é perigosa se você souber onde ir e tiver senso de direção para não se perder, e lá tem locais bons para se caçar. Mas o seu amigo e o grupo dele podem ajudar nesse aspecto Em todo o caso, nesse blog há um artigo que explica os locais de caça em Venore: "Áreas de caça - Parte 2". Na minha opinião, é melhor você ir com esse grupo de pessoas já que vai ter quem te ajudar dentro do jogo.

> chegado no último lvl eu posso continuar jogando ou preciso parar?
Não existe um último level no Tibia. Você pode ficar ganhando levels o quanto quiser.

> se só jogadoores premium podem andar de barco e tapete voador, e podem trocar de cidades desse jeito, como um jogador com free account vai para as ilhas q são muitas por todos os lados?

Existem áreas no jogo que só são acessíveis a jogadores com Premium Account, e essas áreas são aquelas que você só consegue ir por barco ou tapete. Os criadores do jogo precisam fazer dinheiro de alguma forma, afinal é necessário dinheiro para manter o jogo e a empresa que faz ele, por isso eles dão certas coisas extras com a Premium. Existem, no entanto, algumas ilhas que você pode acessar sendo Free Account: Fibula (por uma passagem subterrânea), Isle of the Kings (completando uma certa quest), Senja, Folda e Vega (essas três por uma jangada que Free Account também pode usar).

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Ah, eu me esqueci de uma peguntinha! deculpe ter me esquecido, hehe!
Com quanto de gp eu posso sair de Rookgard seguramente? ataualmente eu tenho 500 gp. é pouco demais?

Tiago Paolini disse...

> Com quanto de gp eu posso sair de Rookgard seguramente? ataualmente eu tenho 500 gp. é pouco demais?

Este dinheiro está bom. Além do mais, na Ilha do Destino você vai ganhar alguns bons equipamentos para começar a caçar com a sua vocação, aí não tem de se preocupar em gastar muito logo de cara. Antigamente a pessoa ia para o continente só com as coisas que trazia de Rookgaard, aí era mais complicado começar.

Além do mais, é mais fácil ganhar dinheiro no continente principal, então mesmo que você saia com pouco dinheiro isso não será um problema.

Até mais,
Tiago

Felipe disse...

Hiho!

Pergunta de anônimo:
> Com quanto de gp eu posso sair de Rookgard seguramente? ataualmente eu tenho 500 gp. é pouco demais?

Eu recomendo você vender todos os seus equipamentos antes de sair de Rookgaard, pois você vai ganhar novos equipamentos na Islando of Destinity (Ilha do Destino), e outra, 00000,00001% pessoas do continente prinicipal (Mainland) vão querer comprar seu equipamentos.

Atenciosamente,
Felipe, Admin Mundo Tibia Br

Anônimo disse...

ola parabéns pelo blog q ta show se nao fosse esses artigo eu nem pensava em tibia!

a minha perguntinha é a seguinte eu nunca entendi direito esses negócio de runas e como funciona as magia e talz.. poderia me dizer o que são essas runas?
ah e uma outra perguntinha,
quantas magias tem no tibia? e quantas um jogador free pode usar? é por que eu vi uma tabela de magias no portal tibia e vi que eram poucas e que a maioria era só para premium account :#(

Tiago Paolini disse...

Olá, obrigado pelo elogio!

Vou explicar essa história de runas com exemplos. Observe que em qualquer lista de magias do Tibia, lá diz se ela é uma magia de runa ou uma magia instantânea. Uma magia instantânea é usada no instante que você diz as palavras mágicas, por exemplo a magia Ultimate Healing: ao dizer "exura gran" você é curado na hora.

No entanto, quando você diz as palavras mágicas de uma magia de runa, a magia não é usada na hora. Em vez disso, a magia é armazenada em uma runa para ser usada mais tarde. Você tem de ter na sua mão uma blank rune equipada, e a magia será armazenada nela (note que a aparência da blank rune mudará, cada magia de runa dará uma aparência diferente).

A magia Ultimate Healing Rune é a versão de runa da magia Ultimate Healing. Quando você diz as palavras mágicas da Ultimate Healing Rune (adori gran) com uma blank rune equipada na sua mão, essa runa se transforma numa runa azul de cura (o pessoal costuma chamar essas runas de UH). Quando alguém usar em si próprio ou em alguém essa runa, a pessoa será curada.

Uma magia instantânea gasta mana na hora que você usa ela, mas uma magia de runa só gasta mana na hora de criar a runa. Ou seja, alguém que use uma runa UH para se curar não vai gastar mana. A grande vantagem do uso de runas é economizar o mana na hora de usar a magia.

Observe que algumas runas podem ser usadas mais de uma vez. O exemplo da UH que eu te dei é uma runa com apenas uma carga, mas existem runas com mais cargas. A runa da magia Great Fireball (criada com as palavras mágicas "adori mas flam"), ou GFB para encurtar, possui 4 cargas, o que significa que você pode usar cada runa GFB 4 vezes para atirar bolas de fogo nos seus oponentes.

Agora quanto às magias Premium. Eu contei um total de 87 magias no Tibia, das quais 41 podem ser aprendidas por jogadores free account. Mas as runas criadas com as magias Premium podem ser usadas por free também.

Manter o jogo e a empresa que faz ele custa dinheiro, por isso é os criadores do Tibia precisam da Premium Account para pagar os gastos, e é necessário dar atrativos para alguém comprar a Premium.

Mas ainda assim, observe que as lojas mágicas vendem runas prontas também, aí você pode usar essas magias mesmo se não for Premium para criar as runas delas.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

critica
a nova versão do tibia 8.3 não se adaptou bem no uso do windons vista,apos analisar o uso do programa em todos os sistema cheguei a conclusão q o erro esta no windons, talves o pessoal da cryp não realizou testes nesse tipo de programa, decidi postar este comentario para focalizar o erro e q a busca de soluçao seja imediata, pois os prejudicados somos no. em nome de todos os usuarios do windons vista. :D

Anônimo disse...

é que o tibia ja é um joguinho véio... daqui a alguns anos vão inventar outros sitemas melhores e talvez o Tibia ja não rode em nenhum desses!!! tomara que os caras da CipSoft não façam o Tibia 3D, por que se fizerem, Tibia vai perder a graça :(

ah mas uma ajudinha a voce caro amigo, talvez a versão 8.22 do Tibia pode servir no seu computador :-), mas isso é você quem sabe. boa sorte!

Tiago Paolini disse...

Oi. Respondendo os dois comentários acima:

Primeiro. Eu sou um jogador normal de Tibia, não tenho qualquer relação com o pessoal que faz o jogo. Dessa forma, apresentar críticas spbre o jogo a mim não vai resolver alguma coisa...

Segundo. O Tibia é oficialmente compatível com o Windows Vista desde a versão 8.0, e a Cip realizou sim testes nele. Na época que essa versão foi lançada, havia um tópico no fórum interno dos tutores informando isso e pedindo que eles testassem para ver se encontravam algum problema. Desde então, em todos os updates, a Cip pede ajuda dos tutores para testar o programa (você pode chamar os tutores de "beta testers", se preferir, apesar de a Cip não usar esse termo). Sei de tudo isso porque eu fui um dos que testaram o Tibia antes que eles fossem lançados para o público geral (participei dos testes do 7.8 até o 8.1, para ser exato).

Se você teve algum problema, talvez seja um bug específico do 8.3, ou talvez seja algum problema de configuração do Tibia e/ou do Windows. Dizer "houve um problema" é genérico demais, não dá para saber o que realmente houve ou se houve mesmo alguma coisa de errado, ou se você quem fez algo de errado. O melhor seria explicar exatamente o que ocorreu.

Terceiro. Talvez seja algum problema com os seus gráficos. Escolher um modo gráfico diferente nas opções do jogo deve resolver se for o caso. Também é possível tentar rodar o Tibia em modo de compatibilidade com o Windows XP, para isso clique no ícone dele com o botão direito do mouse e escolha "Propriedades". Nela terá uma opção para mudar a compatibilidade.

Quarto. "Velho" não é necessariamente sinônimo de ruim. A roda e o fogo são descobertas que datam da antigüidade, e nem por isso deixamos de usar eles. Existir a muito tempo também pode significar credibilidade e solidez, pois muitos jogos online não duram mais do que poucos meses. Mas o Tibia soube como se manter vivo por mais de dez anos, podemos dizer isso de pouquíssimos jogos online.

Quinto. Se surgirem sistemas novos, é só fazer um cliente do Tibia para essa versão. Quando o Tibia foi lançado pela primeira vez, o Windows 95 era o sistema operacional mais popular. E a medida com que foram saindo novas versões do Windows, o Tibia foi adaptado a eles. E também o Tibia ganhou uma versão para Linux. O surgimento de sistemas operacionais novos não é barreira para o Tibia.

Sexto. Se conectando com uma versão antiga do Tibia fará com que ela se atualize automaticamente para a mais recente.

Sétimo. Eu tinha pensado seriamente em apagar os dois comentários acima, porque eles estavam fora do tópico do artigo e porque o segundo tipo que falava mal do jogo. Mas já que ambos não foram mal educados, resolvi manter eles e tratá-los de um jeito racional (respondendo eles).

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

e porque o segundo tipo que falava mal do jogo...
desculpa não foi minha intenção falar mal do jogo, e eu reconheço todo o progresso do Tibia e gosto muito desse jogo!
desculpa se me expressei de forma incorreta.

Tiago Paolini disse...

Sem problema :) Ou também pode ter sido eu que interpretei mal, nesse caso eu é que peço desculpas.

Anônimo disse...

kra uma pergunta basica. eu tenho um sorcer e ja deitei varios kinas e palas de até 10 lvl + alto q o meu, todos pk é claro. qual profissão é a melhor na sua opinão? não foge da pertunta. suahsuhsushuashasusauhu
:D
vlw Tiago
obrigado pela a atenção
o problema era com o meu servidor
xD

Tiago Paolini disse...

As respostas que normalmente você ouve é que a melhor vocação depende do seu estilo de jogo, e na verdade as vocações são planejadas para uma compensar o que falta na outra. Mas se você quer mesmo que eu aponte uma como a melhor, lá vai...

Na minha humilde opinião pessoal, o knight é a melhor porque:
* é bem fácil de caçar com ele, e só mirar e atacar, mirar e atacar, mirar e atacar... Simples, não? Nada de ficar se lembrando qual hotkey é qual magia, e qual magia usar quando.
* Não é necessário gastar com munição para caçar, os paladins têm bom dano mas quando caçam tem de necessariamente ficar comprando munição e mais munição, e quando ela acaba eles ficam quase indefesos. Já o knight pode contrinuar atacando e atacando!
* Não é normalmente necessário mana para atacar, aí você não tem de gastar com poções de mana ou se lembrar de sempre ficar usando elas para poder continuar a atacar. Knights têm sim algumas magias de ataque para ter de se preocupar um pouco com mana, mas elas são um recurso para usar em emergências para acabar rapidamente com um oponente forte, e não algo com o objetivo de caçar normalmente.
* Knight é a vocação mais difícil de se morrer, ela tem o HP mais alto e a maior defesa.
* Basicamente os únicos suprimentos com os quais knights precisam se preocupar em sempre ter é comida e poções de cura.
* Knights possuem grande capacidade para carregar itens, isso significa que eles podem carregar mais loot em uma caçada, o que significa mais chances de ganho.

Eu estou acostumado a jogar em non-PvP, e nesse tipo de mundo eu me saio muito bem com um knight. Mas talvez as coisas possam ser bem diferentes em PvP.

No que diz respeito a PvP, ultimamente não costuma haver grande vantagem entre uma e outra em uma luta um contra um (isso considerando que os jogadores saibam jogar bem com sua respectiva vocação, do caso contrário quem jogar melhor vai vencer), e é bem difícil alguém morrer em um combate um contra um (se tiver suprimentos para se curar). Além disso, essas mudanças tornaram bem menores as diferenças de poder entre um level e outro, o objetivo disso é evitar que aquele 1% de jogadores com level bem alto estragassem o jogo dos outros 99% de jogadores.

As mudanças recentes que aconteceram com as vocações tinham como um dos objetivos favorecer os combates PvP em grupo, nesse caso o melhor a fazer é um bom trabalho usando as habilidades de cada vocação.

Tenho dois artigos explicando essas mudanças recentes:
* Entendendo as grandes mudanças: os últimos updates explicados
* O balanceamento do update 8.1 explicado

Isso tudo sobre as vocações é a minha opinião, se você gosta mais de jogar com outra vocação é claro que está tudo bem em continuar com ela.

Abraços,
Tiago

The porsche disse...

Parabéns, ótimo blog Adorei as matérias e tudo mais. Continue assim.

Anônimo disse...

ola Tiago Paolini, seu blog está muito legal! continue assim!! ;)

Você estava falando de Knights anteriormente, eu também acho bom os Knights, mas tenho uma duvida:
Eu pretendo ser Knight, eu ainda não sou e talz...
falam que os Knights são os bloqueadores dos ataques de monstros e de jogadores também .mas como isso? como bloquear?
Ah e outra: como tem umas pessoas que ficam com um esucdo em cima da cabeça? eu vi umas pessoas assim e pensei que fosse no modo de defensive fihgt. cliquei la e não mostrou nenhum escudo em cima da minha cabeça :( como faço para dexar aqele escudo em cima da cabeça? e isso tem alguma coisa a ver com os Knights?

Tiago Paolini disse...

> Você estava falando de Knights anteriormente, eu também acho bom os Knights, mas tenho uma duvida:
Eu pretendo ser Knight, eu ainda não sou e talz...
falam que os Knights são os bloqueadores dos ataques de monstros e de jogadores também .mas como isso? como bloquear?

Basta ficar do lado do monstro recebendo os ataques dele, normalmente os knights fazem isso em defensive mode a não ser que queiram atacar também o monstro. Como os knights possuem uma defesa bem maior do que as outras vocações, então eles costumam ficar na linha de frente para receber os ataques para proteger os outros deles, enquanto seus colegas atacam o monstro.

> Ah e outra: como tem umas pessoas que ficam com um esucdo em cima da cabeça? eu vi umas pessoas assim e pensei que fosse no modo de defensive fihgt. cliquei la e não mostrou nenhum escudo em cima da minha cabeça :( como faço para dexar aqele escudo em cima da cabeça? e isso tem alguma coisa a ver com os Knights?
Aquele escudo na cabeça quer dizer que a pessoa faz parte da sua equipe (o "party mode", o capítulo 4.11 do artigo acima explica desse modo). O escudo amarelo quer dizer que a pessoa é a líder da equipe em que você está, e os demais membros ficam com o escudo azul. Também tem um escudo metade azul metade branco, que quer dizer que a pessoa foi convidada para a sua equipe mas ainda não aceitou; e um escudo metade amerelo e metade branco que diz que essa pessoa convidou você para a equipe dela.

Espero ter ajudado, qualquer coisa mais pode perguntar! Abraços,
Tiago

Carlos disse...

Olá pessoal...Tenho uma dúvida, O Kinght tem tres tipos de arma ñ é, então Club , Sword e Axe Fighting. Eu queria saber qual é melhor ou a mais forte???. E se tem diferença uma da outra tipo uma tem mais ataque e menos defesa???

Mais uma pergunta, o nº que está na frente das armas significa sua força????Ex. MACE 100 O.Z

Por enquanto é só..valew.E Parabéns pelo Site.

Tiago Paolini disse...

Bem-vindo de volta, Carlos!

A diferença entre os tipos de armas são os atributos delas:
* Clubs: normalmente são bem mais baratas do que as demais, possuem um valor de defesa elevado mas um ataque baixo em relação a defesa. Costumam ser a arma mais pesada.
* Axes: são o tipo mais caro, possuem altos valores de ataque mas uma defesa baixa em relação ao ataque
* Swords: o preço costuma estar no meio entre o dos outros dois tipos, e os valores de ataque e defesa costumam ser equilibrados. Costumam ser a arma mais leve.

Quanto ao valor em "oz", esse é o peso do item. "oz" é a abreviação de "onça", que é uma unidade de medida (não muito usada no Brasil) que equivale a aproximadamente 28,35 gramas. Na Alemanha, onde o Tibia foi criado, imagino que onça seja uma unidade de medida mais comum.

O valor "Cap" no inventário do seu personagem indica o peso que ele ainda consegue carregar. O peso máximo que um personagem consegue carregar depende do level e da vocação (sendo o knight quem consegue carregar mais).

Até mais,
Tiago

Carlos disse...

Olá ..e Valew pela resposta.
Agora tenho outras....hehe, só enchendo a paciência de vcs.Mas vai lá.
Sobre o menu Do Kinght, Tem a armadura o escudo e a sua espada. E tem mais tres espaços em branco uma é a flexa a outra é em forma de um colar e o outro eu ñ sei , e debaixo do escudo.
Minhas duvidas são...No que um colar ajuda um Kinght.
Outra, o que acontece se eu colocar uma flexa no lugar específico ..aquele em forma de flecha mesmo.Estou no level 15 e nunco caloquei flexa lá.
Outra, Aquele espaço debaixo do escudo..o que vai lá e o que melhora.??

E a última mesmo ....onde e qual monstro tem como recompensa um par de Botas quando o matamos, ou vou ter que trocar com alguém?
Estou em Venora ...valew e Tudo de bom pra Vcs.
Agora tenho de durmir pois trampar de noite ñ é fácil...fui.

Tiago Paolini disse...

Oi, Carlos! Responder dúvidas é na verdade um prazer para mim ;)

Na flecha, é possível colocar qualquer item (às vezes o pessoal usa ela para colocar alguma outra backpack, ou pôr uma tocha). Mas a flecha tem uma utilidade a mais para os paladins, pois é onde eles têm de equipar suas munições (a munição só funciona se ele também estiver equipando na mão uma arma para atirar ela, como crossbow).

O colar é para usar um colar mesmo (que é necklace em Inglês), os colares são acessórios que dão algum efeito especial (como por exemplo anular uma certa porcentagem de um ataque de certo elemento), para saber o efeito de um colar é só dar "look" nele.

O espaço abaixo na mão é o anel (ring, em "Inglês"), o anel também tem algum efeito especial da mesma forma que o colar.

Quanto às botas, o par de botas mais simples vem em trolls mas também pode ser comprado em lojas (normalmente aquelas lojas que vendem equipamentos). Para saber onde um certo tipo de botas pode ser obtido ou comprado, recomendo olhar a lista de itens do site Portal Tibia (que é uma das mais completas que eu conheço): http://tibia.portaltibia.com.br. Recomendo ter esse endereço nos seus favoritos, já que ele é uma enciclopédia no mesmo estilo da Wikipédia, mas só sobre o jogo.

Até mais,
Tiago

Anônimo disse...

:(

Fui pra ilha do destino pra ser um knight e nao sei se consegui!
Aí no blog diz que é pra dizer o nome da vocação pro mestre dela... fiz isso e agora nao sei se sou ou nao sou um knight:( tava tudo em ingles, e tal... nao entendi nada!!!

Me esplica por favor tudo o que tem que fazer pra ser um knight passo a passo.

ah, eu posso dizer que nao sei se minha cap aumentou, mas eu consegui entra no subsolo mas sai de uma vez pois nem sabia.
me ajude por favor, e voce poderia ser mais específico na hora de escolher a vocação ae no artigo.

Até mais!

Tiago Paolini disse...

Você só pode entrar no subsolo depois que escolhe uma vocação. Se você conseguiu ir, então já é um knight :)

Não se esqueça de pegar os equipamentos dentro dos baús no subsolo, e lembre-se de que pode caçar lá até o level 9 (o que eu recomendo fazer).

Eu nunca disse que a cap aumentava no instante que se escolhe a vocação (é... faltou eu ser mais claro a esse reséito...). A cap aumenta cada vez que você sobe de level, e o knight é quem ganha mais por level.

Qualquer coisa mais, pode perguntar! Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

pô vlw agora eu sou um knight mesmo sem duvida!!

Muito obrigado e continui a ssim com o blog!!

Anônimo disse...

Ah, sou eu de novo!!

Tem um probleminha...
Eu conheci um cara la na caverna que nao conseguia entra nela pq nao conseguia passa pela porta kkk.
Dae eu disse que talvez ele nao seja um knight e e tm q ser...
ele se tornou knight e a caçada começou.
depois quando eu sai ele me disse q queria ser paladino... ahauhaahauahauah coitado ele nao sabe muita coisa, inclusive quando eu disse pra ele que ia no druida pega uma runa ele me pergunto o q era druida, lol.
poise e ele quer por que quer ser pala, mas eu nao sei com ajudar ele, por isso vim aki perguntar se da pra trocar de profissao na ilha do destino.
Da pra faze isso?

Tiago Paolini disse...

Depois que escolheu uma vocação, não há como voltar atrás... O seu amigo tem duas opções:
* criar um novo personagem e ser paladin com ele
* mas se ele quiser muito mesmo ser paladin com o personagem atual, o jeito é fazer o personagem morrer até voltar no level 5; quando isso acontecer o personagem vai ser resetado de volta para o level 1 e voltará para Rookgaard (daí é chegar no level 8 de novo e escolher a vocação certa)

Saudações,
Tiago

Anônimo disse...

Ah, muito obrigado vou falar com ele.

Anônimo disse...

Por que nao consegui usar a magia light healing? eu falei exura e nao deu nada! e ainda falo de uns tal de spells.. eu nao sei o queq que é isso.

me ajuda plz!

Tiago Paolini disse...

Todos ganham a magia no instante que escolhem uma vocação. Você deve não ter escolhido uma vocação ainda, ou está sem mana para usar a magia. Vale lembrar também que essa magia não tem efeito se a sua vida já está no máximo.

Anônimo disse...

Olá Tiago, seu blog está muito legal!!
Eu gostaria de saber onde que eu consigo a chave que abre e fecha as portas do subsolo do cemitério de carlin que da para a cavena dos trolls.
Bem, eu ja estive dentro daquela caverna pra completar a quest da trombetinha, mas quando eu fui sair por onde eu entrei, a porta estava tarncada! Tentei pelo outro buraco e nao dava pra passar. Achei que não iria conseguir sair, mas por sorte tinha um cara la que tinha a chave pra abrir as portas e ele disse que me ajuadava.
Mas eu queria ir la denovo por que é um lugar bom... mas eu não tenho a chave e daí se eu me tranco de novo la e nao tem ninguém pra me ajudar? Por isso te pergunto onde consigo essa chave.

Desde já muito obrigado! Continue assim com o blog!

Tiago Paolini disse...

Olá e muito obrigado!

A chave se encontra dentro de um baú em Carlin que fica numa casinha perto do barco (clique aqui para vê-la).

Até mais,
Tiago

Anônimo disse...

oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMOoTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO
oTIMO

Tiago Paolini disse...

Obrigado! (30 vezes xD)

Anônimo disse...

Ótimo texto, excelente pontuações e observações. Tira minha dúvida, por favor: Cheguei no lvl 8 agora, posso vender realmente todos os itens? Quando escolho a vocação ganho novas armas? Obrigado.

Tiago Paolini disse...

Olá, e muito obrigado!

Sim, você pode vender os seus equipamentos de Rookgaard pois não vai precisar mais deles. Os equipamentos iniciais da sua vocação você vai ganhar logo. Recomendo você tentar vender para algum jogador de Rookgaard, mas se isso não foi possível na Island of Destiny há um NPC que compra eles (o Raffael).

Agora que chegou no level 8, você deve falar com o Oracle que fica no primeiro andar da academia. Ele te transportará para a Island of Destiny, onde você deverá falar com o mestre da vocação que deseja para ganhar essa vocação. Depois disso, desça ao subsolo da casa do mestre da sua vocação para pegar os seus equipamentos novos dentro dos baús. No subsolo também tem uma área de caça que você pode ficar até o level 9 (o que eu recomendo que faça). Só uma observação: para poder vender seus equipamentos de Rook ao Raffael é necessário que antes disso você escolha uma vocação.

Depois que terminar seus afazeres na Island of Destiny, deve ir até o barco e falar com o capitão dele. Então você escolherá uma cidade natal e você será levado até ela.

O capítulo 2 do artigo acima explica em maiores detalhes todos esses passos.

Qualquer coisa, pode perguntar ;)

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Olá pessoal...uma única Pergunta.
Fiz cagada....na hora de pegar uma arma na vocação.Peguei a Axe de vez a Sword ...pois já estava em level 21 da sword, depois ñ consegui mais pegar a Sword do Baú.

Está certo mesmo eu só posso abrir um Baú ?????
Pois mesmo depois joguei fora o machado e ñ abria mais o baú da espada.

Explica ai se der. Valew.Daqui meia hora saio daqui mas vou ter de comprar uma espada hahahahahaha

Tiago Paolini disse...

Sim, está certo. Você só pode abrir um dos três baús de armas...

Mas não se preocupe muito com o level de arma conseguido em Rookgaard, pois um knight ganha level de arma muitíssimo mais rápido do que alguém em Rook. Você consegue chegar no level 21 de axe em uma hora de caça ou menos com o seu knight, ou se preferir pode comprar uma sword no continente principal ;)

Atenciosamente
Tiago

Anônimo disse...

O Tiago brigadão pela resposta dos Baús, comprei uma Sword (acho elas melhores..hehe)...agora vai outra duvida.
Estou em Venore e aqui parece que tem muita amazona , With , Walquiria...que mandam ataques de longa distancia.E mesmo com o ataque balanceado o Sword sobe bem mais rápido que a defesa....então as vezes atako as amazona em modo deffensive , tira pouco life delas mas aumenta meu chielding...vc conhece um geito melhor ou estou indo bem?????
O Sword está em 33 e o chielding em 31.

Tiago Paolini disse...

Olá de volta, e de nada!

O skill de arma sobe a cada ataque que você dá, e o skill de defesa sobe a cada ataque que o escudo defende. Observe a animação de quando um personagem defende um ataque, há duas: um "poof", ou seja, uma fumacinha é quando o escudo defende o ataque; e faíscas amarelas são quando a armadura defende o ataque.

Quanto maior for a defesa (def) do escudo e o skill shielding, maiores são as chances de ele conseguir bloquear um ataque. Estar no balanced mode também aumenta as chances, e estar no defensive mode aumenta mais ainda. Se o escudo não conseguir bloquear o ataque, é a armadura que vai tentar fazer isso, mas nesse caso o que conta são os pontos de armadura (arm) do seu equipamento (danos bloqueados pela armadura não contam para o avanço de skill). Se o ataque passar pela armadura, aí você toma dano e a armadura vai diminuir parte do dano dependendo da força dela.

Caçar no balanced é um bom modo de aumentar skills. Outro jeito de aumentar skills é caçar algum monstro fácil com uma arma fraca e no defensive mode, aí você leva mais golpes para derrotar ele. É bom informar que os seus skills só sobem se você der ou receber dano pelo menos uma vez a cada 30 segundos.

Recomendo você não se preocupar o tempo todo com aumentar skills, pois pode ficar chato. A minha sugestão é hora se preocupar em ganhar skills e hora se preocupar em ganhar level, vai alternando entre um e outro.

Qualquer coisa mais, pode perguntar ;)

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Valew pela explicação...eu sempre volto aqui.
Valew mesmo.

Anônimo disse...

E ahê pessoal...sou eu Dinovo.
Queria saber mais sobre o Party Mode.
Um cara me convidou para caçar With ,disse a ele que ñ queria ...pois elas tem o ataque forte pra mim ainda.Então ele pediu pra entrar com ele no Party mode ...ele é um Paladin level 13 e eu Um Knight level 16. Ele me ataka-lo, e aceitei o convite de party dele.Ai cada ataque dele me tirava uns 20 de life mesmo em modo de defesa....e o meu ataque ñ fazia nada nele.
Ai coloquei em Full ataque e mesmo assim ñ tirou nenhum life dele.Minha espada é de 15 de ataque minha sword está em 45.
Ai chegou um outro cara do nada e começou a atakar em modo party também....se eu ñ tivesse poções eles teriam me matado.
E pra mim sair da equipe tenho que clicar em Leave party mesmo ñ sendo o Líder.

Me explica o que puder amigo muito obrigado desde já.E desculpe se for grande minha dúvida.

Tiago Paolini disse...

No combate contra jogador o dano é metade do dano contra monstros, e ainda por cima a diferença entre o seu skill de arma e o skill de shielding do oponente conta bastante na hora de determinar o sucesso do ataque. Se o seu skill de ataque for bem menor, não há chances de o ataque funcionar. Além disso, a diferença de poder entre os equipamentos de cada um influencia no dano que você consegue (ou não) dar.

Para sair do party mode, é só clicar em sim mesmo com o botão direito e escolher "leave party". A propósito, em PvP só entre em parties com quem você confie, pois o party mode permite atacar os outros sem penalizações.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Valew a explicação mais uma vez...vou ficar mais esperto hehe.
Uma pergunta sobre as raças.
Pelo jeito vc gosta e é um Knight.

Lutas contra monstros e outros jogadores normalmente quem ganha?????Sorcerer, Paladin, ou Knight.???

Sendo do mesmo level um contra um.
Se achar meio sem lógica a pergunta ñ precisa responder.
É que gosto do Knight mas os ataques dos outros caras ...paladin , sorcerer tiram sempre mais do que eu.Será que eles usam runas e objetos mais fortes??
São só comentários e dúvidas...me desculpe alguma coisa ai.

Meu nome é Carlos e tenho 25 anos.Só para esclarecer.Desde já grato

Tiago Paolini disse...

Disponha sempre, Carlos!

A propósito, você é o mesmo Carlos de alguns comentários atrás?

Não, não há problema algum com a sua pergunta ;)

No que diz respeito a quem leva vantagem na luta contra monstros, isso depende de qual monstro você está falando. No decorrer do jogo, você vai perceber que determinados monstros são melhores para se caçar com certa vocação do que com outra.

Quanto ao combate PvP, atualmente não costuma haver vantagem numa luta um contra um. Se ambas os lados tiverem suprimentos para se curarem e souberem jogar em sua vocação, eles podem ficar lutando pelo tempo que for se tiverem levels parecidos... No entanto, o grande lance do PvP está nas batalhas em grupo, onde é necessário ter uma boa estratégia para aproveitar ao máximo as habilidades de cada um (mas eu não entendo muito de PvP para entrar em maiores detalhes).

A idéia dos criadores do jogo é fazer que uma vocação não seja superior a outra (ou seja, que as vantagens e desvantagens de cada uma se compensem) e que ninguém seja invencível. Há algum tempo poderia ocorrer de mesmo um grande número de pessoas ao mesmo tempo não conseguir deter um ou dois personagens de level. Tenho dois artigos que explicam como era e o que mudou:
* Entendendo as grandes mudanças: os últimos updates explicados
* O balanceamento do update 8.1 explicado

Uma desvantagem dos magos e dos paladins é que eles para caçarem sempre dependem ou de ter munição ou de ter mana (respectivamente). Por isso é necessário que gastem muito dinheiro com munições, poções de maná e runas, e quando essas coisas acabarem eles ficam praticamente indefesos. Além disso, essas vocações sofrem na hora de ter de carregarem um grande peso de itens (os paladins sofrem um pouco menos que os magos) e também carecem na área defensiva. Já o knight não depende de ter suprimentos para atacar, assim ele pode ficar caçando ou lutando por muito mais tempo; e ainda por cima ele pode carregar muito mais coisas, tem mais HP e uma defesa bem maior.

Resumindo, apesar de os magos e os paladins fazerem um dano maior, eles não podem manterem seu ataque por tanto tempo quanto o knight e,aliás, recebem também um dano bem maior.

Na verdade, acho que vou rever o que eu disse sobre a vantagem no PvP (he he :P). Se tivermos um knight e outra vocação de levels similares carregando o máximo de peso de suprimentos que conseguem, o knight possivelmente vencerá pois os suprimentos de cura da outra vocação deverá acabará bem antes do que os do knight (sem mencionar que elas também precisam carregar outros tipos de suprimentos).

Se quiser, pode me adicionar no MSN para falar comigo. Meu MSN é: tiago_quimica@yahoo.com.br

Até mais,
Tiago

Anônimo disse...

Valew a Explicação...essa é a última vez que estou tentando em modo Pvp...pois o pessoal é muito sem vergonha.Ainda ñ morri nenhuma vez mas meu colega sempre é morto pois ele joga de noite , a hora que todos jogam.Já eu jogo mais de manhazinha pois trabalho de madrugada.
Tenho uma conta no mundo Celesta , se ñ der certo aqui ai vou pra lá.Valew.

Tiago Paolini disse...

Não tem de que, Carlos :)

A propósito, muito obrigado pela confiança nesse blog! Qualquer coisa mais, fique à voltade para perguntar pelo blog ou por MSN!

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

O Tiago bl....é o Carlos.
Um Paladin me atakou ..por isso que é foda mundo PVP. Do nada cara folgado né.Mas vamo lá.
Foi agora faz uns 20min.Ñ morri ñ.
Ele atakou uma flexa ai bl...coloquei em modo de defesa e estava saindo fora normal.Ai desci a escada e parei , ai fui usar uma poção em mim ai ele desceu e caiu nele hehe.
Tem como as poções ficarem nas Hot Keys também??????
Valew.

Tiago Paolini disse...

Sim, isso é possível e funciona bem. Você deve escolher ela como item da Hotkey, e marcar a opção de usar em você mesmo ;)
(maiores detalhes na seção 4.9 do artigo)

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

CARA...VC É FODAA... deviaa ter demoradoo muitoo até fazer tudo isso.. parabens seu site é exelentee...

até caraa.

Anônimo disse...

tibia é muito loko
tem uns panaca que fala
que é um lixo
mais éo melhor jogo q ja foi
enventado tenho lvl muito forte
lvl 109 asteph

Tiago Paolini disse...

> CARA...VC É FODAA... deviaa ter demoradoo muitoo até fazer tudo isso.. parabens seu site é exelentee...

Muito obrigado! É verdade, demorou algum tempo para terminar. Eu não escrevi todo o artigo em um dia, mas eu calculo que no total eu gastei pelo menos umas doze horas trabalhando nesse artigo. E, pelas respostas positivas, vivo que esse tempo valeu a pena ;)

> tibia é muito loko
tem uns panaca que fala
que é um lixo
mais éo melhor jogo q ja foi
enventado tenho lvl muito forte
lvl 109 asteph


Tibia é bem legal mesmo (mas eu tomaria cuidado para não falar mal de quem não gosta dele). É o tipo de jogo que tem as seguintes premissas: visual simples, é fácil de jogar e difícil de dominar. Lembre-se de jogos clássicos como Tetris ou Super Mario Bros., o visual deles não é dos melhores e é bem simples de aprender os comandos do jogo, mas para ir longe neles é preciso grande habilidade.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

ola como posso ir para as ice islands

Tiago Paolini disse...

Olá! Isso e outras coisas sobre as Ice Islands são explicadas no artigo "Áreas de caça - Parte 9: Ice Islands (I)".

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Manim adorei seu artigo muito bom mesmo.Tenho umas pergutinhas
1:mano quando eu mato o bicho eu clico nele e pego as coisas que cai dele e jogo em uma bolsinha
no inventório,depois passou um tempo e sumiu tudo o que devo fazer?
2:onde boto dinheiro e essas coisas de comidas aonde eu nao possa perder?
vlw awee pela atenção
xauu

Tiago Paolini disse...

Olá, o seu elogio me deixa contente!

O artigo acima explica a maior parte de suas questões, no entanto eu também vou respondê-las aqui ;)

> quando eu mato o bicho eu clico nele e pego as coisas que cai dele e jogo em uma bolsinha
no inventório,depois passou um tempo e sumiu tudo o que devo fazer?


Hmmm, estranho... Tem certeza que você está grardando no local certo? Para ver o que há dentro da sua bolsinha ("bag", em Inglês) clique nela com o botão direito do mouse e escolha "open". O que você colocou dentro de alguma coisa, continua lá dentro até que você tire, dê para alguém ou seu personagem morra.

Nessa quest inicial de que você tem de coletar e trazer 3 cockroach legs, no final da quest o carinha que te deu a missão pega elas pois a missão era justamente trazer elas. Será que é por isso que você acha que sumiu?

Outra possibilidade deve ser que o seu personagem morreu. Quando isso acontece você perde todos os itens dentro da sacolinha ou outra coisa que esteja usando para carregá-los.

> onde boto dinheiro e essas coisas de comidas aonde eu nao possa perder?
vlw awee pela atenção


O dinheiro pode ser depositado no banco que fica no subsolo da academia do Seymour, Uma vez que você chegar no continente principal, haverão depots que são locais onde você pode guardar em segurança os seus itens. No continente principal também há bancos.

A conta bancária no jogo do seu personagem é a mesma em todas os bancos, isso significa que o dinheiro depositado no banco de uma cidade pode ser retirado no banco de outra cidade. Já os depots são específicos de cada cidade, ou seja, os itens guardados no depot de uma cidade só podem ser retirados no depot dessa cidade. Não há depots em Rookgaard.

O capítulo 4.1 do artigo acima fala em maiores detalhes de depots, e o capítulo 4.2 dá mais informações sobre como os bancos do Tibia funcionam.

Qualquer coisa mais, pode perguntar!

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

vlw awee

Anônimo disse...

ola estou na vila de rookgard e la tem a loja do wille certo,entao eu qero ir para o outro lado da loja so q a porta esta fexada como posso ir para o outro lado ?

Tiago Paolini disse...

Olá!

O outro lado da loja do Willie fica na área premium de Rookgaard, para cruzar a ponte que leva para essa área é preciso ter Premium Account.

O Billy, que fica do outro lado da loja, vende exatamente as mesmas coisas que o Willie.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

desculpe, mas eu sempre achei que druids fossem boms em magias de earth e ice e sorcerers em magias de fire e energy afinal eu sempre joguei como sorcerer.

Tiago Paolini disse...

O que você disse está correto, essas são as magias que cada vocação é melhor. Desulpe, no artigo eu tinha esquecido de mencionar o tipo "energy" para sorcerers.

Eu já concertei isso, obrigado por chamar a atenção ;)

Anônimo disse...

o artigo esta de PARABENS a n ser pelos erros de portugues + n da nada da pra entende ajudo muito eu ;) ty + n teria como criar um artigo com um mapa com o caminho certinho de como ir de uma cidade para outra, c tiver como me avisa pelo msn =kaio_rodrigo@hotmail.com um abraço e fui...

Tiago Paolini disse...

Olá, muito obrigado!

Não há segredo para ir à outras cidades: siga a trilha que sai da cidade onde você está. Às vezes a trilha se divide, nesse caso basta ler as placas para saber qual caminho vai para cada cidade. Se você não sair da trilha, dificilmente encontrará monstros, e se encontrar eles serão tão fracos que até um level 8 consegue vencer. Se precisar de um mapa, consulte: http://static.tibia.com/images/library/map_big.jpg.

Hmmm, eu já tinha dado uma bela revisão no artigo e concertado um bom número de erros de Português ou digitação, mas parece que sobrou alguns... Agora estou com sono demais para procurar por eles, vou fazer isso outro dia ;)

Até mais,
Tiago

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

o que eu faco quando chegar em rookgaard

Anônimo disse...

Ola.. eu me tornei um paladin, mas quando cheguei a cidade de thais acabei morrendo e perdi meu arco e flechas, onde eu posso encontrar uma loja nessa cidade que venda um arco, pq eu ja olhei em tudo mas nao consigo achar.

Tiago Paolini disse...

Oi!

> o que eu faco quando chegar em rookgaard

Recomendo ler o artigo "Como jogar Tibia - Os primeiros passos"

> Ola.. eu me tornei um paladin, mas quando cheguei a cidade de thais acabei morrendo e perdi meu arco e flechas, onde eu posso encontrar uma loja nessa cidade que venda um arco, pq eu ja olhei em tudo mas nao consigo achar.

Você pode olhar essa lista de lojas que vendem arrows: http://tibia.portaltibia.com.br/Arrow

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

ola eq qando estou andando nas cidades vejos jogadores como criaturas como posso ficar assim?
(muito obrigado pela ajuda).

Tiago Paolini disse...

Olá!

Existe uma magia para Druids e Sorcerers chamada Creature Illusion. Essa magia permite a pessoa adquirir temporariamente a aparência de algum monstro.

A única coisa que essa magia afeta é a aparência, o poder do personagem continua inalterado. Essa magia basicamente é usada para diversão.

Maiores detalhes sobre a magia: http://tibia.portaltibia.com.br/Creature_Illusion.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Ola vlw mesmo manu esse artigo e otimo e ai vai minha pergunta eu sou free accont estou em carlin so posso ficar no continente de carlin ab'dendriel kazoordon venore e thais alem de senja folda e vega?

Tiago Paolini disse...

Olá! Obrigado pelo elogio :)

Como os meios de transporte do jogo só podem ser usados por jogadores com Premium Account, assim você não tem como ir em locais que só podem ser acessados por barcos.

Há duas exceções: a jangada para Senja, Folda e Vega; e o barco para a Isle of Kings. Esses transportes podem ser usados por jogadores Free Account.

Nas essas não são as únicas ilhas que Free Account pode acessar. As ilhas de Fibula e de Dragona podem ser acessadas via passagem subterrânea, assim você também pode ir nelas.

E, como você já deve saber, você também tem acesso às 5 cidades do continente principal: Ab'Dendriel, Carlin, Kazordoon, Thais e Venore.

Qualquer coisa mais, pode perguntar!

Abraços,
Tiago

GM Aldo disse...

Muito bom mesmo gostei parabens :D

Mas pena que isso não se encaixa pra jogar em Tibia Aldória OT Server

Pra quem não conhece:

http://aldoriaotserver.xpg.com.br

Tiago Paolini disse...

Muito obrigado por suas palavras gentis :)

Carlos sagiorato disse...

Ai Thiago td bem???...
Voltei aqui par dar uma espiadinha.

Vou usar minha primeira Runa Icicle.....E vim ver como usar. "Use on target" É isso né.

Sou Kina ML 5.

Valew Thiago E parabéns outra vez.....

Tiago Paolini disse...

Bem-vindo de volta, Carlos!

Sim, você está certo, é "use on target" mesmo. Aí quando você aperta a hotkey correspondente o ataque da runa é disparado contra o alvo que você estiver atacando no momento.

Não há problemas em knights usando runas um pouco, mas é bom não depender demais delas se você for knight. Lembre-se que o dano com magias depende bastante do ML e assim como o ML de um knight é o mais baixo de todas as vocações, o dano que ele pode fazer com uma runa às vezes não compensa o gasto com elas.

Lembranças,
Tiago

Anônimo disse...

Oi, eu li no artigo q os "x" são os locais de caça, certo? Então, eu não consigo enxergá-los no meu mapa, sera q tenho q fazr alguma coisa antes, ou eu q nao to vendo direito msm?

vlw!!!

Tiago Paolini disse...

Os "X" da figura do artigo não aparecem mesmo dentro do jogo, fui eu que fiz uma imagem do mapa da ilha e desenhei os "x" na imagem para apontar onde ficam os locais. Desculpe se isso gerou confusão.

Mas você pode marcar locais no seu mapa dentro do jogo. Simplesmente clique com o botão direito do mouse no local do mapa que quer marcar, e escolha "Set mark". Você vai poder escolher um símbolo para o marcador e digitar algo para ele. Marcar o mapa ajuda bastante a lembrar onde fica uma caverna, uma saída, uma loja, o caminho certo etc.

Abraços,
Tiago

Neo-Sherlock disse...

Tá mt bom pra qm não sabe jogar msm, gostei do tutorial, se eu tivesse visto isso, n teria desinstalado tibia no 1o dia, na 1a vez q eu o vi, kkkk
1 correçao só, na vocação druid, vc está falando q eles tem o elementeo terra e o elemento Energy... Eu sou druid, logo me antentei a esse equivoco.
Abraços, e parabéns!

Tiago Paolini disse...

Que legal que você gostou!
E obrigado por chamar a atenção, já corrigi :)

Anônimo disse...

sai de rookgaardescolhi a vocaçâo de paladim,dai fiquei preso lá ,sai de rookgaard sem nada, at´sem dinheiro,mais lá fiz tudo que voce falou e to la preso tb não ganhei nada desci no porão e os baus estâo vazios,m ajude sair de la.obrigado

Tiago Paolini disse...

Os baús não estão vazios, se você escolheu uma vocação você pode pegar o que tem dentro.

Quando você disse que veio sem nada, quis dizer que veio também sem bag ou backpack? Se é esse o caso, então você veio sem nada onde pôr seus itens e por isso não consegue pegar as coisas do baú...

Você não devia ter vindo sem nada... Pelo menos dinheiro e bag você deveria ter trazido.

Tenta ver se acha uma bag no chão. Senão, você pode deixar um monstro te matar aí você é revivido com uma. No seu level a experiência que perde por morrer é pouca.

E também não tem como ficar preso na ilha, pois a qualquer momento depois de escolher uma vocação você pode pegar o barco para fora da ilha e também porque não há portas trancadas até o barco, que fica na superfície na parte norte da ilha.

Você pode explicar melhor em que parte da ilha não consegue sair?

Até mais,
Tiago

Anônimo disse...

vlw cara me ajudo muito

ta de parabens geral critica os erro mais kero ver fazer igual ;D

vc ajudo muito vlw mano

Anônimo disse...

Estou na Ilha do DEstino. Eu escolhi ser um paladin. Já tenho equipes como arco e flecha. MAs quando vou caçar meu arco e flecha não funciona, isto é, não ataca os monstros da caverna.
Qual será o problema? TAlvez seja porque eu não tenho flechas. Bom, espero que vocês me ajudem.
Desde já agradeço!

Tiago Paolini disse...

Você já respondeu a pergunta :P, o arco não funciona sem flechas. O arco tem de está equipado em uma das mãos enquanto as flechas ficam equipadas na cintura (o espaço da cintura tem o desenho de uma flecha).

Se não tem flechas, pode caçar com spears (lanças, que duram mais). Spears têm de serem equipados na mão. Cada flecha dura apenas um lançamento, enquanto cada spears dura vários (essa quantidade aumenta conforme cresce o seu skill de distância).

O arco exige as duas mãos, e assim você não pode equipar escudo com ele, mas as flechas são bem leves. As spears são bem mais pesadas do que as flechas, mas deixam você equipar um escudo junto. A minha recomendação para paladins que estão começando é de usar spears no início.Em todo o caso, é sempre bom ter alguma espada ou outra arma de reserva caso a munição acabe.

Na minha opinião, você escolheu a vocação mais difícil para quem está jogando pela primeira vez. Isso porque é o paladin necessita de munição para caçar, e é preciso controlar muito bem os gastos para ganhar mais do que gasta, e ainda também cuidado para não ficar sem munição durante a luta.

Qualquer coisa, pode perguntar!

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

como faz ara soutar as flechas

Tiago Paolini disse...

Equipe o arco em uma das mãos e as flechas na cintura (o espaço com o desenho de uma flecha). Então é só atacar o monstro normalmente.

Abraços,
Tiago

Lightt Wolf disse...

Ajeita banido :) agora e black skull ^^

Tiago Paolini disse...

Ah, sim! Obrigado por avisar :)

Anônimo disse...

Muito bom seu blog...
Mais tenho uma duvida...
eu to tentando entra no tibia
mais da invalid account name
eu sei minha acc e senha de cor
não estão erradas
ai eu fui tenta entra em Ot pra ve se era só no global...
porem até em ot dava invalid account name

PS: Não Joguem Ot

Tiago Paolini disse...

Olá, e obrigado pelo cumprimento!

Alguma coisa deve estar sendo feito errado na hora de digitar a conta e a senha. O erro que apareceu nem é o de conta e senha errados, e sim que eles não foram digitados direito (por exemplo, ter digitado algum caractere ou símbolo que não é permitido neles).

Tanto a senha diferenciam maiúsculas de minúsculas, não será que você não ativou o CAPS LOCK por engano? Será que o seu teclado está funcionando direito?

Tente copiar e colar a conta e a senha, em vez de digitar, aí você tem certeza de que eles estão sendo informados vorretamente. Ou se você já faz isso, tente digitar pois talvez esteja copiando errado (por exemplo, copiando junto algum espaço em branco).

Se nada disso ajudar, você pode reinstalar o Tibia. Recomendo baixar ele direto do site oficial: https://secure.tibia.com/account/?subtopic=downloadclient

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Eh d laskar, os kras ainda reclamam de erro d ortográfia! pff. O que vale é a intenção, que realmente foi muito boa, aprendi muito com o topic, agora axo q vai ser melhor meu jogo, tendo em vista q ainda sou lvl, baixo. Mano parabéns vc falou tudo certim. Fala pra esses anormais que" HERRA E UMANO" vlws man. Mas um vez PARABÉNS.

Tiago Paolini disse...

Obrigado pelo elogio!

Que eu me lembre, eu já corrigi os todos erros que eu encontrei :P

Anônimo disse...

detesto dizer mais seu mapa do jogo n fonfere com o meu tibia n entendo o porque disso,isso me causou muitas complicaçoes numa area de cavernas vermelhas

Tiago Paolini disse...

Desculpe mas eu não entendi qual é o seu problema. Você poderia explicar em maiores detalhes o que está dando errado?

JuJu disse...

Tiago, seu blog é o melhor ;)

Como eu faço pra caçar em grupo? ;*

Tiago Paolini disse...

Olá JuJu e obrigado pelo cumprimento!

O que você está querendo é usar o Party Mode, que é discutido no capítulo 4.11 do artigo acima.

Para convidar alguém para uma grupo (party), clique nele com o botão direito do mouse e escolhe "Invite to party", e para aceitar o convite para equipe de alguém clique nele com o botão direito e escolha "Join party". Há outras opções de clicar com o botão direito na pessoa: "exclude" para expulsar da equipe (só funciona se você for líder) e "Leave Party" para você sair da equipe.

Até mais,
Tiago

Anônimo disse...

ola eu falei com o capitaim kurt e fiz tudo o que voce disse mas nao fui para o continente, oque eu faço?

Tiago Paolini disse...

Você deve está esquecendo de alguma coisa, e só pelo o que você escreveu eu não tenho como saber o que seja...

Alguns possíveis problemas:
* Você ainda não escolheu uma vocação
* Você escolheu uma cidade premium account, para onde não pode ir (lembre-se que eu escrevi em vermelho o nome das cidades premium na lista do artigo)

Se você continua tendo problemas, por favor copie e cole aqui a sua conversa com o Captain Kurt ;)

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

obrigado, agora consegui ir para o continente, seu blog é o melhor, sem ele nem teria passado da primeira parte.

Anônimo disse...

eu estou com um problema, eu entrei em uma caverna, e para sair dela presisa de uma corda, mas eu nao tenho uma corda, o que eu faço?

joao disse...

como eu posso usar magias?

Tiago Paolini disse...

Olá a todos!

> obrigado, agora consegui ir para o continente, seu blog é o melhor, sem ele nem teria passado da primeira parte.

Disponha sempre :)
________________________________________________

> eu estou com um problema, eu entrei em uma caverna, e para sair dela presisa de uma corda, mas eu nao tenho uma corda, o que eu faço?

Você precisa de alguém para puxar você para cima. Para fazer isso, você deve ficar em pé no espaço onde você tem de subir e a outra pessoa no andar de cima deve usar a corda no buraco (aí você é puxado para o andar de cima). Ou você também pode pedir que te dêem uma corda, afinal ela é bem barata.
________________________________________________

> como eu posso usar magias?

Você deve comprar uma magia na loja e então dizer as palavras mágicas da magia. Recomendo ler o capítulo 4.8 do artigo acima, que fala mais a fundo sobre magias, e também o capítulo 4.9 que ensina como configurar uma tecla para magias.

Caso também queira uma lista das magias, disponiveis, você pode pode encontrar em:
http://tibia.portaltibia.com.br/Magias
________________________________________________

Abraços,
Tiago

lucaosuperfortao disse...

onde fica o depot de venore?

Tiago Paolini disse...

Olá!

O depot de Venore fica mais ou menos no meio da cidade (aqui).

Só uma dica: peça para o guia marcar os locais no seu mapa ;). Quando você chega no continente, logo perto do barco há um guia ("guide", em Inglês). Ele pode marcar no seu minimapa os locais das coisas na cidade, e também pode transportar personagens até o level 10 para o depot da cidade. Para ele marcar locais no seu mapa, comece uma conversa com ele e diga "mark" e então "yes". Caso queira que ele te leve até o depot, você pode dizer "depot" então yes. Cada grande cidade, menos Svargrond, tem o seu guia (o qual fica perto do barco); recomendo você pedir para o guia marcar locais no seu minimapa a cada vez que visitar uma cidade nova.

Até mais,
Tiago

Anônimo disse...

como eu faço quanto aparecer error quanto eu me conectar ao jogo oque tevo fazer para corrigir.Quem pode me ajudar eu agradeço.

Tiago Paolini disse...

Hoje o jogo saiu do ar por várias horas para que fosse feita uma manutenção nos bancos de dados dele (e ele ainda estava fora do ar no horário que você escreveu esse seu comentário), mas agora o jogo já voltou a funcionar normalmente. Tente se conectar de novo agora.

Caso não seja esse o seu problema, não há como eu saber qual é pois você não disse qual é a mensagem de erro que aparece. Mas se você disser qual é ela, aí dá para eu ver como é que posso ajudar ;)

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Ronaldo!
E Brilha Muito no Corinthias!

Anônimo disse...

ai to em rook ainda no lv 6 me fala um lugar pra caça bom pq asssim nao pego lv

Tiago Paolini disse...

Wolfs, bugs e spiders são uma boa alternativa. No mapa de Rookgaard que eu pus no começo do artigo, você encontra uma caverna de Wolfs do segundo X acima do número 11, e encontra uma caverna com bugs e spiders no X mais a esquerda de todos.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

ai onde e o banco de venore e o cra lv 6 q tava em rook

Anônimo disse...

ai eu tento muda de cidade de barco e diz q e so pra premium!!!

Anônimo disse...

to preso em uma caverna e to sem corda oque eu fasso

Tiago Paolini disse...

> ai onde e o banco de venore e o cra lv 6 q tava em rook

Saindo do barco onde você chega na cidade, vá seguindo para a direita e você acabará chegando no banco (ele é a última coisa da rua). Você também pode pedir ao guia (em Inglês é "guide"), que fica perto do barco, para marcar os locais da cidade no seu mapa. Diga a ele "hi", "mark" e "yes"; aí é só olhar no seu mapa onde fica o banco :)

> ai eu tento muda de cidade de barco e diz q e so pra premium!!!

Cidades Premium só podem ser acessadas por quem possui Premium Account (que é a conta paga do jogo). Para saber mais sobre premium, pode ler o artigo sobre Premium Account".

> to preso em uma caverna e to sem corda oque eu fasso

No artigo sobre os primeiros passos no Tibia eu não insisti sem motivo para que alguém não se esquecesse da corda... Agora que já aconteceu, você pode pedir para alguém te puxar com uma corda (você tem de ficar parado embaixo do buraco que tem de subir e a outra pessoa no andar de cima tem de usar a corda no buraco). Ou em vez disso, você pode tentar pedir uma corda já que uma não é cara.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Ou eu to em thais no mundo eternia eu qria saber como se livrar de algum jogador quando tiver sendo atacado e tambem sobre aquelas caveiras vermelhas e brancas do lado do jogador

Tiago Paolini disse...

Em mundos open-PvP é permitido atacar outros jogadores, dentro de certos limites. Quem ataca um jogador não marcado com uma caveira recebe a caveira branca, e se matar jogadores demais não marcados recebe primeiro a caveira vermelha e depois a caveira preta se matar mais ainda. O capítulo 4.12 do artigo acima explica em maiores detalhes o sistema de caveiras.

Caso você não queira ser atacado por outras pessoas, a melhor opção é jogar em mundos optional-PvP, onde não é possível atacar pessoas (exceto se elas estiverem em uma guerra contra a sua guild, mas se você não quiser lutar é só não entrar numa guild que esteja em guerra).

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

VLW AGORA EU ENTENDI

Tiago Paolini disse...

Disponha sempre! Estamos aqui para isso :)

arthurmedeiros33 disse...

olá Tiago eu sou um druid level 8 já sai de roockgard(não sei se é assim que se escreve) já fui comprar a magia find person e não sei soltar como eu solto.
Arthur

Tiago Paolini disse...

Para usar a magia, você tem de falar:
exiva "nome do personagem"

Note que o nome de quem você quer encontrar tem de estar "entre aspas". Para você poder encontrar alguém essa pessoa precisa estar online no momento e você tem de escrever o nome direito.

Espero ter ajudado!

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

valeeu em cara mas tenho mas uma pergunta o que faz o poder light ? e como eu solto? obrigado
Arthur

Anônimo disse...

TIAGO É AQUELE CARA Q PERGUNTOU SOBRE AS CAVEIRAS SÓ VOU PERGUNTAR MAIS UMA COISA

EU TAVA CAÇANDO NA FLORESTA DE THAIS AI UM CARA LVL 10 TAVA ME ATACANDO E TIRANDO HEAL AI EU PEGUEI E MATEI ELE MAS ANTES DE MATAR ELE FALOU Q EU TO HUNTED E AGORA TAO ATRAS DE MIM TODA HORA TENTAM ME MATAR OQ EU FAÇO??

Tiago Paolini disse...

> valeeu em cara mas tenho mas uma pergunta o que faz o poder light ? e como eu solto? obrigado
Arthur


Se refere a magia light? Ela iluminha uma pequena área ao redor de você. Mas se você estava falando da magia light healing, ela recupera um pouco do seu HP.

> TIAGO É AQUELE CARA Q PERGUNTOU SOBRE AS CAVEIRAS SÓ VOU PERGUNTAR MAIS UMA COISA

EU TAVA CAÇANDO NA FLORESTA DE THAIS AI UM CARA LVL 10 TAVA ME ATACANDO E TIRANDO HEAL AI EU PEGUEI E MATEI ELE MAS ANTES DE MATAR ELE FALOU Q EU TO HUNTED E AGORA TAO ATRAS DE MIM TODA HORA TENTAM ME MATAR OQ EU FAÇO??


Sugiro que siga a recomendação que te dei da outra vez: jogar em optional-PvP, lá não vão poder te atacar contra a sua vontade.

Aí vai uma opinião minha. Não agüento nem um pouco pessoas arrogantes que abusam do poder, seja na vida real ou em um jogo. Se eu jogo algo é para relaxar um pouco e me divertir, não para ser irritado por pessoas com complexo de superioridade. Por isso recomendo você jogar em Optional-PvP, onde é bem mais difícil estragarem o seu jogo.

Abraços,
Tiago

vinicius disse...

Galera eu tava matando trolls e ai em um tinha um SILVER AMULET. Tem como guardar ele num banco ou em um lugar seguro ? Se eu morrer eu perco ele ? Porfavor me ajudem !!

Anônimo disse...

MAS SE EU MUDAR EU CONTINUO MSM LVL?

TUDO BEM EU AGORA VIREI PK PAREI DE BANCAR O BESTA E TO MATANDO GERAL LVL MAIS BAIXO Q EU

TUDO BEM Q ISSO É INJUSTO MAS É O JEITO MELHOR DE SE VIVER NO TIBIA PQ SEMPRE VEM UM PK TE MATAR TODA HORA

Anônimo disse...

SIM MAS SE EU CONTINUAR O LVL EU MUDO PRA NON-PVP PQ EU ODEIO AQUELES PK Q A PESSOA TA NA BOA CAÇANDO E ELES MATAM SEM DÓ

Tiago Paolini disse...

> Galera eu tava matando trolls e ai em um tinha um SILVER AMULET. Tem como guardar ele num banco ou em um lugar seguro ? Se eu morrer eu perco ele ? Porfavor me ajudem !!

No depot você pode guardar qualquer item, por favor veja o capítulo 4.1 do artigo.

> MAS SE EU MUDAR EU CONTINUO MSM LVL?

Não, você tem de começar do level 1 (a não ser que você queira pagar quase 60 reais pelo serviçp de transferência de personagens, o que é perda de dinheiro em level baixo).

Level é uma coisa que você ganha de novo rápido uma vez que já adquiriu prática no jogo, especialmente se o seu char antigo não tiver level alto. E considerando que é mais fácil caçar em optional-PvP, é menos tempo ainda. São só alguns poucos dias a mais caçando.

Mas se você quer mudar e não muda preocupando-se com o level, aí mesmo é que vai estar perdendo bem mais tempo pois vai estar se remoendo sempre que jogar (o que é bem mais do que alguns poucos dias).

Caso você queira jogar em outro tipo de mundo, a hora de mudar é agora. Se esperar demais aí é que vai demorar mais tempo para recuperar o level.

Só mais uma coisa, por favor evite escrever tudo em maiúsculas pois isso dá a impressão de que está gritando.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Thiago vim agradecer seu conselho de eu ir pra um mundo non-pvp, eu nao segui seu conselho no primeiro dia mas quando fiquei hunted por uma menina q ficava 24 horas on no tibia eu vi q vc tava certo, parei no lvl 24 la em eternia com um monte de golds e itens mas ja to recomeçando


vaaleu

Anônimo disse...

eu fui pra astera la nao pode atacar o outro né

Tiago Paolini disse...

Sim, está correto no que diz respeito a ninguém poder te atacar contra a sua vontade. A única situação em que poderão te atacar é no caso de a sua guild estar em guerra contra outra (os membros da outra guild poderão te atacar).

Mas todas as guerras em optional-PvP são baseadas em acordo mútuo, o que significa que ambas as guilds têm de concordar com ela. Além disso, se você não quiser lutar você pode sair da guild mesmo quando ela estiver em guerra que aí você voltará a não poder ser atacado por ninguém.

Resumindo: ninguém poderá te atacar em Astera a não ser que você seja membro de uma guild em guerra.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Cara, ótimo Blog aew, eu não sabia direito sobre tibia mas quando vi esse blog minha vida tibiana foi iluminada parabéns.

Eu tenho uma pergunta:
Eu tenho um Knight lvl 9 e fiz um carinha level 7, quero ir pras ice slands, pra um cara level 8 é bom começar lá ?

E outra:
Já que eu não sei muito sobre tibia, qual a vocação mais simples, Paladin, Druid ou Sorcerer ? Pq eu to achando que vai ser complicado eu jogar com um druid...:P


I am Lukinha Cearense...Cearense sempre e sempre

Tiago Paolini disse...

Muito obrigado pelo elogio!

> Eu tenho um Knight lvl 9 e fiz um carinha level 7, quero ir pras ice slands, pra um cara level 8 é bom começar lá ?

Sim, esse local é bom para o seu level, desde que não desça para os andares mais profundos ainda. Por enquanto, a superfície e o primeiro subsolo estão bons para você.

> Já que eu não sei muito sobre tibia, qual a vocação mais simples, Paladin, Druid ou Sorcerer ? Pq eu to achando que vai ser complicado eu jogar com um druid...:P

Para quem está comçando, knight é a vocação mais fácil pois nela não é preciso se preocupar com mana e munição para poder caçar. É só ter uma arma equipada, então atacar os monstros, exatamente como se fazia em Rookgaard. Apenas não se esqueça de trazer algumas poções de cura.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Tiago eu upava rapido até o lvl 30 caçando rot e cyc (2 a 3 lvls por dia em umas 10 h jogando)

agora so da pra upar 1 lvl ou nenhum em um dia pq eu cheguei no lvl 33 e é 50000 exp pra upar me fala um bixo q da mta exp e q nao seja mt forte pra mim uparr rapido e tbm onde ele fica

espero a resposta =D

Anônimo disse...

Ok, ok Tiago, eu já tenho um Knight, é o level 9 mas eu queria saber: Tirando o Knight qual a meis simples? Paladin, Sorcerer ou Druid?

Tirando o knight :D

Tiago Paolini disse...

> agora so da pra upar 1 lvl ou nenhum em um dia pq eu cheguei no lvl 33 e é 50000 exp pra upar me fala um bixo q da mta exp e q nao seja mt forte pra mim uparr rapido e tbm onde ele fica

A cada level que passa vai aumentando mais e mais a quantidade experiência para aumentar de level, sempre chega uma hora que não dá mais para ir rápido...

Em todo o caso, há muitas alternativas do que dá para caçar no seu level. Recomendo dar uma olhada nos artigos sobre áreas de caça.

> Ok, ok Tiago, eu já tenho um Knight, é o level 9 mas eu queria saber: Tirando o Knight qual a meis simples? Paladin, Sorcerer ou Druid?

Paladin é a vocação mais difícil, porque você sempre tem de ficar comprando munição para poder atacar e assim pode ser complicado saber como fazer lucro nas caçadas.

No começo não há muita diferença entre ser sorcerer ou druid, para atacar no início é só usar a wand ou rod (que consomem um pouco de mana, mas é só trazer comida para recuperar).

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Valeu cara vc eh demais :D

Anônimo disse...

e possivel sair da island of destyni sem pegar lvl 9, e se sair tem como voltar??

Tiago Paolini disse...

Você pode sair dela a qualquer momento, mas quando sair não há mais como voltar. Em todo o caso, só é permitido caçar nela até o level 9.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

como q eu faço para mudar de cidade natal

Tiago Paolini disse...

Cada cidade tem um portal pelo qual se você passar por ele essa cidade se torna a sua nova cidade natal.

Em quase todas as cidades esse portal fica no templo, exceto no caso de Venore (onde o portal fica na saída do barco, à direita, descendo as escadas).

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

obrigado esse site é 10

Anônimo disse...

na onde que eu compro spellbook

Tiago Paolini disse...

Compra-se em qualquer loja de itens mágicos. Para uma lista dos locais que vendem spellbook, veja essa página: http://tibia.portaltibia.com.br/Spellbook

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

como que eu faço para treinar char sorcerer

Tiago Paolini disse...

Basta usar magias. Quanto mais mana você gastar, mais o seu magic level vai subir. Quanto maior for o seu magic level, mais fortes serão as suas magias.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

valeu obrigado

Anônimo disse...

na sua opinião qual a melhor cidade

Anônimo disse...

tem dois 11 no mapa

Tiago Paolini disse...

> na sua opinião qual a melhor cidade

A melhor de todas, julgo ser Yalahar pois possui a maior variedade e quantidade de monstros no espaço próximo. Mas essa é uma cidade premium e não recomendada para levels baixos.

Se você quer saber uma boa cidade para começar e que seja free, julgo Carlin ser a melhor. Ela tem uma boa variedade de monstros fracos nas proximidades e no subterrâneo dela.

> tem dois 11 no mapa

Desculpe, eu errei na numeração e não tinha percebido... Já corrigi a legenda da imagem. Valeu por avisar!

Anônimo disse...

como faço para depositar ouro no banco(dinheiro)???

Tiago Paolini disse...

Para depositar tudo que você está carregando, diga deposit all e depois yes. Para depositar um valor específico, diga deposit e o valor, por exemplo para depositar 500 gp diga deposit 500 e depois yes.

Recomendo ler o capítulo 4.2 do artigo acima para saber mais sobre bancos ;)

Abraços,
Tiago

fabiano disse...

como comsigo exura eu tou em thais e não seicomo uzae meu nivel é 11 sou paldim meu nome é KOSPE harquis

Tiago Paolini disse...

Olá! Você pode comprar essa magia em Thais com a NPC Elane. Ela é a líder da Paladin Guild.

A Paladin Guild fica perto do depot. Para chegar lá, saindo do depot pela esquerda siga para sul (↓) até chegar na primeira esquina que é onde fica a Paladin Guild (clique aqui para ver o local. A Elane fica no segundo andar andar.

Para comprar a magia diga "hi", "spells", "light healing" e "yes". A magia custa 190 GP.

Também é possível comprar outras magias de paladin com ela.

Qualquer coisa, pode escrever de novo!

Abraços,
Tiago

fabiano disse...

vlw cosegui
que tipo de mazias poso comprar com ela

fabiano disse...

tem algum jeito de almetar o poder da arma ou do escudo

Jonny... ( ; Douglas ; ) disse...

As Magias que você pode compra na NPC elane são?

Find Person - 80 gp - level 8

Light - 100 gp - level 8

Light Healing - 170 gp - level 9

Antidote - 150 gp - level 10

Intense Healing 350 gp - level 11

Great Light - 500 gp - level 13

Conjure Arrow - 450 gp - level 13

Food - 300 gp - level 14

Magic Shield - 400 gp - level 14

Light Magic Missile - 500 gp - level 15

Poisoned Arrow - 700 gp - level 16

Fireball - 800 gp - level 17

Destroy Field - 700 gp - level 17

Ultimate Healing - 1000 gp - level 20

Explosive Arrow - 1000 gp - level 25

Heavy Magic Missile - 1500 gp - level 25

Invisible - 2000 gp - level 35

"http://tibia.portaltibia.com.br/Elane"

Olha, almentar significantemente não,
mas você pode encantar, algumas armas de atk.

Se você quiser saber mais sobre encantar armas:
"http://www.tibiabr.com/encantar_armas"

fabiano disse...

Vlw mas não perguntei pra vc

Tiago Paolini disse...

> Vlw mas não perguntei pra vc


É que eu pedi ao Jonny para me ajudar a responder comentários aqui no blog.

A propósito, a resposta dele está correta ;)

Até mais,
Tiago

fabiano disse...

não to nem ai eu perguntei a vc não a ele e pergutem se dava armatar o poder da arma não encatar qualque um sabe
mas dexa essa eu dexo passa kkkk
tu ja vil um npc chamdo Eclesius
eu não emtedi oq fazer nele ele ta pra baxo da cidade de thais na porta tem um portal pra entra sabe oq fazer nele

Jonny... ( ; Douglas ; ) disse...

Ola,
quero dizer que respondo suas perguntas para ajudar o tiago, que no momento esta muito ocupado com problemas pessoais, Intão sempre que eu puder ajudar irei ajudar o maximo o possivel.


Ele serve para você fazer missoes, mais são pequenas missoes.
As pequenas tarefas são: Sweep, Polish, Feed, Exterminate e Prevent.
São Para level -20, talvez você possa faze-las.

estas missões fazem parte da quest The Scatterbrained Sorcerer Quest...

OBG & Saudações Tibianas
Jhonny

kassio viniccius soares leal disse...

ola primeiro parabens pelo site quando vou subir numa escada de madeira click com botao direito do mause no pe da escada e subo mais na escada de bambu no caso da cidade yalahar nao sobe se puder me ajudar ficarei muito grato..

Anônimo disse...

Olá,eu adorei o blog,ele me ajudou muito,mas ainda me restou uma duvida:como eu posso viajar de uma cidade para outra usando uma free acont?Sempre que eu tento viajar no barco,o cara que fica lá me diz que é só para pessoas com premiun acount.
Agradeço desde já!
:)

Tiago Paolini disse...

Primeiramente, obrigado a todos pelos elogios ;)

> ola primeiro parabens pelo site quando vou subir numa escada de madeira click com botao direito do mause no pe da escada e subo mais na escada de bambu no caso da cidade yalahar nao sobe se puder me ajudar ficarei muito grato..

Uma escada de bambu não é diferente das outras. Você tem de clicar com o botão direito na escada e escolher use (veja esta imagem).

> Olá,eu adorei o blog,ele me ajudou muito,mas ainda me restou uma duvida:como eu posso viajar de uma cidade para outra usando uma free acont?Sempre que eu tento viajar no barco,o cara que fica lá me diz que é só para pessoas com premiun acount.
Agradeço desde já! :)


Free account apenas viaja a pé... Com exceção do barco que vai para Isle of Kings ou da jangada que vai para Senja, Folda ou Vega; os quais podem ser usados por free account.

Abraços,
Tiago

Alex disse...

olha gostei d+, só acerte as magias para druid
eles não usa energy e sim earth e death tb.

Tiago Paolini disse...

Obrigado por chamar a minha atenção!

Eu troquei energy por earth no druid. Quando à death, são tão poucas magias desse elemento (death strike e SD), e ainda por cima tanto druid quanto sorcerer poder usar death strike e SD então não achei necessário citar como um diferencial entre as duas vocações. Sei que apenas sorc pode criar SD, então eu mudei um pouco a descrição dele para falar isso.

Obrigado também pelo elogio :)

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Boa noite,

Gostaria de saber por quanto eu poderia vender alguns itens em Rookgard:
- Orc Tooth
- Wool
- Wolf paw
- Pig foot
- Honeycomb
- Honey Flower
- Silver amulet
- Bronze amulet
- Chicken feather

Muito obrigado pela atenção

Hunter of Dragoes disse...

Os preços de itens como esses em Rookgaard variam conforme a quantidade de rookers (principalmente os colecionadores) ativos em seu game world. Dificilmente alguém que não é um colecionador irá comprar esses itens em Rook, com excessão do honeycomb que é usado para addons e não é tão comum quanto wolf paw e chicken feather (que também são necessários para addons). Meu conselho para você é levar esses itens para o continente principal e vendê-los lá. Se você quer dinheiro em Rook, entre em contato com os rookers do seu mundo. Uma maneira fácil de encontrá-los é entrar na seção "Who is online?" do Tibia.com e selecionar a tabela por "Vocation". Faça uma pesquisa de preços e venda para quem ofecerer mais.

Zamari disse...

Belo artigo cara!
Mas acho que você cometeu um equívoco, não ganhamos a magia "Light Healing" quando escolhemos uma vocação, mas sim o "Utevo lux" ou seja, a magia light. Naverdade tenho certeza, porque criei um Knight recentemente XD
Enfim, podem me dizer um lugar sossegado para mim treinar? estou no level 9 ainda, e estou planejando comprar premmium accont. Portanto, o local vale tanto Free como Premmium =D

Obrigado,
Zamari

Tiago Paolini disse...

Zamari, obrigado pelo elogio!

Valeu também por chamar a minha atenção. Eu me enganei quanto a magia (ou não me lembro se quando eu passei pela ilha era a Light Healing que você ganhava). Já corrigi essa parte do artigo :)

Um local para treinar em level 9? Recomendo dwarfs, há várias cavernas deles perto de Kazordoon, mas por enquanto não desça além do primeiro andar delas já que no momento eles são pergigosos demais para você.

Para caçar, além de Dwarfs eu recomendo trolls e goblins. Há vários goblins no Mount Sternum, a leste de carlin, e muitos trolls no subterrâneo de Ab'Dendriel. Spiders e bugs no subterrâneo de Carlin também são uma alternativa para você.

Até mais,
Tiago

Anônimo disse...

cara esse blog é sem palavras!muito bom!
mas vamos lá para minha pergunta: eu me tornei um knight a pouco tempo e fui para a cidade dos elfos
porém estou muito irritado com o que está acontecendo! vários jogadores estão me atacando e não entendi bem como faço para atacar esses caras,como faço isso !?
muito obrigado

Tiago Paolini disse...

Valeu pelo elogio!

Você pode atacar aos outros da mesma forma que ataca monstros, não tem diferença nesse aspecto.

No entanto, em princípio você só pode atacar quem te atacou primeiro ou quem já estava marcado com uma caveira (não importa a cor dela). Caso você queira poder atacar qualquer um, você tem de no Tibia clicar no ícone com o desenho de uma mão. Se a mão estiver fechada e vermelha, você pode atacar qualquer um; se a mão estiver aberta e cinza; você não pode atacar quem não está marcado com caveira.

Outra coisa. Caso você prefira jogar sem a possibilidade de ser atacado a qualquer momento por outros jogadores, recomendo jogar em mundos do tipo optional-PvP. Nesse tipo de mundo o combate entre jogadores só é possível caso haja acordo mútuo (nesse caso é preciso que você faça parte de uma guild que tenha declarado guerra contra outra, e a outra tenha aceito).

Abraços,
Tiago

Diogo disse...

ei,meus parabéns!
você manja do assunto muito!!!!!!!!!
agora vamos lá: qual o skill necessário pra um knight enfrentar um dragon???
obrigado!

Tiago Paolini disse...

Fico contente que tenha gostado!

Quanto ao skill para knight enfrentar dragon, eu recomendo 70/70. Também recomendo level 60 e uma arma de 2 mãos (já que elas são mais fortes que as de 1 mão e além disso um escudo seria inútil contra ataques mágicos, uma vez que dragon quase que só usa magias).

Para se proteger um pouco contra ataques de fogo de um dragon é recomendado usar um Dragon Necklace ou um Terra Amulet. Eles ajudam um pouco a cortar o dano de magias de fogo, mas mesmo se você não tiver eles você consegue caçar dragons com o level e skills que eu disse.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Ahhh, eu lembro quando era o tibia 1.0, era o bom e velho rpg, hoje as pessoas só sabem usar boots e cheats

cicinho disse...

SOU um belo de um novato no Tibia,e tem uns FDP que abuzando o kra "NOOB" qual o significago,Além tecnicamente novato,e qual um skill bem legal,mas legal mesmo,que um kra pode ter até o lvl 30?
obrigado

Anônimo disse...

Oi. Ha pouco tempo eu sair da Rookgaard e fui pra venore só que não consigo sair de venore +. Como faço pra sair?

Tiago Paolini disse...

> Ahhh, eu lembro quando era o tibia 1.0, era o bom e velho rpg, hoje as pessoas só sabem usar boots e cheats

Entendo, mas bem que a ferramenta automática da Cip de detecção de botters está ajudando a aliviar o problema. Eu jogo há quase 6 anos, e posso dizer que nos últimos notei melhoria nos locais onde eu caço em relação a antes de existir essa ferramenta. Outra coisa, se você achar algum botter, clique nele com o botão direito e escolha "Report Offense" (isso é bem mais eficiente do que usar o Ctrl+R, apesar de você só ver resultado no mass ban seguinte).
_______________________________________________

> SOU um belo de um novato no Tibia,e tem uns FDP que abuzando o kra "NOOB" qual o significago,Além tecnicamente novato,e qual um skill bem legal,mas legal mesmo,que um kra pode ter até o lvl 30?
obrigado


A explicação da Wikipédia de Noob é boa:
"Newbie, ou noob, também grafado como n00b, é uma palavra inglesa para novato ou ainda, neófito. O termo é originado de "new boy" ("garoto novo"), gíria comum entre os militares norte-americanos designando um novato que acaba de chegar.

O termo é amplamente utilizado na Internet - sobretudo em sua maioria em salas ou bate-papos de jogos online para múltiplos jogadores, ou ainda para identificar os que têm conhecimento básico em informática. Também é usado para designar uma pessoa sem experiência ou com menos experiência do que quem chama.

Geralmente é considerado como um insulto para uma pessoa sem conhecimento, que não sabe sua principal origem, embora em muitos casos pessoas de mais experiência usem com o propósitos de reforçar sua inexperiência em um campo ou área específico, em questão.
"

Chamar de noob não é considerado algo grave no jogo, por isso não é motivo de punição. Se alguém está te incomodando, clique com o botão direito na pessoa ou na frase dela no chat e escolha "Ignore", é simples mas eficiente ;) (a pessoa não poderá mais falar com você).

Quanto ao skill. Não existe absolutamente nada que obrigue alguém a ter um certo skill em um certo level, isso é um limite que as pessoas se impõem, não existe um acordo quando a isso e muito menos uma tabela oficial... Além do mais, depois de um tempo fica bem demorado ganhar skills e o benefício de alguns pontinhos a mais não é tão significativo assim. Em todo o caso, no level 30 eu vejo skills 60 como sendo razoáveis, mas você não precisa se apegar a esse número.
_______________________________________________

>Oi. Ha pouco tempo eu sair da Rookgaard e fui pra venore só que não consigo sair de venore +. Como faço pra sair?

Eu fiz uma imagem mostrando onde ficam as 3 saídas da cidade:
http://i207.photobucket.com/albums/bb274/tpaolini/Blog/Saidas-de-Venore.png
_______________________________________________

Abraços a todos,
Tiago

leon disse...

cara,mto bom esses posts,tibia tbm é um jogo massa

Anônimo disse...

vlw gostei disso
eu jogo tibia a um tempinho so novato pq eu dei minha senha pro meu amigo conssigui gp mas enves disso ele upa ate lvl 8 to em carlin e com 150 golds meu mundo e aldora aacho que so novato

Anônimo disse...

alguem sabe onde fas a quest da katana ai??
pf me digam
meu nome e kakashi atack em aldora rookgarde

Tiago Paolini disse...

A quest fica neste local. Para maiores detalhes, leia: http://tibiawiki.com.br/Katana_Quest/Spoiler

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Pô mt bom o artigo mais eu queria fazer uma pergunta eu tenho um personagem el level bem baixo(9)eu queria saber qual cidade vc acha melhor para ele por enquanto ele ta em Thais e a proposito se nao fossem esses tutoriais e dicas que voce postou eu nem ia saber q se sai de rookgard

Anônimo disse...

Gostaria tb q vc falasse algumas quests (so algumas) de Thais
vlw pelo blog ele ta ultra bomm mesmo

Tiago Paolini disse...

Valeu pelo elogio!

Thais é uma boa cidade para começar, mas se você quer variar um pouco pode caçar perto de Carlin também.

Quanto a quests em Thais, recomendo as missões que o Eclesius te dá (este mapa mostra onde ele fica). O nome da quest dele é "The Scatterbrained Sorcerer Quest"

Também tem um conjunto de quests curtas que eu recomendo fazer, são as Tibia Tales: http://www.tibiawiki.com.br/Tibia_Tales_Quest_Spoiler.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Excelente artigo. Comecei a jogar Tíbia depois que lí ele. Obrigado!

wallisson disse...

esse blog e d+ me ajudou muinto valeu
vcs estão de parabens!!!

Anônimo disse...

O Blog me ajudou muito mais estou com uma duvida gigante. Escolhi como vocação "Paladin" e como minha cidade "Thais", mas não consigo encontrar arma para minha vocação nessa cidade, sera q ela só serve para quem escolhe como vocação "Knight"??
outra coisa tentei ir para outra cidade mais o cara do navio disse q só podia quem fosse conta "premium".
As perguntas são:
1- Como fasso para achar armas para minha vocação(Paladin) nessa cidade(Thais)??
2- E se não tiver como compra as armas, como faço para sair para outra cidade??
Me ajudem pq não sei mas oq fazer!!!

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 257   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário

Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

Observe que:
- se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
- se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
- caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
- comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

Escreva seu comentário: