domingo, 7 de dezembro de 2008

A lenda de Yalahar

O update de natal desse ano já chegou, e uma das grandes novidades que ele traz é a cidade de Yalahar, que foi fundada por uma misteriosa raça antiga conhecida por Yalahari. Muitos segredos se escondem nessa cidade.

No artigo de hoje revelarei o passado oculto dessa intrigante cidade, o qual não foi contado por completo em nenhum teaser do update. Essa história é um prato cheio para todos aqueles que gostam do lado RPG do Tibia ou que simplesmente querem saber mais sobre o update.

1. O começo de Yalahar

No decorrer da grande guerra entre os deuses Uman e Zathroth nos primórdios do mundo tibiano, foi criada a poderosa raça dos Yalaharis para ajudar na batalha. No entanto os Yalaharis não quiseram se sacrificar nas batalhas porque não viam nenhum propósito nisso, assim eles se retiraram para uma longínqua ilha onde construíram sua cidade e a chamaram de Yalahar.

Os Yalaharis se dedicaram a arte e a pesquisa científica, e se tornaram bastante desenvolvidos nessas áreas. Os Yalaharis preferiam cuidar apenas do lado intelectual e deixar o trabalho braçal nas mãos de lacaios que eles contrataram de terras estrangeiras, esses lacaios receberam a denominação de "Augur", eles simplesmente realizavam as tarefas aos quais eram ordenados sem nem mesmo saberem o que estavam fazendo. Então passou a haver dois grupos em Yalahar: os Yalaharis, os quais eram adeptos das artes e das ciências; e os Algurs os quais serviam aos Yalaharis.

Os avanços alcançados pelos Yalaharis fizeram com que a cidade entrasse numa era de ouro, e nada indicava que em breve tudo isso iria mudar radicalmente.

2. O declínio de Yalahar

Durante a sua pesquisa científica, os Yalaharis descobriram uma entidade que vivia em um local que aparentemente existia entre as dimensões. Eles a chamaramela de "Variphor". Inicialmente eles ficaram bastante contentes com essa descoberta, porém essa euforia logo seria substituída por medo. Variphor manipulou os Yalaharis negativamente, e o fez com que eles começassem a lutar entre si.

Yalahar começou a decair. Então os Yalaharis se isolaram na área central da cidade, deixando os Augurs de fora e cortando qualquer contato com eles. Em certo momento, os Augurs resolveram se infiltrar no interior da parte central da cidade. Para a sua surpresa, eles descobriram que os Yalaharis haviam sumido por completo.

3. Os novos Yalaharis

Por algum tempo, os Augurs tentaram aprender o conhecimento Yalahari, e eles se intitularam como sendo os novos Yalaharis. Mas tudo o que conseguiram compreender foi o básico. Dessa forma eles acabaram continuando presos a realizar as mesmas tarefas braçais as quais estavam acostumados, e não tiveram.

Com o tempo, eles acabaram se tornando poucos de mais para continuar mantendo a cidade. Então os novos Yalaharis, da mesma forma que os seus antigos mestres, também começaram a contratarem pessoas de outras terras para serem seus Algurs. Dessa forma muitas novas pessoas foram trazidas a Yalahar. Enquanto isso, os antigos Augurs (agora os novos Yalaharis) começaram a se concentrarem na região central da cidade.

Os novos Yalaharis continuaram a trazer mais e mais pessoas para a cidade. Nem todas elas se tornaram Augurs, uma boa parte delas passou a viver em Yalahar como cidadãos comuns. Logo os recursos da cidade se tornaram insuficientes para fornecer casa e comida para todos os seus habitantes.

4. O novo governo de Yalahar

Além disso, o tempo e o envelhecimento da cidade também começaram a prejudicar ela, pois os novos Yalaharis não compreendiam completamente o funcionamento de toda a maquinaria da cidade, e assim não eram capazes de cuidar ou reparar ela. Com o passar dos anos, partes e mais partes da cidade foram perdidas devido à ignorância, falta de recursos ou catástrofes. Então os novos Yalaharis decidiram permanecer no centro da cidade, deixando os Augurs cuidarem do restante dela do jeito que conseguissem...

Apesar da incompetência dos novos Yalaharis, a imagem de Yalaharis deles possibilitou que se mantivessem supremos no poder. Por um bom tempo eles não foram nem cruéis e nem abusaram do poder, e vestiam as poderosas armaduras e armas dos verdadeiros Yalaharis, e continuaram o trabalho com a cidade e até que não se saíram muito mal.

E isso até que foi funcionando bem por um tempo, apesar de boa parte da cidade já ter sido perdida para o caos e a anarquia. Entretanto, a partir de certo momento as coisas começaram a mudar, e foram dadas ordens para mudar muitas das rotinas da cidade foram alteradas. Os novos Yalaharis dizem que essas ordens são frutos de algum conhecimento Yalahari que havia perdido, mas que acabou de ser encontrado, no entanto os seus Algurs julgam que essas ordens possuem origem duvidosa e que os novos Yalaharis estão mentindo sobre encontrar um conhecimento perdido.

5. A tentativa de reerguer Yalahar

Enquanto isso, os novos Yalaharis afirmam que durante muito tempo eles se concentraram excessivamente com o seu desenvolvimento intelectual, e que assim acabaram negligenciando as necessidades de seu povo. Os novos Yalaharis também passaram a afirmar que confiaram demais na ajuda dos Augurs e que não receberam quase nada em troca. Por tais razões, eles decidiram dessa vez tomarem eles mesmos a iniciativa de mudar as coisas.

Assim, eles decidiram parar de dar à população o que chamaram de "liberdade demais", e passaram aumentar as restrições do povo para darem o que chamaram de "orientação". Ao ver da população, os novos Yalaharis passaram a governar a cidade com "punhos de aço", mas ainda assim os novos Yalaharis julgam que somente dessa forma a cidade poderá (guiada por eles) florescer e recuperar a sua antiga glória.

Os novos Yalaharis dizem que isso só pode ser alcançado por meio de decisões drásticas, e que a cidade precisa de uma base sólida. Para isso é necessário, segundo eles, limpar a cidade: da mesma forma que um jardineiro faz, as partes podres devem ser cortadas foras enquanto que as boas devem ser cultivadas. Assim, os novos Yalaharis afirmam que para reerguer a cidade sacrifícios serão necessários, mas que eles serão mínimos e servirão para o bem maior.

Todavia, os Augurs dizem que os novos Yalaharis estão mentindo e agindo apenas por interesse próprio, e que o governo delas levará a ruína da cidade. E por outro lado os Yalaharis dizem que os Augurs têm medo das mudanças que virão, e que a ignorância deles é o que está levando a cidade à ruína.

O palco para uma disputa épica está montado!

6. Palavras finais

Quem está certo, os novos Yalaharis ou os Algurs? Quem está mentindo? Ou será que ninguém tem razão nessa história toda?

O update já foi lançado, essa excitante história continuará dentro do jogo e você poderá fazer parte dela! De que lado você vai ficar? As suas decisões poderão definir o destino de Yalahar ou quem sabe fazer com que a cidade sequer tenha um destino...

49 comentários:

Anônimo disse...

Como chegar a Yalahar ?

Tiago Paolini disse...

Antes de mais nada, é preciso ser membro da Explorer Society. Para isso, complete a primeira missão da Explorer Society Quest.

Feito isso, vá até a academia mágica de Edron. Lá (no centro dela) existe um pesquisador chamado Wyrdin que está estudando Yalahar. Peça uma missão ao Wyrdin (diga "mission") para ele. Explicar toda a (bem longa e complexa) quest de Yalahar levaria muito tempo e por isso farei isso em algum artigo daqui a alguns meses. No entanto pedir essa missão é o bastante para ganhar o direito de viajar a Yalahar (afinal eu ainda não conheço tudo sobre a quest e preciso pesquisar mais).

Então, após pedir a missão vá até o navio Captain Max em Liberty Bay. O NPC Capitain Max agora pode te transportar para Yalahar por 400 GP (simplesmente diga "Yalahar" e "yes").

Por enquanto ele é o único NPC que pode te levar a Yalahar, mas há uma outra quest (que é parte da quest the Yalahar) a qual pode fazer com que os outros capitães dos outros barcos também possam te levar e ainda por cima por um preço menor. Para isso complete a "Searoutes around Yalahar Quest".

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Gostaria que você futuramente postasse lugares de caça recomendados para knights de level médio.
Agradeço desde já.

Tiago Paolini disse...

Olá! Obrigado pela sugestão, mas eu já venho fazendo isso na minha série "Áreas de caça".

Eu julguei mais didático dividir as áreas de caça por local, em vez de por level, pois assim fica mais fácil encontrar algo perto de onde você quer e também porque é mais simples de conseguir abordar a maior parte dos locais. No entanto eu dou sugestões de levels para cada local.

Abraços,
Tiago

Yuri disse...

qeuria saber como faço a quest pra baratear a passagem pra yalahar!

Tiago Paolini disse...

Essa quest é feita com a capitã Karith, que fica no barco à direita daquele que você chega pela primeira vez em Yalahar. Ela inicialmente não quer transportar ninguém, mas te diz que pode mudar de idéia se você converncê-la de que vale a pena viajar para outras cidades.

Para isso ela solicita que você traga uma coisa especial de pelo menos 5 outras cidades. A maior parte das cidades do Tibia têm algum item especial, e você deve trazer para a Karith 5 desses itens.

Aí vai uma lista de cada um dos itens especiais:
* Liberty Bay: Vá até o NPC Lyonel na taverna de Liberty Bay. Fica ao lado do Depot.
Dê trade e compre Flask of Rum.
* Carlin: Procure pela NPC Florentine em Carlin. Ela fica ao sul do Templo.
Dê trade e compre Bowl of Evergreen Flowers.
* Venore: Procure pelo NPC Rodney que vende frutas em Venore. Você pode encontrar ele ao leste do navio.
Dê trade e compre Sample of Venorean Spice.
* Ankrahmun: Procure pelo NPC Mehkesh em Ankrahmun, ele vende poções. Ele fica ao norte do depot, no segundo andar.
Dê trade e compre Jug of Embalming Fluid.
* Thais: Procure pelo NPC Gamon que vende móveis. Dê trade e compre Piece of Royal Satin.
* Ab'Dendriel: Procure pelo NPC Brasith ao norte da cidade. Dê trade e compre Bottle of Bug Milk.
* Darashia: No centro da cidade, fale com o NPC Omur. Dê trade e compre Sample of Sand Wasp Honey.
* Port Hope: Procure pelo NPC Zaidal em cima do Depot. Dê trade e compre Elephant Ivory.
(Créditos das localizações dos itens: Portal Tibia Wiki)

Lembre-se de que você só precisa de cinco desses itens, não há a necessidade de comprar todos.

Quando tiver os cinco itens em mãos, vá até a Karith. Para entregar um item fale o nome da cidade de onde ele veio e então diga "yes" (repita o processo para os outros quatro itens).

Depois que você entregar todos, a Karith passará a te transportar para outras cidades por bem menos dinheiro que os 400 GP que você pagava por viagem. Os capitães das outras cidades também te transportarão para Yalahar pelo mesmo preço da Karith, antes de completar a quest só o Captain Max de Liberty Bay te transportava, e ainda por cima ele cobrava 400 GP.

Qualquer coisa mais, pode perguntar ;)

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Olá, adorei esse Blog.
Gostaria que tivesse dicas de caça para paladinos ( de preferencia lugares abertos .
Desde já agradeço pelo seu trabalho.
Bye

Tiago Paolini disse...

Olá! Obrigado pelo elogio :)

Há dicas para paladinos na série "Áreas de caça".

Mas em todo o caso, se você estiver querendo dicas especificamente de Yalahar, a superfície da maior parte dos quarters (setores) da cidade eles são áreas abertas, exceto pelo Arena Quarter e o Magician Quarter (nesses dois é mais recomendável caçar com um blocker). O Sunken Quarter, que fica no fundo do mar, é uma área aberta mas você se movimenta bem lentamente por estar debaixo d'água.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Continue assim, parabéns

Tiago Paolini disse...

Pode deixar :), e muito obrigado!

Anônimo disse...

Sem duvidas esse e um dos melhores Blog que eu ja vi...
E Tiago vc ta fazendo um OTIMO trabalho aqui.Queria saber se vc e Tutor ou ADM do site,e queria saber tambem se vc joga Tibia e que prosfissão vc se caracteriza mais (:!!!
Des de ja Vlw ae e Boas Sorte com o BLOG vo fika ligado aqui (=
e meu nome e Kaique se kiserem add ae msn to com 160 so ajuda ae xD kaique1030@hotmail.com
inclusive vc ae Tiago se Puder !!! Braços ae xD

Tiago Paolini disse...

Olá, e obrigado pelo elogio!

Eu não tenho nenhum cargo oficial no Tibia.

Eu era tutor até há pouco tempo atrás, mas saí do cargo devido a eu estar bastante atarefado na vida real. Pretendo voltar a ser tutor em breve.

A profissão com que eu me caracterizo mais no jogo é o knight. Para maiores detalhes de porque eu gosto dessa vocação, leia esse comentário meu.

Até mais,
Tiago

gabrielf10 disse...

olha cara está muito bom, mas também tem muitos erros de portugues, por favor corrija-os.
(Palavras juntas, letras em palavras faltando...)

Tiago Paolini disse...

Muito obrigado por avisar! Eu já corrigi.

Anônimo disse...

como fasso a primeira missao da Explorer Society Quest?

Anônimo disse...

brigadao cara.
abrass

Anônimo disse...

precisa ser premiun?

Tiago Paolini disse...

Para poder ir até Yalahar precisa ser premium.

Anônimo disse...

quero saber como faço a primeira missao para yalahar ,pois o site que voce indicou esta fora de area

Jonny... ( ; Douglas ; ) disse...

Olha para você entrar em Yalahar, você tem que fazer pelomenos a primeira missão da "explorer Society"

Se foce não sabe como faze-la http://www.xtibia.com/forum/topic/132013-the-explorer-society-quest/

Mais Por inquanto a preço da passagem é muito caro e so o captain Max pode te levar (400 gps).

Espero que seja isso, qualquer duvida so perguntar.

OBG & Saudações Tibianas

Heloisaa disse...

Valew ae vei vooc ajudo muito. brigadão mesmo ;D

Anônimo disse...

sample of sand wasp honey oq e isso? me ajudem plz

Anônimo disse...

ta man se eu fizer aquela questisinha de yalahar pra baratear os navios eu so vo te yalahar por mais barato?

Tiago Paolini disse...

> sample of sand wasp honey oq e isso? me ajudem plz

É um item que pode ser comprado em Darashia, no NPC Omur, por 200 GP. Aliás, quase todos os itens da quest podem ser comprados em suas cidades (menos o elephant tusk, que é loot). Recomendo ver essa página: http://www.tibiawiki.com.br/Searoutes_around_Yalahar_Quest_Spoiler

> ta man se eu fizer aquela questisinha de yalahar pra baratear os navios eu so vo te yalahar por mais barato?

Sim, se você viajar pelo barco normal (não pelo barco do Captain Max).

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Isso que torna o Tibia um jogo diferente dos outros, ele não é apenas um gráfico 2D, está cheio de mistérios.

Diego.

Anônimo disse...

ola eu sou um sorcerer premium lvl 19 qria fazer duas perguntas : 1º, tenho magic lvl 15. é bom para o meu lvl ?
2º: ond eu posso caçar e ganhar uma cuantidade boa de experiencia?

Tiago Paolini disse...

Quanto ao magic level, isso é uma coisa meio polêmica, pois cada fórum de Tibia que você for perguntar vão te dar respostas diferentes de qual magic level é bom ter em cada level, não existe um acordo quando a isso e muito menos uma tabela oficial...

Não existe absolutamente nada que obrigue alguém a ter um certo magic level em um certo level, isso é uma meta que as pessoas se colocam, não existe um acordo quando a isso e muito menos uma tabela oficial... Além do mais, depois de um tempo fica bem demorado ganhar magic level e o benefício de alguns poucos pontinhos a mais não é tão significativo assim.

O que eu posso te dizer é o seguinte: se nos seu magic level está dando para caçar legal o que você caça, então não tem o que se preocupar; mas caso contrário talvez você deva treinar um pouquinho mais o seu magic level.

Quanto a caçar, recomendo esses locais:
* Amazon Camp (Venore) - Venore
* Amazon Tower - Carlin
* Kazordoon Minotaurs - Kazordoon
* Magician Tower - Kazordoon
* Elvenbane - Ab'Dendriel
* Foreigner Quarter - Yalahar
* Shadow Tomb - Ankrahmun
* Arena e Zoo Quarter - Yalahar
* Dark Cathedral - Kazordoon
* Earth Elemental Cave - Edron
* Orc Cave - Edron
* Mount Sternum - Thais
* Outlaw Camp - Kazordoon
* Tarpit Tomb - Ankrahmun

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

MUITO OBRIGADO PELA AJUDA

Anônimo disse...

E ALÉM DO MAIS EU ACHIE INCRIVEL AS DICAS DO BLOG.
ACABO DE FAZER A QUEST DA ELEONORE ( E É UMA NOVELA MSM ISSO).AGORA ESTOU TENTANDO GANHAR A CONFIANÇA DOS PIRATAS. :D.
NOVAMENTE MUITO OBRIGADO PELA AJUDA

Mara rais disse...

Olá, Gostaria de saber como faço para caçar embaixo dágua? como chego lá? aonde é? sou louca pra ir maiis ninguem me ensina =/ tenho uma kina 162 ;D

Anônimo disse...

OLA EU ACABO DE FAZER A DESERT QUEST . SOU UM SORCERER . SÓ Q N SEI COMO EU GASTO O MEU DINHEIRO .
E MARA RAIS EU SÓ SEI Q VC VAI PRECISAR D UM Helmet of the Deep SÓ Q ELE PESA 210.00 OZ.

Tiago Paolini disse...

> E ALÉM DO MAIS EU ACHIE INCRIVEL AS DICAS DO BLOG.
ACABO DE FAZER A QUEST DA ELEONORE ( E É UMA NOVELA MSM ISSO).AGORA ESTOU TENTANDO GANHAR A CONFIANÇA DOS PIRATAS. :D.
NOVAMENTE MUITO OBRIGADO PELA AJUDA


Valeu por suas palavras!

Tiago Paolini disse...

Olá, Gostaria de saber como faço para caçar embaixo dágua? como chego lá? aonde é? sou louca pra ir maiis ninguem me ensina =/ tenho uma kina 162 ;D

Antes de mais nada, você precisa usar Helmet of the Deep para poder caçar debaixo da água, o capacete é vendido pelo Captain Max em Liberty Bay por 5k (depois você pode vender de volta para o Captain Max pelo mesmo valor). Para poder comprá-lo você tem de ter começado a missão The undersea kingdom da Explorer Society Quest. Ou você também pode tentar comprar o capacete de outro jogador...

Aqui vai uma lista dos locais submarinos:
* Calassa: O Captain Max pode te levar para lá
* Frozen Trench: Ande pela prancha do barco pirata que fica na parte sul da ilha de Tyrsung.
* Sea Serpent Area: complete a Hunt for the Sea Serpent Quest.
* Sunken Quarter: na parte leste de Yalahar (aqui).

Abraços,
Tiago

Tiago Paolini disse...

> OLA EU ACABO DE FAZER A DESERT QUEST . SOU UM SORCERER . SÓ Q N SEI COMO EU GASTO O MEU DINHEIRO .
E MARA RAIS EU SÓ SEI Q VC VAI PRECISAR D UM Helmet of the Deep SÓ Q ELE PESA 210.00 OZ.


Eu investiria esse dinheiro em magias, aí você pode caçar melhor e ganhar ainda mais dinheiro :)

Anônimo disse...

Olá, primeiramente eu queria parabenizá-los pelos artigos, que são exelentes. E gostaria de fazer-lhes um pedido: um artigo sobre casamento!
Desde já agradeço

Tiago Paolini disse...

Obrigado pelo elogio!

Idéia anotada :)

Anônimo disse...

OLA EU GOSTARIA DE SABER UM LUGAR BOM DE EXPERIENCIA E LOOT PARA UM SORC PREMIUM LVL 25 CAÇAR

Tiago Paolini disse...

As tumbas de Ankrahmun e o Magician Quarter de Yalahar são ótimos lugares.

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

O UNICO PROBLEMA É Q TENHO MEDO DOS INFERNALIST Q TEM LAH

so entra loko disse...

tiago, vc fez algum tutorial de como chegar a yalahar ?? to com muitas duvidas aki e preciso saber rapido

Chuck norris disse...

Eu sou premium lvl 40 mas nao sei onde caçar porfavor min diz onde eu caço e arrumo uma graninha Boa plix...

Anônimo disse...

eu sou lvl 40 premium porfavor min diz onde eu caço e onde arrumar uma boa graninha plix...

Tiago Paolini disse...

Olá!

Eu recomendo caçar em Yalahar, Farmine, Barbarian Camp, Mistrock ou Laguna Islands.

Abraços,
Tiago

PiTbulL disse...

Olá sou paladino lvl 61 premium é querisa saber um local de caça onde poderia upar pelo menos um lvl por dia e fazer pelo menos uns 10k por hunt , meu set é demon helmet , zaoan legs , boh demon shield zaoan armor , espero sua resposta obrigado desde já.

Anônimo disse...

GENTE ME AJUDEM SOU DO MUNDO DE ASTERA,EU COSTUMAVA UPAR MEU SORCERER NO AMAZON CAMP(VENORE) MAS LA TEM ALGUMS BOTER Q MATAM AS CRIATURAS NAO SOBRANDO CAÇA NENHUMA ALGUEM PODERIA ME AJUDAR

Postar um comentário

Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

Observe que:
- se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
- se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
- caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
- comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

Escreva seu comentário: