terça-feira, 1 de junho de 2010

Sobre o futuro cliente em Flash do Tibia

No final de 2008 a CipSoft anunciou planos para a criação de um cliente em Flash para o Tibia, o qual abre a possibilidade de se jogar Tibia em qualquer navegador sem precisar baixar nada. Esse novo cliente se encontra em fase de desenvolvimento.

Contudo, não é fácil encontrar informações a respeito dele. Então o artigo de hoje reunirá as informações conhecidas sobre ele. Saiba  sobre porque se teve a idéia de fazer um cliente em Flash, quais os objetivos dele, se há a intenção de substituir o cliente atual e mais!

1. Prefácio

Flash
É um programa para exibir conteúdo multimídia em páginas da Internet, que roda dentro do navegador. Ele é principalmente usado  para animações, vídeos e jogos.
O artigo primeiramente apresentará as informações na ordem que elas foram reveladas, o que ajudará a entender um pouco do histórico do desenvolvimento do cliente,e por fim fará um resumo das informações conhecidas.

2. As primeiras informações

Em dezembro de 2008 foi informado em um artigo oficial (Tibia 2008 - A Retrospective) que estava planejado para 2009 o início do projeto de um cliente em Flash, a fim de dar aos jogadores novas formas de poder jogar Tibia.

Em outras palavras, naquele ponto a CipSoft ainda não tinha começado a trabalhar no cliente. Eles apenas anunciaram que tinham planos de fazer um cliente em Flash.

3. Entrevista com Akananto (o Programador Chefe)

Quase 1 ano depois, em novembro de 2009, no artigo oficial "Chatting with our Lead Programmer" foi feita uma entrevista com Akananto, o programador chefe da Cip, e (entre outros assuntos) ele revelou detalhes sobre o andamento do projeto do cliente em Flash.

Akananto falou que naquele momento ainda nada estava cravado em pedra e que o cliente em Flash ainda era um experimento interno da CipSoft, apesar de ela ver grandes possibilidades e oportunidades com ele. Então Akananto explicou que quando eles tiveram a idéia do novo cliente, eles começaram vários testes para verem se o cliente seria ou não possível do ponto de vista técnico. Assim, um novo programador foi contratado, o qual agora trabalha em tempo integral no novo cliente.

O programador chefe também disse que eles já estavam obtendo algum progresso no servidor de testes interno da Cip. Por exemplo, o login já funcionava, os personagens vão parar nos mundos corretos, e o mundo propriamente dito já está sendo exibido corretamente: terreno, criaturas, efeitos, balões de fala e até mesmo algumas novas funcionalidades que o cliente atual do Tibia não tem. Além disso, o sistema de chat também funcionava direito.

Menu de contexto
É o menu de opções que aparece quando você clica com o botão direito do mouse em alguma coisa. Ele tem esse nome porque as opções disponíveis dependem do que você clicou, ou seja, do contexto.
Entretanto, continuou Akananto, os movimentos e a interação ainda estavam bastante limitados – havia ainda muito trabalho a ser feito. Os programadores se depararam com alguns problemas inesperados com hotkeys e menus de contexto do jogo, mas que eles estavam avaliando tudo e tentariam encontrar soluções para todos os problemas. Se eles tivessem sucesso, haveria um cliente em Flash; do caso contrário, não haveria.

Akananto concluiu falando que eles estão se dedicando bastante em fazer o cliente em Flash do Tibia acontecer, e que na mente deles é um grande projeto, mas era cedo demais para garantir se ele de fato terá sucesso.

4. Akananto retorna para esclarecer dúvidas

Logo após à entrevista com Akananto, começou um tópico sobre ela no fórum oficial do Tibia. Vários jogadores apareceram interessados em saberem mais sobre os assuntos tratados na entrevista, inclusive a respeito do cliente em Flash. A partir disso foram explicados diversos detalhes a respeito além do que foi dito na entrevista.

Primeiro o CM Ogrey explicou porque a CipSoft resolveu fazer um cliente novo em Flash. Uma razão é que não mais seria necessária alguma instalação para jogar Tibia, o Flash torna o Tibia um jogo baseado em navegador o que o torna bem mais acessível a novos jogadores. Outra razão é que o Tibia poderá ser jogado tanto em Windows quanto em Mac. E uma terceira razão é que algumas funcionalidades são provavelmente mais fáceis de serem implementadas em Flash.

Quando foram pedidas algumas imagens do novo cliente, o CM Ogrey disse que ainda era cedo demais para mostrar as primeiras imagens do cliente. Mas que com certeza em algum momento chegaria a hora de fazer isso.

Devido à grande quantidade de questões técnicas no tópico, o Akananto também se juntou ao ele.

Uma das questões dizia respeito de para qual versão do Flash seria o cliente. Akananto respondeu que isso ainda não havia sido definido, que no momento o requerimento mínimo era o Flash 10 mas que ele ainda poderia aumentar.

Em outro post, Akananto comentou a algumas críticas. Uma pessoa falou que "Cliente em Flash do Tibia no navegador + navegador dando pau = tchau Tibia", e ele disse que infelizmente é verdade e que nem iria falar de um mal ainda maior: O BOTÃO "VOLTAR". Mas que a pesar disso, essas são desvantagens com as quais eles podem lidar, especialmente agora que os navegadores estão tendendo a separarem cada janela em um processo diferente, como o Google Chrome.

Ainda nesse post, o Akananto também comentou uma crítica quanto à possível baixa velocidade do novo cliente. Ele disse que a pesar de os gráficos 2D do Flash serem baseados em software (ou seja, é um programa que processa eles), o Flash é bem rápido e que isso vai ficar ainda melhor quando o Flash de fato se tornar acelerado por hardware (ou seja, em vez de um programa, é a placa de vídeo que processa os gráficos - o que é bem mais rápido).

Em outro post, Akananto responde à questão de se o cliente em Flash vai funcionar em uma página da Internet ou se ele terá de ser baixado e rodado no computador. O programador chefe diz que isso ainda não está decidido, mas que de fato o objetivo é fazer um cliente que possa ser jogado via página da Internet mesmo.

Ainda nesse post, ele respondeu à questão sobre outras tecnologias que poderim ser usadas em vez de Flash. Akananto falou que ele está acompanhando essas novas tecnologias de "fazer coisas legais dentro do navegador" (tipo canvas, HTML5 e WebGL), mas que elas ainda não "chegaram" de fato e que do ponto de vista empresarial é cedo demais para confiar em tecnologias que ainda estão em um estado experimental. Por outro lado, o Flash já "está aí" há vários anos.

Em um outro post, Akananto disse que ainda não está decidido se haverá ou não dois clientes de Tibia (o atual e o em Flash), mas que é possível que haja.

No seu último post, Akananto respondeu ao questionamento sobre multiclient, de que se alguém poderia abrir 10 janelas do navegador e jogar 10 tibias. Ele disse que isso é um problema que precisa ser tratado sobre um novo ângulo, mas que ainda não foi tomada nenhuma decisão a respeito.

O CM Ogrey encerrou o tópico resumindo as razões para um cliente em Flash:
  • roda onde quer que o Flash rode (Windows, Linux, Mac)
  • não é necessária instalação manual (no caso de você já ter o Flash instalado)
  • melhor processo de auto-atualização do cliente
  • acesso mais fácil de LAN houses
  • integração mais firme entre o website (gerenciamento da conta, páginas de informações de personagens, listas de magias, mapas etc.) e o jogo (o personagem nele)
  • jogar com o seu personagem com as suas hotkeys e as suas configurações de qualquer computador que você queirs
  • ...e você tem o seu navegador aberto o tempo todo afinal, não tem?!

5. Revelada a primeira imagem e mais detalhes

Quatro meses depois, em março de 2010, foi postada no site oficial do Tibia uma notícia entitulada "Flash Forward", ela continha a seguinte imagem:

Screenshot do cliente em Flash do Tibia

A imagem contém uma coisa que o Tibia não tinha no momento (e ainda não tem): névoa. Isso despertou interesse por parte dos jogadores, mas a notícia não dava explicações do que se tratava a imagem. Então no tópico da notícia, nos fóruns oficiais do jogo, alguns pensaram que o próximo update traria efeitos climáticos ao Tibia, enquanto que alguns associaram o título da notícia e concluíram que deveria se tratar do cliente em Flash (e estavam certos).

O CM Ogrey confirmou isso no tópico e explicou o título. "Flash Foward", nesse contexto, se lido ao pé da letra significa em Português algo como "um olhar adiante". Mas no caso esse título é um trocadilho com a palavra "Flash", o programa do navegador que vai rodar esse novo cliente do jogo.

Ogrey também trouxe algumas palavras de Ishua Beris, o programador da CipSoft responsável pelo projeto do cliente em Flash:
"Olá todo mundo! Estou feliz em contar a vocês um pouco sobre o cliente em Flash do Tibia, um projeto em que temos trabalhado um bocado até agora. O trabalho ainda está em andamento e estamos longe de concluirmos ele. De um modo geral, eu posso dizer que trabalhamos muito em cima do 'feedback' que vocês nos deram por meio dos diferentes canais que os nossos CMs disponibilizaram para vocês todo o tempo.

Durante os últimos meses, nós nos focamos principalmente nos aspectos técnicos do cliente. Primeiro, fizemos uma avaliação geral se a plataforma Flash se adequa ou não às nossas necessidades, e então lançamos as bases do cliente em Flash. Nós começamos implementando um console de 'chat' estendido e experimentamos com novas funcionalidades para ele.

Então nós fomos para a janela de jogo. Em alguns aspectos, como por exemplo o algoritmo de renderização, o novo cliente em Flash é fortemente baseado no cliente atual. Contudo, não só consertamos algumas pequenas inconsistências gráficas mas - como vocês podem ver na névoa da 'screenshot' - nós também adicionamos efeitos de transparência e ampliamos bastante as capacidades de animação do cliente. Isso com certeza ajudará os nossos autores de conteúdo a algum dia tornarem realidade as suas mais sombrias visões de Tibia, hehe .


Finalmente, nós nos empenhamos muito em fazer o Cliente em Flash ser rápido o bastante para se jogar até mesmo nas máquinas mais antigas.


Uma vez que já cuidamos do básico, agora vamos nos focar em aspectos de usabilidade. Nós temos de fazer ajustes em várias áreas, como por exemplo as hotkeys, a fim de adotar a plataforma Flash. Além de nossas próprias idéias, nós estamos tentando adotar sugestões de vocês, a comunidade, para fazer o Cliente em Flash mais fácil e mais conveniente de se usar. Fiquem ligados! Ainda temos um longo caminho a seguir mas estamos trabalhando duro para que completá-lo."
Mais adiante, o CM Ogrey disse que no momento não há planos de quando o cliente em Flash será lançado e recordou que o novo cliente ainda está longe de estar concluído, e que deve demorar no mínimo até o próximo ano. Ele também disse que ainda não está decidido se haverá ou não dois clientes de Tibia (o atual, em C++, e o em Flash), isso será decidido mais para frente.

6. Entrevista com os gerentes de produto

Em maio de 2010 foi feita uma entrevista com os gerentes de produto (product managers) do Tibia (Craban, Guido e Skyrr) com perguntas escolhidas dentre várias sugeridas pelos jogadores. Algumas dessas questões diziam respeito ao novo cliente em Flash.

Foi perguntado se havia planos de introduzir um sistema mais amigável de hotkeys, como andar com as teclas WASD e runas/magias atribuídas a outras teclas. Guido respondeu que várias mudanças ou estão em ação ou ao menos sendo discutidas para o cliente em Flash, incluindo tais exemplos. Em outras palavras, algumas delas estão em testes internos na Cip, enquanto outras ainda estão sendo discutidas se serão feitas ou não. Mas ele não quis dar mais detalhes porque em breve tais novidades seriam reveladas em teasers, notícias de desenvolvimento ou discussões no fórum.

Em outra questão, foi perguntado se quando o cliente em Flash começou a ser desenvolvido havia a intenção de tornar o Tibia um jogo de navegador. Guido explicou que há duas razões importantes pelas quais o novo cliente está sendo desenvolvido:
  1. Eles querem integrar melhor o cliente aos processos que têm no website. Por exemplo, você lê as últimas notícias no website, gerencia a sua conta no website e cria a sua conta nele. Mas o download em separado e a instalação do cliente quebra esse fluxo. Mas quando o cliente está diretamente integrado ao website, será mais fácil para os jogadores lidar com todo esse processo. O Flash oferece tal possibilidade e é capaz de oferecer as mesmas funcionalidades do cliente atual.
  2. Um novo cliente é uma ótima chance de revisar não só a estrutura técnica já com vários anos do cliente atual mas também melhorar as interfaces de usuário. Há muitas pequenas novas funcionalidades que eles vão adicionar ou mudar.
Guido acrescentou que jogar Tibia no cliente em Flash será como jogar no cliente atual, o jogo apenas vai rodar no navegador. Dessa forma, Tibia não mudará para um jogo padrão de navegador, Tibia continuará Tibia.

7. Resumo

Em suma, o novo cliente em Flash é um projeto da CipSoft que ainda falta um bom tempo para ser concluindo. A idéia de um cliente em Flash não é necessariamente substituir o cliente atual e nem mudar o estilo do jogo, ou seja, Tibia vai continuar sendo Tibia. A idéia do cliente é dar uma opção mais fácil de se jogar, uma vez que de acordo com a Cip todo o processo de criar conta e chars é feito no site mais o processo é quebrado tendo de baixar o jogo e instalar no PC.

Além disso, eles querem deixar o Tibia disponível para a maior quantidade possível de jogadores, pois Flash é algo que roda na grande maioria dos computadores. Praticamente todos os PCs do mundo são capazes de rodar Flash (de acordo com a Adobe, desenvolvedora do Flash, são atualmente 98,9% dos PCs do mundo).

Outra coisa que a Cip está interessada é em testar novas possibilidades para o Tibia. O cliente em Flash é a chance de eles revisarem as bases tecnológicas que já são de anos atrás. Com um cliente em Flash eles estão recriando do zero um cliente do Tibia, e assim abrindo a possibilidade de acrescentar capacidades novas, como por exemplo transparência e efeitos de clima.

A CipSoft garante que o objetivo final é fazer com que tanto a versão em Flash quanto o cliente normal possam ser jogados da mesma forma, o jogo não vao mudar radicalmente qualdo puder ser jogado no navegador, a diferença entre os dois clientes será que um pode ser jogado depois de instalar no seu PC e o outro pode ser jogado pelo navegador sem precisar baixar nada.

Apêndice

A seguir, os textos (em Inglês) dos quais foram consultadas as informações sobre o novo cliente em Flash:
Novidade :)
Já existem novas informações sobre o cliente em Flash! Para conhecê-las leia o artigo "Mais sobre o futuro cliente em Flash do Tibia".

32 comentários:

Anônimo disse...

Texto bastante completo e informativo. Valeu!

Zamari disse...

Ótima matéria! Mas você cometeu um pequeno erro de português,na parte 5. você escreveu "concertamos" ao invés de consertamos :)
Estarei aguardando mais de suas matérias! =D

Tiago Paolini disse...

Obrigado pelos elogios, eu fico bem contente!

@Zamari: Valeu por chamar a minha atenção, já corrigi ;)

Até mais,
Tiago

Anônimo disse...

Excelente matéria!!!
muito bom.. alias site como um todo =D
sempre pesquiso novos lugares de caça aqui e outras coisinhas ;)
bom... agora, sobre o cliente tibia... ele deverias migrar todos os clientes atuais para flash, afinal, deixar alguns jogando no novo e outros no velho n teria graça, alem d perder tempos e mais tempos de jogo, mas sem duvida seria muito bom, seria um novo tempo para tibia.

Hail Luminera!!!
Char: Olicheski

Abraço a todos

Anônimo disse...

Vai deletar todos as pessoas que jogam , por exemplo hmm eu peguei level 30 ai vou ter que fazer outra conta no cliente flash ?

Rafael disse...

Parabéns pelo post Tiago, como sempre está excelente! Precisava mesmo saber mais sobre esse assunto, fiquei muito tempo sem me informar a respeito. Agora, ainda vai ser possível usar bots no Cliente em Flash? (Lógico que sim...).

PS: Desculpe a demora para responder, essa semana não foi fácil para mim :S

Jonny... ( ; Douglas ; ) disse...

Otimo,
grande topico tiago
como sempre, voce nos surpriendendo
e fazendo artigos Unicos...

Tiago Paolini disse...

> Excelente matéria!!!
muito bom.. alias site como um todo =D
sempre pesquiso novos lugares de caça aqui e outras coisinhas ;)
bom... agora, sobre o cliente tibia... ele deverias migrar todos os clientes atuais para flash, afinal, deixar alguns jogando no novo e outros no velho n teria graça, alem d perder tempos e mais tempos de jogo, mas sem duvida seria muito bom, seria um novo tempo para tibia.


Obrigado pelo elogio! Eles ainda não decidiram se existirão dois clientes diferentes ou apenas um. Mas em todo o caso, eles disseram que jogar por um cliente será igual jogar pelo outro, exceto pelo fato que um precisará ser instalado e o outro não.
________________________________________________

> Vai deletar todos as pessoas que jogam , por exemplo hmm eu peguei level 30 ai vou ter que fazer outra conta no cliente flash ?

Não, ninguém será deletado. O que vai mudar é que existirá uma nova forma de jogar Tibia, que será pelo navegador. Mas você poderá continuar jogando com seus mesmos chars do jeito que esão, caso você jogue pelo cliente em Flash.
________________________________________________

> Parabéns pelo post Tiago, como sempre está excelente! Precisava mesmo saber mais sobre esse assunto, fiquei muito tempo sem me informar a respeito. Agora, ainda vai ser possível usar bots no Cliente em Flash? (Lógico que sim...).

Valeu por suas palavras :)
Quanto aos bots, os atuais não devem funcionar no cliente em Flash porque Flash é uma tecnologia bem diferente da usada no cliente atual (que é em C++). Seriam necessários novos bots para usarem no cliente em Flash. Para combater os bots julgo que a melhor forma seja a ferramenta de detecção automática que eles já usam, por mais que os criadores de bots tentem ser criativos, ao contrário de pessoas programas de computador sempre se comportam de forma determinística assim fica possível detectar o uso deles.

> Otimo,
grande topico tiago
como sempre, voce nos surpriendendo
e fazendo artigos Unicos...


Valeu pelo cumprimento :)
________________________________________________

Abraços a todos,
Tiago

Anônimo disse...

so premium
so level 64 {kngiht)
sabe um lugar util pra eu caçar?
no meu druid eu caçava necromancer, mas agora ñ da em kina..

Tiago Paolini disse...

Sugiro estes locais:
* Beregar Mines - Beregar
* Beregar Beholder Cave - Beregar
* Black Knight's Villa - Venore
* Chor - Port Hope
* Magician Quarter/Marid Territory - Yalahar
* Sunken Quarter - Yalahar
* Thais Dragon Lair - Thais
* Zao Wailing Widow Cave - Farmine
* Edron Dragon Lair - Edron
* Goroma Dragon Lairs - Liberty Bay

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

Opa, tiago? blz? Quanto tempo. Tenho vc no msn XD, deves em quando agente bate um papo :P... Mas em fim, primeiro gostaria de falar que gostei muito da sua materia, bem informativa e talz, sabia dessa historia de flash, mas agora sei muito mais... Valeu ae!

Porem acho que essa mudança do tibia ser em flash, nao gostei muito.
Ok, como citado no texto, terá muitas vantagens, como nao precisar baixar, jogar na LAN com mais facilidade e até eu penssei que na questão dos botters, talvez possa nao existir mais aqueles miseraveis! :D...

Mas, uma coisa fundamental que a cip deveria pensar, é o futuro. Simplesmente porque daqui a 1, 2 ou 3 anos, a tecnologia nao vai ser a mesma.

Talvez a sony lançara o Playstation 4
Talvez a internet de 5 mega sera considerada ruim, porque a normal é de 10
Talvez os carros sejam movidos a eletricidade.

( Ok, nao vai ser tão assim como eu falei, mas digamos que seja, só to dando um exemplo...)

E ja o tibia, ao passar do tempo, nao vai ser tão valozirado, quanto ao um jogo super moderno, com graficos 3D, e muitas outras coisas novas...
Pois o que eu pensso é o seguinte, com a vinda do cliente flash, como é que vai ser o tibia depois? Vamos penssar

Se o tibia for concorrer com um jogo inovado, graficos excelentes, servidores bem melhores, um jogo com muita mais emoção, que pelo menos tenha SOM, que acho que a Cipsoft ta nos devendo faz tempo, e que tem muito mais qualidade estrategica:

O QUE VAI SER DO TIBIA?
VAI CONTINUAR TENDO UPDATES DE NOVAS ARMAS,CIDADES,MONSTROS E SÓ??

Isso que me preocupa um monte, a Cip fazendo com que o jogo seja de flash, ja mostra que ela nao ta nem ai pro gráfico,MUITO MENOS PRO SOM, que se nao conseguem botar qualquer coisa só me chama que manjo bem no C++.Sendo que num futuro proximo, o grafico vai ser o que mais importa... Duvida?
Imagina um jogo que é HD. HD de tv mesmo, o personagem, os objetos, as armas, IMAGINA a resolução que sera! PERFEITA ! E me diz uma coisa:
Quando é que um individuo vai deixar de mão isso e jogar um jogo 2D, SEM SOM, E UM SERVIDOR PIOR?? NUNCA!

Vai ser na verdade uma maior burrada da Cipsoft para mim. FLASH CARA! Joguinho que eu sei fazer! Que isso cara? A CipSoft nao ta evoluindo PRA FRENTE, ta perdendo seu tempo em coisas que não vale a pena.

Se fosse em 2005,2006,2007, TUDO BEM, até flash seria muito bom, porque nessas epocas, jogos como estão sendo lançados hoje NAO EXISTIAM! Mas em 2010, a cip penssa em fazer uma coisa dessas, acho que se continuar assim até um certo tempo, nao jogo mais tibia... SEMPRE gostei muito e etc, mas depois dessa e outros motivos, vo para... E não duvido que seja só eu.

Já estou prevendo que tem gente que vai me odiar com esse meu post, achando que sou aquilo, e aquilo outro... E para esses eu digo:
Não obrigo a vocês a pensar como eu penso,e nem concordar com que eu concordo, mas sim saber que não estou falando que o Tibia é um jogo de merd*.E talvez num futuro mais proximo seja!

Abraço.
Gabriel

Jonny... ( ; Douglas ; ) disse...

Ok,
mais você esqueceu que tibia tem o seu estilo
Eu tambem nao gosto da ideia de Flash, mais
o estilo, é de um jogo em 2d, muitas pessoas
falam que o grafico é ruim, eu nao acho tao ruim
acho que é bom, pelo estilo..
OBS: da pra melhor, sme perder o estilo.
Mas como todos sabem Tibia Prioriza o RPG
(que com certeza é melhor que o de todos outros jogos)
Cinceramente Se Tibia ficase com um grafico igual de "MU, Runescape, Perfect word e
ate Warcraft" eu pararia de jogar.

Mais oque me preocupa nao sao as pessoas que ja jogam e sim as que vao começas, todos que euconheço e veem tibia, falam que o grafico é ruim, por isso nao tentam jogar,
(falam isso porque nao conhecem o rgp, e com esse grafico nem tentam conhecer)

A CIP não é boba e ja percebeu que antes
FDS tibia ficava com 60.000 Online
HJ fica so com 35.000 Online

Jogos de site tem muito mais players.


---------------------------------------------

Anônimo disse...

so premium
so level 64 {kngiht)
sabe um lugar util pra eu caçar?
no meu druid eu caçava necromancer, mas agora ñ da em kina..


R= Upe na cyclopolis,
(la da XP bom e Grana)

Bom tambem é fazer a task de necromancer.
(pegar suol stone, vender 300k, da bastante lucro)

nesse lvl nao tem muitas opçoes.

A nao ser que seja igual eu
tenha um Healer, ai vc pode upar
em Bog Raider e dragons, mutadeds rat.


DICA: lvl 90+ upar em hellspawn (com um pally e um druid)

é a hunt perfeita, da pra fazer mais de 100k por dia, e se tiver dividindo XP, tbm da pra upar Bem.

Tiago Paolini disse...

Olá Gabriel, obrigado por compartilhar as suas idéias.

Quando ao som e ao jogo ser em HD, me lembro que isso foi comentado no featured article "Chill & Grill with product managers". Eles disseram que seria bem interessante que houvessem sons que combinassem com o ambiente, mas que os recursos são limitador e no momento há coisas com prioridade bem maior. Também falaram que consideraram a idéia de gráficos em HD, como estão fazendo com o TibiaME (para celulares), mas que chegaram à conclusão de que no momento isso seria inviável no Tibia (para PC) devido à imensa quantidade de gráficos que teriam de ser refeitos (de novo recursos limitados e a coisas com maior prioridade).

É bom deixar claro que quando eles falam em recursos eles não estão falando só em dinheiro, mas também em quantidade de pessoas para trabalhar nos projetos e no tempo disponível delas. Mas eu digo que a Cip vem crescendo nesses últimos tempos, é só olhar no site oficial dela, vira e meche o site tem anúncio de que eles estão contratando. Quem sabe no futuro eles não tenham gente o bastante para trabalhar no som e nos gráficos em HD :)

Quanto ao MSN, eu ando entrando de vez em quando. Quando eu te vir por lá, vou conversar com você :)

Até mais,
Tiago

Anônimo disse...

OI, meu nome é Jean Jacques, sou aluno de jornalismo da universidade estacio de sá e estou fazendo uma materia sobre o Tibia. Quem tiver interesse me mande uma mensagem falando o porque vc joga tibia e a quanto tempo vc joga.
meu e-mail é jean_jsa@hotmail.com

Rafael disse...

Oi de novo Tiago, como faço para conseguir uma Conquista? (Archievements). Não andei me informando direito sobre este novo update...

Tiago Paolini disse...

Olá Rafael!

Para conseguir um achievement você tem de fazer a quest que dá ele. Alguns exigem que você complete a quest, outros que você chegue até certo ponto dela e existem ainda outros que são dados só por você começar uma certa quest.

As quests que você fez ou começou antes do update também te dão os achievements. Você pode ver os que você já tem na página da sua conta no tibia.com, lá clique no botão de editar o personagem e você verá a lista dos achevments que você tem e dos que faltam conseguir.

Mas a descrição dos achievements está em Inglês. Para descrições em Português você pode acessar essa página: http://www.tibiabr.com/achievements ;)

Abraços,
Tiago

Anônimo disse...

eu queria saber se tem como eu desistir de uma quest de addon, em vez de pedir o first addon pedi o second sem querer e aceitei, tem como retirar o pedido da quest ?

Tiago Paolini disse...

Não, não tem como e nem precisa. Uma quest de addon pode ficar aberta sem você completar ela o tempo que for, isso não te trará nenhum prejuízo no jogo e não te impedirá de fazer outras quests.

Não há tempo limite para completar quests e você também não é obrigado a terminar uma quest que começou.

Abraços,
Tiago

kavallera disse...

realmente uma materia show de bola...alias nesse site é tudo assim bem explicado e tem gente que ainda vem tentar corrigir a forma do cara escrever....em uma artigo como esse enorme se errar uma palavra nao vejo nada demais...alias grandes editoras de revistas dão tropeços desses...e olha que eles ganham pra isso...nosso brother aqui nao ganha nada e ainda assim faz um trabalho digno de qualquer fan site supported!!!!
parabens TIAGÃO...como sempre vc é 10!!!!

Tiago Paolini disse...

Olá Kavallera, há quanto tempo não nos vemos! Muito obrigado por suas palavras de incentivo :)

Eu me lembro que eu tinha você no meu MSN, mas eu esqueci qual é... O meu MSN é tiago_quimica@yahoo.com.br, me mande uma mensagem offline no MSN aí eu vejo que contato é você ;)

Até mais,
Tiago

Anônimo disse...

exelente este topico.

eu queria saber se vai atrapalhar os bots esse flash no tibia? ou se vai dar pra continuar jogando pelo instalador. obrigado

Tiago Paolini disse...

Valeu pelo elogio!

Ainda não foi decidido se haverão dois clientes para jogar Tibia ou não, mas é bem provável que haja. Quanto aos bots, os que são usados no cliente atual do Tibia não vão funcionar no cliente em Flash, porque (do ponto de vista técnico) os dois clientes são bem diferentes. Para usar bots no cliente em Flash seria necessário desenvolver novos bots, além dos que já existem para o cliente atual.


Abraços,
Tiago

AldiTibia disse...

Eu acho que lançar um cliente em flash para o navegador é um tiro no pé, assim estariamos dependendo de mais um programa para rodar o Tibia, além disso meu notebook ja esquenta jogando joguinhos do Orkut, imagina jogando tibia?! Sem contar os erros e bugs, e outra, flash nao é uma plataforma leve, nao sei de onde tiraram isso, é muito mais pesada que linguagem C, entao somando o flash pesado mais um navegador para rodar concluimos que iremos precisar de maquinas boas, notebooks convencionais jamais iram rodar, só ver que um netbook nao roda os jogos do facebook com total velocidade, ele roda lento e a pessoa nem sabe.

Espero que nao façam essa besteira, e lance o cliente para download, longe dos navegadores. Seria horrivel jogar tibia no navegador.

E otimas infos, nao pare de atualizar, nao tem mais nenhuma info para nós? ;]

Vlws!

Tiago Paolini disse...

O Flash vai ser uma outra opção para jogar, eles disseram que não têm planos de remover o cliente atual :)

Abraços,
Tiago

AldiTibia disse...

Sim, eu entendi isso Tiago, mas eu digo, o cliente atual deveria tbm sofrer o update e ser a versão em flash, mas totalmente independente de um navegador. A versão antiga nao deveria mais existir com esse update, mas um cliente para instalar no PC com a versão flash seria o ideal!

=D

Tiago Paolini disse...

Entendo ;)

Me lembro de ter lido nos fóruns os programadores comentando isso

Acontece que o cliente atual foi feito há vários anos atrás, e ele foi programado de uma forma que dificulta bastante acrescentar grandes mudanças nele sem reprogramá-lo por completo.

Mas o cliente em Flash é uma oportunidade de testar novas coisas, já que ele está sendo programado do zero. Dependendo dos resultados, eles podem criar um cliente em C++ novo com as novas mudanças.

Abraços,
Tiago

AldiTibia disse...

Humm, se for assim blz, heahea! Fazendo um cliente em C com graficos e melhorias do Flash ta blz, importante é transferir essas melhorias graficas para o cliente do PC, e nao somente para o dependente do navegador.

Entao vou voltar a jogar Tibia, aproveitar as ferias que agora peguei premmy!

xD

Tiago Paolini disse...

Legal :)

Mais uma coisa. O cliente em Flash não está limitado a um navegador específico, ele roda onde quer que o Flash rode. Na verdade é possível fazer um aplicativo Flash "standalone", que rode sozinho, sem precisar de navegador, o que seria ainda outra opção para jogar. Mas ainda não foi decidido se vão fazer isso com o cliente em Flash ou não.

Até mais,
Tiago

Anônimo disse...

Put'z
Que Loko
De Incabular td o que escreveram a respeito do "flash", realmente fabuloso, todas as vantagens e talls, mais enfim... ACHO QUE PODERIAM PENSSAR UM POQUINHO MAIS E COLOCAREM SOM NO TIBIA NÈ< SERIA MAIS DIVERTIDO< JÀ QUE A CIP PENSSA TANTO NA "DIVERSSÃO" DO CLIENTE...

;)
Tiago Paolini, estão de parabéns xD
...
xD
Dener K.

Tiago Paolini disse...

Obrigado pelo elogio!

Mas infelizmente, som eu acho difícil por enquanto... A resposta que eles dão é que existem muitas outras prioridades na frente.

Enquanto isso, você pode ver vídeos de como seria som no Tibia :P
http://www.youtube.com/watch?v=QFIFe7tKMvg

Abraços,
Tiago

Lukas disse...

affz eu ja achei horrivel ter colokado Hotkeys e agora Flash?
acho q o tibia está fikando cada vez pior e se continuar assim vou parar de joga

Tiago Paolini disse...

Eu já penso que ajudou bastante as Hotkeys. Antes era bem mais complicado jogar, precisava ter a coordenação motora do Super-Homem :P

Abraços,
Tiago

Postar um comentário

Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

Observe que:
- se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
- se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
- caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
- comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

Escreva seu comentário: