terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Viajando pelas memórias: Como foi 2009 no Tibia

O blog Tudo sobre Tibia orgulhosamente apresenta o seu primeiro artigo de 2010! Para comemorar o novo ano vamos relembrar os acontecimentos marcantes de 2009 no Tibia. Veremos os altos, os baixos, as novidades, problemas, debates e várias outras coisas que ocorreram no último ano. Apertem os cintos, vamos viajar pelas memórias do ano que passou!

Nota: Eu sei que o site oficial do Tibia fez uma retrospectiva do jogo, mas ela foi um tanto quanto resumida. No presente artigo será apresentado em maiores detalhes o que ocorreu no jogo e também diversos acontecimentos que ficaram de fora da retrospectiva oficial.

Janeiro

Tibia entrou em 2008 com uma grande cidade nova, Yalahar, que havia sido lançada algumas semanas antes. Ela trouxe muitas áreas de caça novas, com uma enorme variedade de monstros em um mesmo local que nunca antes havia sido vista no jogo. O local também trouxe várias quests novas com uma história bastante intrigante.

Foi nesse começo que ano que o extinto fansite Erig.net completou o seu quarto e último aniversário. Na época ele era o site de estatísticas de Tibia mais popular que existia, mas devido à falta de tempo do administrador dele o site fecharia as portas depois de alguns meses, no final de março.

Mas o acontecimento mais marcante desse começo de ano foi a revelação da ferramenta automática de detecção de botters, que já começou banindo 4959 contas de uma vez. Desde esse momento a ferramenta baniu contas com uma freqüência de 1 ou 2 vezes por mês, banindo em torno de 4000 ou 5000 por vez. A ferramenta funciona a cada certo intervalo porque ela precisa coletar dados sobre os trapaceiros a fim de ter certeza de que eles estão usando bot.

Fevereiro

Em fevereiro, ocorreu o primeiro evento global do Tibia nesse ano: o dia dos namorados. Esse evento conteve NPCs que vendiam cartões de namorados, buquê de flores, fantasias e bolos em forma de coração!

Depois da semana do dia dos namorados, a CipSoft lançou um concurso de backpacks: as pessoas deveriam dar idéias de backpacks novas, então a Cip escolheria as melhores idéias e poria elas em votação. As três idéias mais votadas seriam introduzidas no jogo no próximo update. Além disso, todos os que partiparam da votação participariam de um sorteio para ganhar a backpack mais votada e um CM token.

No final do mês 146 contas foram banidas por usar um cheat chamado "mage bomb", o qual consistia em logar vários personagens em um mesmo local e quando o inimigo passava pelo local todos esses personagens entravam no jogo e atacavam de uma vez. A vítima normalmente não tinha nenhuma chance.

Março

Esse começou com a votação do concurso de backpacks, foram escolhidas quinze idéias e as três vencedoras foram: demon backpack, moon backpack e crow backpack. Não muito depois começou a primeira copa de futebol entre supported fansites, a qual foi vencida pelo TibiaMX.

O assunto mais quente desse mês foi o primeiro patch (no Tibia, patch são alterações ou ajustes no funcionamento do jogo que normalmente ocorrem entre os dois grandes updates de cada ano). Esse patch trouxe ajustes na penalidade de morte, anteriormente ela era grande demais (especialmente para high levels) e agora ela foi diminuída. Também foi alterado o preço das blessings, ele passou a depender do level o que tornou elas economicamente viáveis também para personagens de levels baixos e médios.

Nesse patch também foi diminuído o tempo máximo de stamina de 56 para 42 horas, o qual é o tempo que alguém pode caçar antes de ficar cansado demais para ganhar experiência. Além disso, jogadores Premium Account com mais de 41 horas restantes de stamina passaram a receber um bônus de 50% de experiência nas caçadas, assim ajudando alguns que não pode jogar muito.

As outras mudanças que esse primeiro patch trouxe foram um atraso de dois segundos para poder usar magias ofensivas depois que se sobe ou desce de andar (pois antes era fácil demais matar monstros fortes em certos locais simplesmente subindo uma escada, lançando uma magia e descendo antes de ser atacado), o fato de agora o programa do Tibia não possuir nenhm dado quanto à localização de criaturas invisíveis (antes era possível saber o local usando cheats) e a introdução de um contator de experiência no próprio programa do Tibia. Além disso, junto com o lançamento do patch houve a semana da experiência em dobro.

Ainda nesse mês foi mudada a política de privacidade do Tibia para informar que o programa do jogo passaria a coletar informações de hardware do computador, o que causou certa polêmica. Mas a CipSoft explicou que nenhuma informação pessoal seria coletada e que esses dados seriam usados somente para ajudar a melhorar a compatibilidade do jogo com o maior número possível de computadores.

No final do mês, o supported fansite Erig.net finalmente fechou as suas portas devido à falta de tempo de seu administrador.

Abril

Nesse mês foi comemorado no Tibia não uma, mas duas datas especiais: primeiro de abril (o dia da mentira) e a páscoa. Para celebrar o primeiro de abril foram disponibilizados no jogo itens como presentes que explodem ao serem abertos, almofadas de pum e varinhas que transformam as outras pessoas em galinhas, sapos ou ratos. Na páscoa, os coelhos carregaram em seu loot ovos coloridos.

Em abril a CipSoft pediu a opinião dos jogadores em alguns assuntos importantes, como o balanceamento das áreas de caça, quais informações dos personagens deveriam ou não ser visíveis a todos, sobre a qualidade do serviço da empresa e sobre duas idéias que eles tinham para o jogo: black skulls  (para substituir o banimento para quem mata demais outros personagens) e zonas non-PvP em mundos PvP Ainda quanto a Cip, dois novos funcionários se juntaram a ela: o CM Ogrey (novo community manager) e a GM Aamaru (nova customer support).

Também houve uma pequena mudança dentro do jogo, a magia Challenge, que é uma magia de knight que serve para fazer os monstros mirarem em quem usa ela, foi modificada e passou a não ser mais considerada uma magia ofensiva. Isso significa que a partir desse momento ela passou a poder ser usada em combinação com magias de ataques, pois o jogo só permite usar uma magia ofensiva a cada dois segundos.

Na última semana do mês, vários mundos sofreram as conseqüências de ataques DDoS. Felizmente a Cip conseguiu controlar a situação.

Maio

Esse mês começou com uma discussão bastante polêmica, a CipSoft pediu a opinião dos jogadores quanto a mudanças no sistema de PvP. Devido a muitas reclamações de opressão, a Cip começou a buscar formas de reduzir o máximo possível as formas de se oprimir os outros pela força, o que vinha estragando a diversão de um grande número de jogadores. Esse debate veio a complementar as discussões que já tinham começado no mês passado sobre black skulls e zonas non-PvP em mundos PvP, pois esses assuntos envolvem diretamente o PvP.

Em maio a Cip também divulgou informações sobre o update que viria logo. Foi revelado que, apesar de que o Tibia não fosse receber uma nova cidade nesse update, a cidade de Carlin teria o seu visual reformulado. Além disso, alguns locais já existentes receberiam áreas de caça novas.


No final do mês aconteceram duas coisas inusitadas.
  • A Cip deu 7 dias grátis de Premium Account a todas as contas que nunca antes tinham sido premium.
  • No dia 27 houve duas quedas bruscas no número de jogadores online (conforme mostra o gráfico ao lado), com intervalo de 15 minutos entre elas. Essas quedas coincidiram com o horário do primeiro e do segundo tempo da final da Copa dos Campeões da UEFA de futebol, indicando que tibianos amam futebol.

Junho

Ao longo de junho a Cip foi revelando aos poucos mais novos detalhes do próximo update.

Foi informado que o update traria diversas mudanças em vários monstros, as quais foram feitas com base nas informações colhidas na discussão de abril sobre o balanceamento das áreas de caça. Certos monstros que antes não eram vantajosos de se caçar  sofreram mudanças, como uma melhoria no loot ou diminuição do poder. Alguns monstros também foram fortalecidos, por serem mais fáceis de se caçar do que realmente deveriam. Também passaria a haver missões de se caçar uma certa quantidade de monstros específicos, e essas tarefas poderiam ser repetidas quantas vezes quiser.

O update também traria várias novas quests. Haveriam novas quests para levels baixos, como uma que ensinaria aos novatos sobre como conseguir as cinco blessings e as missões que o atrapalhado NPC Eclesius daria. Também haveria mais quests para jogadores de level maior, como encontrar o filho do Imperador Rehal, uma que daria acesso a Isle of Evil e uma continuação da quest de Yalahar.

Uma funcionalidade muito aguardada também seria adicionada nesse update, que é a habilidade de se casar dentro do jogo. Outras adições do update incluiria as três backpacks vencedoras do concurso de março, novos amuletos, novos livros de feitiço com diferentes efeitos sobre quem os usa e um novo canal dentro do jogo, o server log, para o qual iriam todas as mensagens do servidor (tipo o dano que você recebeu etc.) deixando assim o canal default mais fácil de se ler.

Julho

Logo no primeiro dia do mês, o update 8.50 foi lançado com todas as noviades que vinham sendo informadas nos últimos dois meses. No entanto, junto com o update veio um bug grave que permitia com que os personagens ganhassem experiência rápido demais. Felizmente o bug foi corrigido logo, e os personagens afetados tiveram removida a experiência ganha com o bug.

Também houve nos fóruns oficiais uma nova discussão iniciada pela CipSoft. Nessa oportunidade o assunto foi as amizades que os jogadores fizeram no jogo. Há pouco tempo uma enquete oficial mostrou que 80% dos participantes conheceram novos amigos pelo jogo, então a Cip trsolveu dar uma oportunidade dos jogadores falarem mais sobre as amizades que fizeram.

No final do mês houve um outro bug grave. Houve um problema nos bancos de dados do Tibia, o qual durou pouco, mas todos as contas que tentaram entrar no jogo durante o problema ficaram impossibilitadas de entrar no jogo com qualquer personagem. Um pouco mais de 100 contas foram afetadas, e os técnicos da Cip tiveram de editar manualmente cada uma a fim de concertá-las e poderem jogar de novo. Depois de alguns dias todas essas contas voltaram ao normal sem perderem nada dentro do jogo e também foram compensadas com dias de premium.

Agosto

Esse mês trouxe mais três discussões quentes.

Na primeira discussão, CipSoft apresentou uma proposta de um bastante aguardado sistema de transferência de mundo, no qual os jogadores passariam a poder mover os seus personagens para outro servidor. Nessa discussão foram tratadas sobre quais condições alguém poderia mudar de mundo e o que poderia trazer consigo.

Na segunda discussão, a Cip apresentou a proposta para um também muito aguardado sistema de guerras. O objetivo do sistema não foi ajudar àqueles que fazem guerras para oprimir aos outros, e sim àqueles que querem simplesmente lutar por diversão. Por isso, o sistema seria baseado no acordo mútuo entre as partes envolvidas. As pessoas envolvidas nas guerras poderiam  lutar entre si sem se preocupar com limite de mortes injustas.

Na terceira discussão, foi apresentado o realinhamento dos tipos de mundos. Non-PvP passaria a se chamar Optional-PvP, e agora seria possível àqueles que querem lutar fazerem isso dentro de guerras (mas ainda assim quem não quiser lutar pode continuar sem poder atacar ou ser atacado) e também não seria mais possível bloquear as pessoas nesse tipo de mundo (passaria a ser possível andar pelas outras pessoas, exceto se elas estiverem em uma guerra contra a sua guild). Normal-PvP  passaria a ser Open-PvP, para deixar claro que PvP e opressão podem ocorrer nesse tipo de mundo. PvP-enforced passaria a se chamar hardcore-PvP, passaria a estar disponível nesses mundos blessings e Amulet of Loss, e não mais se ganharia experiência ao matar outros personagens.

Setembro

Esse mês trouxe uma nova discussão, dessa vez sobre um assunto mais light. A CipSoft nos fóruns oficiais convidou os jogadores a compartilharem as suas experiências marcantes no Tibia. A Cip teve a idéia de fazer essa discussão por causa da discussão feita em julho, que foi sobre as amizades feitas no Tibia, na qual vários cieram com histórias pessoais bastante interessantes, como por exemplo a da pessoa que viu a jogadora Bubble voltando da hunt na qual ela tinha se sagrado a primeira a conseguir level 100 no Tibia.

Também houve um test server público nesse mês. Ele não trouxe nenhuma novidade a ser testada, ele foi apenas um teste de performance.

Quase no final de setembro, houve um bug que impediam vários personagens de receberem cartas e de serem adicionados na VIP list. Felizmente o bug foi concertado logo.

Outubro

Logo no começo do mês foi anunciado o lançamento do sistema oficial de revenda de Premium Accounts. Através desse sistema os jogadores que não tinham cartão de crédito (e assim não podiam comprar pelo site oficial) poderiam agora comprar através de revendedores aprovados em seus países. Esses revendedores apresentariam mais formas de pagamento, tornando mais fácil as pessoas desses países pagarem.

Em outubro foi lançada uma pequena atualização no programa do Tibia para corrigir alguns bugs, no entanto ela fez para várias pessoas que o programa desse pau. Isso fez com que muitos morressem. A CipSoft corrigiu o problema e deu uma compensação de 7 dias de premium a 699 contas afetadas, inclusive a quem era free account. Para receber a compensação a pessoa deveria ter morrido entre o surgimento e a solução do problema, e enviado um crash report em seguida (um crash report é enviado por aquela janelinha que aparece quando você abre o Tibia depois de ele ter dado pau).

Na última semana desse mês foi lançado os dois teasers do próximo patch do jogo. Ele apresentou o realinhamento dos tipos de mundo, o sistema de guerras e a transferência de servidor, que já haviam sido discutidos em agosto e logo seriam implementados no Tibia.

No dia 31 (Halloween) deveria ter aparecido no jogo o Halloween Hare, que é um coelho que transforma as pessoas em monstros assustadores. Ele sempre apareceu nos últimos anos, mas dessa vez (devido a um bug) não apareceu...

Novembro

No começo de Novembro, no dia 4, o Halloween Hare finalmente apareceu (atrasado, sim, mas apareceu...). No dia 5, foi lançado o patch que trouxe o sistema de guerras e o realinhamento de mundos. A transferência de mundos ainda teria de esperar mais alguns dias antes de ser ativada, pois nos testes internos surgiram alguns problemas com ela que deveriam ser resolvidos.

No meio do mês foi públicado o primeiro teaser do update de Natal. Esse teaser, e os seguintes, surpreenderam devido ao fato de eles serem escritos em um estilo bem diferente daquele usado antes em teasers: em vez de se enumerar as novidades, elas foram apresentadas na forma de uma história. Ela consistia das cartas escritas por um destemido viajante, Amaro, que estava em uma terra nova e desconhecida, o continente de Zao (que seria lançado no próximo update).

Também no meio de novembro, ocorreu o primeiro lightbearer event. Ele foi um evento que envolveu todo o servidor: era necessário manter 10 chamas acesas por 96 horas seguidas. Elas ficavam em locais diferentes, todos de difícil acesso, e o fogo de cada uma duraria apenas duas horas sendo assim preciso que constantemente as chamas tivessem de serem alimentadas para não se apagarem. 19 mundos obtiveram sucesso, mas qual não foi a decepção quando as pessoas viram que os prêmios não estavam a altura do esforço e recursos gastos no evento, eram apenas um troféu e uma raid especial (que nem durou muito). Essa reação fez a Cip buscar uma compensação para esse descontentamento, mas devido à proximidade do update essa compensação deveria esperar um pouco.

Outro evento foi um concurso de mensagens do dia, no qual a Cip pediu aos jogadores que criassem mensagens do dia e então as melhores seriam exibidas ao longo de 1 semana quando as pessoas entrassem no jogo.

Nesse mês também foram abertos 3 novos mundos do tipo Optional-PvP (que antigamente se chamava Non-PvP): Fidera, Magera and Olympa. Os mundos foram lançados devido à recente possibilidade de transferência de servidor que surgiu, assim esses mundos serviriam de alternativa para quem quer mudar para optional PvP. Inicialmente os mundos foram foram apenas para jogadores premium, a fim de evitar superpopulação em Rookgaard, mas logo os mundos foram abertos a todos.

No entanto, houve problemas com a transferência de servidor, surgiram novos problemas técnicos que não haviam sido detectados antes. Algumas transferências não ocorreram, apesar de as pessoas terem pagarado a transferência e terem feito tudo certo para que ela ocorresse. O problema não pôde ser resolvido até o final de novembro, mas a Cip garantiu que quem foi afetado poderia se transferir sem ter de pagar de novo assim que o problema fosse solucionado.

O mês terminou com um test server privado, no qual seria testado o update de Natal.

Dezembro

No começo de dezembro o problema com a transferência de mundos. As pessoas afetadas puderam realizar normalmente as suas transferências e receberam uma compensação de 10 dias de Premium Account.

Em 8 de dezembro foi lançado o update de Natal 2009, que trouxe o continente de Zao com várias novas quests, itens, monstros, áreas de caça e mistérios. O update também trouxe uma compensação para os que participaram do lightbearer event, pois os prêmios originais haviam desagradado. A compensação incluía polçoes, runas, munições e anéis a todos que acenderam pelo menos uma chama (a recompensa era maior para aqueles que acenderam dez ou mais vezes alguma chama).

O mês também trouxe os primeiros revendedores oficiais de premium, e também um novo product manager (gerente de produto) para o Tibia: Skyrr.

No final do ano houve as tradicionais invasões do Grynch Clan Goblins, os quais invadem as cidades para tentarem roubar os presentes de Natal. Foram várias invasões por dia, as quais ocorreram em todas as cidades. Derrotando os goblins dessa invasão era possível encontrar de vez em quando algum item raro, e com uma freqüência uma sacola de presentes roubados. Essas sacolas poderiam ser levadas para o Ruprecht (o assistente do Papai Noel), o qual recompensaria com 1 Christmas Token por cada sacola. Os Christmas Tokens poderiam ser trocadas com o Ruprecht por itens natalinos. O próprio Papai Noel também visitou as cidades distribuindo presentes (1 por personagem).

Palavras finais

Isso conclui o primeiro artigo do ano do Tudo sobre Tibia. Eu sei que ele está meio atrasado, e que ultimamente o blog tem demorado para ser atualizado. Isso se deve ao fato de ou eu estar ocupado ou de eu simplesmente querer descansar um pouco. No entanto, prometo que nesse novo ano vou buscar atualizar o blog com mais freqüência ;)

4 comentários:

Felipe disse...

Ótimo artigo, explicou basicamente tudo o que aconteceu no ano sem ficar cansativo de se ler ;)

Rafael disse...

E eu procurando o The Halloween Hare por todo lado...

Jonny... ( ; Douglas ; ) disse...

parabens pelo artigo tiago,
gostei muito.

Tiago Paolini disse...

Que bom que gostaram :D

Outra coisa. Eu acabei de postar um novo artigo: Como ter diferentes conjuntos de hotkeys. Aposto que não esperavam que o próximo artigo saíria tão cedo :P

Abraços,
Tiago

Postar um comentário

Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

Observe que:
- se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
- se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
- caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
- comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

Escreva seu comentário: