terça-feira, 28 de outubro de 2008

Áreas de caça - Parte 9: Ice Islands (I)

Links para as outras partes lançadas até o momento: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6, Parte 7, Parte 8

Depois de um bom tempo de descanso, a série áreas de caça retorna! Hoje começaremos a falar das Ice Islands, que são um arquipélago de 10 ilhas que ficam no pólo norte do Tibia e estão todo o tempo cobertas de neve. Dessas ilhas, quatro são acessíveis a todos, outras quatro apenas a quem possui Premium Account, e duas são no momento inacessíveis.

No artigo de hoje, falaremos das quatro dessas ilhas geladas que são Free Account, ou seja, as que podem ser visitadas por todos. Elas são: Senja, Folda, Vega e uma pequena ilha sem nome próxima a essas três. Também veremos uma quest nessa região free account que abre acesso a uma área de caça no local, que é a Alawar's Vault Quest.

Nota: Para mostrar onde ficam as coisas das quais eu vou falar, usarei o sistema de mapas do TibiaML (http://map.tibiaml.com), que permite visualizar com precisão os locais do jogo. O link para os locais abrem em uma nova janela, assim você não precisa sair desse artigo para ver onde determinada coisa fica. Observe que é possível mover o mapa; bem como que no canto superior esquerdo do mapa do TibiaML há ícones para afastar ou e aproximar o mapa, e também é possível mudar o andar (canto superior direito).

NOVIDADE: Os links para os mapas foram concertados em 27/10/2011, ou seja, eles estão funcionando novamente! Caso algum não funcione, por favor avise nos comentários ;)

1. Introdução

As dez Ice Islands ficam no extremo norte do mundo tibiano, próximas à região cidade de Carlin:

Mapa das Ice Islands

Devido a sua localização, essas ilhas estão cobertas por gelo o ano todo.

As Ice Islands Free Account são uma opção de caça interessante para quem está perto de Carlin. Para acessá-las, é necessário usar uma jangada que fica a leste de Carlin:

Jangada para Senja, Folda e Vega

Essa jangada, que pode ser usada inclusive por jogadores Free Account, dá acesso às ilhas de Senja, Folda e Vega. A passagem do continente principal para qualquer uma das três custa 20 GP, enquanto que a passagem de uma delas para outra custa 10 GP e a passagem das ilhas devolta para o continente é de graça. Para do continente ir a alguma delas, é necessário falar com Nielson (o NPC que cuida da jangada), é necessário dizer a ele "hi" para começar a conversa, então falar o nome da ilha, e por fir confirmar falando "yes". Cada ilha tem uma jangada e um NPC perto dela para você conversar para viajar. Para voltar para o continente principal, peça ao NPC uma viajem para "Tibia" (que, não por coincidência, é o nome do continente principal).

2.0 Folda

2.1 Superfície
Na superfície da ilha, não há nada de perigoso. Você encontrará frost trolls, polar bears, winter wolfs, deers e rabbits; todos eles podem ser facilmente derrotados mesmo por alguém de level 8 que acabou de sair de Rookgaard. Eles são uma excelente fonte de comida para quem está na região.

Eu disse que não há nada de perigoso na superfície? Na verdade nem sempre é bem assim. Muito raramente, mas bem raramente mesmo, pode aparecer na superfície de Folda o Yeti, o qual é um boss monster (uma classe de monstro que é tipo um chefão que só aparece de vez em quando). Mas isso é uma coisa realmente rara, tão rara que por isso eu disse que não há nada de perigoso na superfície, e assim você nem precisa se preocupar com ele. Mas se apesar disso você for sortudo (ou azarado) o bastante para encontrá-lo, não é difícil fugir do Yeti já que ele é lento. Se você quiser derrotá-lo, também não é lá muito difícil, se você possuir cerca de level 40 já deve dar para lutar contra ele.

Em uma colina no centro da ilha, há uma escada (aqui) que leva para alguns wyverns. Esses monstros são relativamente fáceis de se matar e dão uma boa experiência. Um knight pode vencê-los facilmente no level 30 com skills 65 apenas usando a sua arma e ficando parado no local. Um paladin pode lutar contra eles a distânca se tiverem ao menos skill 60 de distância, mas devem tomar cuidado com o veneno e o fato de os wyverns poderem deixar o personagem bêbado (que é o nome que o clássico status "confusão" dos RPGs recebe no Tibia, estando bêbado não é possível se movimentar corretamente por algum tempo) ; por isso é recomendável que estejam prontos para usar a magia "antidote" (que cura veneno) e que tenham equipado o dwarven ring (que impede ficar bêbado). Já os sorcerers e druids não terão dificuldades em derrotá-los mesmo no level 25; basta com que o jogador suba a escada, lance alguma magia e desca (e repetir isso até acabar com o wyvern).
2.2 Subterrâneo
Também há no centro da ilha uma entrada (aqui) para a caverna de Folda (Folda dungeon). Ela possui três andares. No primeiro subsolo, não há monstros difíceis. Os monstros que você encontrará serão rats, bats, bugs, winter wolfs, trolls, frost trolls, rotworms, minotaurs e minotaur archers. Desses, todos menos o minotaur archer podem ser derrotados facilmente mesmo por um jogador de level 8. Só há dois minotaur archers no andar, e um deles está atrás de uma porta trancada; eles não são difíceis de se matar mas eu recomendo level 15. Para ver a localização dos monstros no andar, recomendo olhar este mapa dinâmico do TibianML para ver as localizações dos monstros no andar (eu centralizei o mapa na entrada por onde você chega, mas você pode movê-lo, aproximá-lo ou afastá-lo).

O mapa a seguir mostra os principais pontos de interesse em tal andar:


Mapa do primeiro subsolo da ilha de Folda
  1. É a saída para a superfície de Folda.
  2. É a saída para uma pequena ilha sem nome perto de Folda. CUIDADO: para sair dessa ilha é necessário ter uma shovel (pá), então não vá no local a não ser que possua uma! Nessa ilha há apenas alguns polar bears.
  3. Escadas que levam para o segundo subsolo. A escada mais a esquerda no mapa leva à porção oeste do segundo subsolo, enquanto as outras duas levam a porção leste do mesmo.
  4. Onde fica um minotaur archer e onde há um baú com a key 4503 (chave 4503, ela abre a porta desse andar que leva para a Alawar's Vault Quest).
  5. A porta trancada que leva a Alawar's Vault Quest. Há um minotaur archer atrás dela.
O segundo subsolo é dividido em duas porções separadas (leste e oeste), e você pode acessar uma ou outra dependendo de qual escada descer no primeiro subsolo.

O segundo subsolo é um pouco mais difícil, por isso eu recomendo level 20 para ir nele. Nesse andar você encontra rotworms, frost trolls, slimes, minotaurs, minotaur archers, orcs, orcs spearmans e orc warriors. Os três tipos de orcs apenas podem ser encontrados na porção oeste do andar, enquanto que os dois tipos de minotaurs apenas da porção leste. Segue o mapa do segundo subsolo:

Mapa do segundo subsolo da ilha de Folda
  1. Escadas que levam ao primeiro subsolo
  2. Escadas que levam ao terceiro subsolo
O terceiro subsolo é muito mais difícil que os outros dois, muito mais difícil mesmo! Recomendo ter level 70 para ir nele. Nessa área há apenas water elementals, os quais são bem difíceis. Na verdade, não vejo razão alguma para caçar nesse andar, pois jogadores com esse level podem caçar de forma mais fácil e ganhando mais experiência em outros locais do jogo.

Na realidade, há uma área secreta no terceiro subsolo que é bem melhor para caçar, que é a Alawar's Cave. Ela pode ser acessada por meio da Alawar's Vault Quest. Só para adiantar, recomendo ter ao menos level 30 para ir nessa área secreta e esse local não tem os difíceis water elementals.

3 Alawar's Vault Quest

O interesse principal de falarmos dessa quest no artigo é que completando ela é possível ter acesso à uma boa área de caça que fica entre a ilha de Senja e a de Folda, que é a Alawar's Cave.

Muitas pessoas costumam resolver essa quest de trás para frente, ou seja, indo direto para a última sala através de uma rota alternativa. Isso até que é mais rápido, porém não dá todos os prêmios da quest e nem dá acesso à àrea de caça Alawar's Cave. Poucos sabem resolver a quest do jeito completo e mais correto, o qual dá todas essas coisas, e então esse é o método que abordaremos aqui.

Eu recomendo ter level 30 para tentar essa quest com segurança. Não se esqueça de trazer para a quest uma pick (picareta) e duas ou três Destroy Field Runes (na verdade uma basta se você usá-la direito, mas melhor trazer mais do que uma para se garantir). A quest começa na ilha de Folda e termina na de Senja. Na realidade, Folda e Senja estão conectadas por uma passagem subterrânea muito bem escondida no subsolo 1 de Folda, a qual pode ser aberta através da Alawar's Vault Quest.


O mapa do primeiro subsolo, que se encontra mais acima, mostra onde pode ser obtida a chave que leva para a quest e a porta que a chave abre. Depois da porta, há uma passagem com minotaurs e um minotaur archer. No final da passagem você deve usar a pick no chão para abrir uma passagem secreta. A imagem abaixo mostra essa passagem:

Caminho para a Alawar's Vault Quest

A seta vermelha mostra a porta por onde você entra, enquanto o círculo vermelho mostra onde usar a pick. Há fogo em cima do local onde você usa a pick, e é necessário remover o fogo desse espaço antes de usá-la. Para isso use a Destroy Field Rune nesse fogo, e depois você já pode usar a pick no local.

Desça o buraco que a pick abriu, e você cairá dois andares para uma área secreta do terceiro subsolo! Tal local é a Alawar's Cave. Esse é um local difícil, e você não poderá voltar pelo caminho de onde veio, a sua única saída é seguir em frente até o fim da quest. Só recordando, eu recomendo ter level 30 pra ir nesse local.

O mapa abaixo mostra o caminho da quest desde o ponto onde você caiu, juntamente com os monstros que você pode encontrar no percurso:

Caminho da Alawar's Vault Quest
Créditos da imagem: TibiaWiki

O ponto verde claro no mapa é o local onde você cai, e a linha verde clara é o caminho até a Alawar's Vault (onde fica alguns dos prêmios da quest). O círculo azul próximo ao número 9 é onde fica o baú com a key 4501 (chave 4501), o qual é protegido por um minotaur guard. Essa chave não tem utilidade na quest, mas eu estou chamando a atenção para ela porque a chave abre todas as portas trancadas desse andar (o que vai vir a calhar quando você resolver caçar na Alawar's Cave).

O círculo azul, próximo ao número 13, é onde fica o baú da Alawar's Vault. Muito cuidado, pois o baú é guardado por um minotaur mage! Abra o baú, e você ganhará os seguintes prêmios: Dark Helmet, 4 Throwing Knives, Blank Rune, 33 GP e Key 4502 (chave 4502). Essa chave que você acabou de achar no baú te ajudará a sair da caverna. Mas calma, a quest ainda não acabou e há mais prêmios :)

A linha verde escura no mapa mostra o caminho até as escadas que levam para a saída. Muito cuidado, pois as escadas estão protegidas por minotaur guards. Quando você subir a escada, também tenha cuidado pois você vai dar de cara com alguns minotaurs mages. Nessa sala dos minotaurs, há duas portas trancadas a norte das escadas (aqui). Use a key 4502 para abri-las, e abra os dois baús do outro lado delas. Você ganhará o restante dos prêmios: 3 White Pearls e 1 Broadsword. Entre no teletransportador perto para sair do local, e pronto! Quest terminada ^_^.

Você é teletransportado para o topo da Alawar's Tower (aqui), que é um local seguro na ilha de Senja. Simplesmente desca até o térreo para ir até a superfície de Senja e então ir embora caso queira.

4. Senja

4.1 Alawar's Cave
Você completou a Alawar's Vault Quest, mas pode retornar à caverna da quest para caçar! Apesar de a Alawar's Cave tecnicamente estar entre as ilhas de Folda e de Senja, eu vou falar dela aqui no capítulo sobre Senja já que a entrada que normalmente você vai usar para caçar no local fica em Senja.

A torre para a qual você foi transportado ao terminar a quest é onde morava um mago chamado Alawar. No subsolo da torre há uma passagem que leva para a Alawar's Cave. Desça essa escada para ir para o subsolo da torre. Lá você encontrará vários campos de fogo, veneno e eletricidade, os quais tiram um pouco da sua vida se você pisar em cima. Você pode usar a Destroy Field Rune para abrir caminho, ou simplesmente passar por cima deles e se curar depois. Siga para norte até encontrar esse teletransportador e entre nele.

Ele te transportará até a sala final da Alawar's Vault Quest. Então use a key 4502 (chave 4502) para abrir a porta que leva de volta para a caverna. Ter essa chave é justamente a necessidade de antes ter completado a Alawar's Vault Quest, pois do caso contrário você não terinha ganho ela e não teria como entrar na Alawar's Cave.

Para caçar nessa caverna é recomendável possuir ao menos level 30 com skills 70. A imagem a seguir mostra os locais dos monstros na caverna:

Localização dos monstros na Alawar's Cave
Créditos da imagem: TibiaWiki

Observe que essas acima são as localizações dos monstros mais fortes da caverna, mas ainda assim você poderá encontrar no caminho coisas bem mais fracas como snakes e rotworms.

Como a Alawar's Cave é um local bem escondido e a forma de ter acesso a ele não é trivial, então ela quase sempre está vazia ou quase vazia, o que significa menos concorrência na hora de caçar!
4.2 Outros locais
Fora a Alawar's Cave, não há grandes locais de caça na ilha de Senja. Na superfície há uns poucos rabbits, e uma entrada para uma pequena caverna (aqui) que possui alguns frost trolls.

O principal mesmo na superfície de Senja é uma vila de mesmo nome. Se você possuir Premium Account tem a possibilidade de alugar alguma casa no local. Como a vila de Senja não é uma grande cidade, as casas do local estão registradas em Carlin (a grande cidade mais próxima).

5. Vega

Na ilha de Vega não há grandes perigos na superfície, onde você encontra rabbits, deers, polar bears e winter wolfs.

Em uma colina na parte norte dessa ilha, você encontra uma escada (aqui) que leva até alguns wyverns. Esses monstros são relativamente fáceis de se matar e dão uma boa experiência. Um knight pode vencê-los facilmente no level 30 com skills 65 apenas usando a sua arma e ficando parado no local. Um paladin pode lutar contra eles a distânca se tiverem ao menos skill 60 de distância, mas devem tomar cuidado com o veneno e o fato de os wyverns poderem deixar o personagem bêbado (que é o nome que o clássico status "confusão" dos RPGs recebe no Tibia, com ele não é possível se movimentar corretamente por algum tempo) ; por isso é recomendável que estejam prontos para usar a magia "antidote" (que cura veneno) e que tenham equipado o dwarven ring (que impede ficar bêbado). Já os sorcerers e druids não terão dificuldades em derrotá-los mesmo no level 25; basta com que o jogador suba a escada, lance alguma magia e desca (e repetir isso até acabar com o wyvern).

Agora, eu vou te contar uma segredo bem legal: a casa do Papai Noel do Tibia fica na ilha de Vega! Ela fica numa colina na parte leste da ilha (aqui). A seguir, uma imagem da casa dele:

Casa do Papai Noel do Tibia

Note que até dá para ver alguns brinquedos dentro da casa e que do lado de fora até tem algumas renas! Infelizmente não há como entrar dentro onde estão os presentes, mas em todo o caso já valeu a ter conhecido o local! E lembre-se que uma vez por ano na época natalina o Papai Noel visita todas as cidade do Tibia distribuindo presentes, quem sabe você não recebe algo legal no jogo? ;)

Perto da casa do Papai Noel, há a cabana do Ruprecht que é um assistente do Noel. Caso você encontre alguma sacola de presentes do Papai Noel que foi roubada, é para o Ruprecht que você deve entregá-la. Vou explicar melhor: é que na época natalina o Grynch (sim, aquele mesmo que roubou o natal) envia alguns goblins (chamados de Grynch Clan Goblins) para invadir as cidades do Tibia e roubar os presentes, e se você derrotar algum deles durante a invasão você pode recuperar uma sacola de presente deles; daí é só ir entregar as sacolas ao Ruprecht. Se você recuperar presentes o bastante, pode até mesmo ganhar vários prêmios!

6. Palavras finais

Conhecemos algumas das Ice Islands, mas ainda há muito a se ver nesse incrível arquipélago gelado. No próximo artigo iremos adentrar na região Premium Account dele, e nos envolveremos com os bárbaros locais e sua incrível trama que poderá até mesmo decidir o futuro do mundo tibiano. Não percam! :)

Continua...
    Links para as outras partes lançadas até o momento: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6, Parte 7, Parte 8

    133 comentários:

    Thor Lumartha disse...

    Alawar's Vault Quest? Essa eu não conhecia :D
    Como sempre muito bom o tutorial. parabéns! Adorei esse site.

    Tiago Paolini disse...

    Vivendo e aprendendo ^_^

    Muito obrigado pelo elogio!

    Anônimo disse...

    Alawar's quest está muito melhor explicada aqui do que em outros sites ^^.
    Não sabia da existência da cave.
    10 a 0 pra vocês.
    Walmir

    Tiago Paolini disse...

    Valeu! Estamos aqui justamente para ajudar ;)

    Anônimo disse...

    cara lvl 50 pra fazer essa quest?
    eu fiz com meu sorcerer no lvl 27
    flww

    Tiago Paolini disse...

    Mas sorcerer mata monstros no atacado xD, a facilidade também depende de pessoa para pessoa. O que eu disse é que para fazer a quest em segurança eu recomendava level 50, porque vem muitos monstros ao mesmo tempo. Eu nunca disse que não dava para fazer antes, porém isso é perigoso e pode acabar gastando mais do que ganhando.

    Anônimo disse...

    level 50 em segurança
    AISuhiuiuhASihhuAShu
    eu fiz no lvl 15 manu..
    ;D

    Tiago Paolini disse...

    Se você consegue matarno level 15 uma dúzia de minos ao mesmo tempo, incluindo mino guards e archers, tudo o que eu tenho de lhe fazer é te dar os meus parabéns. Mas eu não chamaria isso de uma luta "segura", pois as chances de morrer são bem grandes.

    Mas parece que esse conceito de "segurança" é bastante subjetivo, o que cada um considera como seguro ou não fazer depende dos gostos e habilidades de cada um... Eu sou bastante cauteloso, talvez até demais. Mas se boa parte do pessoal acha que 50 é alto demais, vou mudar a minha recomendação para level 30.

    Abraços,
    Tiago

    PS: Da próxima vez eu gostaria de uma crítica mais construtiva do que um "AISuhiuiuhASihhuAShu".

    Anônimo disse...

    bom tou adorando este site e Tiago eu sou q nem vc sempre sou muito cauteloso e tenho medo de quase tudo ueshuseuheshe lvl 33 com meu sorcerer eu tenho medo de ds hseuhseuhseuehuesh mais aqui manow explica de tudo até vcs flarem da casa do papai noel ^^ valew ai

    Anônimo disse...

    manow essa quest e uma moça muito facil fis essa quest com meu pala lvl 18 affS

    Tiago Paolini disse...

    > bom tou adorando este site e Tiago eu sou q nem vc sempre sou muito cauteloso e tenho medo de quase tudo ueshuseuheshe lvl 33 com meu sorcerer eu tenho medo de ds hseuhseuhseuehuesh mais aqui manow explica de tudo até vcs flarem da casa do papai noel ^^ valew ai

    Obrigado pelo elogio! Eu quando comecei no Tibia tinha medo de quase tudo, mas com o tempo acabei deixando de ser tão receoso. Podemos apontar aqui uma coisa que jogos online me ajudaram na vida real: não ter receio excessivo de tomar decisões. Claro que um jogo não é a única coisa que ajudou, mas ainda assim ajudou.

    > manow essa quest e uma moça muito facil fis essa quest com meu pala lvl 18 affS

    Hmmm... Acho que agora estou entendendo porque algumas pessoas acham que o level da quest está exagerado, um trecho do próprio artigo já deixa a entender a razão:

    "Muitas pessoas costumam resolver essa quest de trás para frente, ou seja, indo direto para a última sala através de uma rota alternativa. Isso até que é mais rápido, porém não dá todos os prêmios da quest e nem dá acesso à àrea de caça Alawar's Cave. Poucos sabem resolver a quest do jeito completo e mais correto, o qual dá todas essas coisas, e então esse é o método que abordaremos aqui."

    Se a pessoa for pela rota alternativa, ou seja, resolver a quest de trás para frente e indo direto para a sala final, a quest é bem mais rápida e tão fácil que até um level 8 consegue. Mas eu estou abordando no artigo a rota completa, a que dá acesso a todos os prêmios da quest, e essa rota (eu disse ESSA ROTA) é bem mais difícil e não dá para fazer em level baixo.

    Se não for pedir muito, eu gostaria de pedir que o artigo fosse lido com mais atenção antes de ser criticado.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    muito bom o site velho
    o problema e q demora muito pra posta as áreas de caça
    :(
    mais o site ta de parabens... continue assim

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado pelo elogio e desculpe pela demora...

    Espero que entenda que esse site não é uma empresa, ele é uma coisa que eu faço unicamente para ajudar outros jogadores e eu escrevo os artigos no meu tempo livre. Por isso, se eu estiver de optar entre algum compromisso da vida real e alguma coisa do Tibia, a vida real bem primeiro.

    No entanto eu também tenho meus compromissos, eu tenho 24 anos e faço pós-graduação em Química e desenvolvo o meu projeto de mestrado em um laboratório de pesquisa científica (se tiver curiosidade para saber um pouco do que eu faço, recomendo ler essa entrevista que eu e alguns colegas meus demos para a Agência USP de Notícias). Além disso, eu não gasto (e não quero gastar) todo o meu (não tão grande) tempo livre com o Tibia, existem outras coisas que eu quero fazer.

    Não se deve esquecer que escrever um artigo de qualidade leva tempo. Como eu quero escrever algo útil em vez de escrever um monte de bobagens só para dizer que escrevi algo, eu tomo o tempo que for necessário para escrever um bom artigo. E o resultado disso pode ser conferido das respostas bastante positivas que os artigos recebem.

    Mas ainda assim, até o momento eu já cobrir quase todas as áreas de caça do Tibia, apenas restam algumas das Ice Islands, mas deve dar para se virar bem com o que eu cobri até então.

    O meu próximo artigo será a quest "The Ice Islands", que abre o acesso a Arena e algumas outras das Ice Islands. Depois eu escreverei um artigo sobre essas ilhas.

    Eu quero muito lançar o próximo artigo ainda nessa semana mas... Segunda-feira eu tenho de terminar um trabalho da faculdade, terça-feira tenho aula da pós-graduação, quarta-feira eu tenho a prova final de uma matéria, sexta-feira eu tenho de ir em uma cerimônia... Como pode ver, essa vai ser uma semana cheia para mim e dessa forma não posso garantir que o próximo artigo saia essa semana, mas prometo que vou tentar encontrar tempo para terminar de escrever o artigo sem prejudicar qualquer compromisso.

    Espero que entenda a minha posição. Eu escrevo toda essa explicação para deixar claro às pessoas que a demora não se trata de descaso. Muito pelo contrário, ela acontece porque estou ocupado com outros afazeres e para assegurar a qualidade dos artigos.

    Sinceramente,
    Tiago Becerra Paolini
    (Administrador do Tudo sobre Tibia)

    Tiago Paolini disse...

    Peço desculpas por ainda não ter continuado a série de áreas de caça, mas é que o fato de eu ter sido convidado para o test server (servidor de teste) particular do Tibia afetou o meu planejamento quanto ao blog.

    De acordo com a política da empresa que faz o jogo, a CipSoft, fansites são jornalistas e por isso podem publicar qualquer informação sobre o jogo que encontrem (antigamente não se podia revelar nada do test server). E, agindo nesse espírito, resolvi escrever um artigo sobre algumas das informações novas que eu descobri no teste: "A lenda de Yalahar".

    Em breve poderei me concentrar em escrever a continuação das áreas de caça, e um pouquinho mais para frente também escreveremos sobre as áreas de caça em Yalahar ;)

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    nao consigu usar a runa em cima das pedras pq???

    agradeco desde ja!!

    Tiago Paolini disse...

    Me desculpe mas eu não entendi a sua pergunta... Que runa? Que pedra? O que você está tentando fazer? Não me lembro de nenhuma parte que tenha de usar runa em alguma pedra...

    Ah! Será que você está falando da parte que você tem de usar a destroy field rune em um fogo? Se é isso, não é em pedra que tem de usar, e sim no fogo ;)

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Olá

    É a primeira vez que acesso este site, achei bem interessante , pois tenho um char a muito tempo e mesmo assim não conhecia estas ilhas.

    Não tenho muito tempo disponível para jogar, mas eh um jogo bem interessante, creio que não exitirão mais jogos que tenham esta mesma cara clássica do verdadeiro RPG.

    Bom parabéns pelo site.

    Se possível, gostaria que comentassem a rtespeito de melhores locais de caça para Free Accounts.

    Obrigado,

    Até breve :)

    Tiago Paolini disse...

    Olá, e ficamos bastante contentes pelo elogio e por saber que o site vem sendo útil :)

    Obrigado pela sugestão! As partes 1, 2, 3 e 9 dessa série de áreas de caça já falam só de locais free account. No entanto é possível que no futuro haja algum artigo específico sobre a free account.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Muito bom o Site, continue assim Tiago...
    Sucesso!!! Feliz ano NOvo

    Tiago Paolini disse...

    Muito obrigado :)
    E feliz ano novo para todos!

    Anônimo disse...

    CARA!!!!! N CONSIGO APAGAR O FOGO ENCIMA DA PEDRA, DA UMA MSG "THERE IS NOT ENOUGH ROOM".
    TENTEI VARIAS VZES JA E N CONSEGU APAGAR ESTE FOGO... S PUDER M AJUDAR E M DAR ALGUMA DICA; POIS QRO MUITO FAZER ESTA QUEST....
    SEU SITE É MUITO BOM, JA MANDEI PARA VARIOS AMIGOS E ELES TBM GOSTARAO, PARABENS

    Tiago Paolini disse...

    O fogo não está em cima de nenhuma pedra, é só usar a runa no fogo e pronto. Você deve estar usando a runa no local errado. Se for o local certo, a runa destroy field funciona para apagar o fogo. Normalmente não é possível apagar fogos em cima de pedras.

    No artigo ha uma imagem do local e há um círculo vermelho na imagem mostrando exatamente onde a runa deve ser usada, e depois você deve usar a pick exatamente nesse local.

    Você deve estar no local errado. É no primeiro subsolo da caverna, o mapa que eu coloquei dele no artigo mostra onde fica o lugar. Para ser mais exato, o local é indicado pelo número 5.

    Qualquer outra coisa mais, pode perguntar!

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    rapa!!!!! consegui abrir a passage, so q foi entre as duas passage com fogo encima...
    vlw ai.... tudo d bom

    Anônimo disse...

    Ola Tiago, como vejo q vc gosta de tibia, gostaria de te fazer uma pergunta:
    qual é a dferença entre sumonaçao de um sorcerer e de um druid, tipo, se eu su um sorcercer eu posoo suonar ate quantos bichus, e um druid, quantos bihus pode suonar...

    é isso,
    desde ja agradeço!

    Anônimo disse...

    Ha! E parabéns pelo site, ja li varios dos seus posts, e se vc poder, acho seria super bom se vc fizesse um post sobre quests!!!!!
    PARABÉNS!

    Tiago Paolini disse...

    Olá!

    > Ola Tiago, como vejo q vc gosta de tibia, gostaria de te fazer uma pergunta:
    qual é a dferença entre sumonaçao de um sorcerer e de um druid, tipo, se eu su um sorcercer eu posoo suonar ate quantos bichus, e um druid, quantos bihus pode suonar...
    é isso,
    desde ja agradeço!


    Não há diferenças entre sorcerer e druid no que diz respeito a summons: o que um pode ou não fazer, o outro também.

    > Ha! E parabéns pelo site, ja li varios dos seus posts, e se vc poder, acho seria super bom se vc fizesse um post sobre quests!!!!!
    PARABÉNS!


    Muito obrigado pelo elogio ;)

    Eu já escrevi alguns artigos sobre quests, você pode vê-los em http://www.tudosobretibia.com/search/label/Quests, ou clicando em "Quests" no menu lateral "Artigos por assunto".

    Além deles, logo haverá mais artigos sobre quests ^_^.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Oh!Brigadão pelo toque!
    Só estou me perguntando... :
    Já que o sorcerer e o druid não tem diferença alguma em suas sumonações, eu sendo um sorcerer posso sumonar quantos bichus?
    Tipo, quero sumonar dwarfs solder para me ajudar em uma caçada, qual será a quantidade máxima de dwarfs solder que eu vou poder criar para e ajudar?

    Enquanto as quests, já estou lendo o arigo!
    XD

    E parabéns pelo blog, é muito bom mesmo!!!!

    Tiago Paolini disse...

    Olá de novo, Igor! Obrigado pelos parabéns ;)

    O máximo de monstros summonados ao mesmo tempo é dois, independentemente de quais monstros são, seja dois monstros iguais ou dois diferentes.

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Obrigado mais uma vez Tiago!
    Sobre sumonação só tenho mais uma pergunta, como eu faço para saber a quantidade de mana que vou precisar para sumonar da bichu?
    E qual seria o nome da magia para eu sumonar:
    1 rato
    ------
    2 ratos
    ------
    1 rato e um ciclops

    ????

    Fico grato desde já!
    XD

    Tiago Paolini disse...

    Não tem de quê :)

    Na página a seguir há uma lista do custo de mana: http://tibia.portaltibia.com.br/Summoned_Creature

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Valeu pelo link!
    Agora, só para completar a minha pergunta, gostaria de saber se apenas os bichus mostrados no tal link é que podem ser sumonados, ou seja, eu posso sumonar outros bichus, diferentes dos mostrados
    no link?

    E como seria o nome da magia para eu sumonar bichus?
    Eu sei que o nome da magia para eu sumonar um rato é:
    utevo res "rat

    Mas qual seria o nome da magia parau sumonar 2 ratos? Seria utevo res "rat X2 ?
    Se não, como seria?

    E para eu sumonar 1 rato e 1 ciclops, como seria?

    Antes de tudo eu agradeço a ajuda que você está me dando!

    Até mais!
    XD!

    Tiago Paolini disse...

    Olá!

    A lista é mantida por jogadores, mas ainda assim ela tende a ser correta porque a enciclopédia do Portal Tibia é constantemente atualizada.

    Para summonar dois monstros, use a magia duas vezes, uma para cada monstro. Não tem problema se forem dois iguais, simplesmente diga as palavras mágicas duas vezes.

    Talvez você tenha de recuperar um pouco de mana para ter o bastante para de usar a magia pela segunda vez.

    Qualquer coisa mais, pode escrever!

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Desculpa a demora para responder!!!
    Antes de tudo quero agradecer a sua resposta, já que você respondeu a minha duvida :)
    Só para concluir as minhas duvidas sobre sumonação gostaria de saber quanto tempo dura uma sumonação, e se um jogador estando em um mundo NOM-PVP pode matar o bichu que eu sumonei ou convenci.
    HA!E ja fui em varios lugares que vc mostra em seu blog, XD

    Obrigado pelas dicas e
    Ate mais!

    Tiago Paolini disse...

    Olá! Não tem de quê :) E é sempre bom conhecer lugares novos!

    O blog esteve fora do ar há poucos dias devido a problemas técnicos, e é bom ver que apesar disso o pessoal ainda assim volta no blog :). Ou talvez você não tenha percebido porque faz alguns dias que não visita :P, mas ainda assim é legal ver as pessoas voltando!

    Vamos às respostas:

    1) Não há tempo limite para sumonação. Os monstros ficam lá até que sejam derrotados, ou até que você se distancie demais deles ou vá para um andar diferente do deles. Ou seja, quando quiser se livrar de summons, você pode simplesmente ir para longe ou subir/descer uma escada.

    2) Em non-PvP outros jogadores não podem atacar seus summons e nem serem atacados por eles. Você também não pode atacar seus summons.

    Caso você queira me adicionar no MSN, pode adicionar: tiago_quimica@yahoo.com.br

    Você pode me fazer perguntas no MSN ou aqui, e eu responderei se estiver com tempo ;)

    Anônimo disse...

    XD
    Obrigado mais uma vez Tiago, me está me ajudando muito :D
    E eu esqueci de ti falar, eu não sou o Igor, kkkk
    Ha! Já te add no msn, qualquer hora a gente se fala XD!

    E se não for pedir muito gostaria que você me sugerisse alguns lugares de caça para um sorcerer level 16 ate o 20, em areas free...

    Grato,
    T+ :D

    Tiago Paolini disse...

    Olá! Não tem de quê :)

    Já te aceitei no MSN.

    As partes 1, 2, 3 e 9 dessa série de áreas de caça fala dos locais free account para caçar. Quando eu tinha o seu level, eu caçava nas cavernas do pântano ao sul de Venore. Esse é o local que eu recomendaria, mas você pode encontrar outros nos artigos que eu citei.

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    ola.. eu acabei de me tornar um paladin, mas nao sei usar o arco e as flechas, alem de3 nao conseguir entender nada sobre as runas..

    vc pode me ajudar com isso?

    Tiago Paolini disse...

    Sim, claro!

    Quanto ao arco-e-flecha: há dois tipos deles com os quais você deve se preocupar no começo e por um bom tempo: o bow e o crossbow. O bow usa arrows como munição, enquanto que o crossbow usa bolts. Há vários tipos de arrows e de bolts, os quais podem tanto serem criados por magia ou comprados em loja ou com outros jogadores.

    Não há segredos para usar o seu bow ou o seu crossbow: equipe ele em uma de suas mão e deixe a outra mão vazia (pois usar arco-e-flecha exige as duas mãos), e então equipe a munição no espaço do seu personagem com o desenho de uma flecha. Agora basta atacar os seus oponentes :)

    Quanto às runas, vou explicá-las com exemplos. Observe que em qualquer lista de magias do Tibia, lá diz se ela é uma magia de runa ou uma magia instantânea. Uma magia instantânea é usada no instante que você diz as palavras mágicas, por exemplo a magia Ultimate Healing: ao dizer "exura gran" você é curado na hora.

    No entanto, quando você diz as palavras mágicas de uma magia de runa, a magia não é usada na hora. Em vez disso, a magia é armazenada em uma runa para ser usada mais tarde. Você tem de ter na sua mão uma blank rune equipada, e a magia será armazenada nela (note que a aparência da blank rune mudará, cada magia de runa dará uma aparência diferente).

    A magia Ultimate Healing Rune é a versão de runa da magia Ultimate Healing. Quando você diz as palavras mágicas da Ultimate Healing Rune (adori gran) com uma blank rune equipada na sua mão, essa runa se transforma numa runa azul de cura (o pessoal costuma chamar essas runas de UH). Quando alguém usar em si próprio ou em alguém essa runa, a pessoa será curada.

    Uma magia instantânea gasta mana na hora que você usa ela, mas uma magia de runa só gasta mana na hora de criar a runa. Ou seja, alguém que use uma runa UH para se curar não vai gastar mana. A grande vantagem do uso de runas é economizar o mana na hora de usar a magia.

    Observe que algumas runas podem ser usadas mais de uma vez. O exemplo da UH que eu te dei é uma runa com apenas uma carga, mas existem runas com mais cargas. A runa da magia Great Fireball (criada com as palavras mágicas "adori mas flam"), ou GFB para encurtar, possui 4 cargas, o que significa que você pode usar cada runa GFB 4 vezes para atirar bolas de fogo nos seus oponentes.

    Agora quanto às magias Premium. Eu contei um total de 87 magias no Tibia, das quais 41 podem ser aprendidas por jogadores free account. Mas as runas criadas com as magias Premium podem ser usadas por free também.

    Manter o jogo e a empresa que faz ele custa dinheiro, por isso é os criadores do Tibia precisam da Premium Account para pagar os gastos, e é necessário dar atrativos para alguém comprar a Premium.

    Mas ainda assim, observe que as lojas mágicas vendem runas prontas também, aí você pode usar essas magias mesmo se não for Premium para criar as runas delas.

    Outra coisa: você disse que está começando. O blog tem uma interessante série de artigos sobre o começo no jogo, recomendo ler ela. O artigo que fala sobre a parte na qual você está é o "Como jogar Tibia - Iniciando a jornada", recomendo dar uma lida ;). Nesse artigo você pode encontrar no final dele links para os demais da série.

    Qualquer coisa mais, pode perguntar!

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Valeu pela explicaçao, mas eu tenho so mais uma perguntinha.. heheeh.. tem umas casinhas na cidade cheias de coisas e equipamentos, mas sempre que tento entrar nao da certo. O q eu tenho q fazer para entrar?

    Tiago Paolini disse...

    Oi :)

    De nada! Quanto à sua pergunta:

    Você não pode entrar pois são casas particulares. Jogadores com Premium Account podem alugar casas dentro do jogo, e guardar suas coisas nelas. Só pode entrar o dono e mais quem ele der permissão. Se você der "look" na porta da casa, pode ver a quem ela pertence.

    Maiores informações no artigo "Sobre casas no Tibia".

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Obrigado Tiago, pela sua explicação sobre sumonação!
    Só tenho mais umas perguntinhas...kkkkk
    Quando vc diz sul de venore, para um jogador de lev 16 a 20 upa, que lugares seriam esses?
    E outra, quando a gente vê o perfil de uma runa mesmo no tibiaBR aparece lá:

    CARGAS: ---
    MANA: ---

    O que quer dizer essa quantidade de mana, seria quantidade de mana para eu criar a tal runa ou a quantidade de mana para eu runar a tal runa?
    Quando eu runo uma runa eu gasto mana?
    No perfil da runa aparece onde compra-la pronta, quando eu compro uma pronta ela vem com o numero de CARGAS que aparece no perfil?

    E uma outra perguntinha...
    Se um premium comprar uma casa e permir que eu sendo free posso entrar, eu vou poder entrar?

    Obrigado pela atenção e desculpe a minha ausencia...

    Até mais!

    XD XD XD

    Tiago Paolini disse...

    Olá, e de nada :)

    Quanto às suas perguntas:

    > Quando vc diz sul de venore, para um jogador de lev 16 a 20 upa, que lugares seriam esses?

    * Caverna de Swamp Trolls
    * Caverna de Rotworms
    * Caverna de Orcs
    * Shadowthorn (cidade de elfs)

    Maiores informações: Tudo sobre Tibia: Áreas de caça - Parte 2: Thais e Venore

    > O que quer dizer essa quantidade de mana, seria quantidade de mana para eu criar a tal runa ou a quantidade de mana para eu runar a tal runa?

    É a quantidade de mana para fazer a runa. Não se gasta mana para usar a runa, a não ser por uma excessão que é a runa Paralyse (se me recordo bem, essa é a única excessão).

    > Quando eu runo uma runa eu gasto mana?

    Ao fazer uma runa você gasta mana, mas ao usá-la não (exceto pela runa Paralyse).

    > No perfil da runa aparece onde compra-la pronta, quando eu compro uma pronta ela vem com o numero de CARGAS que aparece no perfil?

    Ao comprar uma runa numa loja ela vem com todas as cargas, como se você tivesse acabado de criar ela :).

    > Se um premium comprar uma casa e permir que eu sendo free posso entrar, eu vou poder entrar?

    Sim, se o dono de uma casa te der permissão você pode entrar mesmo sendo free. No entanto eu recomendo você nunca deixar os seus itens em uma casa que não seja sua, pois o dono dela pode te expulsar a hora que ele quiser e ficar com as suas coisas.

    Qualquer coisa mais, pode escrever!

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Tiago muito obrigado! Obrigado mesmo!
    Sei que já existe em seu blog um tópico
    SOBRE CASAS NO TIBIA o qual eu inclusive vou ler, mas gostaria de te fazer uma pergunta sobre esse tema:

    Eu tenho um amigo, ele é premium, ele comprou uma casa e deixou liberado para eu entrar qualquer hora, é possivel então ele comprar duas camas e eu dormir eu uma e eu por itens e enfeites na casa, ou seja, eu morar na casa sendo free??

    Agradeço desde já!

    XD XD XD

    Tiago Paolini disse...

    Olá!

    Sim, você pode morar na casa mesmo sendo free (isso se o dono da casa te der permissão para abrir/fechar a porta e entrar).

    Não é possível comprar camas (nem free e nem premium podem fazer isso), mas é possível comprar kits para mudar a cor da cama. Também é possível que você use itens para decorar a casa e também colocar as suas coisas na cas. No entanto, apenas jogadores premium podem comprar coisas nas lojas de móveis e decoração para casas.

    Qualquer coisa mais, pode perguntar!

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Eu gostaria que vc me desse uma dica sobre um lugar que eu estou pretendendo ir: Quando nós "cortamos" Kazordoon para sair de Carlin para ir em Venore ou Thais,logo á frente se seguirmos “reto” encontraremos o Jakundaf Desert. Gostaria que vc me dissesse alguns dos bichus que eu vou poder encontrar e se existe alguma quest nesse deserto, e gostaria que vc também me dissesse em que level um sorcerer, um druid, um knight e um paladim pode freqüentar essa área.

    E também gostaria que vc me dissesse um lugar em áreas free que um sorcerer de lev 16 ganhasse bastante dinheiro sem precisar vender itens, já que lev 19 gostaria de comprar um cajado na loja ( que custa 5k )...

    Desde já agradeço!
    :D

    Anônimo disse...

    E obrigado pela ajuda que vc está me dando!

    Obrigado msm!

    XD

    Tiago Paolini disse...

    Olá! Fico contente em ajudar :)

    Nesse deserto há uma caverna para caçar, mas cuidado porque se você entrar nela não poderá voltar por onde veio (você terá de achar a saída). Uma dica: já dentro da caverna, se você encontrar uma seta apontando para um buraco dizendo para não descer, NÃO DESÇA pois não haverá como subir de volta a não ser que te puxem com uma corda.

    Nessa caverna há orcs, orc warriors, orc berzekers, todos os tipos de minotaurs, fire devils, beholders, rotworms e silmes. Teóricamente é possível caçar nesse local mesmo no level 20, se tiver bastante prática. Mas para se assegurar eu recomendaria level 30 para cima.

    Nessa caverna há algumas quests pequenas, mais uma grande quest que possivelmente é a mais conhecida de todo o Tibia (para ter uma idéia, ela até chega a ser mencionada no manual oficial do jogo!). Caso você queira tentar resolvê-la por conta própria, tudo bem, mas se quiser também pode me perguntar sobre essa quest ;)

    Quanto ao cajado. Se você tiver paciência, é mais barato comprá-lo de algum jogador. Todos os cajados podem vir no loot de algum monstro forte, e aí o pessoal que encontra vende eles. Obviamente, por uma questão de concorrência, vão vender por menos do que na loja. Normalmente o preço do cajado comprado de um jogador é metade do de uma loja, mas isso depende do mundo. Se não conseguir ou não tiver paciência de achar um jogador que venda, sempre é possível comprar na loja ;)

    Qualquer coisa mais, pode perguntar!

    Abraços,
    Tiago

    PS.: A gente ainda não se viu no MSN porque eu estou com um probleminha na Internet da minha casa, mas se tudo der certo essa semana já devo estar com Internet de novo!

    Anônimo disse...

    Muito obrigado Tiago, e eu fico muito contente em poder freqüentar um site que ensina de um modo simples e eficiente e ainda tendo o dono dele sempre pronto para poder ajudar, diferente dos blogs em que os proprietários postam as "dicas" e simplesmente ABANDONAM o blog e !#@$-%* as duvidas das pessoas que freqüentam o tal blog.
    Eu freqüento esse blog porque sei que vou ser correspondido!!!
    Com certeza esse é o MELHOR site sobre tibia que hoje existe!
    XD

    PS.: Enquanto a quest, prefiro adquirir mais level para perguntar sobre ela para você.
    E eu ainda não estou entrando no msn, pois estou com um problema...

    Até mais,
    e obrigado mais uma vez!
    :D

    Tiago Paolini disse...

    Bem legal ler isso! Fico contente em ver as pessoas gostando do conteúdo, voltando e usando ele como referência! Não é só pelos comentários que dá para perceber isso, mas também pelas estatísticas de acesso do blog que. Eu intencionalmente escolhi que elas fossem particulares, mas vou dizer diariamente elas mostram que há um bom número de visitantes que retornam, juntamente com um bom número de novos visitantes.

    Quanto a esses blogs que postam dicas e depois somem, do jeito que você falou se parece muito com um blog que eu conheci uma vez, talvez você até esteja se referindo a ele. Ele era bem completo em termos de dicas, tinha até um bom número de colaboradores. Mas de repente o blog termina com um post xingando tudo o que podia por causa da morte do próprio personagem e dizendo que agora passou a jogar outro jogo...

    O que aconteceu com todos os colaboradores? E com todo o empenho de escrever dicas do jogo? De ajudar os outros jogadores? Tive a impressão de que o longo trabalho duro de muitos foi jogado de uma hora para a outra no lixo por causa de um único contratempo do líder do blog... A liderança do blog poderia muito bem ter sido passado para outro do grupo, mas não...

    Isso tudo me deixou tão indignado que tinha uma época que eu até pensava seriamente em escrever um post aqui no meu blog sobre a blogosfera tibiana, o qual na verdade seria um pretexto para falar mal aquele blog... Mas depois de pensar com mais calma, vi que esse post não serviria para mais nada além de encher o meu ego e, talvez, atiçar alguma briga. Então não escrevi nada, pois prefiro não julgar alguém que eu sequer conheço (aliás, eu prefiro não julgar quem quer que seja...).

    Eu não sei direito porque eu resolvi escrevi sobre esse caso agora e aqui, talvez seja um desabafo ou talvez simplesmente um alerta para que uma coisa dessas não aconteça... Mas em todo o caso, podem ficar tranqüilos de que o Tudo sobre Tibia não vai acabar por algum motivo bobo, e nem por algum não tão bobo (como os problemas de DNS de algumas semanas atrás que impediram o acesso ao blog por 3 dias). Nunca houve nenhum motivo que realmente ameaçasse o blog acabar e eu nunca pensei nisso, mas ainda assim acho bom deixar claro para os nossos leitores de que farei o que estiver dentro de minhas possibilidades para manter o blog ;)

    Atenciosamente,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Belas palavras, e bom saber que o seu site esta crescendo, pois você merece!!!
    XD

    cristian disse...

    Veio esse foi ums dos melhores site qui ja vi...
    Tipo so pa fas bem pouco tempo...
    I mi ajudo muito pq num sabia muito bem..
    Onde caçar até morri uma ves antes de acha esse site....
    Parabéns veio muito bom..
    haaa uma coisa como qui faço pra fase a queste pra usa os boat dos pescador
    tentei usa mas mi falaram qui tem qui fase essa tal quest si tem mesmo mi fala como qui fas i com qui leve!!!
    brigadão

    Tiago Paolini disse...

    Valeu pelo elogio, Cristian!

    Não é necessário fazer quest alguma para usar a jangada que leva a Senja, Folda e Vega.

    Talvez você esteja se referindo ao barco do Dalbrect, que leva a Isle of Kings. Para poder usar ele é necessário fazer a "The White Raven Monastery Quest".

    Atenciosamente,
    Tiago

    Guilherme disse...

    Ola,

    Primeiro gostaria de dar meus parabens pelo excelente trabalho que voce vem fazendo, pois nao e atoa que esse e um dos dos, se nao o melhor site de guia para tibia, consequindo reunir qualidade e simplicidade.
    Boa sorte e continue assim!

    Att,
    Gui~

    Tiago Paolini disse...

    Muito obrigado por suas palavras! Você me deixou bastante contente :)

    É sempre um prazer compartilhar o que eu aprendi sobre o jogo. Dentro do jogo eu penei bastante para aprender certas coisas e também vi a dificuldade de algumas pessoas, e tudo isso é algo que ajuda na hora de perceber onde alguém possui mais chances ter problema na hora de aprender algo, o que ajuda a elaborar os artigos em um jeito fácil de entender. Ler as dúvidas no blog também ajuda bastante a melhorar os artigos.

    Obrigado pelo interesse no blog!

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    ;D legal cara gostei! alguem poderia me explikar
    como eu consigo pegar GP em carlim e ekipamentos legais[que tipo de criaturas vem ekipamentos legais?] com ke arma os magicos usam?eu sempre tive essa duvida

    Tiago Paolini disse...

    Olá!

    Sorcerers usam wands como armas, enquando druids usam rods. Mas a principal forma de ataque dessas duas vocações são magias, sejam magias instantâneas ou armazenadas em runas. Talvez você se interesse em ler o artigo "Como jogar Tibia - Iniciando a jornada" para maiores informações sobre o assunto.

    No início você compra equipamentos em lojas, mas logo você notará que os melhores equipamentos são vendidos por outros jogadores. Se precisar, praticamente qualquer site de Tibia tem uma lista de equipamentos, eu recomendo o tibia.portaltibia.com.br.

    Para ganhar dinheiro e experiência, a maior parte dos jogadores que começam em Carlin costumam caçar goblins nas colinas que fica logo à leste da cidade (Femor Hills). Para mais locais de caça perto de Carlin, sugiro ler o artigo "Áreas de caça - Parte 1: Carlin e Ab'Dendriel".

    Espero ter respondido suas dúvidas!

    Cumprimentos,
    Tiago

    Anônimo disse...

    To com uma duvida e ta muito ruim a situação, é tipo aquelas barreiras de energia ela so pode ser usada pra Premmy tem como eu destruir elas ?, Tipo eu fui fazer a Alawar's Quest ai assim que eu terminei eu queria ir caçar na cave ia dar um bom loot e um bom exp, mais assim que eu fui volta pra ir caçar na Alawar's Cave tinha bem muito Field's de Energy , Poison e Fire mais o problema ta naquelas barreiras de energia de Premmy o que eu faço pra elas sairem e eu voltar pra caçar na cave ?


    E tbm não to conseguindo entra lar na Alawar's Cave pra caçar e pegar loot :*, e na parte de usar a Pick não to entendendo eu fui la mais não conseguir abri o buraco que me leva ao 3 subsolo da Alawar's Cave.

    Eu completei a quest com meu amigo mais ele se esqueceu de me diser como abre o buraco no Chão =(

    Agradeço pela Ajuda ! :*

    Tiago Paolini disse...

    Olá!

    É bem mais simples caminhar por cima das barreiras de energia do que destrui-las, porque o dano delas não é tão grande assim (caminhe para norte). Mas se você quiser muito, pode destruir elas usando destroy field runes (sem necessidade de ser premium).

    Quanto a outra entrada para a Alawar Cave. Basta usar a pick no local indicado pelo artigo acima. Não pode haver nada no local onde for usar a pick, senão ela não funciona. Normalmente há um fogo nesse local, o qual pode ser apagado com uma destroy field rune.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    As Barreiras de Energia que eu falo é aquela que so pode ser usada por Premmy, tipo e uma runa e se chama Magic Wall, porque logo na entrada tem 4 barreiras ai eu quero saber como elimino elas pra eu ir pro portal que me leva pra cave :*

    Agradeço pela Ajuda Novamente !:*

    Tiago Paolini disse...

    Agora eu entendi!

    Há uma alavanca no canto esquerdo da sala, puxando ela as barreiras se abrem. É só seguir reto para a esquerda da escada que você acha ela.

    Vou por essa informação no artigo também.

    Abraços,
    Tiago

    Karl disse...

    Parabéns pelo blog! Sou seu novo fan, Tiago! Aqui nesse blog observei vários tutoriais exelentes, bem detalhados, porém, para aproveitar este poste(não sei se seria um incômodo), gostaria de saber qual(is) criatura(s) (sendo p.a. ou não) que é capaz de beneficiar bem atravéz de seu loot sem gastar muito? Obrigado!

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado pelo elogio, Karl!

    Em não conheço em detalhes cada criatura do jogo, o que eu posso falar é baseado nas minhas próprias experiências ou no que eu já vi com outros. Note então que eu não estou esgotando aqui todas as possibilidades de caçadas.

    Jogadores de level baixo costumam se beneficiar bastante financeiramente caçando centipedes, não são muito fortes e dão uma quantia razoável de dinheiro para o level. Outra alternativa boa são rotworms, não chegam a dar tanto dinheiro mas são encontradas com bastante freqüência e ainda por cima dão uma boa experiência.

    Jogadores de level médio conseguem ganhar bastante grana e experiência caçando na selva de Tiquanda. Há uma grande quantidade de monstros na superfície. Quanto maior o seu level mais seguro é se distanciar da cidade, mas mesmo próximo a ela dá para fazer uma boa experiência e dinheiro. A partir do level 20 já é uma boa alternativa caçar no local, mas dá para ficar nele até levels bem mais altos.

    Uma excelente alternativa para jogadores de level médio e alto são as Lagunas Islands, com suas tortoises. Há muitas delas, dão boa experiência e bastante dinheiro.

    Uma excelente alternativa de caça para levels médio, que é bastante ignorada, são frost giants. Dão bastante experiência, e há um bom número deles.

    Se o seu level estiver ao menos em torno de 60 ou 70, um bom local para se caçar são nos piratas. Eles costumam dar bastante dinheiro.

    Jogadores de levels bem altos podem se beneficiar caçando todos os tipos de Dragons, especialmente os Frost Dragons.

    Espero ter ajudado!

    Abraços,
    Tiago

    Karl disse...

    Sim, ajudou muito! Obrigado pelas dicas, e que cative mais e mais pessoas para frequentarem neste blog com suas palavras! Irei chamar mais pessoas para frequentarem por aqui, pois os tutoriais aqui são bem explicados e ainda com instinto de rpg! E mais uma coisa, você está de parabéns! Resolvendo as duvidas de muitos por aqui como havia observado e resolvendo a minha. Sem comentários, está de parabéns mesmo! Até!

    Tiago Paolini disse...

    Muito obrigado por suas palavras, fique bastante contente :)

    Apesar de eu não estar atualizando o blog com tanta freqüência, é bom ver que as pessoas continuam visitando ele e gostando! Agora que estou de férias eu estou mais livre, e vou ver se consigo atualizar com uma freqüência maior. Entre amanhã e sexta-feira já devo estar postando um novo artigo ^_^

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    oi tiago eu tenho uma conta lvl 16 em elysia e uma em unitera q esta no lvl 4 em roock.eu gostaria q vc me responderia os lugares de caça em roock.obrigado e por informação meu nome é thiago.e gosto muito do seu blog.

    Tiago Paolini disse...

    Olá, meu chará! (ou quase, porque o meu nome não tem H e o seu sim :P)

    No seu level é bom caçar bugs, spiders e wolfs. Logo no começo do do artigo "Como jogar Tibia - Iniciando a jornada" há mapa e descrição dos principais locais de caça de Rookgaard ;)

    Qualquer coisa, pode escrever!

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    oi chara sou eu de novo eu keria saber pq a magia exani hur(levitate) nao funciona.
    obrigado.

    Tiago Paolini disse...

    A magia funciona sim, alguma coisa é que não deve estar sendo feita corretamente.

    Para subir ou descer uma parede você tem de estar virado para ela, e não são todas que dá para subir ou descer. Só as paredes lisas que dá para fazer isso.

    Para subir tem de dizer "exani hur up", enquanto que para descer tem de dizer "exani hur down".

    Espero ter ajudado. Qualquer coisa, pode perguntar!

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Mto bom adorei esse site ja li todos os artigos de historias(roleplayng) como yalahar,desert queste ais de tambem os locais de caça e começei a caçar no ancient temple de tais mto obrigado

    Tiago Paolini disse...

    Não tem de quê :), é um prazer ajudar!

    MATHEUS disse...

    O Mano Gostei Do artigo Em valew Ajudo Bastante Mas ae cheguei aqui neste artigo procurando onde tem crystal spider sera que voce pode me falar?

    VAllEw desd Ja


    Ass:Teuskilua

    Tiago Paolini disse...

    Valeu pelo elogio!

    Há crystal spiders na montanha que fica a leste de Svargrond (aqui).

    Abraços,
    Tiago

    PS: LOL, estou vendo tem quase 1 ano desde que essa parte 9 das áreas de caça foi escrita... Já está mais do que na hora de eu continuar a escrever sobre áreas de caça. Depois que eu terminar de escrever sobre as Ice Islands Quest já devo continuar as áreas de caça.

    Anônimo disse...

    to começando no tibia a uns 10 dias e queria saber como faço pra adiquiri magia?????
    muito obrigado des d ja

    Tiago Paolini disse...

    Olá, e bem-vindo ao Tibia!

    Magias podem ser compradas uma vez que você saia de Rookgaard e vá para o continente principal. Todas as cidades do continente possuem lojas que vendem magias.

    Para maiores detalhes, eu recomendo ler o artigo "Como jogar Tibia - Iniciando a jornada".

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    tiago obrigado pela resposta ajudou muito mesmo vlw.........outra pergunta ..tem como aprender a fazer potion????????des d ja muito obrigadooooo

    Tiago Paolini disse...

    De nada :)

    Não é possível fazer potions. É necessário ou comprar elas em lojas, ou encontrar em quests ou monstros.

    Até mais,
    Tiago

    andre disse...

    Poo assim... na hora de ir para folda, nao consigo ir pois nao sei oque falar pro npc dalbrect.
    Ajudaa plz

    Tiago Paolini disse...

    Olá, André!

    É necessário dizer a ele "hi", o nome da ilha e então "yes". Por exemplo: "hi", "folda" e "yes".

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    eu gostei
    muito bem explicada
    so que eu treino na cave de senja a muito tempo sempre foi vazia depois desse tutorial de como fazer essa quest ta foda caça aqui
    muita gente aparece todos level 40 50
    na real eu nem sou tão abilidoso nesse jogo e fiz essa quest no level 14 sou kina tava com skills 60/60 na epoca ela e suave so tomar um pouco de cuidado com os minotauros mags

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado pelo elogio! Que legal saber que você conseguiu completar a quest sozinho :)

    Anônimo disse...

    Mano como eu faço para saber as magias que eu tenhu mano eu comprei muitas so que eu naum sei quais sao todas de có, vlw manin...
    E meu nome tbm é Thiago so q com "H"

    Tiago Paolini disse...

    Olá Thiago :)

    Para saber as magias que você tem, é necessário comprar um item chamado spellbook, que custa 150 GP. Qualquer loja que venda poções tem ele. O spell book é um livro, e basta abrir ele que você poderá ler o nome de todas as magias que possui e as palavras mágicas de cada uma delas (você pode usar o spellbook quantas vezes quiser).

    Não deve ser difícil achar uma loja que venda ele. Em todo o caso, nessa página você pode conferir os locais que vendem: http://tibia.portaltibia.com.br/Spellbook.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    olá tiago eu estou com uma duvida como eu faço possuir magia no tibia é que eu morro direto é que os outros eles são muito traisoeiros quaquer coisinha elessme matam eu não falo nada para eles como eu poso evitar esses babacas.
    pp_eugenio_bezerra@hotmail.com
    sei que são muitas as perguntas me responda guando tiver tempo obrigado

    Tiago Paolini disse...

    Olá!

    Você pode comprar uma magia com professores de magias e então dizer as palavras mágicas da magia. Recomendo ler o capítulo 4.8 do artigo "Como jogar Tibia - Iniciando a jornada", que fala mais a fundo sobre magias, e também o capítulo 4.9 que ensina como configurar uma tecla para magias.

    Como regra geral para evitar jogadores traiçoeiros, nunca ponha os seus itens fora do seu inventário, depot ou casa. Se você puser o item em algum outro local, qualquer um pode pegar ou jogar coisas em cima. Caso queira mostrar algum item a alguem, use a opção "trade with" como se fosse vender o item mas rejeite a troca (aí na janela de troca a outra pessoa pode ver o item). E na hora que for vender ou comprar algo, preste bastante atenção se a pessoa está te oferecendo o item ou a quantidade de dinheiro que você espera (é possíver dar "look" nos itens na janela de troca, clique neles com o botão direito e escolha "look"). Há uma página com outras dicas, que eu recomendo ver: http://tibia.portaltibia.com.br/Scam.

    Mas se o que você quer dizer por traiçoeiro seja também ser atacado por outras pessoas, eu recomendo você jogar em um mundo do tipo "Open PvP". Lá ninguém pode te atacar, e você pode jogar sem lutar com os outros se preferir. O único caso em que você pode ser atacado em Open PvP é se a sua guild esteja em guerra contra outra guild, aí os membros da guild rival poderão te atacar mas você sempre poderá sair da guild aí a outra não poderá mais te atacar.

    Eu percebo que você deve estar começando no jogo. Então eu recomendo ler a minha série de artigos que ensina o básico do jogo para quando se começa a jogar:

    * Como jogar Tibia - Criando a conta
    * Como jogar Tibia - Os primeiros passos
    * Como jogar Tibia - Iniciando a jornada
    * Esclarecendo dúvidas sobre como jogar Tibia

    Qualquer coisa, pode perguntar!

    Abraços,
    Tiago

    Rafael disse...

    Oi Tiago, sou eu de novo :).
    Desculpe tomar seu pouco tempo novamente, mas me surgiu mais uma dúvida. Estou treinando meu Knight até Skills 80 e Level 20 (e mês que vem comprar PT), mas como sempre fui Free Account não conheço muito bem as áreas PA. Onde um Kina Level 20+ com boas skills pode upar?
    E só mais uma coisa, estava olhando os comentários deste artigo e vi aquele post sobre "blogs que postam dicas e depois somem", você tem intenção de dá um fim ao TST algum dia?
    Desculpe tocar neste assunto, é que gosto muito de seu blog (acho até que já li todos os artigos =P) e detestaria que ele sumisse de uma hora para outra... (não me leve a mal).
    Obrigado.

    Tiago Paolini disse...

    Quando eu tinha level 20 (e era free account) eu caçava com o meu knight nas cavernas que têm no pântano a sul de Venore, lá tem principalmente Swamp Trolls e Rotworms. Outros bons locais são Shadowthorn (onde tem elfs, também no pântano a sul de Venore) e também as cavernas de dwarfs de Kazordoon.

    Quanto a sua outra pergunta, eu não tenho nenhum plano de acabar com o blog. Nunca se sabe o dia de amanhã, mas no que depender de mim esse blog ficará no ar por tanto tempo o quanto for possível. Mesmo que em algum momento eu fique impossibilitado de escrever no blog, pretendo deixar ele no ar para consulta (se isso acontecer, eu dou um jeito de avisar).

    O Blogger, onde o blog está hospedado, é um serviço bem confiável. Ele é mantido pela empresa Google, a qual é bem sólida e competente. Então no que depender deles também acho que o blog ficará no ar por um bom tempo. Mas para o caso de haver problemas no Blogger, eu sempre faço regularmente backups do TsT. Dessa forma se eu tiver de hospedar o blog em outro local eu poderei restaurar o blog do jeito que ele é (artigos, comentários, visual e tudo), e o endereço do blog também será o mesmo já que o domínio tudosobretibia.com pertence oficialmente a mim.

    Eu também detesto quando sites somem de uma hora para a outra, então eu me esforço para manter os leitores do blog informado se algo de errado está acontecendo com ele.

    Por exemplo, há alguns dias o Blogger teve problemas de conexão no Brasil, o que afetou o TsT (até eu fiquei sem conseguir acessar o blog). Eu avisei sobre o problema no Twitter do blog.

    Outro problema que o blog teve foi quando, há quase 1 ano, quando eu transferi o domínio tudosobretibia.com da GoDaddy para a Locaweb houve um problema na transferência: o dinheiro da transferência foi debitado mas o domínio simplesmente não aparecia na página da minha conta na Locaweb.

    Eu fiquei sem ter acesso ao domínio nesse meio tempo e ele também parou de funcionar, deixando o blog inacessível por 48 horas. O problema foi resolvido depois de eu entrar em contato com o suporte da Locaweb, que foi bastante competente e ativou manualmente o domínio na minha conta. Essa transferência foi tão problemática que eles até tiveram de telefonar para mim para pedir uns dados do domínio :P

    Esse problema todo do domínio foi uma das coisas que me incentivou a criar uma conta no Twitter para o blog, para que eu pudesse ter um "canal de reserva" para falar com os leitores caso desse algum problema. Outra coisa que me incentivou foi deixar claro que o blog não estava parado, uma vez que às vezes ele demora para ter atualizações (pois eu também tenho compromissos na vida real ou às vezes simplesmente quero descansar um pouco).

    Quando deu esse problema que deixou o blog fora do ar por 48 horas imagino que alguns leitores pensaram que o blog simplesmente sumiu de uma hora para outra, como muitos sites. E eu fiquei de mãos atadas sem saber o que fazer, pois eu não podia usar o blog para informar do problema e não tinha planejado um canal reserva de comunicação.

    Então eu improvisei: usei a lista de e-mails do blog (aquela da barra lateral onde você se cadastra para receber novos artigos) para avisar os e-mails nela sobre as dificuldades do blog. Eu também postei no blog Mundo Tibia Br, do meu amigo, sobre o problema: Blog Tudo sobre Tibia temporariamente fora do ar.

    Eu disse todas essas coisas para deixar claro que eu me preocupo em manter o blog no ar e em informar os leitores no que está acontecendo nele ;)

    Outra coisa. Percebi que você deve gostar de falar comigo, então se quiser pode me adicionar no MSN, o meu é tiago_quimica@yahoo.com.br. Eu entro pouco no MSN, mas pode me adicionar. Você também pode continuar usando os comentários, pois eu sempre leio eles e é mais fácil me encontrar por aqui :P

    Atenciosamente,
    Tiago

    Rafael disse...

    Tiago, primeiramente obrigado pelas palavras e por mais uma vez exclarecer minhas dúvidas =P. Já lhe adicionei no meu novo MSN, pena que esse mês não vou poder entrar muito... Meu tempo também não é muito longo, mas quando for possível falarei com você. Mudando um pouco o assunto, queria lhe perguntar: você tem uma conta no Tibia Space?

    Tiago Paolini disse...

    Disponha sempre! Eu já aceitei o seu convite no MSN.

    Não, não tenho conta no Tibia Space (e nem em qualquer outro site de relacionamentos de Tibia). Talvez isso mude no futuro, mas no momento não tenho planos de me cadastrar lá ;)

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    onde consigo a Key 4503??

    Tiago Paolini disse...

    Essa chave fica no subterrâneo de Folda.

    No mapa desse local (no capítulo 2.2 do artigo), a Key 4503 fica no número 4. São alguns poucos baús nessa área, um do lado do outro, não deve demorar mais do que alguns segundos para procurar em todos eles pela chave.

    Abraços,
    Tiago

    Marcelo disse...

    Eu li as areas de caça 1 a 9

    simplesmente perfeito esse site
    mto bem feito
    explica muito bem

    e pelo visto
    ninguem pode reclamar dele :)

    eu era muito ruim no tibia

    eu não sbia onde era as areas de caça e ninguem me ajudava

    mas graças a Deus achei esse site
    que me ajudou muito

    então eu agradeço

    Tiago Paolini disse...

    De nada! e muito obrigado por suas palavras :)

    Suponho que você vá gostar de saber que a parte 10 já está sendo escrita. Caso você queira saber quando ela for publicada sem ter de ficar voltando para ver, recomendo assinar o feed do blog ou a newsletter caso queira receber o artigo via e-mail.

    Abraços,
    Tiago

    marcelo tessaro disse...

    oi, eutou aki para agradecer, como ja disse eu adoro seu site, mas sinto fasta de duas coisas, poderia faser uma pagina de quests, por favooooor
    faça uma de yalahar

    Tiago Paolini disse...

    Olá, e fico contente pelo elogio :)

    Obrigado pelas sugestões! Já está nos meus planos escrever sobre as quests de Yalahar, e também sobre as áreas de caça do local.

    Quanto a uma página sobre quests. Para ler a respeito do que eu já escrevi sobre quests, você pode ir no link "Quests" do menu "artigos por assunto" na barra lateral.

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Tiago,

    onde tem frost dragon em Svargrond ??

    Tiago Paolini disse...

    Na ilha de Okolnir. Mas para poder ir lá, você tem de fazer a Ice Islands Quest até no mínimo o ponto no qual você ganha o direito de viajar com o NPC Buddel (pois é o barco dele que te leva para Okolnir).

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    muito bom msm o site eu gostei pra car....

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado pelo elogio!

    Anônimo disse...

    Meus parabens cara, gostei do site agora sim tirei minhas duvidas sobre Folda. vlw

    Tiago Paolini disse...

    De nada! Que legal saber :)

    Renato disse...

    Bom demais as suas matérias.... gostaria de saber ao certo mais ou menos quantos water elementais tem em Folda, e queria a sua opinião se sorcerer lvl 45 mata facil eles?
    tava pensando em utamo vita, e SD(sudden death)

    Desde já, obrigado!

    Tiago Paolini disse...

    Muito obrigado!

    Sim, é possível caçar no seu level. Mas eu recomendaria trazer também uma Wand of Starstorm. Eu não sei quantos exatamente existem em Folda, mas sei que são vários e há um andar inteiro só deles :)

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Opa...bom post ! Mas fiquei curioso com aquela parte quadrada que aparece na area oeste do segundo subsolo..com um ponto amarelo no meio..nao consigo ir la :( como que faz ? ao meu ver, ja revirei tudo desse andar.

    Jonny... ( ; Douglas ; ) disse...

    Anônimo disse...


    Opa...bom post ! Mas fiquei curioso com aquela parte quadrada que aparece na area oeste do segundo subsolo..com um ponto amarelo no meio..nao consigo ir la :( como que faz ? ao meu ver, ja revirei tudo desse andar.

    21 de novembro de 2010 20:07


    -------------------------------------------------------


    Ola,

    Não sei se entendi exatamente o Lugar que voce quis saber. mas se for o que eu estou pensando é esse(http://map.tibiaauto.net/?x=32111&y=31577&z=9).

    se não for esse(http://map.tibiaauto.net/?x=32111&y=31577&z=9) você ira encontrar o lugar que você quer nesse site aqui(http://map.tibiaauto.net/).

    Obrigado *.*

    Anônimo disse...

    gostei muito do site continue asim

    Anônimo disse...

    Primeiramente, muito bom o tópico, muito bem explicada a quest, parabéns.
    Segundo, uma dúvida: no mapa que mostra o respawn das criaturas com numeração e tal tem uma sala que tem o número 1 que diz ter 3 minotaurs. Aquela sala tá sempre trancada. Sendo assim, queria saber se tu sabes que chave tem que usar para entrar lá e onde pega essa chave.
    Valeu!

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado pelo elogio!

    A chave fica no número 13 do mesmo mapa. Neste local: http://map.tibiaml.com/?p=32202,31570,10:7

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    =) i ae

    achei muuito legal este site, vo continuar pesquisando tudo nele =)

    to começando a jogar tibia novamente depois de 4 anos sem jogar =x

    Tiago Paolini disse...

    Que bom ouvir isso! Sugiro ler os artigos de Updates para se atualizar.

    A propósito o blog logo vai fazer quatro anos, o mesmo tempo que você não joga, olha a contagem regressiva no topo :)

    Abraços,
    Tiago

    Tiago Paolini disse...

    Os links dos mapas foram concertados, e agora os mapas estão funcionando novamente!

    Desculpem pela demora.

    Cordialmente,
    Tiago

    Anônimo disse...

    NO TIBIA SOU DRUID E MUITO EXPERIENTE SOU LV 33 E JA FUI ENGANADO 4 VEZES

    LORD CRUZES: SAOG, SE VC COLOCAR SEU ESCUDO AQUI NA MESA JUNTO COM O MEU EU TE DOU 1 TOWER SHIELD

    SAOG ADRI(EU): PARA QUER ISSO CARA ¬¬

    LORD CRUZES: PARA EU TIRAR PRINT SCREW PARA EU POR NO TIBIASPACE

    SAOG ADRI(EU): VLW TBM VOU TIRAR PRINT SCREW

    ZAAAAAAAAAAAAAAAAA

    BOTEI MEU SHIELD NA MESSA RAPIDAMENTE ELE ARASTOU PRO CHÃO TACOU UMA " FIRE FIELD RUNE " ME EMPURROU PARA UM CANTO E AARASTOU UM NPC ME BLOQUEANDO ELE FEZ QUESTÃO DE ESPERA A " FIRE FIELD RUNE " PASSAR E PEGAR MEU SHIELD ( DRAGON SHIELD )


    TODAS AS 3 VEZES QUE FUI EMGANDO FOI PARECIDA QUERIA SABER COMO FAÇO PARA ME LIVRAR DELES

    NEM ADIANTA FALAR PRA EUI REPORTAR QUE N DA CERTO !!!!! O TIBIA SO LE AS REPORTS DE PREMMIUN ACOUNT!!!!

    Tiago Paolini disse...

    Nunca coloque os seus itens onde os outros possam pegar, é simples assim :)

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    vlw

    ai, tinha uma quest que da acesso a ISLE OF KING
    tinha que pegar FAMILIAR BROOCH e tudo +

    ja fiz a primeira parte que da aceso a ilha
    queria saber se o resto da quest oferece perigo para mim.

    é que eu sou muito medroso tenho medo de entrar até numca cave de cyclops.


    DRUID
    LV 33
    USANDO HALISTORM ROD ( ICE )
    ML 33

    obrigado

    Tiago Paolini disse...

    A quest de da Isle of the Kings é só pegar e entregar o broche.

    Mas se o que você quer saber é se você consegue caçar na ilha, até o quinto subsolo dela você deve conseguir. No sexto subsolo tem monks que já são um pouco mais complicados, mas se você quiser tentar...

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    aaaaaaaaaaaaa que droga

    eu entrei numa parte da casa cheia de monks e depois disse n consigo sair da ilha, tão dizendo que eu sou criminoso como saio dali !!!??

    Tiago Paolini disse...

    Você não pode entrar nessa área... Se entrou, só tem dois jeitos de sair: pagando uma multa ou morrendo.

    Para o seu level, a multa é de 1000 gp, o que nem acho que é tanto assim. Para pagar ela diga "crime" ao Costello.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk thiago finalmente vc errou

    eu n morri nem paguei multa nenhuma olha oke eu fiz:

    1- fiz meu kina entrar na ilha e der um SCHYTER para meu druid presso ( shyter e usado para cortar trigo )

    2-fiz meu druid pegar o shyter e cortei um trigo que tinha la. loguei em cima dele e no outro dia estava na minha city.


    TP TELEPORT

    O FAMOSO TP

    Tiago Paolini disse...

    Hehe, você foi bem criativo :)

    Apesar de o TP não ser uma função oficial do jogo (e sim uma medida para evitar que por qualquer motivo você fique preso entre paredes ou pessoas), ele não é mais contra as regras. Antes era e você podia ser banido.

    Até mais,
    Tiago

    Anônimo disse...

    que isso !!! ^_~


    não sabia que era contra as leis do tibia corria risco e nem sabia
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Tiago Paolini disse...

    Hehe.

    Acho que não é mais contra as regras porque era difícil saber quando alguém estava fazendo de propósito ou não e porque eles preferem resolver esse tipo de questão ajustando a forma como o jogo funciona, em vez de punir.

    Abraços,
    Tiago

    Pedro H. disse...

    Alawar's Vault Quest foi deletada? Nao há mino archer naquele local e se ganha otra key no baú.

    Tiago Paolini disse...

    Que eu saiba não. Esse artigo tem mais de 3 anos, e mudaram um pouco o local do mino archer desde então. Mas ainda assim, a chave continua lá e ela ainda serve para abrir a porta da saída :)

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    parabens! ajudou me e muito! vcs sabem do assunto!

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado pelo elogio! Fico contente que te ajudou ;)

    Anônimo disse...

    Oi, bem, acho q lv 30 pra Alawar (é assim?) é mt, meu druid no lv 17 sozinho sem pega os behol, foi até lá de boa ^^
    acho q lv 25 vai sussa ^^

    Eduardo Bellaguarda disse...

    Parabéns cara! Muito Bom! No aguardo dos próximos!! Rsrs

    Iris LHR disse...

    "THERE IS NOT ENOUGH ROOM" Também aconteceu comigo, é só usar a runa entre as duas passagens apagar o fogo e utilizar a pick entre as duas passagens se você notar o solo já esta "quebradiço". Parabéns, exelente, obrigada!

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado a todos pelos elogios ;)

    Mariana disse...

    Brother, sera que desativaram a quest? depois que eu matei o mino eu fui no ciorredor onde estao as bolas de fogo no chao, consegui destruir todas com o destroy field, menos as duas ultimas que ficam em cima dos buracos, apartece assim " There is not enough room" e nao da mais =[

    Postar um comentário

    Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

    Observe que:
    - se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
    - se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
    - caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
    - comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

    Escreva seu comentário: