quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como reportar alguém usando o novo sistema

Não é uma situação incomum encontrar no jogo alguém usando algum programa contra as regras, alguém que te disse algo ofensivo ou um nome ilegal, por exemplo. Mas anteriormente a forma principal de reportar uma quebra das regras do Tibia era apertar Ctrl+R, escrever o report e esperar por um gamemaster (GM) responder, se algum respondesse... Esse processo é bem ineficiente e assim bem difícil de fazer com que alguém que merecesse ser punido de fato o fosse.

Exatamente por isso a CipSoft está revendo todo o sistema de reports e aplicação das regras, de forma a torná-lo mais ágil e eficiente, e também terminando o sistema de GMs voluntários no fim de agosto. Algumas melhorias no sistema de reports já estão no jogo: uma forma mais eficiente de reportar quem usa botters ou outros programas ilegais, a capacidade de reportar diretamente a Cip coisas ofensivas que te disseram dentro do jogo e a habilidade de reportar nomes ilegais. E outras melhorias virão em breve!

Apesar desse novo sistema de reports estar no jogo já faz alguns meses, há várias pessoas que não o conhecem ou não sabem usar ele. O artigo de hoje explicará como o novo sistema funciona e como usá-lo.

1. Introdução: O sistema antigo

O blog Tudo sobre Tibia já publicou há mais de dois anos um artigo chamado "Como reportar alguém", o qual contou sobre todas as opções que os jogadores tinham naquele momento para reportar alguém.

De um modo geral, para fazer isso a pessoa tinha de apertar o atalho Ctrl+R, o qual abre uma janela para escrever o report. Então um gamemaster (GM), responsável por aplicar as regras, que estivesse online no mundo naquele momento leria o report, investigaria e caso fosse necessário aplicaria uma punição.

Mas há vários sérios problemas com essa forma de reportar:
  • O report só é visível se o GM estiver no mesmo mundo no qual ele foi feito
  • O report some se o jogador que fez ele deslogar do jogo
  • Cada jogador só pode fazer um report por vez
  • Cada report deveria ser investigado pelo GM, o que é bem demorado, desgastante e ineficiente no caso de botters (ainda mais que muitos bots possuem alarmes que avisam da chegada de um GM)
  • A quantidade de GMs é pequena
  • Os GMs são voluntários
    Tais problemas vêm do fato de o sistema de gamemasters do Tibia ter sido planejado e criado na época que o Tibia era um jogo amador, quando ele era apenas um hobby de alguns estudantes alemães e não um empreendimento comercial. Mas o Tibia mudou e ele cresceu muito... Especialmente a questão dos GMs serem voluntários é o que mais atrapalha, primeiramente porque é mais difícil selecionar e monitorar eles, e também porque não é possível exigir que eles trabalhem uma quantidade maior de tempo.

    Em última análise, o que a CipSoft quer é mover todo o sistema de aplicação de regras dos GMs voluntários para pessoas da empresa, assim será bem mais simples controlar como as regras são aplicadas e também evitar conflitos de interesses, pois GMs voluntários são jogadores e possuem amigos dentro do jogo (que podem acabam sendo beneficiados).

    A Cip está justamente extingüindo o sistema de GMs voluntários no final do mês de agosto. O que ela vem fazendo é aos poucos ir movendo para dentro da empresa a punição de certos tipos de violação. Inicialmente ela criou uma ferramenta automática de detecção de botters para livrar os GMs de bani-los manualmente, depois ela criou uma forma de todos os jogadores poderem reportar nomes ilegais diretamente à Cip e em seguida introduziu uma forma de qualquer um poder reportar coisas ilegais ditas dentro dos chats do  jogo.

    Outros tipos de reports ainda devem ser feitos via Ctrl+R. Isso não é o ideal, mas agora que os GMs não precisam mais cuidar dos botters e dos chats eles estão bem mais livres para processar os reports. Em todo o caso, em breve virão novas formas mais eficientes para as pessoas reportarem essas outras violações e também em breve não serão mais necessários GMs voluntários.

    Agora vejamos como funcionam essas novas formas de repor, e como e quando usá-las.

    2. Reportando botters

    2.1 Sobre a detecção de bots
    Bots são programas que realizam certas tarefas automaticamente, sem precisar que o jogador esteja na frente do PC. Esses programas são contra as regras do Tibia, porque acabam desequilibrando a economia e o jogo de uma forma geral. Além disso, usar bots apresenta o risco de ter a conta hackeada.

    Quando os GMs tinham de cuidar dos botters eles precisavam verificar um por um se o jogador estava controlando o personagem ou não. Isso demandava uma quantidade imensa de tempo, ainda mais que a quantidade de botters era imensa. Era simplesmente impossível verificar todos os reports... Ainda mais considerando que os bots costumam ter um alarme que avisa o jogador da chegada de GMs. Tudo isso tornava a investigação de bots um processo quase que totalmente ineficiente.

    Então a CipSoft desenvolveu uma ferramenta automática para detectar o uso de bots, o que eliminou totalmente a necessidade de os GMs terem de investigar bots e poderem cuidar de outros reports. Ainda por cima, a ferramenta automática é capaz de detectar botters de forma muito mais rápida e eficiente do que ter de fazer isso manualmente, quem acompanha as notícias do site oficial do Tibia vê que a cada 2 ou 4 semanas sempre aparecem notícias dizendo que alguns milhares de contas foram banidas pelo uso de programas ilegais (o que é bem mais do que os GMs eram capazes de fazer manualmente).
    2.2 Como reportar
    Apesar de a detecção de botters não ser feita mais por gamemasters, ainda assim é possível reportar alguém pelo uso de bots. Esse report não é feito pelo Ctrl+R e não vai aparecer ninguém do lado do possível botter para ver se ele está mesmo usando bot, os reports serão usados para melhorar a ferramenta de detecção automática de bots.

    Caso encontre alguém que você pense estar usando bot, clique com o botão direito do mouse na pessoa e escolha "Report Offense":



    É bom notar que para reportar alguém por estar usando bot você tem de necessariamente estar perto da pessoa, ou senão como você saberia que a pessoa está usando bot?
    Observação: Se você sabe porque a pessoa te contou, então o que você tem de reportar é o que ela te disse no chat (veremos mais para frente como reportar frases no chat).

    Depois que você clicou com o botão direito no suposto botter e escolheu "Report Offense", abre essa janela de report:


    Nessa janela clique no botão "Report Bot/Macro" para reportar o uso de programas que violam as regras. Feito isso, na próxima tela você deverá escolher a opção que diz o que ele fez de errado:


    No caso de reportar Bots a única opção é "using unoficial software to play" (que significa "usando programa não oficial para jogar"), então marque ela e clique no botão "Next". Na próxima tela você pode explicar porque pensa que a pessoa está usando bot:


    A sua explicação tem de ser em Inglês. Clique no botão "Next" para avançar, na próxima tela (que é a última) aparecerá um resumo do seu report antes de você enviá-lo:


    Se você está satisfeito com o report, aperte "Send" para enviá-lo, caso contrário aperte "Previous" se quiser mudar algo.

    O report costuma demorar até 24 horas para ser processado, exceto se for feito no fim de semana quando pode demorar um pouco mais. É útil saber que não vai aparecer um GM e nem outro personagem especial do lado do possível botter para checar se ele está usando mesmo bot, a Cip é capaz de investigar sem precisar fazer isso ;) (ao menos assim não tem alarme que atrapalhe a investigação).

    Os dados do report serão usados para melhorar a ferramenta de detecção automática, e se o seu report for justificado o botter será banido no próximo ban em massa. Saiba que reportar alguém não garante que a pessoa seja banida, é preciso que de fato ela esteja usando bot. A pessoa que foi reportada não tem como saber quem reportou ela.

    3. Reportando violações nos chats

    Não é incomum você encontrar nos chats do jogo pessoas que ou disseram algo de ofensivo ou admitiram ter quebrado alguma regra. Anteriormente, a única coisa que um jogador (que não fosse GM ou senior tutor) poderia fazer é ou reportar ao GM ou ir no help channel e reportar a um senior tutor. Mas isso possuía alguns problemas:
    • Nem sempre era possível encontrar um senior tutor online
    • Mais difícil ainda era achar um GM online...
    • Ainda que encontrasse, era preciso que o senior tutor ou o GM estivesse o chat onde foi feita a violação aberto na hora (se ele abrisse depois não veria a mensagem para reportar)
    • Não era possível reportar coisas ditas em chats particulares ou no canal default
    O novo sistema de reports elimina esses problemas dando a todos os jogadores a possibilidade de reportar frases ditas em qualquer chat (mesmo os particulares) diretamente ao Customer Support da CipSoft.
    3.1 Como reportar
    Se você viu no chat do jogo algo que viole as regras, clique na frase com o botão direito do mouse e escolha "Report Offense":


    Então a janela de reportar vai abrir. Escolha "Report Statement":


    Na próxima janela você deve escolher qual foi a violação que a pessoa cometeu:

    (mais adiante explicaremos cada uma das razões)

    Clique na violação e depois clique no botão "Next". Na próxima tela você deverá explicar por que julga que a pessoa violou as regras:


    Se a frase não foi em Inglês, você deve dar uma tradução para o Inglês do que a pessoa disse. A sua explicação de por que a frase seria ilegal também deve ser em Inglês.

    Depois que terminar de escrever, clique no botão "Next". Na tela seguinte, aparece um resumo do seu report antes de você enviá-lo:


    Se você está contente com o seu report, clique em "Send" para enviá-lo. Caso queira fazer alguma mudança, clique em "Previous".

    Um report costuma ser processado em no máximo 24 horas, menos no fim de semana quando pode levar mais tempo. A pessoa que foi reportada não tem como saber quem reportou ela.
    3.2 O que reportar
    As razões que você pode escolher para reportar alguém no chat são:
    • insulting (insultos): sentenças que contenham insultos ou vocabulário bem ofensivo. Note que palavras inofensivas como "noob" podem irritar um pouco, mas são toleradas e não devem ser reportadas.
    • racist (racista): sentenças feitas para insultar um certo país, ou os seus habitantes, ou uma certa região ou algum grupo étnico.
    • sexually related (relacionado a sexo): sentenças que contenham referências sexuais, ou que sejam relacionadas a partes íntimas do corpo, ou a alguma orientação sexual
    • drug-related (relacionado a drogas): sentenças que se relacionam a drogas de qualquer forma que seja.
    • harassing (assédio): sentenças feitas para assediar os jogadores ou ameaças na vida real.
    • generally objectionable (questionável de forma geral): sentenças que forem grosseiramente de mal gosto, por exemplo comentários cínicos a uma tragédia.
    • repeating identical or similar statements within a short period of time (repetindo sentenças idênticas ou similares dentro de um curto período de tempo): sentenças podem ser reportadas se elas forem repetidas várias vezes em poucos segundos (isso também é conhecido por spam).
    • using badly formated or nonsensical text (usando texto mal formatado ou sem sentido): sentenças que consistem apenas de combinação sem sentido de letras, como "asdfsdfskhjkh" ou "spamspamspam".
    • advertising non-game related content (anunciando conteúdo não relacionado ao jogo): propaganda de outros jogos, oferecer itens de outros jogos por itens do Tibia (ou vice-versa), anunciar coisas da vida real ou marcas, ou conter links para sites não suportados ou e-mails (mas em chats particales é permitido postar qualquer link e e-mails). Essa regra também proíbe anunciar ou falar de OTs.
    • offering Tibia itens for real money (oferecendo itens do Tibia por dinheiro real): sentenças que anunciam trocas de dinheiro real por coisas do jogo, isso também inclui anúncios de venda ou compra de premium time.
    • religious, political or other not topic-related public statements (sentenças religiosas, políticas ou outras públicas fora de tópico): podem ser reportadas sentenças que lidam com tópicos bastante controversos, como religião e política. O mesmo vale para coisas ditas no canal errado, por exemplo um anúncio no game-chat.
    • non-English public statements where not explicitly allowed (sentenças que não sejam em Inglês onde não for explicitamente permitido): sentenças podem ser reportadas se o jogador usa repetidamente sentenças que não sejam em Inglês nos canais game-chat, trade e help (em qualquer outro canal é permitido usar qualquer idioma, inclusive no default).
    • statements that imply or incite a violation of the Tibia rules (sentenças que sugerem ou estimulam uma violação das regras do Tibia): sentenças que incentivem os outros a quebrarem as regras ou que glorifiquem a violação delas.
    • bug abuse (abuso de defeitos): sentenças que provam que o jogador abusou de algum defeito (bug) do jogo em vez de reportá-lo.
    • game weakness abuse (abuso de fraqueza do jogo): sentenças que provam que o jogador intencionalmente abusou de alguma fraqueza do jogo, como por exemplo deliberadamente teleportar o seu personagem para o templo.
    • using unoficial software to play (usando programa não oficial para jogar): sentenças que provam que a pessoa manipulou o cliente do jogo ou que usou programas não oficiais para obter vantagens no jogo, como macros, bots e taskers (é permitido usar programas de gravar vídeos e o TibiaCast).
    • hacking (hackear): sentenças que provam que o jogador tentou hackear roubar a conta de outro jogador ou hackear uma conta, ou se a sentença contiver link para baixar programa malicioso ou roubar a senha.
    • multi-clienting (usando multi-cliente): sentenças que provam que o jogador jogou em mais de uma conta ao mesmo tempo, não importando se foi usando um ou vários computadores.
    • account trading or sharing (trocar ou compartilhar a conta): sentenças que provam que o jogador trocou (veder, comprar, dar etc.) a conta ou que quer fazer isso, que vários jogadores usam a mesma conta ou que a conta e senha são compartilhadas.
    • threatening a gamemaster because of his or her actions or position (ameaçando um gamemaster por causa das ações ou posição dele ou dela): sentenças que provam que a pessoa ameaçou ou insultou um gamemaster ou um membro da CipSoft, ou que provam que eles querem se vingar por causa da punição de um gamemaster.
    • pretending to be a gamemaster or to have influence on a gamemaster (fingindo ser um gamemaster ou ter influência em um gamemaster): sentenças feitas para acreditar que a pessoa é um gamemaster ou um membro da CipSoft, ou que tem os poderes deles, ou que afirme ter influência na decisão de um gamemaster.

    4. Reportando nomes contra as regras

    Anteriormente a única forma de reportar um nome ilegal era através de um tutor, mas nem sempre é possível encontrar um com facilidade... Agora todos os jogadores podem reportar nomes!
    4.1 Como reportar
    Há três formas de você reportar um nome que viole as regras:
    • Apertar as teclas Ctrl+J
    • Clicar com o botão direito na pessoa e escolher "Report Offense"
    • Clicar com o botão direito do mouse em algo que a pessoa disse no chat e escolher "Report Offense"
    Se você usar o atalho Ctrl+J será preciso digitar o nome do personagem na janela de report, nos outros casos o nome é inserido automaticamente no report. Qualquer que seja a forma usada, clique no botão "Report Name" na janela de report:

    Usando o Ctrl+J

    Clicando com o botão direito no personagem

    Clicando com o botão direito no chat

    Na próxima tela, você deverá clicar na regra que o nome viola e depois clicar no botão "Next":

    (mais adiante explicaremos cada uma das violações)

    Na tela seguinte, você precisa informar uma tradução para o Inglês do nome (caso ele não seja em Inglês) e explicar (em Inglês) porque você julga que o nome é ilegal. Ao terminar, clique em Next:


    Na tela seguinte aparecerá um resumo do seu reporte antes que você o envie:


    Se estiver tudo bem com o seu report, clique em "Send" para enviar. Caso precise corrigir algo, clique em "Previous".

    O report normalmente leva até 24 horas para ser processado, exceto nos fins de semana quando pode demorar mais. A pessoa que foi reportada não tem como saber quem reportou ela.
    4.2 O que reportar
    Seguem as razões que você pode escolher ao reportar um nome:
    • insulting (insultos): nomes que contenham vocabulário ofensivo ou muito rude, ou que tenham sido criados para insultar outro personagem.
    • racist (racista): nomes que refletem preconceito ou ódio contra pessoas de outros países ou raças.
    • sexually related (relacionado a sexo): nomes que se refiram ao sexo, orientação sexual ou partes do corpo íntimas. Essa regra também inclui nomes de pessoas bem conhecidas de filmes impróprios e de rameiras bem conhecidas.
      Nota do autor: Desculpem eu ter usado aqui termos vagos,  mas é que quero evitar que o Google traga ao TsT pessoas por estarem interessadas em depravação sexual.
    • drug-related (relacionado a drogas): nomes que explicitamente se referem a drogas ou outras substâncias ilegais, ou a traficantes bem conhecidos. O mesmo valem para nomes que se referem ao alcoolismo.
    • generally objectionable (questionável de forma geral): nomes que sejam de mal gosto, nojentos ou que possa ofender as pessoas, como referências a fluidos corporais, excrementos, doenças sérias, ou crime organizado. Também estão incluídos nomes de pessoas contemporâneas bem conhecidas por crimes sérios ou ações desumanas.
    • parts of sentence (partes de sentença): nomes que sejam sentenças, ou que possam ser reconhecidos como parte de sentenças ou que sejam exclamações, por exemplo "John rox", "Oh my God" etc.
    • badly formated words (palavras mal formatadas): nomes nos quais faltam vários espaços ou que possuam vários espaços fora de lugar.
    • nonsensical combination of letters (combinação sem sentido de letras): nomes que possuam mais do que 2 erros de ortografia, ou que usam a mesma seqüência de letras mais do que duas vezes seguidas, ou que contenham aluma seqüência de letras impronunciável.
    • religious or political view (ponto de vista político ou religioso): nomes que se refiram a uma religião em específico, ou a um líder bem conhecido ou posição ligada a uma religião. O mesmo vale para política.
    • illegal advertisement (anúncio ilegal): nomes que contenham ou impliquem a venda de itens do Tibia por dinheiro real, ou que contenham anúncios de produtos ou companhias bem conhecidos, ou que contenham o nome de outros jogos.
    • does not fit into Tibia's fantasy setting (não se encaixa no ambiente de fantasia do Tibia): nomes que estejam totalmente fora de lugar no contexto medieval do jogo, como por exemplo "Comandante Espacial", "Técnico de Computador" etc.
    • implies or incite a violation of the Tibia rules (insinuem ou incentive a violação das regras do Tibia): nomes que impliquem na violação de alguma regra, que finjam alguma posição oficial ou incitem a violação das regras.

    5. Limite de reports

    A fim de se evitar abusos nesse novo sistema de reports, foram introduzidos alguns limites de quantos reports você pode fazer usando o novo sistema:
    • Em princípio, você pode ter no máximo 2 reports pendentes ao mesmo tempo. Um report é considerado pendente enquanto alguém da CipSoft não processou ele (o que na maior parte das vezes ocorre em até 24 horas).
    • Se nos últimos 30 dias 3 dos seus reports forem rejeitados, você não poderá ter mais do que 1 report pendente ao mesmo tempo.
    • Se nos últimos 30 dias 4 ou mais dos seus reports foram rejeitados, você não poderá fazer reports (para poder reportar de novo, você deverá esperar tempo o bastante para que exista menos do que 4 reports rejeitados nos últimos 30 dias).
    • Reports de bots não contam para nenhum dos limites acima, você pode reportar bots o quanto quiser!
    Na página da sua conta no site oficial do Tibia (www.tibia.com) você poderá checar se os reports que você fez estão pendentes (pending, em Inglês), se foram processados (processed) ou se foram rejeitados (rejected); e também a data e o motivo de cada report.

    Note que no caso de o report ter sido processado, não é informado para você qual a punição que a pessoa reportada recebeu (pois, de acordo com a política de privacidade do Tibia, isso é assunto entre quem violou as regras e a CipSoft, e ninguém mais). A pessoa que foi reportada não é informada quem reportou ela e também não tem como saber.

    Como esse novo sistema de reports está em teste, é possível que os limites mudem no futuro (possivelmente para mais).

    6. Palavras finais

    Com isso agora você é capaz de reportar uma série de violações, sem ter de passar pelo tedioso processo de esperar e esperar que um GM apareça! Use o seus reports com responsabilidade, ainda mais que você possui um número limitado deles ^_^.

    Com o fim do sistema de gamemasters voluntários no final de agosto, é provável que a CipSoft apresente em breve outras formas de reportar outras violações das regras. Nesse caso, aguardem mais um artigo falando desse assunto :)

    15 comentários:

    Jonny... ( ; Douglas ; ) disse...

    Otimo,
    Mais uma vez tirando as duvidas e encinando
    coisas novas a muitas pessoas.

    Felipe disse...

    Olá Tiago!
    Ótima matéria!Mas,como sempre,eu tenho dúvidas:
    1-Não que eu queira ser um Game Master,essa é só por curiosidade mesmo...Como uma pessoa se oferece para ser GM,e como a CipSoft seleciona quem será ou não GM?
    2-Como eu deixo um comentário por conta do Google?É a conta do orkut,YouTube,essas coisas que eu devo colocar?

    Tiago Paolini disse...

    Obrigado pelos elogios!

    > 1-Não que eu queira ser um Game Master,essa é só por curiosidade mesmo...Como uma pessoa se oferece para ser GM,e como a CipSoft seleciona quem será ou não GM?

    Candidatos a gamemasters eram escolhidos entre tutores de longa data. Não havia como alguém se oferecer, a pessoa tinha de ser convidada pela CipSoft. Mas como o artigo explica, esse sistema está sendo encerrado. De agora em diante as violações das regras serão responsabilidade apenas de funcionários da Cip.

    > 2-Como eu deixo um comentário por conta do Google?É a conta do orkut,YouTube,essas coisas que eu devo colocar?

    A conta do Google funcioda em todos os serviços que o Google oferece (o Blogger, onde eu hospedo o TsT, é um deles). Então você pode usar o mesmo e-mail e senha que você usa no Orkut, YouTube, etc. Escolha a opção de comentar usando uma conta do Google, que então o formulário vai pedir o e-mail e senha antes de você enviar o comentário.

    Até mais,
    Tiago

    Felipe,no perfil novo orkut disse...

    Olá Tiago!
    Obrigado por responder minhas perguntas :D
    A conta do Google está funcionando :D
    Até mais
    Felipe

    Felipe disse...

    Olá Tiago!
    Eu estou aqui com mais perguntas,então lá vai:
    1-A próxima matéria vai ser sobre o que?
    2-Eu sou um sorcerer em Venore,então estou sempre procurando novas magias.Mas,existem cidades com mais magias que outras?Por exemplo,se em Venore tem a magia AAA,em Carlin tem a magia AAA e BBB,ou todas as cidades tem as mesmas magias?Se as cidades tem magias diferentes,você poderia me dizer qual cidade tem qual magia?
    3-Você sabe onde tem um baú com um tesouro legal pra mim ficar rico? :D
    Obs: De preferencia um lugar que um Knight level 8,um Knight level 19 e um Sorcerer level 13 consigam ir.

    Sobre a pergunta 3....Acho meio dificil existir um local com as caracteristicas que eu pedi,mas não custa perguntar,né?Bom,caso não exista (o que eu acho muito provavel),qual o local mais próximo disso?
    Até mais
    Felipe

    Felipe disse...

    Obs:Mudei minha foto,não estranha não

    Tiago Paolini disse...

    Olá, e bem-vindo de volta!

    > 1-A próxima matéria vai ser sobre o que?

    Tenho as seguintes idéias em mente:
    * um vídeo sobre o novo sistema de criação de contas (pois como o sistema mudou o meu vídeo antigo ficou desatualizado)
    * um artigo sobre o bate-papo final com GMs, que ocorreu nos fóruns oficiais do Tibia
    * um dicionário com termos tibianos
    * um vídeo sobre como recuperar a conta (sinto que está faltando um, especialmente porque é uma dúvida comum)
    * uma explicação mais aprofundada sobre como resolver o enigma dos cinco viajantes, parte da Desert Quest resolvida como deveria ser
    * um artigo atualizado e melhorado sobre áreas de caça em Carlin

    As duas primeiras idéias são as que eu estou trabalhando, então devem sair primeiro e logo. As outras idéias não necessariamente sairão na ordem que estão, e é possível que venham outros artigos antes.
    ________________________________________________

    > 2-Eu sou um sorcerer em Venore,então estou sempre procurando novas magias.Mas,existem cidades com mais magias que outras?Por exemplo,se em Venore tem a magia AAA,em Carlin tem a magia AAA e BBB,ou todas as cidades tem as mesmas magias?Se as cidades tem magias diferentes,você poderia me dizer qual cidade tem qual magia?

    Não há diferença entre as magias de uma cidade para a outra. Exceto no caso de magias exclusivas para Premium Account, que só podem ser compradas em cidades premium (mas também não existe diferença entre as magias premium de uma cidade premium para a outra).
    ______________________________________________

    > 3-Você sabe onde tem um baú com um tesouro legal pra mim ficar rico? :D

    LOL xD Se existisse um jeito tão fácil assim todos no Tibia seriam milionários :P
    Uma das estratégias para manter o jogo interessante é justamente existir um desafio para se conseguir as coisas ;)

    Uma quest que dá dinheiro rápido é a Desert Quest (10.000 GP, pode ser feita uma vez por personagem a partir do level 20). Hoje ninguém mais resolve ela do jeito que deveria ser resolvida, e é fácil achar na Internet a resposta do enigma. Mas recomendo ler aqui no blog sobre a verdadeira solução, para saber como que as primeiras pessoas a resolverem o enigma chegaram a solução final.

    Até mais,
    Tiago

    Felipe disse...

    Olá Tiago!
    Obrigado pelas dicas,e...O dicionário dos termos tibianos,você tirou daquela idéia que eu tive,né?
    E dessa vez respondeu rápido :D
    Até mais
    Felipe

    Tiago Paolini disse...

    Sim, essa idéia foi você quem me deu :)

    Anônimo disse...

    Como eu poderia reportar uma carta como essa:

    Arroth Aran
    Thais

    Dear Player! We are informed you have broken the rule of Tibia (#3c). We are considering possibility of banishing your account. For more informations please login to our page: www.Bans-Tibia.com
    Copyright 1996-2011 CipSoft GmbH.
    Claro que isso é golpe... mas não sei como reportar

    Tiago Paolini disse...

    Olá!

    Ainda não existe uma forma de reportar cartas dentro do jogo. O que você pode fazer é enviar um e-mail para a CipSoft, o endereço é support@tibia.com.

    Abraços,
    Tiago

    Anônimo disse...

    Olá, sou o arroth aran, nunca mandei essa carta, o sistema de uns Hackers estão mandando essas cartas, tanto que ja recebi, algumas, mais peço desculpas pelo desentendimento

    Tia Cidinha disse...

    Como assim os números de report são limitados!?

    Tiago Paolini disse...

    Isso é para evitar que abusem do sistema e para manter os reports em um número que se possa atender. Se o número for limitado, vão pensar mais antes de reportar.

    Mas os reports de bots são excessão: eles não têm limites. E esse é justamente o problema mais comum.

    Abraços,
    Tiago

    Postar um comentário

    Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

    Observe que:
    - se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
    - se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
    - caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
    - comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

    Escreva seu comentário: