sexta-feira, 15 de abril de 2011

Despedida do CM Ogrey

Daniel Wagner - CM Ogrey
Hoje o community manager Ogrey (foto ao lado) está se despedindo do Tibia. Ele esteve presente por 2 anos, interagindo com os jogadores nos fóruns oficiais do jogo, respondendo dúvidas e coletando feedback. Agora ele decidiu sair do Tibia para montar a asua própria empresa de consutoria em mídias sociais.

Nós conseguimos encontrar o blog pessoal pessoal dele, onde ele fala, emocionado, de sua despedida do jogo e da comunidade tibiana. Nós traduzimos as palavras dele especialmente para você :). Descubra como ele se sente com a saída, o que ele pensa do jogo e da comunidade e o que fez dele um grande community manager.


Tibia, Community Management e eu
por Daniel Wagner (mais conhecido como CM Ogrey)

No dia 15 de abril muito vai mudar para mim. Não falta muito tempo. Esse dia será o meu último dia na CipSoft, a última vez que eu logarei como o Community Manager CM Ogrey nos fóruns do Tibia e TibiaME. Então eu terei o restante de minhas férias, cuidarei das minhas coisas - e estou fora. Fui. Depois de dois anos de dedicação à comunidade é hora de partir. Para quem está do lado de fora isso pode soar meio teatral, mas honestamente, isso mexe comigo por dentro. Vejo que a despedida não é fácil. Todo o sentimento, assim como deixar aos amigos. Eu realmente criei um vínculo com vários jogadores com os quais eu interagi nos fóruns. O tempo passou rápido.

Recentemente eu postei no fórum do Tibia que na minha vida passada eu possivelmente era um sadista e que ainda havia traços disso na minha personalidade. Isso foi uma resposta bem-humorada a uma reclamação séria de um jogador, eu prometi a ele e aos outros coisas legais e não mantive a minha palavra*. O meu post não foi tão ruim assim, eu acho. Até onde posso perceber, o jogador entendeu a ironia - e me perdoou. "Haha, esse é o Oggy que conhecemos lol".
*Nota do tradutor: Ogrey disse ao jogador que ainda naquele dia havia um teaser do cliente em Flash, mas o widget que seria exibido (a nova Battle List) não ficou pronto no dia e o teaser teve de ser adiado. Um jogador reclamou que e Ogrey deu esta resposta bem-humorada: "Alguém me disse que na minha vida passada eu fui um sadista. Eu adorava torturar as pessoas com piadas ruins e histórias sem sentido ainda piores. Note que isso foi a minha vida passada! Ainda podem restar alguns traços mesmo hoje. Devo investigar mais a fundo..."

Obviamente uma brincadeira mas ainda assim há um pouco de verdade nessa referência irônica. Sim, você pode me chamar de sadista. Porque foi o meu desejo expresso que a notícia que o CM Ogrey está deixando o Tibia fosse publicada no dia 1º de abril, o dia da mentira. O que se encaixa comigo - a sua própria dose de humor picante. Ha!

Talvez você já deva ter notado: a comunidade do Tibia é muito especial para mim. Gosto de conversar sobre eles. A comunidade existe - você pode não acreditar - desde 1997, há 14 anos até agora. Isso é um enorme ciclo de vida para um RPG online e para uma comunidade de fãs que se sentem ligadas ao jogo. Ainda assim, entre os tibianos hardcores (que são muitos) existe um grande senso de altruísmo*. Tais jogadores entendem o Tibia como algo que pertence a eles, que eles devem proteger e manter. Isso é um grande benefício, que nada pode comprar. Nos muitos anos de existência do Tibia algo deve ter dado muito certo, apesar das estratégias não-existentes de marketing e de vendas. Altruísmo*, comunidade - isso que aconteceu. Apenas assim a CipSoft chegou a o que é hoje: uma companhia de sucesso com 60 empregados e vendas anuais de mais de 7 milhões de euros (quase 16 milhões de reais). Os números não são segredos, você pode vê-los no site da CipSoft.
*Nota do tradutor: Essa palavra, "altruísmo" (ownerships, no original em Alemão), foi bem difícil de traduzir, e talvez não haja uma palavra em Português que expresse que expresse com clareza o que Ogrey disse ("altruísmo" foi a palavra mais próxima que eu pude pensar). O que ele disse é que vários jogadores se sentem ligados ao jogo como se fosse um bem precioso deles, para o qual eles têm um carinho especial e desejo de proteger.

Há várias razões para a minha decisão de deixar o Tibia. Aqui, com uma pitada de tristeza, estou falando Tibia e não CipSoft. Esse jeito de falar, que sempre esteve no meu coração, reflete muito bem o que me levou a me tornar um bom community manager. Não a empresa mas a comunidade em si.
Em retrospecto, eu ouso já, afirmar: sou extremamente grato por todos os momentos que eu compartilhei com essa comunidade. Tibia é me  ensinou a verdadeira força da Web Social. Com o Tibia eu aprendi o que comunidade de fato significa e o quer dizer essas histórias de community management, mídia social, transparência e autenticidade. Não sistemas de recompensa, incentivos para ação, indicadores e estatísticas. Muito mais fácil de amar. Amor é abrir os olhos, se preocupar com o próximo, dar um sorriso, às vezes dar um pouco do seu tempo ao outro, sem ter de fazer uma análise de custo-benefício. O amor tem efeitos positivos incríveis, também na Web. Infelizmente, você só aprende isso se já vivenciou.

O amor é, acima de tudo, não ter o senso de comunidade como um subproduto, mas colocá-la no centro de todas as suas atividades empreendedoras. Esse é o propósito e o objetivo. nos dá legitimidade para liderar a companhia e continuar os negócios. Mas quem sou eu para te dizer isso? Essa mensagem está aí exceto na cabeça dos tomadores de decisão, certo? Certo? Certo?

Traduzido do texto original em alemão "Tibia, Community Management und ich"


Nós do blog Tudo sobre Tibia desejamos amor sucesso ao Daniel "CM Ogrey" Wagner! E também somos gratos a ele, porque algumas das informações de nossos artigos foram baseadas no fórum do Tibia.

Se você quiser saber por onde ele anda, poderá acompanhar os twitters dele, @CaptainOffDuty e @dannywoot, e também o seu blog www.dannywoot.de.

Daniel Wagner - CM Ogrey

Até mais, Capitão!

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Tiago, tudo bem?

Li esse post, muito bom mesmo !

Queria saber somente de uma coisa, que não tem nada a ver com o tópico, tava lendo o tópico de caça, e, como sou lvl 9 (thais) me interessei um pouco. Gostaria de saber, se você poderia passar seu MSN para melhor contato, para eu tirar minhas dúvidas rapidamente.

Ja joguei tibia, tenho um char lvl 27 grimera, só que fui retired por 6 anos.. Esqueci várias coisas do tibia..

Tiago Paolini disse...

Olá!

O meu MSN é tiago_quimica@yahoo.com.br, eu não costumo usar ele com freqüência mas você pode me adicionar.

Você também pode me enviar um email pelo endereço de contato do blog: contato@tudosobretibia.com

Abraços,
Tiago

Felipe disse...

Olá, Tiago!
Você viu aquele novo NPC no Outlaw Camp?Chama Rotin Wood =P
Tiago, faz um post sobre o Summer Upadte, parece que vai ser ótimo!

Tiago Paolini disse...

Ainda não vi esse NPC, mas a idéia de um artigo é boa.

Apesar de eu estar ocupado, vou tentar achar um tempo para escrever.

Felipe disse...

É um NPC engraçado...Ele te dá uma quest com 3 partes, na primeira você tem que pegar 7 pés de coelhos, usando uma kitchen knife no corpo de um coelho.Depois você tem que consertar a parede dele.E por ultimo, você precisa colocar armadilhas para roubar mercadores.
Estou esperando seu novo post ;)

Tiago Paolini disse...

Depois vou dar uma olhada lá ;)

A propósito, você vai gostar de saber que eu acabei de publicar o artigo!

Postar um comentário

Possui elogios? Críticas construtivas? Sugestões? Alguma dúvida sobre o assunto? Outra coisa que gostaria de dizer ou perguntar? Seja bem-vindo(a) para comentar o artigo :-).

Observe que:
- se for fazer uma pergunta teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas ;), mas entenda que isto aqui NÃO É um chat, nem MSN ou nada do gênero; por favor compreenda que pode levar algumas horas para alguém responder seu comentário
- se você comentar usando uma conta do Google, haverá a opção de receber as respostas via e-mail
- caso queira responder às dúvidas de outra pessoa, você também é bem-vindo a fazer isso
- comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia não serão respondidos e serão apagados sem aviso prévio

Escreva seu comentário: