quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Autumn Patch 2010 - Entenda as novidades do PvP

Com o lançamento do patch de outono europeu no Tibia, em setembro de 2010, foram introduzidas novas mudanças do sistema de PvP, com o objetivo de torná-lo mais justo e atraente.

No artigo de hoje explicaremos como funciona cada uma dessas mudanças e o porquê delas.

1. Introdução

O objetivo da CipSoft é dificultar o uso do PvP para oprimir outros jogadores e ao mesmo tempo torná-lo mais interessante para quem gosta dele. Mas como PvP é um assunto bastante complexo, a Cip preferiu não fazer todas as mudanças de uma vez e sim aos poucos.

O primeiro passo foi uma revisão dos limites de quantos se pode matar em optional-PvP, conforme explicamos no artigo "Entenda as mudanças do sistema de PvP". O próximo passo foi criar o sistema de guerras, que nós explicamos no artigo "Sobre o war system".

Agora, em 22 de setembro de 2010, um novo passo foi dado para melhorar o PvP com o lançamento do patch de outono europeu (autumn patch). Conheça a seguir as mudanças que o patch trouxe.

2. Assisted Kills

Em Português significa "morte com assistência", esse é um novo tipo de morte que será introduzido. Quando alguém ajuda a matar outro, mas não deu dano na vítima, isso conta como "assisted kill". As formas de ajudar a matar alguém são: paralizar a pessoa, bloquear o caminho, usar a magia magic wall, a magia wind growth ou qualquer.

Uma "assisted kill" não conta para nenhum dos limites de quantos se pode matar em open-PvP e nem faz você ficar marcado com skull (caveira). Mas a "assisted kill" é exibida na página do personagem morto, assim ele pode saber quem ajudou a matar ele e talvez caçar essa pessoa. Você também pode ver as "assisted kills" que você cometeu na página da sua conta.


"Assisted kills" só existem em mundos open-PvP e hardcore-PvP. Em mundos optional-PvP, onde só é possível lutar em guerras que ambos os lados concordaram, não existe "assisted kill" para evitar que pessoas fora da guerra apareçam na lista de quem ajudou a matar. Se você for membro de uma guerra em optional-PvP e ajudou a matar alguém da guild adversária, essa morte vai aparecer na página da sua conta como uma morte normal de guerra.

3. Fair Fight Rules

Em Português quer dizer "regras de luta justa". Essa é uma medida para diminuir a perda de experiência e de skills de quem foi morto por alguém ou uma equipe mais forte, dificultando assim o power abuse (abuso de poder). Em qualquer caso, as perdas da vítima não serão reduzidas para menos de 20% do normal e jamais as perdas serão aumentadas.

O cálculo do quanto a perda é reduzida é feito pegando a soma dos levels da vítima e de todos que ajudaram ela (curando ela ou usando magias para aumentar a força dela), e dividindo pela soma dos level dos agressores e de todos que ajudaram eles (ou seja, os que cometeram a "assisted kill", que foi explicada no capítulo anterior). Se o resultado dessa conta estiver entre 1 e 0,2 (inclusive), ele é multiplicado pela penalidade de morte normal, depois de lavadas em conta todas as blessings.

Por exemplo se a soma dos levels da vítima e seus ajudantes for 54 e a soma dos levels dos agressores e seus ajudantes for 120, teremos:
54 ÷ 120 = 0,45 (que é o mesmo que 45%)
Nesse caso, a penalidade de morte da vítima será 45% do normal. Se a vítima fosse perder 20000 pontos de experiência, ela nesse caso perderá só 9000 (que é 20000 vezes 0,45).

Mas caso o resultado da conta seja menor do que 0,20 (que é 20%), a penalidade da vítima será de 20% porque as perdas não podem ser reduzidas abaixo disso. E no caso de o resultado ser maior do que 1 (que é 100%), as perdas da vítima não sofrerá alteração pois as perdas não podem ser aumentadas. Exemplos:

Se a soma dos levels da vítima e ajudantes for 32 e a soma dos levels da equipe que matou for 200, temos que
32 ÷ 200 = 0,16 → a perda é reduzida para 20%

Se a soma dos levels da vítima e ajudantes for 150 e a soma dos levels da equipe que matou for 120, temos que
150 ÷ 120 = 1,25 → a perda não é alterada

3. PvP-Blessing

É um novo tipo de blessing exclusivo para PvP, que serve para impedir que você perca a suas blessings normais e o AoL (Ammulet of Loss) no caso de morrer em PvP. Os efeitos das blessings normais e do AoL continuam valendo para as mortes em PvP, a diferença é que agora você não vai mais perder as blessings normais e o AoL caso tenha a PvP-blessing.

A PvP-blessing é perdida em mortes de PvP, ou seja, você vai ter de comprar outra caso queira continuar com ela. Mas se você morrer contra monstros ela não é perdida, porém também não tem efeito. Ela também não é perdida se você morrer em PvP sem ter as blessings normais e AoL.

A PvP-blessing pode ser comprada em qualquer NPC de templo e custa o mesmo que uma blessing normal:
  • até o level 30, custa 2000 GP
  • depois do level 30 (e até o level 120), esse preço aumenta 200 GP a cada novo level
  • do level 120 em diante, custa 20000 GP
Ela só pode ser comprada se você tiver no mínimo ou 1 blessing normal ou o AoL. Caso você não tenha nem AoL e nem blessings normais, não poderá comprar.

Um ponto importante a se saber é que para a PvP-blessing valer você tem de ter tomado nos últimos 60 segundos 40% ou mais do seu dano em PvP. Dano PvP é o dano feito por outros jogadores e pelos monstros sumonados por eles. Por exemplo, se você perdeu quase toda a sua vida contra algum monstro normal (ou seja, não sumonado) e logo depois chegar algum outro jogador e matar você, a PvP-blessing não funcionará (mas também não vai ser perdida).

4. Stairhopping delay

Anteriormente, você não podia usar nenhum ataque nos 2 primeiros segundos depois de subir uma escada, tanto contra jogadores como contra monstros. Isso servia para evitar que alguém subisse, atacasse um monstro e descesse rápido antes que o monstro atacasse de volta (o que eliminava a dificuldade de certas áreas). Mas isso atrapalhava as lutas PvP, então agora será possível atacar jogadores dentro desses 2 segundos.

Mas será possível usar apenas ataques diretos ou magias que acertem apenas 1 alvo. Magias que peguem uma área não poderão ser usadas, isso para evitar que alguém abuse dessa função para machucar monstros enquanto mira uma magia de área em um jogador.

5. PZ On Demand fix

Quando um jogador desce ou sobe uma escada e sai bem em cima de outro jogador, os dois ficam no mesmo espaço criando uma espécie de "pilha" de personagens. Apenas as 8 primeiras pessoas (de cima para baixo) dessa pilha eram visíveis na battle list, as demais ficavam invisíveis e não podiam ser atacadas (mas podiam atacar!). O nome que as pessoas deram a isso foi "PZ on demand", pois com isso podia se as pessoas imunes a ataques (como em uma PZ - Protection Zone).

Isso era abusado para proteger certos personagens de ataques, enquanto eles tranqüilamente ajudavam na luta. Mas agora esse abuso não é mais possível: todo mundo na pilha de personagens pode atacar e ser atacado e todos aparecem na battle list, ninguém mais fica invisível por estar em uma pilha de personagens.

6. Revenge Skull

Esse é um novo tipo de skull que foi criado em optional-PvP. Isso porque anteriormente o personagem que te matou ficava marcado com white skull (caveira branca) só por 15 minutos, o que era muito pouco para se preparar para o combate e voltar.

Esse novo skull serve para te dar a oportunidade de voltar mais tarde para matar o personagem que te matou, sem que isso conte para os limites de mortes injustas. Agora, no caso de você não ter nenhum skull e alguém te atacou e te matou, o personagem dessa pessoa será marcado com o novo orange skull (caveira laranja) por 7 dias. O orange skull é visível apenas para você. Mas se você tinha skull e te mataram, o outro não vai receber orange skull.

Você pode matar o personagem com orange skull o mesmo número de vezes que ele te matou sem você ter skull. Por exemplo, se o outro personagem te matou 2 vezes injustamente, você pode matar ele 2 vezes (quando isso aconteccer, o orange skull some); ou se ele te matou 3 vezes injustamente você pode matar ele 3 vezes e assim por diante.

7. Position Swapping

Significa "troca de posição" em Português. Isso é uma nova habilidade, na qual um personagem "trapado" (ou seja, com o caminho bloqueado por outro) pode em certos casos trocar de lugar com quem está bloqueando ele. O objetivo dessa mudança é tornar mais dinâmicas as lutas PvP.

Agora, se alguém receber dano de PvP o servidor checa se a pessoa pode se mover para ao menos um dos quadrados em volta dele. Caso não possa, os personagens que está bloqueando ele serão marcados com um quadrado da cor bege e será possível para a vítima trocar de posição com esses personagens. Para isso basta tentar andar para onde está o outro personagem (seja clicando ou com o teclado), que ambos trocaram de lugar.

Mas há algumas restrições:
  • você não pode trocar de posição se foi você quem atacou primeiro
  • só é possível trocar de posição 1 vez a cada 5 segundos
  • só é possível trocar de posição depois de 1 segundo após o início da luta

8. Palavras finais

Essas não são o fim das mudanças no PvP, outras virão. O próximo passo possivelmente será uma revisão do sistema de guerras, pois atualmente ele não é muito utilizado e há uma série de reclamações quanto a ele. Claro que o Tudo sobre Tibia tratará dessas mudanças na hora oportuna :)

Leitura recomendada sobre mudanças no PvP:

Também recomendamos ler as palavras oficiais da CipSoft  (em Inglês) sobre as mudanças do PvP:
  • Update - PvP changes - o que foi explicado junto com as mudanças de setembro de 2009
  • PvP test board - o que foi apresentado no fórum privado do test server de Agosto]Setembro de 2010

12 comentários:

Felipe disse...

Olá,Tiago!
O texto está muito bom!Agora vou mandar uma pergunta:
Caso um jogador Free conheça um jogador Premium,o Premium pode comprar um Amulet of Loss e revender para o Free?
Até mais!
Felipe

Gustavo disse...

ae mano, ao criador do tópico, me esclareu muitas dúvidas aprovado o blog

acho que poderia ser aberto um espaço de dicas e sugestões que pudesse ser postado algo e os adms, analisasem o teor e caso fosse oportuno, contribuisse com a galera
abraço aee

Tiago Paolini disse...

Antes de mais nada, obrigado pelos elogios!

> Olá,Tiago!
Caso um jogador Free conheça um jogador Premium,o Premium pode comprar um Amulet of Loss e revender para o Free?


Sim, qualquer um pode usar o amuleto.

> acho que poderia ser aberto um espaço de dicas e sugestões que pudesse ser postado algo e os adms, analisasem o teor e caso fosse oportuno, contribuisse com a galera

Essa sugestão já veio algumas vezes e também acho interessante, mas nunca me lembro de fazer :P
Mas dessa vez não vou me esquecer, vou criar um formulário de envio de sugestões e depois colocar algum link para ele ;)

Até mais,
Tiago

Felipe disse...

Olá,Tiago!
Obrigado,agora só falta eu achar um Premium pra me vender um AOL!
Até mais
Felipe

Tiago Paolini disse...

Eu acabei de criar um formulário de sugestões, conforme eu disse ;)

O link para ele pode ser encontrado abaixo da caixa de busca, à direita. Vejam como ficou o formulário: www.tudosobretibia.com/p/sugestao-de-artigo.html

Abraços,
Tiago

Felipe disse...

Olá,Tiago!
Hoje eu estou aqui com uma duvida sobre a Cipsoft,que é mais uma curiosidade...A Cipsoft tem mais algum game alem de Tibia?
Até mais!
Felipe

Tiago Paolini disse...

Olá de novo :)

Sim, ela tem mais dois jogos. Tem o TibiaME, que é um RPG online para celulares; e tem também o Fiction Fighters, que deve ser lançado em breve, que é um jogo em estilo de história em quadrinhos que poderá ser jogado direto no no navegador.

Até mais,
Tiago

Felipe disse...

Olá,Tiago!
Agora a duvida é sobre TibiaME:
1-TibiaME dá muito lag?
2-Gasta muito créditos?
Até mais :)
Felipe

Felipe disse...

Olá,Tiago!
Hoje eu estava caçando,e minimizei o Tibia por alguns minutos para ver uma coisa,e quando voltei,vi que um cara havia me empurrado até uma floresta,e depois ficou bloqueando a passagem.Tenho até um Print-Screen caso queira ver.
Neste caso,o que eu devo fazer?Posso reporta-lo?Ou devo ter paciência e esperar sentedo ele sair?
Cara chato.... >:(
Até mais
Felipe

Tiago Paolini disse...

> 1-TibiaME dá muito lag?
2-Gasta muito créditos?


Se o sinal do celular estiver bom, é difícil ter lag. Quanto aos créditos, isso depende da operadora. Se você não tem um plano de dados no celular, a navegação é cobrada por dados trafegados. O TibiaME consome 400 kb de dados por hora, aí você pode ver no site da sua operadora o preço por kb. Se for baixar o jogo, recomendo baixar pelo PC e transferir para o celular.

Mas com um plano de dados você paga um valor fixo para ter Internet no celular, em vez de pagar pelos dados trafegados. Que eu saiba, a TIM é a única operadora que possui um plano de dados para pré-pago (R$ 0,50 por dia e só paga nos dias que usar a Internet no celular, esse plano é ativado automaticamente para quem é pré-pago da operadora)
________________________________________________

> Hoje eu estava caçando,e minimizei o Tibia por alguns minutos para ver uma coisa,e quando voltei,vi que um cara havia me empurrado até uma floresta,e depois ficou bloqueando a passagem.Tenho até um Print-Screen caso queira ver.
Neste caso,o que eu devo fazer?Posso reporta-lo?Ou devo ter paciência e esperar sentedo ele sair?
Cara chato.... >:(


Screenshots não servem como prova porque não é difícil manipular elas... Além disso, bloquear alguém não quebra as regras do jogo. Caso alguém esteja te bloqueando: se for em optional-PvP você pode simplesmente andar pela pessoa (clique duas vezes nela ou aperte duas vezes a seta na direção dela), em outros tipos de mundo você pode tentar atacar.

Até mais,
Tiago

JUNANA disse...

Bom dia Thiago, a muito tempo leio seu blog, está nos meus favoritos até e gosto muito.
Hoje estou fazendo um comentário porque preciso de ajuda.
Comprei dois outfits (jester e norseman) no site GAMERCHANTS e chegaram os itens no meu DP certinho, mas agora não sei o que fazer, não sei se preciso fazer a quest inteira ou só uma parte dela para ter os outfits!
Você pode me ajudar?
Os itens que chegaram foi:
- 1 spider silk
- 4 minotaur leather
- 1 white, 1 red, 1 green, 1 blue e 1 yellow POC
- 15 shard

Beijinho

Tiago Paolini disse...

Eu não sou nenhum fã de gastar dinheiro com jogos de "formas não oficiais"... Mas em todo o caso, aí vai a resposta quanto às quests.

Quanto à quest da Jester Outfit, aí vai o procedimento dela: http://tibiawiki.com.br/What_a_foolish_Quest/Spoiler (tendo os itens necessários para ela não deve ser difícil).

Já a quest que dá a Norseman Outfit já é bem mais difícil, em todo o caso você já tem os itens necessários. Para ter a Norseman Outfit é preciso completar toda a Ice Islands Quest, eu já falei dessa quest aqui no blog: http://www.tudosobretibia.com/2009/04/ice-islands-quest-parte-1-barbarian.html. Caso prefira, você também pode ler sobre ela no Tibia Wiki: http://tibiawiki.com.br/The_Ice_Islands_Quest/Spoiler.

Abraços,
Tiago

Postar um comentário

Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

Observe que:
- se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
- se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
- caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
- comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

Escreva seu comentário: