quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Sobre o próximo update

O Update de Natal do Tibia está chegando, e você está curioso para saber quais são as novidades? Então confira neste artigo algumas expectativas.

Artigo escrito com a colabroração do nosso parceiro Mundo Tibia Br

1. Especulações

Atualmente existem vários itens que foram adicionados no update anterior que ainda não foram encontrados, acredita-se que com este update alguns deles (ou todos, quem sabe) sejam liberados em quests ou até mesmo em loots.

Itens ainda não encontrados no Tibia
Itens ainda não encontrados

Atualizações:

  • o machado (último item do canto inferior direito) já foi encontrado. Ele se chama demonwing axe foi achado na inquisition quest em Menera, loot de hellgorak (obrigado ao nosso leitor Alessandro por chamar a atenção para isso!)
  • Agradecimendos ao Rafael, do nosso parceiro Langobardis, por nos informar o seguinte: aquele item ali que parece com um carretel de linha (ultimo item da segunda linha no canto inferior direito) também já foi encontrado, só não sei te dizer como, mas uma amiga minha possui esse item no servidor de Neptera
    "10:46 You see spiderwebs.
    It weighs 0.05 oz.
    You can hang these on your walls."
Alguns meses atrás a CipSoft fez um feedback que pedia sugestões para nomes de plantas de pântano, talvez isto esteja relacionado ao update e que Venore passará por modificações ou será lançada uma nova cidade que possuirá um pântano. Em todos os updates de Natal a CipSoft lança uma nova cidade, e uma delas pode abrigar o terrível monstro Zoralurk (ele é um Archdemon e também é membro do Triangle of Terror), mais conhecido como o dêmonio das mil faces, ele tem esse apelido, pois, ele muda sua forma física (se transforma em um Demon, Behemoth, Giant Spider e possivelmente outras Criaturas), simulando ataques falsos e usando muitos outros golpes baixos para confundir seu oponente. Zoralurk foi visto apenas uma vez em um test server privado em 2007, ele foi sumonado pela CM Iscen no deserto de Ankrahmun.

Uma grande expectativa é a implementação do Addon 3, pois, no último Update a janela de Outifit foi remodelada e a opção do Addon 3 não foi retirada.





Possíveis itens para fazer o Addon 3

Fonte das informações desse primeiro capítulo: Portal Tibia.

2. Algumas propostas interessantes

O site oficial do Tibia possui um fórum no qual os jogadores podem fazer propostas de novas coisas ou de mudanças no jogo. A CipSoft, especialmente os CMs (Community Managers), lêem freqüentemente o fórum de propostas, e recentemente os CMs colocaram nesse fórum um sistema de classificação de propostas no qual eles analizam quais delas possuem mais chances de serem implementadas no jogo.

Então vamos dar uma olhada em algumas das idéias mais promissoras da lista, pois há chances de algumas delas estarem ou no próximo updade ou nos seguintes. Vale frisar que não há nenhuma garantia de essas idéias serem implementadas, mas a possibilidade delas se tornarem realidade existe.
2.1 Idéia promissoras
Essas são algumas das idéias que chamaram mais a atenção. Elas já foram encaminhadas para os departamentos responsáveis para análise, no entanto ainda não foram discutidas em detalhes dentro da Cip. As idéias na categoria de promissoras são:
  • Abrir uma nova aba de conversa quando você receber uma mensagem particular: atualmente se uma pessoa envia uma mensagem particular para você a mensagem aparece no canal default, a não ser que já exista aberta alguma aba de bate-papo com essa pessoa. No entanto, isso pode fazer com que você acabe perdendo algumas mensagens, e a proposta vem no sentido de resolver isso. Porém, para evitar spam, não é com qualquer mensagem que uma nova aba abriria; pode haver uma opção de ligar ou desligar a função e também uma lista de permissões (para dizer com as mensagens de quem uma nova aba vai abrir).
  • Proposta sobre a Battle ListOpções na Battle List: ela poderia ter botões para esconder ou mostrar os jogadores e os monstros. Isso poderia ajudar em quests especialmente no caso de haver um grande grupo de jogadores, pois aí você verá só os monstros que tem de atacar sem que eles estejam misturados entre os jogadores na lista. Ou também pode se querer o contrário, por exemplo no caso de uma guerra, quando o interesse é atacar outros jogadores.
  • Novas funcionalidades para guilds: há duas propostas interessantes nesse sentido. Uma delas diz respeito a existir alguma mensagem do dia da guild, que o líder dela poderia escrever e ela apareceria para os membros da guild quando eles entrarem no jogo (dessa forma ficaria mais fácil comunicar, por exemplo, eventos da guild e guerras). Outra diz respeito a existir uma mensagem no topo do do canal de bate-papo da guild que o líder escreveria (mais ou menos como já existe no canal Help), essa mensagem no canal da guild poderia ser, por exemplo, algum tipo de aviso ou as regras do chat.
  • Segunda promoção: Já existe uma promoção no level 20, mas propõe-se que haja uma segunda mais ou menos no level 100. Essa nova promoção daria duas vantagens: uma nova magia bem poderosa e uma habilidade especial (ela poderia ser algo como andar ainda mais rápido, resistência maior a um dado tipo de ataque, maior dano em algum tipo de ataque, gastar menos mana com magias etc.). A magia e a habilidade passive seriam algo que dependeriam de vocação para vocação.
  • Ver o dano sofrido e a experiência ganha em uma janela separada: atualmente o dano recebido é exibido no canal default, o que pode gerar um certo "spam" e ainda por cima deixar para trás as falas de outros personagens. Nessa proposta temos a idéia de uma nova aba apenas para mostrar o dano, e nessa aba também poderia aparecer a experiência ganha.
2.2 Idéias quentes
De todas as idéias que chamaram a atenção, essas são as que possuem mais chances de serem implementadas. Elas já foram encaminhadas para os departamentos responsáveis para análise e estão sendo discutidas dentro da Cip:

  • Quests para desconto de AoL e blessings: O AoL (Amulet of Loss) previne a perde de itens ao morrer enquanto que as blessings (bênçãos) diminui as perdas de skills e de experiência, no entanto eles são bem caros. Essa proposta diz respeito a existirem quests que quando completadas permitem você obter desconto na compra dessas coisas, algo em torno de 10% a 30% menos.
  • Recuperar skills e experiência perdidos com a morte: as perdas são bastante grandes no Tibia, e se você morrer em um level bem alto pode levar um bom tempo para recuperar tudo. Esta idéia vem no sentido de ajudar nisso. Quando o seu personagem morresse, uma certa parte da experiência perdida iria para um tipo de uma reserva, e quando você matasse algum monstro você ganharia de volta alguns dos pontos nessa reserva (os pontos recuperados seriam uma certa porcentagem da experiência que o monstro dá normalmente). Quanto aos skills, eles passariam a aumentar um pouco mais rapidamente até chegar no tanto que você tinha antes de morrer.
  • Deletar os botters em vez de bani-los: Botters são jogadores que usam programas que executam certas ações automaticamente. Atualmente eles são banidos por 30 dias, e recebem um Final Warning (que é um aviso de que a conta será apagada no caso de futuras violações). Mas se reclama que ainda assim os trapaceiros saem ganhando, pois ao voltarem continuam com toda a experiência que conseguiram trapaceando. Por esse motivo, essa proposta diz que quem for pego usando bot deve ser ter a sua conta deletada instantaneamente mesmo se a pessoa jamais tiver sido punida antes.

3. Palavras finais

Vimos uma porção de idéias bem legais, mas vale recordar que não há garantias de que se elas serão implementadas ou quando. Mas em todo o caso vimos algumas coisas prováveis de entrarem no jogo uma hora ou outra. O que quer que venha no próximo update, será bem interessante!

Mas você deve estar se perguntando quando será o update. Baseado nas datas de lançamento dos últimos updates de natal, o site Portal Tibia fez uma estimativa da data de lançamento (12/12/2008). Com base nela, e no fato de que normalmente os updates começam meio-dia no horário de Brasília, montamos uma contagem regressiva para o update.

Essa contagem pode ser conferida no topo de todas as páginas do blog. Agora é só esperar :)

Já viu que este Update vai ser imperdível, né? Então você não vai deixar de perder também os teasers do update que começam daqui alguns dias, para isso fique ligado no nosso parceiro Mundo Tibia Br, que vai posta-los.

15 comentários:

Anônimo disse...

^^

Alessandro disse...

interessante... pelo jeito algumas coisas boas estão por vir ^^

apenas uma errata, o machado (ultimo item do canto inferior direito) já foi encontrado... O demonwing axe foi encontrado na inquisition quest em Menera, loot de hellgorak. ;D

só 40 dias pro update O.o o tempo voa...

abraços, e continue com o ótimo trabalho =)

Tiago Paolini disse...

Muito obrigado pela informação, Alessandro ;)

Já coloquei ela no artigo!

Até mais,
Tiago

Rafael disse...

Ei Tiago, aquele item ali que parece com um carretel de linha (ultimo item da segunda linha no canto inferior direito) também já foi encontrado, só não sei te dizer como, mas uma amiga minha possui esse item no servidor de Neptera

"10:46 You see spiderwebs.
It weighs 0.05 oz.
You can hang these on your walls."

Parabéns pela matéria e pelo contador, ficou realmente bem legal.

Abraços.

Tiago Paolini disse...

Muito obrigado pelo elogio e pela informação! Já adiciobei ela no artigo ;)

Thor Lumartha disse...

Uma idéia que ainda vou postar lá é a de que as quests, pelo menos as mais difíceis possam ser realizadas mais de uma vez, digamos, a cada ano.
Se o jogador quiser se arrscar nelas, merecem o premio.

Tiago Paolini disse...

Que legal!

Apesar de a Cip não ter tempo de comentar todas as propostas, eles lêem regularmente o fórum delas (aliás, essa é justamente uma das funções dos CMs, os quais tomam nota das propostas). Vale a pena postar lá se você tem uma boa idéia!

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Bem estou aki para saber se é verdade oq todos estão falando sobre os Knight baterem mais após esse update?

Tiago Paolini disse...

Olá!

Sim, é verdade. Haverá uma nova magia para knights chamada "Blood Rage". Ela temporariamente aumentará o ataque dos knights enquanto diminui a defesa. Essa possivelmente será uma magia premium account, porque é com o NPC Zoltan (de Edron, cidade premium) que se poderá comprar ela.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Vocês podem me explicar como que vai ser essa nova magia de kniht?

Tiago Paolini disse...

Quando o knight usar a Blood Rage, o dano do ataque dele vai aumentar bastante por alguns segundos. No entanto, nesse tempo a defesa do knight também vai diminuir bastante e ele vai tomar muito mais dano.

Imagino ser uma magia para acabar com um oponente bem forte bem rapidamente, pois o knight pode não durar muito se a luta se estender demais com uma defesa baixa.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

E por quanto tempo essa magia vai durar no knight?

obrigado

Tiago Paolini disse...

Ainda não está definido quanto tempo vai durar. Serão feitos testes com a magia no test server privado lançado em breve (onde participarão tutores e outros convidados), aí baseado nos resultados será definido o tempo.

Atenciosamente,
Tiago

Vitinho disse...

Nossa belo topico esplico muita coisa
sobre u updat

Tiago Paolini disse...

Obrigado pelo elogio :)

Abraços,
Tiago

P.S.: Nossa! Já faz mais de 1 ano que esse artigo foi publicado, mas como o tempo passa rápido! Do que o artigo disse, por enquanto só os itens se confirmaram. Vamos ver se algum dia pelo menos alguma das demais possíveis novas coisas chegue no jogo :)

Postar um comentário

Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

Observe que:
- se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
- se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
- caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
- comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

Escreva seu comentário: